Ácido Ascórbico – O que é, Benefícios, Alimentos e Efeitos Colaterais

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Ácido Ascórbico – O que é, Benefícios, Alimentos e Efeitos Colaterais são informações importantes que todos precisam saber. Ademais, o Ácido Ascórbico, ou ascorbato, é sinônimo de vitamina C, um termo usado como um descritor geral para todos os compostos capazes de prevenir ou tratar o escorbuto. A forma predominante da vitamina nos tecidos e alimentos é ascorbato. O ácido desidro-ascórbico é outro composto com atividade vitamínica, mas sua concentração em tecidos e alimentos é muito baixa.

Essa é uma vitamina muito preciosa, essencial para o bem-estar, que todos devem conhecer e aprender a usar da melhor maneira, para garantir seus benefícios consideráveis. Aliás, seu nome químico é Ácido Ascórbico e desempenha funções muito importantes para a nossa saúde. Portanto saiba tudo sobre o Ácido Ascórbico: O que é, Benefícios, Alimentos e Efeitos Colaterais:

acido ascorbico
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O que é Ácido Ascórbico?

O Ácido Ascórbico ou vitamina C, participa em muitas reações metabólicas e a biossíntese de aminoácidos, hormonas e colágeno. Graças aos seus fortes poderes antioxidantes, o Ácido Ascórbico aumenta as barreiras do sistema imunológico e ajuda o organismo a prevenir o risco de tumores, especialmente no estômago, inibindo a síntese de substâncias cancerígenas. Assim, sua contribuição é fundamental para a neutralização dos radicais livres.

Ele também participa, com o metabolismo do cobre, para a síntese de catecolaminas (epinefrina e norepinefrina, hormonas produzidas pelas glândulas supra-renais) e hormonas peptídicas (oxitocina, vasopressina, colecistoquinina). Toma parte na cicatrização de feridas, é um adjuvante contra a anemia e é importante para o crescimento porque fortalece ossos e dentes.

Para que Serve Ácido Ascórbico:

Vamos analisar para que serve o Ácido Ascórbico e o que ele pode fazer para beneficiar nosso organismo:

  • Mantém a pele compacta e sem manchas;
  • Previne acne;
  • Previne a dor nas articulações;
  • Mantém vasos sanguíneos e capilares tonificados;
  • Evita contusões;
  • Acelera a cicatrização de feridas;
  • Previne doenças infecciosas;
  • Defende contra agentes poluidores;
  • Previne o risco de catarata;
  • Reduz os efeitos negativos do estresse.

Alimentos Ricos em Ácido Ascórbico:

O Ácido Ascórbico não é produzido pelo nosso corpo: podemos consumir certos alimentos, ou através de suplementos. Veja quais são as principais fontes desta vitamina:

Alimentos Ricos em Ácido AscórbicoPorçãoQuantidade de Ácido Ascórbico
Limão100 g129 mg
LaranjaUma unidade90 mg
Morango100 g64 mg
Kiwi100 g112 mg
Abacaxi1 fatia93 mg
Goiaba100 g74 mg
Brócolis100 g132 mg
Pimentão Amarelo100 g202 mg
Melão100 g33 mg
Mamão100 g54 mg

Quanto de Ácido Ascórbico Precisamos:

Para se manter saudável, a Organização Mundial da Saúde dá valores precisos de Ácido Ascórbico ao nosso corpo: de 35 a 60 miligramas por dia. Em particular, até 35 miligramas são indispensáveis ​​para bebês; 40 para crianças; 65 para idosos e até 85 miligramas para mulheres lactantes. O atleta tem uma exigência maior dessa vitamina (mas também de vitamina E e antioxidantes em geral), pois consome de 10 a 40 vezes mais oxigênio do que uma pessoa que leva um estilo de vida sedentário, produzindo mais radicais livres.

Nossa necessidade é, portanto, de 60 a 100 mg por dia e, como o organismo humano não é capaz de sintetizar esta vitamina, portanto é necessário tomá-la por fora. A quantidade ideal é facilmente alcançada por uma dieta rica em frutas e vegetais crus frescos: apenas para dar alguns exemplos, em pimentas vermelhas 172 de Ácido Ascórbico é encontrado em 100 gramas e em couve-flor 65 em 100 gramas.

Benefícios do Ácido Ascórbico

O Ácido Ascórbico é vitamina C pura, que pode ser usado como um complemento eficaz e está disponível em farmácias e fitoterapeutas sem receita médica. Portanto, veja a seguir alguns dos Benefícios do Ácido Ascórbico:

Ajuda a Absorver o Ferro:

Essa vitamina facilita a absorção de ferro, neutralizando a anemia. O conselho é combinar alimentos ricos em Ácido Ascórbico com carne ou peixe (que tendem a ser os mais ricos em ferro); o exemplo clássico é borrifar o limão acima, já que este, além do Ácido Ascórbico, também contém abundante ácido cítrico, outra substância propícia ao metabolismo do ferro.

Beneficia o Sistema Cardiovascular:

O Ácido Ascórbico promove a circulação sanguínea. Tem propriedades vasodilatadoras e ajuda a baixar a pressão arterial.

Melhora Pele e Tecidos:

Graças às suas propriedades antioxidantes, esta vitamina protege a pele do efeito do envelhecimento e dos efeitos negativos dos raios ultravioleta. O Ácido Ascórbico certamente está envolvido na produção de colágeno, uma substância fundamental nos processos de cicatrização e trauma.

Funciona Como Antioxidante:

Os especialistas chamam isso de um antioxidante portentoso. Aliás, seus efeitos retardam o envelhecimento celular e combatem, assim como previnem, os radicais livres. Lembre-se que os radicais livres podem levar a danos elevados, pois podem desenvolver várias doenças degenerativas.

Fortalece o Sistema Imunológico:

Esta vitamina é uma aliada do sistema imunológico. Este último é estimulado por essa vitamina e esse efeito aumenta as defesas do organismo contra bactérias e vírus. Em essência, o corpo responderá melhor a tudo, um exemplo é mais defesas contra doenças da gripe.

acido ascorbico alimentos
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Combate o Estresse:

O Ácido Ascórbico inegavelmente ajuda contra o estresse. Portanto, é útil em numerosas ocasiões. Os médicos afirmam que é um tônico para o sistema nervoso. Também combate a fadiga mental e física.

Beneficia o Sistema Respiratório:

Estudos realizados por especialistas no campo são claros ela é uma aliada para o sistema respiratório. Asma, por exemplo, pode estar relacionada à falta dessa vitamina. Ou à presença excessiva de radicais livres. Mas há outras causas, é claro, mas o Ácido Ascórbico continua sendo um aliado valioso para o que acaba de ser dito.

Melhora o Funcionamento dos Pulmões:

Sua ação protetora também atinge os pulmões. Na verdade, é uma ajuda importante contra várias doenças que podem afetar esses órgãos. Recordamos entre estes: enfisema, silicose, asma etc.

Previne Doenças Cardíacas:

Previne inúmeras doenças que podem afetar o sistema cardiovascular. Na verdade, é muito útil eliminar o colesterol que se acumula e, portanto, permanece em excesso. Um efeito que afeta as artérias e, portanto, a saúde em geral.

Previne Osteoporose:

Ademais, além de ser um aliado do sistema esquelético, o Ácido Ascórbico é também uma forma de prevenção contra a osteoporose em longo prazo. Naturalmente, somente se tomado regularmente e em quantidades justas para o corpo.

Curiosidades Sobre o Ácido Ascórbico:

O primeiro efeito do Ácido Ascórbico ou vitamina C a ser cientificamente comprovado foi a descoberta que protegeu do escorbuto, uma doença que no século 16 matou muitos navegadores em rota para o novo mundo. Entretanto a doença foi precedida por fadiga, irritabilidade, dores vagas nos músculos e articulações, sangramento gengival, gengivite e perda dentária.

Inicialmente, pensava-se que esse flagelo vinha da comida ou do frio. Mas então foi observado que a simples ingestão do limão permitiu escapar da doença. Então, foi assim que um decreto do século XVIII obrigou os marinheiros a beber suco de limão fresco. Então, no início de 1900, veio a descoberta de que a substância medicinal contida no limão era a vitamina C.

Deficiência de Ácido Ascórbico:

O corpo precisa obter a quantidade certa de vitamina C para mantê-lo eficiente e saudável. Quando ocorre uma deficiência dessa substância, pode-se começar a sentir sintomas de vários tipos. O assunto apenas para começar é menos resistente a infecções. Isso pode levar a transtornos gerais naturalmente. Fadiga também é um sintoma comum quando não há níveis de Ácido Ascórbico no corpo.

Situações podem ocorrer em que o sujeito acusa fadiga mental ou perda de apetite. As dores musculares também são bastante comuns na presença de uma deficiência dessa vitamina. Especialistas informam que gengivas, cartilagem e tecido conjuntivo precisam dessa substância. Caso contrário, vários tipos de problemas podem ocorrer. Enfim, lembre-se que má digestão, cabelo fraco que quebra e falta de ar podem estar relacionados à deficiência de Ácido Ascórbico.

A falta dessa vitamina não tão grave pode levar a uma diminuição do sistema imunológico e ao consequente ataque de bactérias e micróbios. A ingestão de Ácido Ascórbico decerto deve ser monitorada e ativada em pessoas que sofrem de anemia, em mulheres grávidas e idosos, bem como em crianças em crescimento.

Efeitos Colaterais do Ácido Ascórbico:

Os efeitos colaterais do Ácido Ascórbico referem-se principalmente ao aparecimento de gastrite e ácido estomacal. Em alguns casos, também é chamado de diarreia. Essas situações dizem respeito principalmente àqueles que tomam mais de 2 g/dia de vitamina C.

Uma ingestão excessiva de vitamina C, ou Ácido Ascórbico – o que pode ser causado por uma dieta desequilibrada ou um abuso de suplementos – podem causar problemas renais, com a formação de cálculos, ou uma overdose de ferro uma vez que a vitamina C favorece sua absorção.

acido ascorbico beneficios
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Um excesso de vitamina C pode levar a sintomas como dores de cabeça, azia, vômitos, diarreia, gastrite e cólicas abdominais, mas também fraqueza, tontura e súbitas ondas de calor.

Concluímos falando sobre as contraindicações e lembramos que elas dizem respeito a casos como predisposição a cálculos renais, mas não apenas. Nesta situação, há um notável aumento na excreção urinária de oxalatos, o que favorece a formação de cálculos.

O excesso de vitamina C também afeta os resultados do exame de urina e pode alterá-lo em situações muito importantes, como a análise de bilirrubina e glicose. Assim, antes de prepará-los, é aconselhável evitar tomar vitamina C por pelo menos 10 horas. Em caso de suplementação com Ácido Ascórbico, é bom suspender o dia anterior.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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