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Manganês – alimentos, benefícios, para que serve e como usar!

benefícios do manganes

Um dos principais oligoelementos do nosso corpo é o manganês. É um elemento essencial para o bom desenvolvimento e funcionamento do nosso corpo. É sabido que o ferro é necessário para o crescimento dos recém-nascidos é relacionado com a formação de osso, o desenvolvimento dos tecidos e a coagulação do sangue, as funções de insulina, síntese de colesterol e como ativador de várias enzimas.

manganes
manganês

O que é manganês:

O manganês é um mineral essencial, encontrado no nosso corpo (daí as suas necessidades de consumo não são muito altas, na realidade), e assim são distribuídos numa grande variedade de alimentos de origem vegetal.

Na verdade, nosso corpo contém entre 10 a 20 mg, dos quais entre 3 a 9 mg. eles vêm apenas da comida. Por outro lado, tendemos a absorver cerca de 45% , enquanto o nosso organismo elimina cerca de 5 mg. cada dia. Caracteriza-se por ser um elemento químico essencial para o nosso organismo. Seu símbolo é Mn e seu número atômico 25.

Para que serve o manganês:

  • Garante o desenvolvimento adequado dos nossos ossos, ajudando-os a permanecer saudáveis.
  • Ativa certas enzimas.
  • Envolvido na síntese de hormônios sexuais. Na verdade, achamos presente nos hormônios sexuais femininos.
  • Envolvido no uso correto pelo nosso corpo de vitamina E e B1. Fundamental para assimilar essas duas vitaminas.
  • Participa ativamente de uma grande diversidade de reações orgânicas. Entre eles na síntese de ácidos graxos.
  • Importante na produção de cartilagem.

Sintomas de deficiência ou falta de manganês:

Parece que este mineral é mais importante para os animais do que para os seres humanos, uma vez que os sintomas de deficiência são raros em humanos (a dieta é uma contribuição em quantidade suficiente).

Geralmente não há déficits deste mineral em humanos, pois o corpo é capaz de mantê-lo bem durante o tempo:

  • Deficiência causa diminuição da utilização de glicose em humanos.
  • As galinhas desenvolvem uma doença óssea chamada perose, devido à deficiência.
  • Também foi observado em animais o retardo de crescimento, defeitos congênitos e metabolismo quando eles tinham esse déficit.

Alimentos ricos em manganês:

manganes
manganês

Benefícios do manganês para saúde:

1. Previne o dano oxidativo celular:

Ele é considerado, assim como outros nutrientes, como um antioxidante natural, pois estimula a atividade enzimática, protegendo as células dos danos produzidos pelos radicais livres.

2. Colabora na formação de ossos:

Juntamente com a enzima de glicosil-transferase, este nutriente contribui para a síntese de proteoglicanos, componentes naturais necessários para o crescimento e a formação de osso e cartilagem em seu corpo.

3. Regula os níveis de açúcar no sangue:

O manganês tem uma participação ativa no controle da glicemia, estabilizando a síntese da insulina e sua secreção. Esta é uma excelente ajuda para prevenir o diabetes.

4. Regula o metabolismo das gorduras:

Ele tem a capacidade de ativar várias enzimas que participam nos processos de metabolismo de aminoácidos, carboidratos e colesterol. Por exemplo, é essencial no metabolismo da glutamina, o aminoácido mais abundante presente em seu corpo.

5. Melhora a absorção de vitaminas:

Estimula a absorção de várias vitaminas, especialmente vitamina E, B1, C, biotina e colina.

6. Acelera a cicatrização de feridas:

O manganês ativa enzimas que participam na formação do colágeno da pele, o que é uma grande ajuda na cicatrização de feridas ou cortes que você possa ter. Além disso, aumenta a coagulação do sangue.

7. Regula a atividade da tireoide:

Ele é um dos minerais envolvidos na produção do hormônio tireoidiano e da tiroxina, estimulando o bom funcionamento da glândula tireoide.

8. Estimula a produção de hormônios sexuais:

Também tem uma colaboração ativa na formação de hormônios sexuais, tanto em homens quanto em mulheres, o que resulta em uma melhor saúde do seu sistema reprodutivo.

9. Previne a osteoporose, artrite e osteoartrite:

benefícios do manganes
benefícios do manganês

O consumo de manganês reduz a dor e a inflamação dos ossos e articulações e, por sua vez, melhora a massa óssea.

10. Previne a infertilidade e reduz os sintomas da síndrome pré-menstrual:

O nutriente ajuda a regulação hormonal, prevenindo naturalmente a infertilidade e reduz a dor e as mudanças de estado durante a menstruação.

11. Previne a anemia e ajuda na perda de peso:

O manganês ajuda a armazenar ferro no corpo para prevenir baixos níveis desse mineral e pode causar anemia.

12. Mantém a função cognitiva:

O índice adequado de manganês no organismo faz com que os neurônios do cérebro trabalhem em harmonia. A sua deficiência aumenta as chances de desenvolver doença mental, mudanças no humor, capacidade de aprendizado e até mesmo epilepsia.

Suplementos de manganês:

Embora a melhor maneira de consumir-lo, bem como absorvê-lo pelo seu corpo, seja através de alimentos ricos em seu conteúdo, você também pode suprir as deficiências desse mineral , através de suplementos. Você pode encontrar manganês para venda sob a forma de suplementos dietéticos, tais como:

  • Gluconato de manganês
  • Ascorbato de manganês
  • Sulfato de manganês
  • Quelato de manganês

Tenha em mente que, em geral, é comercializado como um suplemento único ou combinado com outros nutrientes, em multivitaminas. A dose a ser consumida é a indicada no folheto do produto.

Excesso de manganês:

A toxicidade deste mineral nos alimentos não foi bem relatada em humanos. Níveis tóxicos são um risco bem conhecido para pessoas que trabalham em trabalhos industriais onde o pó de manganês pode ser inalado. Isso pode causar efeitos no sistema nervoso semelhantes à doença de Parkinson, incluindo tremores, dificuldade para andar e espasmos faciais.

Efeitos colaterais:

Manganês: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar
Manganês: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

O dano ao pulmão é devido à inalação de pó de manganês acidentalmente. É necessário evitar durante a sua manipulação que isto é difundido pela permanência desde que pode danificar seriamente o sistema respiratório. É comum encontrar pacientes com efeitos colaterais de manganês que sofrem de doença pulmonar devido ao trabalho relacionado à extração do mineral.

Embora seja necessário tomar a dose diária recomendada, a sobredosagem prolongada pode causar danos permanentes ao corpo. Isso torna essencial revisar as quantidades para evitar tanto o excesso quanto a falta deste nutriente, uma vez que ambas produzem a perda de saúde.

Contraindicações:

  • Tuberculose
  • Afecções pulmonares.

Deve ser mencionado que a sua administração na forma de um suplemento ou de outras formas deve sempre ser indicada por um médico. Em pequenas doses, não é prejudicial, mas um excesso de manganês produz efeitos colaterais e reações adversas.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

2 comentários

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