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Benefícios dos nutrientes

Os 11 Benefícios do Magnésio Para Saúde!

Os Benefícios do Magnésio Para Saúde são diversos. Além disso, o Magnésio pode ajuda a combater diversas condições de saúde. De curar enxaquecas e cãibras musculares a fortalecer os ossos e melhorar o desempenho dos exercícios e a sensibilidade à insulina – este mineral multitarefa faz tudo sem esforço!

magnesio

O nome desta multitarefa alucinante é Magnésio, e você tem que saber o quão importante é para a sua saúde hoje. Role para baixo para descobrir os benefícios de incluir Magnésio em sua dieta e muito mais.  O Magnésio é um micronutriente e um mineral abundante encontrado em seu corpo.

É um cofator para mais de 300 sistemas enzimáticos que regulam diversas reações bioquímicas. Processos cruciais como DNA e síntese proteica, função muscular e nervosa, regulação do batimento cardíaco, funcionamento renal, controle glicêmico e produção de ATP (fonte de energia) exigem níveis ótimos deste nutriente.

Para o seu corpo funcionar da maneira que deveria, você precisa de Magnésio. O Magnésio realiza várias funções em seu corpo, o que pode acontecer de cada vez. Então, confira agora os Benefícios do Magnésio Para Saúde:

Benefícios do Magnésio Para Saúde:

Benefícios do Magnésio Contra Enxaqueca:

Pesquisas sugerem que até 50% dos pacientes apresentam baixos níveis de Magnésio durante um ataque agudo de enxaqueca. Aumentar os níveis de Magnésio no sangue alivia não apenas os ataques de enxaqueca, mas também dores de cabeça agudas, ansiedade, perda de memória e problemas de cognição em geral, porque este nutriente ionizado afeta os receptores de serotonina que influenciam todos esses processos neurológicos e biológicos.

Melhora a Saúde Pele:

Este também é considerado um dos melhores Benefícios do Magnésio. Uma vez que é um daqueles minerais que são absorvidos muito rapidamente pela pele, o Magnésio é a solução ideal para o cuidado da pele. Seja alergias, espinhas, pele oleosa, rugas, rosácea ou acne.

Magnésio cura todos eles por causa da potente ação antiinflamatória que exibe. Níveis mais baixos de Magnésio no sangue resultam em um aumento de citocinas pró-inflamatórias, juntamente com células como eosinófilos e neutrófilos – e isso é uma má notícia!

Ter alimentos ou suplementos ricos em Magnésio controla essa hipersensibilidade e ajuda as enzimas que mantêm a pele mais jovem, clara e livre de rugas.

Melhora a Saúde Óssea e Muscular:

Este é um dos principais Benefícios do Magnésio. A presença deste nutriente livre no sangue é crucial para a absorção do cálcio pelos ossos. O Magnésio é um cofator vital para as enzimas que causam a contração muscular. Também é responsável pela transmissão neuromuscular.

A deficiência deste nutriente (hipomagnesemia) pode ser identificada pela primeira vez quando uma pessoa freqüentemente se queixa de cãibras nas pernas, cãibras musculares, dores esqueléticas crônicas (pescoço, costas, articulações, etc.) e inchaço.

Benefícios do Magnésio Para Saúde Cardiovascular:

O Magnésio dietético protege seu coração e mantém doenças cardiovasculares como doença arterial coronariana, infarto do miocárdio e arritmia na Baía. Melhora o metabolismo miocárdico, previne o acúmulo de cálcio e a morte celular miocárdica.

Reduz as arritmias devidas ao estresse oxidativo e auxilia no metabolismo lipídico para evitar o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos. Uma das queixas mais prevalentes entre jovens e adultos atualmente é a hipertensão, e o insuficiente Magnésio é uma das razões por trás disso.

Consumir Magnésio na forma de suplementos ou através da dieta reduz a pressão sistólica e diastólica nesses pacientes, mas pode ter pouco ou nenhum efeito naqueles com PA normal ou baixa.

beneficio do magnesio

Ajuda no Controle de Peso:

Este é outro magnifico Benefícios do Magnésio. O fator vital para muitos processos biológicos mediados por enzimas e desempenha um papel crucial no controle de peso, especialmente na redução da obesidade. Perda ou falta de Magnésio  tem um impacto sobre o metabolismo da gordura, levando a problemas de peso.

Déficits nos níveis de minerais (especialmente Magnésio, zinco e selênio) foram relatados no soro de adultos obesos quando comparados a adultos normais não obesos. Se este mineral previne ou cura a obesidade não está claro. Mas a manutenção de níveis ótimos deste nutriente pode evitar vários distúrbios causados pela obesidade, como aterosclerose, diabetes tipo 2, insuficiência renal e hiperlipidemia.

Ajuda a Regular a Diabetes:

Pesquisas dizem que é comum pessoas com diabetes tipo 2 terem hipomagnesemia. Esta deficiência surge devido a má alimentação, perda de diuréticos, níveis erráticos de glicose no sangue ou um efeito coletivo de todos os três motivos. Níveis baixos de Magnésio intracelular resultam em absorção prejudicada da insulina secretada pelas células circundantes. Isso reduz a sensibilidade à insulina neles.

A resistência aumenta os níveis livres de glicose no sangue, o que pode causar múltiplos danos aos órgãos, começando pelos rins. Isso não piora as coisas se você tem diabetes? Portanto, para evitar ou quebrar esse ciclo vicioso, consuma Magnésio de várias formas.

Benefícios do Magnésio na Gestação:

A gravidez é uma fase que requer uma maior ingestão deste mineral, juntamente com vários outros nutrientes. Uma vez que é ativamente transportada para o feto, as mulheres grávidas têm que consumir pelo menos 300 mg de Magnésio por dia.

Infelizmente, muitas mães que não esperam encontram essa marca. A hipomagnesemia durante a gravidez pode afetar os rins, o fígado e também o coração – não apenas o seu, mas também o bebê! As chances de desenvolver complicações como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, paralisia cerebral, hipertensão crônica, cãibras nas pernas e retardo do crescimento fetal são maiores.

Acima de tudo, o consumo suficiente deste mineral pode prevenir o trabalho de parto prematuro, reduzir o risco de natimortos no terceiro trimestre e promover o crescimento fetal. Quem não ama bebês felizes e saudáveis!

Benefícios do Magnésio Contra Inflamações:

Quando há quantidade suficiente deste nutriente nas células do seu corpo, há pouca ou nenhuma produção de substâncias químicas inflamatórias (citocinas), como fator de necrose tumoral (TNF-α), interleucinas (IL-6), NF-ββ, etc. Caso contrário, essas citocinas pró-inflamatórias provocam condições como pré-eclâmpsia e convulsões e causam disfunção motora maior em lactentes e recém-nascidos.

Em adultos, a hipomagnesemia leva à inflamação de vários tecidos e órgãos, dando origem a fascite plantar, síndrome do intestino irritável, artrite, convulsões, insulite, gota, fibromialgia, hipersensibilidade, asma, esclerose múltipla, tendinite e DRGE (doença do refluxo gastroesofágico).

Melhora o Desempenho de Energia:

Este nutriente, juntamente com o zinco, cromo e outros micronutrientes, melhora o desempenho do exercício e o metabolismo muscular, aumentando a resistência de uma pessoa fisicamente ativa. Este mineral aumenta a taxa de produção de glicose a partir do glicogênio (fonte de energia alternativa) para dar mais energia ao cérebro e aos músculos durante o exercício.

Benefícios do Magnésio Para Melhorar o Humor:

Cólicas menstruais, alterações de humor, ânsias, náuseas, ondas de calor, queda da pressão arterial, dores nas costas – e a lista continua! A síndrome pré-menstrual (TPM) faz com que você se sinta como um bando de hormônios.

Mas a boa notícia é que ter alimentos ou suplementos ricos neste nutriente pode ajudá-lo a lidar com alterações de humor, dores de cabeça, retenção de líquidos e outros sintomas. O Magnésio também é essencial para a utilização de carboidratos durante o ciclo menstrual.

Benefícios do Magnésio Contra Doenças Gástricas:

Como o Magnésio tem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, o consumo oral impede o refluxo ácido, a flatulência, a acidez e a constipação. É também um co-fator para muitas enzimas digestivas responsáveis pelo metabolismo de carboidratos, lipídios e gorduras.

Ajuda no relaxamento dos músculos do trato gastrointestinal, dando-lhe uma propriedade laxativa. Talvez seja por isso que recebemos “leite de magnésia” como remédio para quase todos os problemas gástricos!

Este nutriente, juntamente com o zinco, cromo e outros micronutrientes, melhora o desempenho do exercício e o metabolismo muscular, aumentando a resistência de uma pessoa fisicamente ativa. Este mineral aumenta a taxa de produção de glicose a partir do glicogênio (fonte de energia alternativa) para dar mais energia ao cérebro e aos músculos durante o exercício.

Graças aos nossos rins, quase 120 mg de Magnésio são excretados diariamente na urina para evitar o acúmulo. A quantidade descarregada é reduzida durante a hipomagnesemia. Isso nos leva à próxima pergunta. O que acontece quando há excesso deste nutriente no corpo?

O que acontece quando há muito Magnésio no corpo? Muito desse mineral não representa um risco para sua saúde, mas pode resultar em diarréia e náusea. Mas se a concentração sérica de Magnésio ultrapassar 1,74 mmol / L, pode causar efeitos colaterais letais como:

  • Hipotensão (baixa pressão arterial)
  • Vômito
  • Retenção de urina
  • Letargia
  • Dificuldade em respirar
  • Arritmia
  • Insuficiência renal e, no pior dos casos,
  • Parada cardíaca

beneficios do magnesio

E qual são os sintomas apresentados quando meu corpo possui baixos níveis deste mineral? Deficiência deste mineral pode ocorrer se você estiver em diluentes de sangue ou diuréticos. Caso contrário, a hipomagnesemia pode levar a vários distúrbios que discutimos acima. Sinais de deficiência severa incluem:

  • Dormência
  • Perda de apetite
  • Fadiga
  • Convulsões
  • Fadiga
  • Arritmia
  • Hipocalcemia ou hipocalemia (deficiência de cálcio e potássio, respectivamente)

Fiquei impressionado com o número de benefícios que o Magnésio tem a oferecer – e espero que seja o mesmo com você. Tudo o que você precisa fazer é comer o tipo certo de alimentos e manter um registro sobre seus níveis séricos.

Como este nutriente está envolvido em muitas reações enzimáticas, e tão pouco dele está presente no soro, é difícil quantificar e avaliar seus níveis. É sempre melhor comer saudável – tente incluir os ingredientes que discutimos neste artigo e fique em forma.

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