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Cobre – o que é, benefícios, alimentos e deficiência!

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O cobre é um mineral essencial necessário para a sobrevivência. É encontrado em todos os tecidos do corpo e desempenha um papel na produção de glóbulos vermelhos e na manutenção das células nervosas e do sistema imunológico. Também ajuda o corpo a formar colágeno e absorver ferro e desempenha um papel na produção de energia.

Cobre
Cobre

A maior parte do cobre no corpo é encontrada no fígado, cérebro, coração, rins e músculo esquelético. Tanto cobre quanto muito pouco podem afetar o funcionamento do cérebro. As deficiências foram associadas à doença de Menkes, Wilson e Alzheimer. Deficiência é rara, mas pode levar a doenças cardiovasculares e outros problemas.

O que é cobre?

O cobre é um micronutriente essencial que tem inúmeros benefícios para a saúde, bem-estar e beleza, desde a melhora da aparência da pele até o tratamento de feridas e doenças da pele, além de auxiliar na manutenção de processos metabólicos, entre inúmeros outros benefícios à saúde.

Este  mineral que é vital para múltiplas funções no corpo. Como nossos corpos não são capazes de sintetizar o cobre por conta própria, torna-se importante ter certeza de que consumimos quantidades adequadas de fontes alimentares, como castanhas de caju, sementes de gergelim, nabo e espinafre.

Benefícios do cobre para saúde:

1. Saúde cardiovascular:

Baixos níveis de cobre foram ligadas a alta de colesterol e pressão arterial elevada . Um grupo de pesquisadores sugeriu que alguns pacientes com insuficiência cardíaca podem se beneficiar de suplementos. Estudos em animais ligaram baixos níveis de cobre a doenças cardiovasculares, mas ainda não está claro se uma deficiência teria o mesmo impacto em humanos.

2. Protege a função cognitiva:

Como acontece com muitas coisas na natureza, um equilíbrio precisa ser alcançado para que a harmonia exista. Isto é igualmente verdadeiro no que diz respeito ao cobre e às funções cognitivas e à saúde do cérebro.

O cobre está envolvido no neurodesenvolvimento e crescimento e é essencial para o desenvolvimento cognitivo adequado. Isso é ilustrado pelo fato de que quantidades adequadas no corpo têm sido associadas a processos de pensamento mais avançados e à capacidade de absorver e processar informações complexas.

3. Densidade óssea:

Enquanto tendemos a pensar no cálcio como o principal elemento na prevenção da osteoporose, sua deficiência também está ligada a uma diminuição dramática na densidade óssea, resultando em um risco maior de desenvolver osteoporose e todos os efeitos colaterais dolorosos e às vezes imobilizadores que acompanham a osteoporose.

o que é cobre
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4. Anti-envelhecimento:

O cobre é um antioxidante que pode melhorar o estado da sua pele. Ele protege as membranas celulares dos radicais livres e ajuda a pele e articulações a produzir colágeno e elastina para prevenir o envelhecimento prematuro e promover a elasticidade da pele.

5. Saúde da pele:

O cobre é um componente da melanina, que fornece pigmento e proteção solar ao seu cabelo, pele e olhos. Também ajuda na produção de novas células, reabastecendo a camada superior de sua pele para produzir uma aparência suave e clara.

6. Função tireoidiana:

Sua tireoide é uma glândula importante que regula a função hormonal, bem como o metabolismo, crescimento e maturação. Muitas pessoas sofrem de condições da tireoide, que incluem hipo e hipertiroidismo. A função da tireoide requer um equilíbrio delicado de vitaminas e minerais, um dos quais é o cobre.

Alguns estudos preliminares mostram que um traço compartilhado em pessoas que sofrem de condições da tireoide é um desequilíbrio nos níveis. Quando se trata de saúde da tireoide, é importante lembrar que o equilíbrio é fundamental e pode ser tão prejudicial quanto muito pouco.

7. Ajuda na perda de peso:

Adicionar este mineral à sua dieta pode ajudar a perder peso. Este mineral ajuda a afinar o seu sistema digestivo, a decompor as gorduras e ajuda-o a eliminar de forma mais eficiente.

Alimentos ricos em cobre:

1. Frutos do mar:

O marisco é definitivamente um dos alimentos categoria rica neste mineral! Algumas dessas variedades são atum, lula (ou lula), lagosta, arinca, salmão e sardinha. Entre todos os frutos do mar, a Ostra é a fonte mais rica de cobre.

2. Legumes, frutas e leguminosas:

Vegetais como cogumelos, soja, rabanete e feijão que estão facilmente disponíveis no mercado. Além disso, as frutas são conhecidas por antioxidantes , vitaminas, ferro e minerais como o cobre. As frutas que ajudam no fornecimento são limão, carambola, amora, lichia, goiaba, abacaxi, damasco e banana.

cobre benefícios
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3. Carne:

Carne além de proteínas também tem este mineral . Carnes como carne, porco, fígado, peru e frango contêm cobre e podem ajudar a eliminar as deficiências de cobre. Em um animal, seu fígado é preenchido com muitas vitaminas e minerais, incluindo o mineral. fígado de vitela tem a maior quantidade do mineral em variantes de carne.

4. Ovos:

Gema de ovo contém pequena quantidade do mineral nele também. Mesmo se você não é um amante de carne, mas pode digerir os ovos, então ele pode ajudá-lo aqui. Isso nos dá uma boa razão para comer aqueles deliciosos bolos!

5. Nozes:

As nozes têm uma carga de bondade nelas. Amêndoas, amendoim, castanha de caju, pistache, pinhão, avelã e nozes são as fontes mais ricas de cobre. Seu uso em alimentos todos os dias fornece ferro para o nosso corpo. Estas nozes também contêm boas quantidades de ácidos graxos ômega-3, que ajudam na manutenção da pele saudável, cabelos e unhas.

6. Sementes:

Normalmente, todos os tipos de sementes comestíveis são fontes ricas deste mineral. Eles também contêm Proteína, Potássio, Zinco, ferro, Vitaminas B e E, Magnésio e cálcio. Além disso, abóbora, sementes de melancia, sementes de gergelim, sementes de linho, sementes de girassol são algumas variedades que contêm o mineral. Saber quais os alimentos que nos dão este mineral não é suficiente, também saber o quanto consumir é importante também.

Deficiência de cobre:

Embora uma deficiência seja rara, algumas condições de saúde e outros fatores podem aumentar o risco. Estes incluem :

  • Defeitos genéticos do metabolismo do mineral;
  • Problemas de absorção;
  • Ingestão muito alta de suplementos de zinco ou vitamina C;
  • Algumas condições, como desmielinização do sistema nervoso central (SNC), polineuropatia, mielopatia e inflamação do nervo óptico;
  • Como o cobre é armazenado no fígado, as deficiências se desenvolvem lentamente com o tempo.
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Deficiência de cobre

Dicas importantes sobre os alimentos com cobre:

  • Não coma em excesso alimentos ricos em cobre. Às vezes, mais do que grandes porções podem se tornar venenosas.
  • A ingestão excessiva a longo prazo pode levar a hepatite, problemas renais, distúrbios cerebrais, cólicas, diarreia, vômitos, depressão, esquizofrenia, hipertensão, senilidade, insônia e vários outros distúrbios.
  • Baixos níveis do mineral podem levar a anemia, dores nas articulações, diminuição da imunidade e osteoporose em alguns casos.
  • Para verificar os níveis do mineral em um corpo humano, uma amostra de cabelo é coletada para análise por laboratórios em vários centros médicos.
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Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

1 comentário

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