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Dicas de Saúde Dieta e Nutrição

Castanha de Caju – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais

Castanha de Caju – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais que devemos conhecer. A castanha de caju é rica em nutrientes e fornece uma grande variedade de benefícios para nossa saúde. Além disso, a castanha de caju é delicadamente doce, ainda crocante, deliciosa e embalada com energia, antioxidantes, minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde. O kaju, ou “caju” em português, é um dos ingredientes populares em pratos doces e salgados em todo o mundo.

A castanha de caju é nativa da floresta amazônica do Brasil. Ele se espalhou por todo o planeta por exploradores portugueses e hoje, é cultivada em uma escala comercial no Brasil, Vietnã, Índia e muitos países africanos. A árvore de cajueiro tem muitas frutas falsas comestíveis, em forma de pera ou “frutas acessórias”, chamadas “maçãs de caju”.

A castanha de caju que é uma “verdadeira fruta”, firmemente ligada à parte inferior da caju-maçã, aparecendo como uma válvula no sino. Botanicamente, esta pequena “fruta verdadeira” em forma de feijão é uma drupe, com uma capa externa dura que inclui uma única semente comestível conhecida comercialmente como “castanha de caju”.

A castanha de caju mede cerca de uma polegada de comprimento, 1/2 polegada de diâmetro e forma de rim ou feijão, com uma superfície lisa e ponta pontiaguda curvilínea suave. Cada porca se divide em duas metades como nas leguminosas. O kernel branco creme possui textura firme e crocante e sabor doce e amanteigado.

Valor Nutricional Castanha de Caju: castanha de caju é uma das nozes extremamente nutritivas. Esta porca delicada e doce é embalada com energia, fibra, antioxidantes, minerais, vitaminas e fitoquímicos. É rico em minerais como Manganês, Potássio, Ferro, Cobre, Zinco, selênio e fósforo.

Também contém vitaminas do complexo B como ácido pantotênico, tiamina, piridoxina, riboflavina e folato. A maçã de caju contém cinco vezes mais vitamina C do que a maioria das frutas cítricas. No entanto, o caju é um alimento de alta caloria e cada 100 gramas que servem de caju fornecem 553 calorias.

Seleção e Armazenamento da Castanha de Caju: A castanha de caju pode estar disponível no mercado todo o ano. Nas lojas, apenas as castanhas de caju sem casca são vendidas já que a casca contém resina fenólica, o urushiol, que é uma potente toxina irritante da pele.

Nas lojas, pode-se encontrar castanha de caju crua, salgada, açucarada ou confitada. Compre castanha de caju descascadas com brilhantes cremes brancas, compactas, uniformes e se sintam pesadas na mão. Eles devem estar livres de rachaduras, mofo e manchas e livres de cheiro rançoso.

Em casa, armazene a castanha de caju dentro de um recipiente hermético e mantenha a geladeira para evitar que fiquem ranço. Em condições ideais, as nozes frescas devem durar 5-6 meses.

Usos da Castanha de Caju: A castanha de caju têm textura crocante e amanteigada com um agradável aroma frutado doce. Aqui estão algumas dicas de usos:

  • Os cajus podem ser apreciados como um lanche. Elas também podem ser comidos salgados ou adoçados.
  • Os cajus são nozes, mas agradavelmente gostosos. Elas podem ser apreciados como um enfeite em vários tipos de doces e sobremesas.
  • Os cajus, juntamente com amêndoas e outras frutas secas, estão sendo usados ​​em pratos de arroz salgados, arroz-pulao… etc, e em preparações de curry (kaaju-shahi-paneer) em índios, persas, paquistanesas e de meio- Regiões orientais.
  • Caju dividido ou amassado, juntamente com amêndoas, o pistache geralmente é polvilhado sobre sobremesas, particularmente sundaes, e outros confeitos para melhorar o sabor.
  • As castanhas de caju são amplamente empregadas na confeitaria, como adição a biscoitos, doces e bolos.
  • As maçãs de caju estão entre frutas populares; comido por conta própria em muitas regiões ao redor do mundo. Eles também estão sendo usados ​​para preparar bebidas saudáveis.

A castanha de caju além de ser muito deliciosa, também vem acompanhada de diversos benefícios para saúde.

  • Previne o câncer.
  • Reduz a pressão arterial elevada.
  • Previne cálculos biliares.
  • Ajuda a digestão.
  • Sono agradável.
  • Gengivas e dentes saudáveis.

Óleo de Castanha de Caju: O método de compressão a frio é usado para extrair o óleo da castanha de caju. Este óleo é extremamente benéfico para manter a pele saudável. A alta concentração de óleo gordo essencial ajuda a manter a umidade da pele. Uma fonte rica de óleo de castanha de caju da Vitamina E pode ajudar a prevenir os sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas, se usado regularmente em massagens corporais.

Benefício da Castanha de Caju Para Saúde Dentária: Os pesquisadores descobriram que os produtos químicos presentes na castanha de caju podem matar bactérias gram positivas e aflições penetrantes da boca que causam cárie dentária. Também se acredita que o consumo moderado de castanha de caju pode eliminar os dentes abscessados, embora ainda não tenha sido comprovado.

Benefício da Castanha de Caju Para Saúde dos Olhos: A castanha de caju contêm pequenas quantidades de zea-xantina, um antioxidante importante, que é absorvido seletivamente na lutea da mácula da retina no olho. Isso dá aos nossos olhos a proteção das funções de filtragem de raios UV, evitando a degeneração macular relacionada à idade nos idosos.

Benefício da Castanha de Caju Para Perda de Peso: A castanha de caju é um alimento altamente gordo, mas com boa gordura e 75% da gordura é insaturada. As gorduras insaturadas fornecem mais energia ao corpo, facilitando o metabolismo do organismo. Isso pode ajudar a perder peso, somente se consumado com moderação.

Benefício da Castanha de Caju Para a Função Cerebral: Nosso cérebro depende de dois tipos de gorduras – gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas para a produção de células cerebrais. A castanha de caju contém ambas as gorduras. Também melhora a circulação de oxigênio para o cérebro, o que ajuda a melhorar a memória.

Benefício da Castanha de Caju Para a Saúde do Coração: A castanha de caju é rica em vários ácidos graxos mono insaturados, como ácido oleico e palmitoleico. Esses ácidos graxos essenciais ajudam na redução da lipoproteína nociva de baixa densidade, enquanto aumenta o colesterol bom. Os ácidos graxos monoinsaturados podem ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos, prevenindo doenças das artérias coronárias.

Benefício da Castanha de Caju Para os Ossos: O Magnésio encontrado nas castanhas de caju promove a estrutura óssea saudável. Também contém Cálcio que previne a perda de densidade mineral óssea.

Efeitos Colaterais da Castanha de Cajú: A anafilaxia é uma alergia comum causada por castanha de caju. A reação pode variar de dificuldade respiratória, dor no abdômen, vômitos, diarreia para urticária. A anafilaxia é causada principalmente devido ao composto químico urushiol presente em conchas, castanha e maçãs de caju.

As castanhas de caju podem causar inchaço do rosto e outras áreas do corpo.

Outros efeitos colaterais comuns do excesso de consumo de castanha de caju são os vômitos e a diarreia, que são a reação natural do organismo para eliminar as impurezas. Se não for tratada, pode causar desidratação.

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