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Dieta e Nutrição

Os 7 Benefícios do Pão de Grãos Germinados Para Saúde!

Os 7 Benefícios do Pão de Grãos Germinados Para Saúde à sua dieta que todos devem saber. Além disso, o pão de grãos germinados é feito de grãos integrais que começaram a germinar. No entanto, o que você pode pensar como um grão é realmente uma semente. Com umidade e calor, as sementes de grãos integrais começam brotando em uma planta.

Pão de Grãos Germinados

O processo de germinação oferece vários benefícios nutricionais, comparados aos pães feitos de grãos ou farinhas de grãos. De fato, o surgimento muda o perfil nutricional dos grãos, tornando seus nutrientes mais facilmente disponíveis e possivelmente mais fáceis de serem digeridos. Agora, confira  Os 7 Benefícios do Pão de Grãos Germinados Para Saúde:

1. É Feito de Grãos Inteiros, que Melhora o Seu Valor Nutricional:

O pão é tipicamente feito de farinha ou grãos moídos. Enquanto os pães integrais incluem o grão integral, os pães brancos contêm somente parte do grão. A maioria dos nutrientes benéficos, como fibras, vitaminas e minerais, são removidos durante o processamento.

Como resultado, o pão de grãos germinados é nutricionalmente semelhante aos pães feitos com farinhas de grãos integrais, pois usam o grão integral. Ambos os tipos de pão são superiores aos pães feitos a partir de farinhas processadas.

Eles são naturalmente mais ricos em fibras e nutrientes, embora a farinha branca seja frequentemente enriquecida com vitaminas e minerais para compensar o que é perdido durante o processamento. Além disso, pães de grãos germinados geralmente incluem uma variedade de grãos integrais e leguminosas.

Por exemplo, o Pão de Grão Integral Ezequiel feito de trigo germinado, cevada, Lentilha, Soja e espelta. Este tipo de pão lhe oferece uma maior variedade de nutrientes do que o pão feito somente com trigo integral.

Além disso, a combinação de grãos com leguminosas faz com que a proteína do pão de grãos germinados seja completa, o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais. Também é mais fácil para o seu corpo usar.

2. Ajuda a Regular o Açúcar no Sangue e Perder Peso:

Germinar quebra o amido nos grãos, o que diminui o conteúdo de carboidratos. Um estudo descobriu que o pão de grãos germinados tinha os carboidratos mais baixos disponíveis, com 34 gramas em uma porção de 4 gramas (110 gramas), em comparação com 44 gramas em um pão de 12 grãos.

Além disso, devido ao seu baixo teor de carboidratos e maior teor de fibras, o pão de grãos germinados teve o menor índice glicêmico, comparado com o pão branco de 11 grãos, 12 grãos, massa folhada ou pão branco. O índice glicêmico é uma medida da rapidez com que um alimento aumenta seu nível de açúcar no sangue.
Por este motivo, o pão de grãos germinados é uma boa escolha para pessoas com diabetes ou açúcar elevado no sangue.

Além disso, os grãos absorvem água durante o processo de germinação, tornando os grãos germinados mais baixos em calorias do que as farinhas de grãos integrais. Substituir o pão de grãos germinados por outros tipos de pão pode ajudar na perda de peso.

3. Maior em Nutrientes Importantes e Menor em Antinutrientes:

Em comparação com outros tipos de pão, os grãos germinados são mais ricos em certos nutrientes, incluindo proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e Vitamina C. O processo de germinação produz mais desses nutrientes e também remove os antinutrientes, que são substâncias que bloqueiam a absorção de nutrientes.

Germinação Aumenta Nutrientes:

Pão de Grãos Germinados

Germinar aumenta os aminoácidos nos grãos. Isso faz com que o pão de grãos germinados seja mais rico em proteína em comparação com o pão integral.

Uma porção de pão de grãos germinados o contém aproximadamente 15 gramas de proteína, comparado a 11 gramas em pão de 12 grãos.

O pão de grãos germinados também contém mais fibras do que outros pães. Um estudo descobriu que o arroz integral por 48 horas aumentou seu teor de fibra em 6,1%. Brotar por 96 horas aumentou a fibra em 13,3%.

Além disso, o processo de germinação também leva a um aumento em várias vitaminas importantes. Estudos mostraram que o uso de 50% de farinha de trigo germinada no pão pita pode fazer com que seu teor de folato suba mais de 160%. A germinação também aumenta as vitaminas antioxidantes C e E, assim como o Betacaroteno.

Germinação Diminui Antinutrientes:

Além de aumentar os nutrientes, a germinação também diminui os antinutrientes. Os antinutrientes são substâncias naturalmente encontradas nas plantas que ajudam protegê-las de serem comidas, de modo que a planta sobreviva e produza descendentes. No entanto, em seu corpo, esses antinutrientes inibem as enzimas digestivas e impedem a absorção de nutrientes, incluindo minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Fósforo e Zinco.

Embora o cozimento torne a maioria dos grãos e leguminosas comestíveis, ele não elimina todos os antinutrientes. O ácido fítico é um antinutriente que permanece após o cozimento. Bloqueia a absorção de Cálcio, Ferro e Zinco. O surgimento de grãos e leguminosas diminui significativamente o conteúdo de ácido fítico, o que melhora a absorção de ferro em até 50%. Em um estudo, a germinação de trigo aumentou a absorção de ferro em mais de 200%.

4. Auxilia na Digestão Devido a Maior Enzima e Níveis Mais Baixos de Lectina:

Estudos mostraram que o surgimento de grãos integrais está ligado a uma melhor digestibilidade. O processo de brotação quebra o amido nos grãos, tornando-se mais fáceis de serem digeridos, já que estão parcialmente pré-digeridos.

Além disso, como os grãos germinados são plantas vivas, eles são mais ricos em enzimas do que grãos não-refinados, que ajudam seu corpo na digestão dos alimentos consumidos. Em particular, as enzimas fitase e amilase aumentam durante a brotação.

No entanto, estas enzimas podem ser desativadas durante um processo de cozimento a alta temperatura. Portanto, o pão de grãos germinados é cozido em temperaturas mais baixas para preservar essas enzimas. Outra substância que afeta a digestibilidade é um composto chamado lectina. Como os antinutrientes, as lectinas fazem parte do mecanismo de defesa de uma planta.

Os grãos são tipicamente ricos em lectinas, as quais têm sido associadas a intestino permeável, inflamação crônica e doença autoimune. Como uma semente brota, a planta metaboliza as lectinas. Portanto, os grãos germinados podem ser mais baixos nas lectinas em comparação com suas contrapartes não-cultivadas. Um estudo descobriu que os níveis de lectina no trigo diminuíram cerca de 50% após 34 dias de brotação.

5. Baixa no Glúten, o que Pode Melhorar a Tolerabilidade:

O glúten é a proteína pegajosa encontrada no trigo, Cevada, Centeio e espelta, responsável pela textura mastigável do pão. Recentemente, recebeu muita atenção devido a seus efeitos potencialmente negativos na saúde. O glúten tem sido associado à inflamação, intestino permeável, Síndrome do intestino irritável (SII) e outros problemas de saúde em algumas pessoas.

A brotação mostrou diminuir o teor de glúten no trigo em até 47%, o que pode tornar os grãos germinados mais fáceis de ser tolerado. No entanto, o surgimento não elimina totalmente o glúten. Caso tenha Doença celíaca ou uma verdadeira alergia ao glúten, deve evitar grãos germinados que contenham glúten.

Neste caso, os grãos sem glúten germinados, como Arroz, Milho e Quinoa, são escolhas melhores para você.

6. Protege Contra Doenças Crônicas:

Os grãos germinados aumentam vários antioxidantes, incluindo as Vitamina CVitamina E e Betacaroteno. Os antioxidantes são compostos químicos que ajudam na proteção das células contra danos, neutralizando os radicais livres, moléculas nocivas que levam ao estresse oxidativo. O estresse oxidativo tem sido associado a várias doenças crônicas, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas.

As dietas ricas em antioxidantes podem proteger contra essas doenças. Um estudo mostrou que o Amaranto germinado por 78 horas aumentou a atividade antioxidante em 300-470%, os níveis de grupos antioxidantes específicos chamados flavonoides em 213% e os fenóis em 829%. Um estudo semelhante em milho mostrou que o aumento dos níveis de flavonoides e fenóis também foi gerado. Trocar o pão de grãos germinados para pão normal é uma maneira fácil de conseguir mais antioxidantes da sua dieta.

7. Fácil de Ser Adicionado em sua Dieta:

Pão de Grãos Germinados

Encontrar pão de grãos germinados é relativamente fácil nos dias de hoje. Está disponível no mercado, na loja de produtos naturais ou até mesmo numa mercearia do seu bairro.  A maioria do pão de grãos germinados pode ser encontrada na seção de geladeira ou freezer. O pão de grãos germinados tende a ser mais denso e mais pesado do que pães feitos com farinhas, então caso esteja procurando por um pão branco fofo, ele não vai se encaixar na conta.

No entanto, é perfeito para fazer torradas. Você pode nem notar a diferença na textura depois de torrada. Caso queira fazer seu próprio pão de grãos germinados, existem várias opções na internet.

Considerações Finais:

O pão de grãos germinados e pães integrais são opções melhores do que pães brancos feitos de farinhas processadas. No entanto, o pão de grãos germinados tem algumas vantagens sobre outros pães integrais.

  • É mais baixo em carboidratos, maior em proteínas e fibras e pode ser mais fácil de ser digerido.
  • O pão de grãos germinados também é menor em glúten e antinutrientes e tem um índice glicêmico mais baixo comparado aos pães comuns.
  • Com todos os seus benefícios potenciais, considere o uso de pão de grãos germinados para substituir pelo menos parte de seu consumo diário de grãos.

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