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Cobre – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiência!

Cobre – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiência!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dicas de Saúde

Cobre – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiência!
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Cobre – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiência que você precisa conhecer. Além disso, o cobre é um mineral essencial necessário para a sobrevivência. É encontrado em todos os tecidos do corpo e desempenha um papel na produção de glóbulos vermelhos e na manutenção das células nervosas e do sistema imunológico. Também ajuda o corpo a formar colágeno e absorver ferro e desempenha um papel na produção de energia.

Cobre

Cobre

A maior parte do cobre no corpo é encontrada no fígado, cérebro, coração, rins e músculo esquelético. Tanto cobre quanto muito pouco podem afetar o funcionamento do cérebro. As deficiências foram associadas à doença de Menkes, Wilson e Alzheimer. Deficiência é rara, mas pode levar a doenças cardiovasculares e outros problemas. Por isso, continue conosco e confira Cobre – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiência:

O Que é Cobre?

O cobre é um micronutriente essencial que tem inúmeros benefícios para a saúde, bem-estar e beleza, desde a melhora da aparência da pele até o tratamento de feridas e doenças da pele, além de auxiliar na manutenção de processos metabólicos, entre inúmeros outros benefícios à saúde.

O cobre é um mineral que é vital para múltiplas funções no corpo. Como nossos corpos não são capazes de sintetizar o cobre por conta própria, torna-se importante ter certeza de que consumimos quantidades adequadas de fontes alimentares, como castanhas de caju, sementes de gergelim, nabo e espinafre.

A maioria de nós passa por nossas vidas sem dar muita atenção a este mineral incrível, no entanto, mesmo em quantidades mínimas, o cobre proporciona alguns benefícios tremendos à saúde. Aqui estão quinze maneiras que o cobre pode beneficiar sua saúde e melhorar sua vida.

Quantidade de Cobre nos Alimentos:

Uma maneira fácil de garantir que você está obtendo cobre suficiente é ingerir alimentos que a contenham. Você pode encontrar este mineral em mariscos e carnes de órgãos, como o fígado. Você também pode obter uma boa quantidade de cobre comendo vegetais, grãos e sementes, como:

Alimentos Ricos em
Cobre:
Peso (g) Cobre (mg)
Fígado de Vitela Cozido1009.9
Fígado de boi cozido1004.5
Ostras1002
Caju651.4
Castanha-do-brasil701.2
Ostra crua1001.1
Avelã681
Amêndoa 781

Benefícios:

1. Saúde Cardiovascular:

Baixos níveis de cobre foram ligadas a alta de colesterol e pressão arterial elevada . Um grupo de pesquisadores sugeriu que alguns pacientes com insuficiência cardíaca podem se beneficiar de suplementos de cobre. Estudos em animais ligaram baixos níveis de cobre a doenças cardiovasculares, mas ainda não está claro se uma deficiência teria o mesmo impacto em humanos.

2. Protege a Função Cognitiva:

Como acontece com muitas coisas na natureza, um equilíbrio precisa ser alcançado para que a harmonia exista. Isto é igualmente verdadeiro no que diz respeito ao cobre e às funções cognitivas e à saúde do cérebro.

O cobre está envolvido no neurodesenvolvimento e crescimento e é essencial para o desenvolvimento cognitivo adequado. Isso é ilustrado pelo fato de que quantidades adequadas de cobre no corpo têm sido associadas a processos de pensamento mais avançados e à capacidade de absorver e processar informações complexas.

No entanto, muito cobre pode ser negativo, causando um declínio cognitivo. Tenha em mente que há pouco risco de consumir muito cobre apenas por meio de dieta, e que a quantidade que você recebe serve para manter seu cérebro ativo.

3. Cobre Para Densidade Óssea:

Enquanto tendemos a pensar no cálcio como o principal elemento na prevenção da osteoporose, sua deficiência também está ligada a uma diminuição dramática na densidade óssea, resultando em um risco maior de desenvolver osteoporose e todos os efeitos colaterais dolorosos e às vezes imobilizadores que acompanham a osteoporose.

o que é cobre

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4. Anti-envelhecimento:

O cobre é um antioxidante que pode melhorar o estado da sua pele. Ele protege as membranas celulares dos radicais livres e ajuda a pele e articulações a produzir colágeno e elastina para prevenir o envelhecimento prematuro e promover a elasticidade da pele. Até mesmo os deuses egípcios Cleópatra e Nefertiti usaram cobre para permanecerem jovens.

5. Saúde da Pele:

O cobre é um componente da melanina, que fornece pigmento e proteção solar ao seu cabelo, pele e olhos. Também ajuda na produção de novas células, reabastecendo a camada superior de sua pele para produzir uma aparência suave e clara.

6. Antibacteriano:

O cobre destrói e inibe o crescimento de micróbios, fungos e bactérias, incluindo o E Coli. Pode ser usado como medicamento quando ingerido (a partir de água armazenada em um recipiente de cobre) ou aplicado topicamente para impulsionar o sistema imunológico, prevenir infecções, melhorar a cicatrização de feridas e acelerar o processo de cicatrização dos tecidos. De fato, a EPA dos EUA descobriu que o cobre é o único material sólido que pode matar as bactérias que representam uma ameaça à saúde humana.

7. Crescimento e Desenvolvimento:

O cobre é um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento adequados. O que nem sempre percebemos é que o crescimento não termina depois que passamos pela adolescência. Durante toda a sua vida, seu corpo está constantemente reparando, reconstruindo e rejuvenescendo, e requer cobre adequado para que isso aconteça. Deficiências no cobre estão entre as principais razões para defeitos congênitos e atrasos no crescimento em todo o mundo.

8. Auxilia na Digestão:

Se você tem tido problemas digestivos, você pode querer pensar em quanto cobre está em sua dieta. O cobre tem propriedades antibacterianas que ajudam as boas bactérias em seu intestino a combater as bactérias ruins, um mecanismo importante para manter o equilíbrio adequado da flora em seu sistema digestivo. Também é ótimo para curar úlceras do estômago devido à combinação de propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

9. Função Tireoidiana:

Sua tireoide é uma glândula importante que regula a função hormonal, bem como o metabolismo, crescimento e maturação. Muitas pessoas sofrem de condições da tireoide, que incluem hipo e hipertiroidismo. A função da tireoide requer um equilíbrio delicado de vitaminas e minerais, um dos quais é o cobre.

Alguns estudos preliminares mostram que um traço compartilhado em pessoas que sofrem de condições da tireoide é um desequilíbrio nos níveis de cobre. Quando se trata de saúde da tireoide, é importante lembrar que o equilíbrio é fundamental. Muito cobre pode ser tão prejudicial quanto muito pouco.

10. Ajuda na Perda de peso:

Adicionar este mineral à sua dieta pode ajudar a perder peso. Este mineral ajuda a afinar o seu sistema digestivo, a decompor as gorduras e ajuda-o a eliminar de forma mais eficiente.

Alimentos Ricos em Cobre:

1. Frutos do Mar:

O marisco é definitivamente um dos alimentos categoria rica neste mineral! Algumas dessas variedades são atum, lula (ou lula), lagosta, arinca, salmão e sardinha. Entre todos os frutos do mar, a Ostra é a fonte mais rica de cobre.

2. Legumes, Frutas e Leguminosas:

Vegetais como cogumelos, soja, rabanete e feijão que estão facilmente disponíveis no mercado têm cobre neles. Frutas são conhecidas por antioxidantes , vitaminas, ferro e minerais como o cobre. As frutas que ajudam no fornecimento de cobre são limão, carambola, amora, lichia, goiaba, abacaxi, damasco e banana.

cobre benefícios

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3. Carne:

Carne além de proteínas também tem este mineral . Carnes como carne, porco, fígado, peru e frango contêm cobre e podem ajudar a eliminar as deficiências de cobre. Em um animal, seu fígado é preenchido com muitas vitaminas e minerais, incluindo o mineral. fígado de vitela tem a maior quantidade do mineral em variantes de carne é considerado alto entre a lista de alimentos ricos em cobre.

4. Ovos:

Gema de ovo contém pequena quantidade do mineral nele também. Mesmo se você não é um amante de carne, mas pode digerir os ovos, então ele pode ajudá-lo aqui. Isso nos dá uma boa razão para comer aqueles deliciosos bolos!

5. Nozes:

As nozes têm uma carga de bondade nelas. Amêndoas, amendoim, castanha de caju, pistache, pinhão, avelã e nozes são as fontes mais ricas de cobre. Seu uso em alimentos todos os dias fornece cobre e ferro para o nosso corpo. Estas nozes também contêm boas quantidades de ácidos graxos ômega-3, que ajudam na manutenção da pele saudável, cabelos e unhas.

6. Sementes:

Normalmente, todos os tipos de sementes comestíveis são fontes ricas deste mineral. Eles também contêm Proteína, Potássio, Zinco, ferro, Vitaminas B e E, Magnésio e cálcio. Abóbora, sementes de melancia, sementes de gergelim, sementes de linho, sementes de girassol são algumas variedades que contêm o mineral. Saber quais os alimentos que nos dão este mineral não é suficiente, também saber o quanto consumir é importante também.

Sintomas de Deficiência de Cobre:

Se você estiver com boa saúde, provavelmente não terá baixos níveis do mineral. Os sintomas da deficiência deste mineral podem incluir:

  • Tremores;
  • Sensação de formigueiro;
  • Dificuldade ao andar;
  • Dormência;
  • Fadiga;
  • Anemia;
  • Perda de Visão.

Quantidade de Cobre Recomendada?

As mulheres adultas devem ter cerca de 1,2 mg por dia do mineral, enquanto os homens adultos devem ter cerca de 1,7 mg. É uma quantidade muito pequena ”, diz Feren. Essencialmente, esta pequena quantidade pode ser obtida comendo uma dieta equilibrada e saudável. “O mineral geralmente é encontrado em miudezas (fígado, rins), frutos do mar, nozes e sementes, chocolate (nosso favorito), feijão e produtos de trigo.”

Deficiência de Cobre:

Embora uma deficiência seja rara, algumas condições de saúde e outros fatores podem aumentar o risco. Estes incluem :

  • Defeitos genéticos do metabolismo do mineral;
  • Problemas de absorção;
  • Ingestão muito alta de suplementos de zinco ou vitamina C;
  • Algumas condições, como desmielinização do sistema nervoso central (SNC), polineuropatia, mielopatia e inflamação do nervo óptico;
  • Como o cobre é armazenado no fígado, as deficiências se desenvolvem lentamente com o tempo.
Cobre

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Dicas Importantes Sobre os Alimentos de Cobre:

  • Não coma em excesso alimentos ricos em cobre. Às vezes, mais do que grandes porções podem se tornar venenosas.
  • A ingestão excessiva a longo prazo pode levar a hepatite, problemas renais, distúrbios cerebrais, cólicas, diarreia, vômitos, depressão, esquizofrenia, hipertensão, senilidade, insônia e vários outros distúrbios.
  • Baixos níveis do mineral podem levar a anemia, dores nas articulações, diminuição da imunidade e osteoporose em alguns casos.
  • Para verificar os níveis do mineral em um corpo humano, uma amostra de cabelo é coletada para análise por laboratórios em vários centros médicos.
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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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