Dieta e Nutrição

Inhame engorda ou emagrece? benefícios, como consumir e receitas!

inhame emagrece ou engorda

Inhame engorda ou emagrece? benefícios, como consumir e receitas. Além disso, o inhame é um alimento básico comum em muitas partes do mundo. Devido ao seu valor nutritivo e facilidade de preparação, este alimento popular pode ser consumido de diferentes formas e combinado com várias outras refeições.

Inhame Emagrece
Inhame Emagrece

O que é Inhame?

Os tipos variam em cor branco, roxo, amarelo, marfim, com pele branca, acastanhada ou rosa. A forma é cilíndrica e longa com textura áspera.

Embora tenham uma ligeira semelhança com as batatas, não tem nada a ver nada. São ótimos para a saúde e para uma dieta nutricional.

Inhame é um vegetal rico em nutrientes que oferece inúmeros benefícios. Seu consumo tem sido associado com um risco reduzido de problemas de saúde.

E devido a tantos benefícios na ingestão de inhame, gerou-se a duvida se o inhame emagrece ou engorda.

Para que serve?

O inhame é uma boa fonte de vitamina C, essencial para combater infecções como resfriados e gripes e rápida cicatrização de feridas.

Também ajuda no combate ao envelhecimento, ossos fortes e função imunológica saudável. Também fornece boas quantidades de fibras, potássio, manganês e vitaminas B metabólicas.

Qual o valor nutricional?

O inhame é uma excelente fonte de vitaminas B, como Vitamina B6, Vitamina B1, Riboflavina, Ácido Fólico, ácido pantotênico e Niacina.

Também contém antioxidantes e Vitamina C. Ele fornece aproximadamente 20% da Vitamina C no corpo, necessária para 100 gramas.

Contém pequenas quantidades de beta-caroteno e Vitamina A. É uma rica fonte de minerais, como Cobre, Potássio, Ferro, Magnésio, Cálcio e Fósforo.

Quais os benefícios:

1. Previne doenças cardiovasculares:

Fonte de Vitamina B6, ele ajuda a manter a integridade da parede dos vasos sanguíneos, além de ser rico em Potássio, que auxilia o controle da pressão arterial.

2. Reduz espasmos:

Suas propriedades antiespasmódicas combatem cólicas, espasmos musculares e crises de asma.

3. Diminui os sintomas da TPM:

A Vitamina B6 presente no inhame alivia os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).

4. Favorece mulheres na menopausa:

A diosgenina, um hormônio vegetal presente no inhame, atua de forma semelhante a hormônios femininos, ajudando a equilibrar os níveis hormonais das mulheres na pós-menopausa.

5. Aumenta as chances de engravidar:

Os fito-hormônios do inhame estimulam os ovários, podendo influenciar a fertilidade e aumentar as chances de gravidez.

6. Reduz os níveis de colesterol:

Um outro benefícios da diosgenina é diminuir a absorção de colesterol e favorecer a sua excreção. As próprias fibras do inhame também ajudam a reduzir a absorção de colesterol no intestino.

7. Possui propriedades antioxidantes:

Graças às Vitamina A e Vitamina C, o inhame combate os danos dos radicais livres,  e previne doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer.

Outros benefícios do inhame:

  • É depurativo: limpa o organismo das impurezas que podem nos causar doenças.
  • Fortalece as defesas: rico em Vitamina C, nos torna mais fortes contra a invasão de bactérias ou germes que penetram no nosso corpo através do ambiente ou da comida.
  • Cuida da nossa pele: contribui para a Vitamina A que ajuda a cuidar e manter a pele saudável, e retardar o processo de envelhecimento, e fecha feridas pois esta vitamina regenera células danificadas.
  • Elimina o excesso de líquido: graças às suas qualidades diuréticas e depurativas, acaba com os coágulos sanguíneos e previne a retenção de líquidos. Desta forma, é usado para reumatismo, artrite e gota.
  • Favorece a digestão: sendo um alimento rico em fibras, ajuda a tornar a digestão mais rápida e suave, evitando que a comida seja pesada ou pesada.
  • Inhame é ótimo para dietas: é um alimento muito baixo em calorias com muito pouca gordura saturada, ão fará ganhar e será perfeito perder peso.

O Inhame engorda ou não?

O Inhame não Engorda, mas é um alimento calórico e rico em carboidratos, por isso deve ser consumido moderadamente para não engordar.

Apesar de ter cerca de 115 calorias em cada 100 g, o inhame possui baixo índice glicêmico e é uma excelente fonte de fibras, ajudando a emagrecer.

Assim como a batata-doce, seus carboidratos são liberados e absorvidos lentamente, evitando picos de açúcar no sangue fazendo o organismo armazenar gordura.

Além disso, as suas fibras também retardam a absorção de açúcar e aumentam a sensação de saciedade, favorecendo a perda de peso.

Essas propriedades permitem que o inhame seja incluído em dietas para emagrecer, podendo ser consumido cru em saladas e sucos, cozido ou ainda em sopas.

O Inhame emagrece?

É possível dizer que o inhame favorece a perda de peso. É bem verdade que o inhame emagrece, mas não podemos nos apoiar somente nele para perder peso.

Além de incluir o inhame na alimentação, é preciso se dedicar a algum tipo de atividade física com frequência e seguir toda uma dieta saudável e equilibrada.

Até porque de que adianta comer inhame ao mesmo tempo que devora um pedaço de pizza ou um lanche de fast food?

Assim será praticamente impossível perder peso e a culpa certamente não será do inhame.

Para as pessoas que não sabiam agora passa a saber que, o inhame emagrece e é um grande aliado da boa forma.

Pois ele é um carboidrato saudável e que leva energia ao corpo de maneira satisfatória, que faz com que as pessoas possam ter mais disposição para malhar.

Inhame
Inhame

O inhame é rico em e nutrientes importantes e ajuda a saciar por mais tempo, o que de fato combate a compulsão por doces.

Portanto, o inhame emagrece mesmo, porém, precisa ser usado do jeito certo e associado as outras dicas para emagrecer.

Ou seja, dependendo da maneira que você o consumir, o inhame emagrece. E se usado de forma natural o inhame emagrece SIM.

Como incluir inhame à sua dieta para emagrecer?

O inhame é um alimento versátil, que pode ser consumido de diversas maneiras: cozidos, assados, fritos ou até assados.

Fica delicioso em caldos e sopas. Pode também ser usado na confecção de pães e bolos ou até em sucos e vitaminas.

O mais interessante é que seu gosto é tão sutil, que quase não dá para percebê-lo.

Finalmente, uma das maneiras mais típicas e deliciosas de aproveitar inhame para perder peso é preparar sucos frescos.

Como fazer vitamina de inhame?

Ingredientes:

– 300 ml de leite bem gelado
– 1/4 de um Inhame médio cru, picadinho
– Açúcar a gosto

Modo de Preparo:

  1. Bata tudo no liquidificador.
  2. Passe por uma peneira e sirva.
  3. Essa é uma receita base.
  4. Com ela você pode adicionar outras frutas, se preferir

Como fazer purê de inhame light?

Ingredientes:

– 1 Cebola picada;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 xícara de Alho-poró picado;
– 1 kg de Inhame descascado;
– 2 dentes de Alho amassado.

Modo de Preparo:

  1. Descasque o Inhame, lave e corte em quatro partes.
  2. Leve para cozinhar em uma panela com água e sal.
  3. Quando estiver macia, escorra a água e reserve.
  4. Em uma frigideira aqueça o azeite e doure a cebola e Alho.
  5. Em seguida adicione o Alho-poró.
  6. Amasse o Inhame com um garfo e incorpore nesse refogado.
  7. Acerte sal e sirva.
  8. Se preferir pode preparar sem Alho-poró.
  9. Se quiser mais cremosidade, acrescente uma colher de creme de leite light ou requeijão light.

Como fazer salada com inhame para emagrecer?

Ingredientes:

– 200 g de raiz de lótus;
– 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
– 250 g de Inhame cozido;
– 150 g de cogumelos paris em lâminas finas;
– 1/2 maço de Alface frisada;
– 1/2 maço de Alface romana;
– 1 Cebola picada;
– 1 colher de sopa de azeite;
– 4 colheres de sopa de caldo de carne light;
– 6 colheres de sopa de suco de laranja lima;
– 1 colher de chá de sal.

Modo de Preparo:

  1. Descasque a raiz de lótus, corte em rodelas finas e coloque em uma panela com 1 litro de água e vinagre.
  2. Cozinhe por 20 minutos, ou até ficar al dente.
  3. Escorra e reserve.
  4. Descasque o Inhame cozido e corte em rodelas finas.
  5. Em um prato coloque o Inhame, a raiz de lótus, o cogumelo, a alface frisada e a romana lavadas.
  6. Em uma panela refogue a cebola no azeite, adicione o caldo de carne, o suco de laranja e tempere sal.
  7. Cozinhe por 3 minutos e retire do fogo.
  8. Regue a salada com o molho e sirva.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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