Vitamina C: O que é, Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dicas de Saúde

Vitamina C: O que é, Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais você vai aprender aqui. Além disso, os benefícios da Vitamina C são muitos, pois é um nutriente vital para a saúde. Ajuda a formar e manter os ossos, a pele e os vasos sanguíneos. Ocorre naturalmente em alguns alimentos, especialmente frutas e legumes. Suplementos também estão disponíveis.

O corpo humano não pode produzir ou armazenar Vitamina C. Portanto, é essencial consumi-lo regularmente em quantidades suficientes. O valor diário atual (DV) para Vitamina C é de 90 mg. Os sintomas de deficiência incluem sangramento nas gengivas, contusões frequentes e infecções, má cicatrização de feridas, anemia e escorbuto.

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O que é Vitamina C?

A Vitamina C é uma vitamina essencial, o que significa que não pode ser produzida pelo organismo. No entanto, tem muitos papéis em seu corpo e tem sido associado a benefícios de saúde impressionantes.

É solúvel em água e encontrado em muitas frutas e legumes, incluindo laranja, morango, kiwi, pimentões, brócolis, couve e espinafre. Portanto, a ingestão diária recomendada dessa vitamina é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.

Embora seja comum recomendar a ingestão dos benefícios da Vitamina C dos alimentos, muitas pessoas recorrem a suplementos para atender às suas necessidades. Portanto, deves conhecer os benefícios cientificamente comprovados de tomar um suplemento dessa vitamina.

vitamina c para que serve

Para que Serve a Vitamina C?

Historicamente, a Vitamina C foi usada para prevenir e tratar o escorbuto. Atualmente, essa vitamina é usada com mais frequência para prevenir e tratar o resfriado comum. Algumas pessoas o utilizam para outras infecções. Incluindo doença gengival, acne e outras condições de pele, bronquite, doença pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Úlceras estomacais causadas por bactérias chamadas Helicobacter pylori, tuberculose, disenteria (uma infecção do intestino delgado) e pele infecções que produzem furúnculos (furunculose). Também é usado para infecções ou inflamação da bexiga e próstata, dor nos nervos e complicações durante a gravidez.

Algumas pessoas usam a Vitamina C para depressão, problemas de pensamento, demência, doença de Alzheimer, estresse físico e mental, fadiga, incluindo síndrome da fadiga crônica (CFS), autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), esquizofrenia, doença de Lou Gehrig e doença de Parkinson. Portanto, também é usado para tratar ou prevenir toxicidade causada por certos medicamentos ou metais e para tratar úlceras pépticas, gripe suína, perda auditiva súbita, gota e tétano.

Outros usos incluem o aumento da absorção de ferro dos alimentos. A vitamina também é usada em combinação com uma droga chamada deferoxamina para aumentar a remoção de ferro do sangue.

Algumas pessoas usam essa vitamina para corrigir um desequilíbrio de proteínas em certos recém-nascidos (tirosinemia). Também é usado para prevenir a transferência do HIV de mães para bebês durante a amamentação. Essa vitamina também é usada para ajudar a reduzir os efeitos colaterais da preparação intestinal.

beneficios da vitamina c

Benefícios da Vitamina C:

O corpo usa Vitamina C de muitas maneiras diferentes. A Vitamina C é necessária pelo organismo para formar colágeno. O corpo também usa a vitamina para fazer pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. Ele também usa essa vitamina para reparar e manter cartilagem, ossos e dentes, para curar feridas e formar tecido cicatricial.

Essa vitamina também pode prevenir o câncer, bloqueando os danos causados ​​pelos radicais livres. Essa vitamina é um antioxidante vital que ajuda a proteger as células dos danos causados ​​pelos radicais livres aos quais estamos expostos no ambiente, como poluição do ar, fumaça de cigarro e luz ultravioleta do sol.

Muitas pessoas recomendam a vitamina, como uma cura para todas as doenças. Muitos destes não foram comprovados. Benefícios para a saúde da Vitamina C que foram propostos, mas não comprovados cientificamente incluem um menor risco de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, degeneração macular relacionada à idade e catarata.

A comunidade médica está dividida sobre os benefícios da Vitamina C no coração. Alguns estudos sugerem que a vitamina pode prevenir ataques cardíacos, retardando o endurecimento das artérias, prevenindo o colesterol LDL (“ruim”). Outros estudos mostram que a vitamina não previne ataques cardíacos. Um estudo da Johns Hopkins descobriu que a vitamina tem um efeito “modesto” na redução da pressão alta e atualmente não sugere suplementos como uma opção de tratamento.

Boas fontes de Vitamina C:

Alimentos ricos em vitamina CPorçãoQuantidade de vitamina CCalorias
Camu-Camu100 g2.606 mg222 kcal
Mexerica125 g140 mg88 kcal
Goiaba Vermelha130 g104 mg58 kcal
Laranja-Lima100 g43 mg46 kcal
Brócolis Cozidos100 g42 mg25 kcal
Cebolinha Crua100 g31 mg32 kcal
Kiwi40 g28 mg61 kcal
Abacaxi80 g28 mg48 kcal
Seriguela100 g27 mg76 kcal
Manga100 g24 mg73 kcal

Usos da Vitamina C:

Resfriado comum: Há alguma controvérsia sobre a eficácia da Vitamina C no tratamento do resfriado comum. No entanto, a maioria das pesquisas mostra que tomar 1-3 gramas dessa vitamina pode encurtar o curso do frio em 1 a 1,5 dias. Tomar essa vitamina parece prevenir resfriados.

Inflamação do estômago (gastrite): Alguns medicamentos usados ​​para tratar a infecção por H. pylori podem piorar a inflamação do estômago. Tomar essa vitamina juntamente com um destes medicamentos chamados omeprazol pode diminuir este efeito colateral.

Pressão alta: Tomar Vitamina C juntamente com medicamentos para reduzir a pressão arterial ajuda a reduzir a sistólica (o número mais alto na leitura da pressão arterial) em uma pequena quantidade. Mas não parece diminuir a pressão diastólica (o número inferior). Além disso, tomar essa vitamina não parece diminuir a pressão quando tomado sem remédio para baixar a pressão.

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Colesterol alto: Tomar essa vitamina pode reduzir a lipoproteína de baixa densidade (LDL ou “mau”) colesterol em pessoas com colesterol alto.

Osteoartrite: Tomar a vitamina de fontes alimentares ou de suplementos de ascorbato de cálcio parece prevenir a perda de cartilagem e o agravamento dos sintomas em pessoas com osteoartrite.

Queimadura de sol: Tomar Vitamina C por via oral ou aplicá-lo à pele junto com a vitamina E pode prevenir queimaduras solares. Mas tomar apenas essa vitamina não evita queimaduras solares.

Infecções das vias aéreas superiores: O uso da Vitamina C antes de exercícios físicos pesados, como uma maratona, pode prevenir infecções das vias aéreas superiores que podem ocorrer após exercícios pesados.

Deficiência de vitamina C:

Os sintomas de deficiência incluem fadiga, fraqueza muscular, dores articulares e musculares, sangramento nas gengivas e erupções cutâneas nas pernas. A deficiência prolongada pode causar escorbuto, uma doença rara, mas potencialmente grave.

A deficiência aguda de Vitamina C leva ao escorbuto. O cronograma para o desenvolvimento do escorbuto varia, dependendo dos estoques corporais de Vitamina C, mas os sinais podem aparecer dentro de um mês com pouca ou nenhuma ingestão da vitamina (abaixo de 10 mg / dia). Os sintomas iniciais podem incluir fadiga (provavelmente o resultado da biossíntese prejudicada da carnitina), mal-estar e inflamação das gengivas.

À medida que a deficiência de Vitamina C progride, a síntese de colágeno se torna prejudicada e os tecidos conjuntivos enfraquecem, causando petéquias, equimoses, púrpuras, dor nas articulações, cicatrização deficiente, hiperceratose e pelos em saca-rolhas. Sinais adicionais de escorbuto incluem depressão, assim como inchaço, sangramento nas gengivas e perda ou perda dos dentes devido à fragilidade dos tecidos e dos capilares.

A anemia por deficiência de ferro também pode ocorrer devido ao aumento do sangramento e à diminuição da absorção de ferro não-heme secundário à ingestão baixa de Vitamina C. Em crianças, a doença óssea pode estar presente. Deixado sem tratamento, o escorbuto é fatal.

Até o final do 18 º século, muitos marinheiros que se aventuraram em longas viagens oceânicas, com a ingestão de pouca ou nenhuma vitamina, contratados ou morreram de escorbuto. Em meados da década de 1700, Sir James Lind, cirurgião da Marinha Britânica, conduziu experimentos e determinou que a ingestão de frutas cítricas ou sucos poderia curar o escorbuto, embora os cientistas não tenham comprovado que o ácido ascórbico fosse o componente ativo até 1932.

Riscos da Vitamina C em Excesso:

alimentos ricos em vitamina c

A Vitamina C tem baixa toxicidade e não é acreditado para causar efeitos adversos graves em altas ingestões. As queixas mais comuns são diarréia, náusea, cólicas abdominais e outros distúrbios gastrointestinais, devido ao efeito osmótico da Vitamina C não absorvida no trato gastrointestinal.

Em mulheres na pós-menopausa com diabetes, o consumo de Vitamina C suplementar (mas não dietético) (pelo menos 300 mg / dia) foi significativamente associado a um risco aumentado de mortalidade por doença cardiovascular.

O mecanismo para esse efeito, se real, não é claro e esse achado é de um subgrupo de pacientes em um estudo epidemiológico. Nenhuma associação foi observada em qualquer outro estudo epidemiológico, portanto a significância deste achado é incerta. Além disso, o consumo elevado dessa vitamina também tem o potencial de aumentar a excreção urinária de oxalato e ácido úrico. O que poderia contribuir para a formação de cálculos renais, especialmente em indivíduos com distúrbios renais.

No entanto, estudos avaliando os efeitos sobre a excreção de oxalato urinário de ingestões de Vitamina C variando de 30 mg a 10 g / dia tiveram resultados conflitantes, por isso não está claro se a Vitamina C realmente desempenha um papel no desenvolvimento de cálculos renais. A melhor evidência de que essa vitamina, contribui para a formação de cálculos renais é em pacientes com hiperoxalúria pré-existente.

Devido ao aumento da absorção de ferro não-heme pela Vitamina C, uma preocupação teórica é que altas ingestões podem causar absorção excessiva de ferro. Em indivíduos saudáveis, isso não parece ser uma preocupação. No entanto, em indivíduos com hemocromatose hereditária, o consumo crônico de altas doses de Vitamina C pode exacerbar a sobrecarga de ferro e resultar em dano tecidual.

Efeitos colaterais da Vitamina C:

A Vitamina C é PRONTAMENTE SEGURA para a maioria das pessoas quando tomada por via oral em doses recomendadas. Quando aplicada na pele, quando injetada no músculo. E quando injetada por via intravenosa (por via intravenosa) e de forma adequada. Portanto, em algumas pessoas, essa vitamina pode causar náuseas, vômitos, azia, dores no estômago, dor de cabeça e outros efeitos colaterais.

A chance de obter esses efeitos colaterais aumenta a quantidade dessa vitamina que você ingere. Portanto, quantidades superiores a 2000 mg por dia são POSSIVELMENTE INSEGURAS. Além disso, podem causar muitos efeitos colaterais, incluindo pedras nos rins e diarréia grave. Portanto, em pessoas que tiveram uma pedra nos rins, quantidades superiores a 1000 mg por dia aumentam muito o risco de recorrência da pedra nos rins.

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Smoothie de Frutas Vermelhas:

Ingredientes:

  • 1 e ½ xícara (chá) de blueberries lavadas;
  • ½ xícara (chá) de morango picado e lavado;
  • 2 colheres (sopa) de Sustagen Kids sabor morango;
  • 1 forminha inteira ou 10 a 15 cubinhos de gelo.

Modo de preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 5 minutos;
  • Você pode substituir as blueberries por uvas roxas;
  • Distribua nos copos e sirva gelado.
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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Sttefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clínicas, e também atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

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