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Cobre – o que é, benefícios, alimentos e deficiência!

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O cobre é um mineral essencial necessário para a sobrevivência. É encontrado em todos os tecidos do corpo e desempenha um papel na produção de glóbulos vermelhos e na manutenção das células nervosas e do sistema imunológico. Também ajuda o corpo a formar colágeno e absorver ferro e desempenha um papel na produção de energia.

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Cobre

A maior parte do cobre no corpo é encontrada no fígado, cérebro, coração, rins e músculo esquelético. Tanto cobre quanto muito pouco podem afetar o funcionamento do cérebro. As deficiências foram associadas à doença de Menkes, Wilson e Alzheimer. Deficiência é rara, mas pode levar a doenças cardiovasculares e outros problemas.

O que é cobre?

O cobre é um micronutriente essencial que tem inúmeros benefícios para a saúde, bem-estar e beleza, desde a melhora da aparência da pele até o tratamento de feridas e doenças da pele, além de auxiliar na manutenção de processos metabólicos, entre inúmeros outros benefícios à saúde.

Este  mineral que é vital para múltiplas funções no corpo. Como nossos corpos não são capazes de sintetizar o cobre por conta própria, torna-se importante ter certeza de que consumimos quantidades adequadas de fontes alimentares, como castanhas de caju, sementes de gergelim, nabo e espinafre.

Benefícios do cobre para saúde:

1. Saúde cardiovascular:

Baixos níveis de cobre foram ligadas a alta de colesterol e pressão arterial elevada . Um grupo de pesquisadores sugeriu que alguns pacientes com insuficiência cardíaca podem se beneficiar de suplementos. Estudos em animais ligaram baixos níveis de cobre a doenças cardiovasculares, mas ainda não está claro se uma deficiência teria o mesmo impacto em humanos.

2. Protege a função cognitiva:

Como acontece com muitas coisas na natureza, um equilíbrio precisa ser alcançado para que a harmonia exista. Isto é igualmente verdadeiro no que diz respeito ao cobre e às funções cognitivas e à saúde do cérebro.

O cobre está envolvido no neurodesenvolvimento e crescimento e é essencial para o desenvolvimento cognitivo adequado. Isso é ilustrado pelo fato de que quantidades adequadas no corpo têm sido associadas a processos de pensamento mais avançados e à capacidade de absorver e processar informações complexas.

3. Densidade óssea:

Enquanto tendemos a pensar no cálcio como o principal elemento na prevenção da osteoporose, sua deficiência também está ligada a uma diminuição dramática na densidade óssea, resultando em um risco maior de desenvolver osteoporose e todos os efeitos colaterais dolorosos e às vezes imobilizadores que acompanham a osteoporose.

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4. Anti-envelhecimento:

O cobre é um antioxidante que pode melhorar o estado da sua pele. Ele protege as membranas celulares dos radicais livres e ajuda a pele e articulações a produzir colágeno e elastina para prevenir o envelhecimento prematuro e promover a elasticidade da pele.

5. Saúde da pele:

O cobre é um componente da melanina, que fornece pigmento e proteção solar ao seu cabelo, pele e olhos. Também ajuda na produção de novas células, reabastecendo a camada superior de sua pele para produzir uma aparência suave e clara.

6. Função tireoidiana:

Sua tireoide é uma glândula importante que regula a função hormonal, bem como o metabolismo, crescimento e maturação. Muitas pessoas sofrem de condições da tireoide, que incluem hipo e hipertiroidismo. A função da tireoide requer um equilíbrio delicado de vitaminas e minerais, um dos quais é o cobre.

Alguns estudos preliminares mostram que um traço compartilhado em pessoas que sofrem de condições da tireoide é um desequilíbrio nos níveis. Quando se trata de saúde da tireoide, é importante lembrar que o equilíbrio é fundamental e pode ser tão prejudicial quanto muito pouco.

7. Ajuda na perda de peso:

Adicionar este mineral à sua dieta pode ajudar a perder peso. Este mineral ajuda a afinar o seu sistema digestivo, a decompor as gorduras e ajuda-o a eliminar de forma mais eficiente.

Alimentos ricos em cobre:

1. Frutos do mar:

O marisco é definitivamente um dos alimentos categoria rica neste mineral! Algumas dessas variedades são atum, lula (ou lula), lagosta, arinca, salmão e sardinha. Entre todos os frutos do mar, a Ostra é a fonte mais rica de cobre.

2. Legumes, frutas e leguminosas:

Vegetais como cogumelos, soja, rabanete e feijão que estão facilmente disponíveis no mercado. Além disso, as frutas são conhecidas por antioxidantes , vitaminas, ferro e minerais como o cobre. As frutas que ajudam no fornecimento são limão, carambola, amora, lichia, goiaba, abacaxi, damasco e banana.

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3. Carne:

Carne além de proteínas também tem este mineral . Carnes como carne, porco, fígado, peru e frango contêm cobre e podem ajudar a eliminar as deficiências de cobre. Em um animal, seu fígado é preenchido com muitas vitaminas e minerais, incluindo o mineral. fígado de vitela tem a maior quantidade do mineral em variantes de carne.

4. Ovos:

Gema de ovo contém pequena quantidade do mineral nele também. Mesmo se você não é um amante de carne, mas pode digerir os ovos, então ele pode ajudá-lo aqui. Isso nos dá uma boa razão para comer aqueles deliciosos bolos!

5. Nozes:

As nozes têm uma carga de bondade nelas. Amêndoas, amendoim, castanha de caju, pistache, pinhão, avelã e nozes são as fontes mais ricas de cobre. Seu uso em alimentos todos os dias fornece ferro para o nosso corpo. Estas nozes também contêm boas quantidades de ácidos graxos ômega-3, que ajudam na manutenção da pele saudável, cabelos e unhas.

6. Sementes:

Normalmente, todos os tipos de sementes comestíveis são fontes ricas deste mineral. Eles também contêm Proteína, Potássio, Zinco, ferro, Vitaminas B e E, Magnésio e cálcio. Além disso, abóbora, sementes de melancia, sementes de gergelim, sementes de linho, sementes de girassol são algumas variedades que contêm o mineral. Saber quais os alimentos que nos dão este mineral não é suficiente, também saber o quanto consumir é importante também.

Deficiência de cobre:

Embora uma deficiência seja rara, algumas condições de saúde e outros fatores podem aumentar o risco. Estes incluem :

  • Defeitos genéticos do metabolismo do mineral;
  • Problemas de absorção;
  • Ingestão muito alta de suplementos de zinco ou vitamina C;
  • Algumas condições, como desmielinização do sistema nervoso central (SNC), polineuropatia, mielopatia e inflamação do nervo óptico;
  • Como o cobre é armazenado no fígado, as deficiências se desenvolvem lentamente com o tempo.
Deficiência de cobre

Dicas importantes sobre os alimentos com cobre:

  • Não coma em excesso alimentos ricos em cobre. Às vezes, mais do que grandes porções podem se tornar venenosas.
  • A ingestão excessiva a longo prazo pode levar a hepatite, problemas renais, distúrbios cerebrais, cólicas, diarreia, vômitos, depressão, esquizofrenia, hipertensão, senilidade, insônia e vários outros distúrbios.
  • Baixos níveis do mineral podem levar a anemia, dores nas articulações, diminuição da imunidade e osteoporose em alguns casos.
  • Para verificar os níveis do mineral em um corpo humano, uma amostra de cabelo é coletada para análise por laboratórios em vários centros médicos.

Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

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