Arroz preto – o grão que aumenta a ingestão de nutrientes!

Arroz preto é um grão que aumenta a ingestão de nutrientes e o alto teor de proteínas e antioxidantes fazem dele um grão poderoso. Além disso, branco, selvagem, longo e curto são atributos que você provavelmente já ouviu falar em relação ao arroz, mas você já ouviu falar de arroz roxo ou proibido?

São nomes diferentes para o que é mais comumente chamado arroz preto, um grão que ganhou popularidade entre uma grande variedade de cozinhas nos últimos anos. Mas por que escolher o arroz preto ao invés do arroz branco e marrom mais comum? Existem boas razões. Aqui está o que você precisa saber sobre este arroz e seus benefícios.

arroz preto
arroz preto

O que é arroz preto?

Este grão antigo obtém seu pigmento escuro de um composto chamado antocianinas e foi apelidado de arroz proibido porque era considerado tão único na China antiga que era reservado apenas ao Imperador.

Embora tenha permanecido popular em diferentes áreas da China, o uso desse arroz começou a se espalhar pelo mundo. Se usado para o apelo visual em um prato ou por seus benefícios nutritivos, as chances são de que você verá mais desse grão nos próximos anos.

Quais os seus benefícios para a saúde?

um dos benefícios do arroz preto é aumentar a ingestão de nutrientes
um dos benefícios do arroz preto é aumentar a ingestão de nutrientes

Além de fornecer cor, o composto de antocianinas também funciona como antioxidante e fornece muitos dos benefícios à saúde associados ao arroz preto. De fato, esse arroz foi documentado como tendo o maior teor de antioxidantes entre as variedades de arroz, vermelho e marrom.

Os antioxidantes ajudam a “reequilibrar” os radicais livres nocivos que podem danificar várias áreas diferentes do corpo. Portanto, os benefícios dos antioxidantes podem ser bastante abrangentes.

Muitos estudos foram conduzidos em relação a antioxidantes, incluindo antocianinas, e alguns dos benefícios observados incluem a participação na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e infecções microbianas.

Além das antocianinas, este arroz também é rico em flavonas e carotenoides. Os compostos flavonoides foram documentados para diminuir o risco de desenvolver e morrer de doenças cardiovasculares, enquanto os carotenoides têm efeitos benéficos na saúde ocular.

Embora muitos desses benefícios estejam implicados na prevenção de doenças, a composição de macronutrientes deste arroz fornece alguns benefícios próprios.

Comparado a outras formas de arroz, esse tem um maior teor de proteínas, o que pode ser especialmente benéfico para quem procura fontes de proteína à base de plantas. Além disso, este arroz também contém um pouco mais de ferro do que o arroz integral.

O arroz preto é mais saudável?

o arroz preto é mais saudável que o arroz branco
o arroz preto é mais saudável que o arroz branco

Existem muitas semelhanças entre o arroz preto e suas contrapartes mais comuns, o branco e o marrom. Todos eles compartilham um perfil nutricional muito semelhante: pouco mais de 350 calorias por porção de 100 gramas, conteúdo de carboidratos variando de 76 gramas a 83 gramas por porção e conteúdo de gordura muito baixo. Além disso, o arroz marrom e preto compartilham um teor de fibra semelhante de cerca de 2 gramas por porção.

Enquanto esses componentes estão no mesmo nível, o conteúdo de proteínas e micronutrientes do arroz preto se destaca acima do restante. Maximizar a densidade de nutrientes é uma prática de saúde da qual todos podem se beneficiar.

Isso significa escolher alimentos que embalam uma alta concentração de nutrientes em uma quantidade relativamente pequena de calorias. Enquanto o arroz branco e marrom pode ser usado como parte de uma dieta equilibrada, o arroz preto faz um trabalho muito melhor da densidade de nutrientes, fornecendo um espectro mais amplo de nutrientes.

Como é o sabor?

qual o sabor do arroz preto
qual o sabor do arroz preto

Na sua forma seca, tem uma coloração preta opaca e, uma vez cozido, assume uma tonalidade roxa. A textura do arroz preto foi descrita como esponjosa e pegajosa, embora mais densa e mais mastigável que o arroz branco.

O sabor é mais complexo e robusto, dando notas de feijão preto. Outro ponto positivo desse arroz é que leva menos tempo para cozinhar do que o arroz integral. Com um tempo de cozimento próximo de 30 a 35 minutos, comparado a 45 a 50 minutos para o arroz integral. Experimente em uma tigela de Buda, em um arroz frito ou em uma sopa.

Onde comprar?

onde comprar este tipo de arroz rico em nutriente
onde comprar este tipo de arroz rico em nutriente

Embora o arroz tenha mais benefícios à saúde do que o arroz branco e marrom, não é tão fácil de encontrar e é um pouco mais caro. Mercearias especializadas, mercados internacionais, lojas de alimentos naturais e a Amazônia são atualmente o lugar mais provável para encontrar este tipo de arroz.

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