Cianocobalamina: Benefícios, Para que Serve e Como Usar!

Revisado por

Graduado em Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

Cianocobalamina: Benefícios, Para que Serve e Como Usar!
4.8 (95.61%) 41 voto[s]

Cianocobalamina: Benefícios, Para que Serve e Como Usar da forma correta. Além disso, a cobalamina (ou Cianocobalamina), também conhecida como vitamina B12 é um nutriente capaz de deixar a pele ainda mais bonita, melhorar a qualidade do seu sono e proteger o seu organismo contra doenças como o câncer. Nada mal, né? E talvez você não saiba, mas colocá-la na dieta é mais simples do que parece: tem Cianocobalamina em carnes vermelhas, peixes, frango, ovos, leite e queijos, por exemplo. Caso você seja vegana ou vegetariana, sem problemas, dá pra manipular em farmácias (com a receita de um profissional, claro).

cianocobalamina
cianocobalamina

Cianocobalamina – O que é?

A Cianocobalamina ou Cobalamina é uma das vitaminas mais importantes do complexo B, sendo considerada essencial para o bom funcionamento do corpo, independente se há ou não atividades físicas sendo praticas regularmente.

Embora haja essa necessidade fundamental, a Cianocobalamina infelizmente hoje é considerada a que mais está em deficit na população mundial e é motivo de preocupação em diversos país do mundo, especialmente na África e até mesmo em países de primeiro mundo como Estados Unidos.

Essa deficiência geral da vitamina se dá especialmente porque ela é encontrada em alimentos mais específicos – falaremos mais deles abaixo – e também porque o nosso estômago precisa ter um bom nível de um ácido capaz de transformar os nutrientes dessa alimentação na Cianocobalamina.

Idosos e pessoas com anemia podem apresentar baixo índice deste ácido, gerando então a diminuição da vitamina no corpo. A Cianocobalamina é essencial para o funcionamento do nosso sistema nervoso e, sem ela, nossas funções mais básicas e essenciais podem ficar comprometidas.

Por este motivo, quando não há ingestão natural da vitamina, a recomendação médica de suplementação deve ser seguida a risca, sem exceção. Vamos entender mais abaixo para que ela serve especificamente e quais seus benefícios.

Alimentos Ricos em Cianocobalamina:

A Cianocobalamina está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

AlimentoQuantidade de Vitamina B12
Fígado cozido100 gramas - 70 mcg
Atum cozido100 gramas - 10 mcg
Truta cozida100 gramas - 7.49 mcg
Salmão cozido100 gramas - 3.26 mcg
Leiteum copo - 244 g 0.88 mcg
Ovoum - unidade 0.44 mcg

Cianocobalamina Para que Serve:

A Cianocobalamina serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico. Quando o consumo de alimentos ricos em Cianocobalamina é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar de Cianocobalamina, para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas.

Essa prescrição deve ser sempre feita por um médico especialista como o gastroenterologista ou hematologista.

Benefícios da Cianocobalamina:

Ela é essencial para tratar a fadiga adrenal, múltiplas funções metabólicas – incluindo produção de enzimas, síntese de DNA e equilíbrio hormonal. Além de manter o sistema nervoso e cardiovasculares saudáveis. Confira agora quais são os principais benefícios dessa vitamina:

Melhora o Sono:

Um estudo publicado pelo centro de neuropsiquiatria da Akita University School of Medicine sugere que o Cianocobalamina pode auxiliar quem lide com a dificuldade de dormir ou manter o sono. Além de facilitar a indução de sono (ou seja, ajuda você e dormir), a correta taxa de Cianocobalamina melhora a estabilidade dele, assim você acorda menos durante a noite.

Aumenta a Disposição:

Além de estar relacionada à obtenção de energia, a Cianocobalamina é um importante componente para a absorção de outros nutrientes, acarretando na anemia. Para ter mais disposição, é preciso que o corpo tenha acesso a todas as fontes nutricionais e consiga usá-las corretamente. Por isso, suplementar a Cianocobalamina pode dar mais disposição e energia para as atividades cotidianas.

Fortalece os Músculos:

Quem pratica atividades físicas, sejam leves ou intensas, precisa de músculos fortes e condicionados para dar conta do exercício. A Cianocobalamina atua no sistema nervoso fazendo com que a comunicação com os músculos seja mais eficaz. Ou seja, você irá realizar os movimentos físicos com mais precisão, reduzindo riscos de lesão e melhorando os resultados.

Auxilia na Memória e Concentração:

A ingestão adequada de cobalamina favorece os aspectos mentais relacionados ao raciocínio, memória e concentração, além de reduzir os efeitos danosos do estresse ao cérebro e os riscos de depressão.

Melhora a Imunidade:

A alimentação e a ingestão nutricionais têm papel essencial na manutenção da imunidade e a Cianocobalamina participa da sintetização de substâncias importantes para manter a saúde em dia. Aumentando a imunidade, os riscos de doenças é reduzido e, quando ocorrem, a recuperação é mais acelerada.

Fertilidade Masculina:

Para os homens, a Cianocobalamina pode melhorar a quantidade de espermatozoides. Entre os fatores que podem dificultar a fertilização está a baixa quantidade ou qualidade do sêmen.

vitamina b12
vitamina b12

Deficiência ou Falta de Cianocobalamina:

O corpo precisa de Cianocobalamina para produzir glóbulos vermelhos, uma deficiência da vitamina reduz o número de células vermelhas na circulação do sangue, resultando em uma condição chamada anemia. A anemia provoca sintomas que incluem fadiga, desmaios, tonturas, dores de cabeça, pele pálida e falta de ar.

Excesso de Cianocobalamina:

O excesso dessa vitamina é raro, pois ela é facilmente eliminada do corpo através da urina. No entanto, deve-se evitar o uso de suplementos de Cianocobalamina nos casos de policitemia, Amaurose Congênita de Leber, alergia a cobalto ou a cobalamina ou após cirurgia de colocação de stent em algum vaso sanguíneo do corpo.

0/5 (0 Reviews)
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Leandro Almeida

Olá, meu nome é Leandro Cardoso de Almeida sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil e atuo como editor no site Dicas de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Ácido Caprílico: O que é, Benefícios, Fontes e Efeitos Colaterais

acido fulvico

Ácido Fúlvico: O que é, Fontes, Benefícios, Dosagem e Contraindicações!