24 alimentos ricos em sódio que você deve evitar!

Os alimentos ricos em sódio que você deve evitar, nossa dieta ainda é abundante em alimentos processados que contêm quantidades excessivas de sal. Além disso, estes alimentos são prejudiciais à nossa saúde.

O excesso de sódio faz à nossa saúde é que aumenta o volume de sangue na corrente sanguínea, o que resulta em pressão alta, ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca, câncer de estômago, osteoporose, pedras nos rins e dores de cabeça, para não mencionar o ganho de peso e o inchaço como resultado da retenção de água.

alimentos ricos em sódio que você deve evitar
alimentos ricos em sódio que você deve evitar

Portanto, como a pressão alta é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, tornou-se evidente que a menor ingestão de alimentos ricos em sódio é uma das medidas de prevenção mais importantes.

Alimentos com sódio que mais consumimos:

alimentos com sódio mais consumidos
alimentos com sódio mais consumidos
  1. Carne defumada, salgada ou enlatada, peixe ou aves, incluindo bacon, frios, presunto, salsichas, sardinhas, caviar e anchovas.
  2. Carnes e jantares à milanesa congelados, como burritos e pizza.
  3. Enlatados como ravioli e chili.
  4. Nozes salgadas.
  5. Feijão enlatado com sal adicionado.
  6. Soro de leite coalhado.
  7. Queijos regulares e processados, pastas para barras e molhos.
  8. Queijo tipo cottage.
  9. Pão e pãezinhos salgados.
  10. Mistura rápida de pães, farinha com fermento, biscoitos, panquecas e waffles.
  11. Pizza, croutons e biscoitos salgados.
  12. Misturas processadas pré-embaladas para batatas, arroz, macarrão e recheio.
  13. Conservas regulares de legumes e sucos de vegetais.
  14. Azeitonas, picles, chucrute e outros legumes em conserva.
  15. Legumes feitos com presunto, bacon ou carne de porco salgada.
  16. Misturas embaladas, como batatas gratinadas, hash brown congelado.
  17. Molhos para massas e molho de tomate preparados comercialmente.
  18. Sopacaldo enlatados e desidratados regulares.
  19. Macarrão e misturas de lámen temperados.
  20. Molho de soja, sal de tempero, molhos e marinadas.
  21. Molhos para salada engarrafados, molho para salada com pedaços de bacon.
  22. Manteiga ou margarina.
  23. Pudim e bolo instantâneos.
  24. Grandes porções de ketchup, mostarda.

No entanto, de acordo com a American Heart Association “Com 65% de sódio em sua dieta, provenientes de supermercados e 25% de restaurantes, 9 em cada 10 americanos consomem muito sódio, excedendo a dose recomendada pela AHA em 1900 mg”.

Benefícios para a saúde de uma dieta baixa em sódio:

benefícios de uma dieta baixa em sódio
benefícios de uma dieta baixa em sódio

Além disso, a dieta baixa em sódio é altamente recomendada, pois não apenas melhora a saúde e a aparência geral, no entanto, também afeta três fatores de risco principais, pressão alta, derrame e doença cardíaca coronária.

Uma pesquisa composto por 14 estudos de corte e cinco ensaios clínicos randomizados que relatam todas as causas de mortalidade, doença cardiovascular, acidente vascular cerebral ou doença cardíaca coronária.

37 ensaios clínicos randomizados que medem os níveis de pressão arterial, função renal, lipídios no sangue e catecolamina em adultos e nove ensaios controlados e um estudo de corte em crianças relatando pressão arterial mostra três principais benefícios para a saúde de dieta com baixo teor de sódio.

  • Nos adultos, uma redução na ingestão de alimentos ricos em sódio reduziu significativamente a pressão arterial sistólica em repouso em 3,39 mm Hg e a pressão arterial diastólica em repouso em 1,54 mm Hg.
  • Em crianças, uma redução na ingestão de sódio reduziu significativamente a pressão arterial sistólica em 0,84 mm Hg e a pressão arterial diastólica em 0,87 mm Hg.
  • A menor ingestão de sódio também está associada a um risco reduzido de derrame e doença cardíaca coronária fatal em adultos.

Lista de alimentos sugeridos com baixo teor de sódio:

alimentos com baixo teor de sódio
alimentos com baixo teor de sódio

Embora sejam comuns em nossas dietas, os alimentos ricos em sódio não são tão difíceis de evitar ou substituir por alternativas mais saudáveis. Portanto, aqui está uma lista de alternativas saudáveis e com baixo teor de sódio à lista anterior, sugerida pelas Diretrizes Dietéticas para Americanos e blog da AHA Sodium.

Carne, peixe, ovos, feijões e ervilhas:

  1. Carne fresca: carne bovina, vitela, cordeiro, porco, aves, peixes ou frutos do mar – com baixo teor de sódio, rico em proteínas e ferro.
  2. Ovos: com baixo teor de sódio, rico em proteínas e ácidos graxos ômega 3.
  3. Feijões e ervilhas secos ou congelados: com baixo teor de sódio, ricos em proteínas e ferro.

Consumo diário sugerido: 2-3 porções por dia.

Laticínios:

laticínios com baixo teor de sódio
laticínios com baixo teor de sódio
  1. Queijo com baixo teor de sódio (suíço, cabra, ricota, mussarela fresca)
  2. Creme de queijo (leve e desnatado)
  3. Leite (1% ou desnatado)

Consumo diário sugerido: 2-3 porções por dia

Frutas e vegetais:

  1. Frutas congeladas, enlatadas, frescas ou secas.
  2. Legumes frescos ou congelados sem adição de molhos.
  3. Suco de tomate com baixo teor de sódio ou suco.
  4. Molho de tomate com pouco sódio.

Consumo diário sugerido: 5 ou mais porções por dia

Pães e grãos com baixo teor de sódio:

pães e grãos com baixo teor de sódio
pães e grãos com baixo teor de sódio

 

  1. Cereais (aveia cozida rapidamente, grãos, nata de trigo ou arroz, trigo ralado);
  2. Pães integrais;
  3. Macarrão integral;
  4. Arroz integral;
  5. Bolachas integrais;
  6. Migalhas integrais;
  7. Granola;
  8. Tortilhas de milho integral;
  9. Cascas simples de taco.

Consumo diário sugerido: 6 ou mais porções por dia

Doces (consuma com moderação):

  1. Sorvete, gelo italiano, picolés;
  2. Barras de figo, biscoitos de gengibre;
  3. Jujubas e balas.

Gorduras, óleos, condimentos com pouco sódio (consuma com moderação):

óleos com pouco sódio
óleos com pouco sódio
  1. Manteiga e margarina;
  2. Óleos vegetais;
  3. Molho para salada;
  4. Molho caseiro sem sal;
  5. Sopas;
  6. Caldo;
  7. Suco de limão;
  8. Vinagre;
  9. Ervas e especiarias sem sal;
  10. Mostarda;
  11. Ketchup;
  12. Misturas de molho.
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