
O magnésio está envolvido na formação do osso, contribui para manter a massa muscular normal e a função do nervo, mantém o ritmo cardíaco normal e participa em mais de 300 reações bioquímicas no corpo. Ele também ajuda o corpo a produzir energia e produzir proteínas.
Melhores fontes:
Vegetais de folhas verdes, nozes, legumes e cereais integrais são boas fontes. Os alimentos refinados geralmente contêm níveis baixos de magnésio.
Deficiências:

A deficiência é rara em indivíduos saudáveis. a falta pode ocorrer em indivíduos com diabetes, osteoporose, alcoolismo crônico e problemas de má absorção. A sua falta pode ser grave e resultar em dormência, formigamento, contrações musculares e cãibras, convulsões, arritmias cardíacas e os baixos níveis sanguíneos de cálcio e potássio(que regula o nível celular).
Excesso de magnésio:
Ocorre naturalmente na alimentação e água não tem sido demonstrado causar efeitos adversos. No entanto, o excesso a partir de fontes não alimentares, tais como sais de magnésio, foi demonstrado que provoca ligeira a grave toxicidade. Os sintomas podem variar de diarreia, náuseas e cólicas abdominais a dificuldade respiratória, pressão arterial muito baixa e batimentos cardíacos irregulares.