Vitamina B12 – O que é e Funções!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Vitamina B12 – O que é e Funções:

A vitamina B12 é uma vitamina B solúvel em água que ajuda a transformar as gorduras e as Proteínas dos alimentos em energia e funciona com ácido fólico para produzir glóbulos vermelhos normais. Uma fonte adequada de vitamina B12, também é necessário para a função neurológica normal.

Vitamina B12 e suas  melhores fontes:

A vitamina B12 é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal, como carne, peixe, aves, ovos e laticínios. Particularmente fontes ricas de vitamina B12 incluem moluscos, arenque, Sardinha, truta e algumas carnes de caça. Vegans e vegetarianos estritos podem obter B12 de alguns alimentos enriquecidos, como cereais prontos-a-comer e substitutos de refeição.

Alimentos Ricos em Vitamina B12

Deficiência de Vitamina B12:

Deficiência nutricional desta vitamina é rara entre aqueles com menos de 50 anos de idade, porque o corpo humano pode armazenar por vários anos. No entanto, quando se provoca anemia perniciosa (também conhecida como anemia megaloblástica), uma condição em que o organismo não consegue absorver vitamina B12 e se torna incapaz de produzir glóbulos vermelhos saudáveis suficientes.

Os sintomas incluem baixa contagem de células vermelhas do sangue anormalmente grandes, fadiga, danos nos nervos, dormência e formigamento das extremidades (por exemplo, dedos, dedos dos pés), alterações cognitivas, uma ferida na língua ou perda de apetite.

Adultos com mais de 50 anos de idade estão muitas vezes em risco de não obter quantidade suficiente de vitamina B12. Isto pode ser devido a uma diminuição na produção de ácido no estômago, com a idade (o que é necessário para extrair B12 da comida) ou problemas de má absorção, devido à presença de gastrite atrófica (uma inflamação crônica, que causa danos na mucosa do estômago e resultados na incapacidade do corpo para extrair a vitamina B12 das proteínas da dieta).

Assim, adultos com mais de 50 anos de idade são aconselhados a consumir alimentos fortificados com vitamina B12 ou um suplemento contendo B12, sendo que ambos são fontes mais disponíveis para essa população. Consulte o seu médico se você está preocupado que isso pode ser você.

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indivíduos que seguem um vegan ou uma dieta estritamente vegetariana (B12 é encontrada em alimentos de origem animal) e qualquer pessoa com um problema digestivo que prejudica a absorção de nutrientes (por exemplo, doença celíaca, de Crohn ) também estão em maior risco de deficiência de vitamina B12. Consulte o seu médico se você cair em uma dessas categorias.

Excesso de Vitamina B12:

Não é provável que você vai sentir os efeitos nocivos do consumo de muita vitamina B12, porque o seu corpo só pode absorver uma pequena quantidade de B12 que você recebe a partir de alimentos e suplementos. No entanto, a moderação ainda é a melhor abordagem, pois os estudos não tenham especificamente olhou para os efeitos nocivos do excesso de vitamina B12.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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