Manganês: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dicas de Saúde

Manganês: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar!
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Manganês: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar que todos devem conhecer. Além disso, um dos principais oligoelementos do nosso corpo é o manganês. É um elemento essencial para o bom desenvolvimento e funcionamento do nosso corpo. É sabido que o ferro é necessário para o crescimento dos recém-nascidos é relacionado com a formação de osso, o desenvolvimento dos tecidos e a coagulação do sangue, as funções de insulina, síntese de colesterol e como ativador de várias enzimas.

Manganês: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar
Manganês: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

O que é Manganês:

O manganês é um mineral essencial, encontrado no nosso corpo (daí as suas necessidades de consumo não são muito altas, na realidade), e assim são distribuídos numa grande variedade de alimentos de origem vegetal.

Na verdade, nosso corpo contém entre 10 a 20 mg. de manganês, dos quais entre 3 a 9 mg. eles vêm apenas da comida. Por outro lado, tendemos a absorver cerca de 45% de manganês, enquanto o nosso organismo elimina cerca de 5 mg. cada dia.

Caracteriza-se por ser um elemento químico essencial para o nosso organismo. Seu símbolo é Mn e seu número atômico 25.

Para que Serve o Manganês:

  • Garante o desenvolvimento adequado dos nossos ossos, ajudando-os a permanecer saudáveis.
  • Ativa certas enzimas.
  • Envolvido na síntese de hormônios sexuais. Na verdade, achamos presente nos hormônios sexuais femininos.
  • Envolvido no uso correto pelo nosso corpo de vitamina E e B1. Fundamental para assimilar essas duas vitaminas.
  • Participa ativamente de uma grande diversidade de reações orgânicas. Entre eles na síntese de ácidos graxos.
  • Importante na produção de cartilagem.

Sintomas de Deficiência ou Falta de Manganês:

Parece que este mineral é mais importante para os animais do que para os seres humanos, uma vez que os sintomas de deficiência são raros em humanos (a dieta é uma contribuição em quantidade suficiente).

Geralmente não há déficits deste mineral em humanos, pois o corpo é capaz de mantê-lo bem durante o tempo:

  • Deficiência causa diminuição da utilização de glicose em humanos.
  • As galinhas desenvolvem uma doença óssea chamada perose, devido à deficiência.
  • Também foi observado em animais o retardo de crescimento, defeitos congênitos e metabolismo quando eles tinham esse déficit.

Alimentos Ricos em Manganês:

Manganês: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar
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Aqui estão as suas principais fontes:

Pão integral4,3 mg
Germe de trigo4,2 mg
Abacate4,1 mg
Castanhas3,8 mg
Avelãs3,7 mg
Ervilhas2 mg
Amêndoas1,9 mg
Chá1,5 mg
Coco1,3 mg
Abacaxi1,1 mg
Ameixas1,1 mg
Alface0,8 mg
Banana0,6 mg
Beterraba0,6 mg
Agrião0,5 mg
Cenoura0,4 mg

Benefícios do Manganês:

1. Previne o Dano Oxidativo Celular:

Ele é considerado, assim como outros nutrientes, como um antioxidante natural, pois estimula a atividade enzimática, protegendo as células dos danos produzidos pelos radicais livres.

2. Colabora na Formação de Ossos:

Juntamente com a enzima de glicosil-transferase, este nutriente contribui para a síntese de proteoglicanos, componentes naturais necessários para o crescimento e a formação de osso e cartilagem em seu corpo.

3. Regula os Níveis de Açúcar no Sangue:

O manganês tem uma participação ativa no controle da glicemia, estabilizando a síntese da insulina e sua secreção. Esta é uma excelente ajuda para prevenir o diabetes.

4. Regula o Metabolismo das Gorduras:

Ele tem a capacidade de ativar várias enzimas que participam nos processos de metabolismo de aminoácidos, carboidratos e colesterol. Por exemplo, é essencial no metabolismo da glutamina, o aminoácido mais abundante presente em seu corpo.

5. Melhora a Absorção de Vitaminas:

Estimula a absorção de várias vitaminas, especialmente vitamina E, B1, C, biotina e colina.

6. Acelera a Cicatrização de Feridas:

O manganês ativa enzimas que participam na formação do colágeno da pele, o que é uma grande ajuda na cicatrização de feridas ou cortes que você possa ter. Além disso, aumenta a coagulação do sangue.

7. Regula a Atividade da Tireoide:

Ele é um dos minerais envolvidos na produção do hormônio tireoidiano e da tiroxina, estimulando o bom funcionamento da glândula tireoide.

8. Estimula a Produção de Hormônios Sexuais:

Também tem uma colaboração ativa na formação de hormônios sexuais, tanto em homens quanto em mulheres, o que resulta em uma melhor saúde do seu sistema reprodutivo.

9. Previne a Osteoporose, Artrite e Osteoartrite:

Manganês: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar
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O consumo de manganês reduz a dor e a inflamação dos ossos e articulações e, por sua vez, melhora a massa óssea.

10. Previne a Infertilidade e Reduz os Sintomas da Síndrome Pré-Menstrual:

O nutriente ajuda a regulação hormonal, prevenindo naturalmente a infertilidade e reduz a dor e as mudanças de estado durante a menstruação.

11. Previne a Anemia e Ajuda na Perda de Peso:

O manganês ajuda a armazenar ferro no corpo para prevenir baixos níveis desse mineral e pode causar anemia.

12. Mantém a Função Cognitiva:

O índice adequado de manganês no organismo faz com que os neurônios do cérebro trabalhem em harmonia. A sua deficiência aumenta as chances de desenvolver doença mental, mudanças no humor, capacidade de aprendizado e até mesmo epilepsia.

Dosagem Diária:

Você pode obter a quantidade de manganês necessária através de alimentação adequada sem problemas, com a recomendação prévia de um médico, você pode adicionar suplementos alimentares.

A quantidade diária recomendada é a seguinte:

BEBÊS 
Até 6 meses3 microgramas
7 a 12 meses600 microgramas
1-3 anos1,2 miligramas
CRIANÇAS
4-8 anos1,5 miligramas
Crianças de 9 a 13 anos1,9 miligramas
Meninas de 9 a 18 anos1,6 miligramas
ADOLESCENTES
Crianças de 14 a 18 anos2'2 miligramas
MULHERES
A partir dos 19 anos1,8 miligramas
Durante a gravidez2 miligramas
Durante a lactação2,6 miligramas
HOMENS
A partir dos 19 anos2'3 miligramas

Suplementos de Manganês:

 

Embora a melhor maneira de consumir-lo, bem como absorvê-lo pelo seu corpo, seja através de alimentos ricos em seu conteúdo, você também pode suprir as deficiências desse mineral , através de suplementos. Você pode encontrar manganês para venda sob a forma de suplementos dietéticos, tais como:

  • Gluconato de manganês
  • Ascorbato de manganês
  • Sulfato de manganês
  • Quelato de manganês

Tenha em mente que, em geral, é comercializado como um suplemento único ou combinado com outros nutrientes, em multivitaminas. A dose a ser consumida é a indicada no folheto do produto.

Excesso de Manganês:

A toxicidade deste mineral nos alimentos não foi bem relatada em humanos. Níveis tóxicos são um risco bem conhecido para pessoas que trabalham em trabalhos industriais onde o pó de manganês pode ser inalado. Isso pode causar efeitos no sistema nervoso semelhantes à doença de Parkinson, incluindo tremores, dificuldade para andar e espasmos faciais.

Efeitos Colaterais:

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O dano ao pulmão é devido à inalação de pó de manganês acidentalmente. É necessário evitar durante a sua manipulação que isto é difundido pela permanência desde que pode danificar seriamente o sistema respiratório. É comum encontrar pacientes com efeitos colaterais de manganês que sofrem de doença pulmonar devido ao trabalho relacionado à extração do mineral.

Embora seja necessário tomar a dose diária recomendada, a sobredosagem prolongada pode causar danos permanentes ao corpo. Isso torna essencial revisar as quantidades para evitar tanto o excesso quanto a falta deste nutriente, uma vez que ambas produzem a perda de saúde.

Contraindicações:

  • Tuberculose
  • Afecções pulmonares.

Deve ser mencionado que a sua administração na forma de um suplemento ou de outras formas deve sempre ser indicada por um médico. Em pequenas doses, não é prejudicial, mas um excesso de manganês produz efeitos colaterais e reações adversas.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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