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Alimentos Ricos em Vitamina C: Lista completa, benefícios e valor nutricional

alimentos ricos em vitamina c

Os alimentos ricos em vitamina C são em sua maioria as frutas cítricas, elas ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo.

A Vitamina C (ácido ascórbico) é um nutriente também classificada como um antioxidante.

Os Antioxidantes são substâncias que protegem e combatem os radicais livres que são produzidos durante a decomposição de alimentos ou pela exposição à fumaça do tabaco e radiação, que, por sua vez são os principais responsável por diversas doenças, desde de uma gripe a até um câncer.

O corpo humano é incapaz de produzir ou armazenar Vitamina C, portanto, o consumo diário de Alimentos Ricos em Vitamina C são fundamentais para se manter saudável.

Além disso, a Vitamina C é fundamental para a cicatrização da pele, para a manutenção dos vasos sanguíneos, ajuda a cuidar do coração, a proteger de certas doenças degenerativas;

Alimentos Ricos em Vitamina C
alimentos ricos em vitamina c

É além de participa na metabolização de outros nutrientes e vitaminas, por isso é importantes incorporá-la na nossa dieta de forma adequada.

Lembrando, que as crianças menores de 13 anos devem consumir entre 15 e 45 mg de Vitamina C diariamente, enquanto adolescentes e adultos necessitam de 65 a 90 mg por dia.

No entanto, todos os fumantes e mulheres que estejam grávidas ou amamentando precisam mais de Vitamina C, e deve aumentar sua ingestão para entre 80 e 120 mg por dia.

Então, Confira os 12 Alimentos Ricos em Vitamina C.

Porque adicionar vitamina C através da dieta?

Alimentos Ricos em Vitamina C
principais alimentos ricos em vitamina C

Como é uma vitamina solúvel em água, seu corpo não armazena vitamina C, então você precisa substituir diariamente as lojas de vitamina C.

O Instituto de Medicina recomenda que as mulheres consigam 75 miligramas de vitamina C por dia e os homens consigam 90 miligramas por dia. 2

Se você faz uma dieta rica em frutas e legumes, provavelmente está recebendo o suficiente.

Mas se você não tiver certeza, pode ajudar a adicionar qualquer um desses alimentos mais ricos em vitamina C ao seu cardápio diário.

Alimentos ricos em vitamina C

1. Laranja 

Alimentos Ricos em Vitamina C
laranja

Talvez ela seja a mais lembrada quando o quesito é Vitamina C, portanto ela é um dos principais Alimentos Ricos em Vitamina C.

E com razão, pois, uma unidade de Laranja tem 90mg do nutriente, a quantidade diária mínima que nosso organismo pede.

além disso, não se dever guardar a fruta por muito tempo antes do consumo, já que ela perde Vitamina C desde que é colhida, devido à sensibilidade ao calor e oxidação da vitamina C.

2. Limão 

Alimentos Ricos em Vitamina C

O Limão é rico em Vitamina C além disso, é mais concentrada na casca de limão, sendo recomendado o consumo do suco de limão batido com a casca (também conhecido como limonada-suíça), que chega ter até 129mg de Vitamina C a cada 100 gramas, além de boas quantidades de cálcio e potássio.

3. Morango 

Alimentos Ricos em Vitamina C
Morango

O Morango é uma das frutas mais saudáveis ​​do planeta, eles são extremamente ricos em Vitamina C.

Os Morangos não são apenas um Alimentos Ricos em Vitamina C, no entanto, eles também são boa fonte de fibras e de antioxidantes, que são responsáveis ​​pela redução do estresse oxidativo que por sua vez ajuda na proteção do coração e diminuição do excesso do mal colesterol (LDL).

lembrando que a cada 100g de morango contém cerca de 64mg de Vitamina C.

4. Kiwi 

Alimentos Ricos em Vitamina C
kiwi fruta

O Kiwi é uma boa opção de Alimentos Ricos em Vitamina C. pois, a cada 100g do seu consumo contém cerca de 112mg de Vitamina C.

5. Acerola  

Alimentos Ricos em Vitamina C
Acerola

A Acerola é uma pequena fruta vermelha que é bastante rica em Vitamina C. Ele contém cerca de 3x a quantidade de Vitamina C do que uma laranja.

além disso, ela também contém vitamina A, folato (uma vitamina hidrossolúvel do complexo B), niacina e outros nutrientes.

6. Abacaxi 

Alimentos Ricos em Vitamina C
Abacaxi

O Abacaxi é um dos principais Alimentos Ricos em Vitamina C. Pois, Uma fatia média dessa fruta contém cerca de 93mg de Vitamina C.

Para uma bebida cheia desse nutriente, fica a dica: misture o abacaxi à couve, que também é fonte da vitamina.

7. Goiaba 

Alimentos Ricos em Vitamina C
Goiaba

A Goiaba é outra ótima alternativa de Alimentos Ricos em Vitamina C. Pois, a cada 100g de seu consumo contém cerca de 74mg de Vitamina C.

Ela também é uma excelente fonte em fibras, ácido fólico, Potássio e Manganês, tornando-a a Goiaba um dos melhores alimentos para adicionar à sua dieta.

8. Brócolis 

Alimentos Ricos em Vitamina C
Brócolis

O Brócolis fornece cerca de 132 mg de vitamina C, além de ser uma excelente fonte de fibra e apenas 30 calorias por porção.

Estudos realizados mostraram que brócolis possui propriedades preventivas do câncer.

9. Pimentão amarelo 

Alimentos Ricos em Vitamina C
Pimentão amarelo

O Pimentão amarelo é um dos principais temperos que são Alimentos Ricos em Vitamina C. Pois, a cada 100g do seu consumo contém cerca de 202mg de vitamina C.

10. Pimentão verde 

Alimentos Ricos em Vitamina C
Pimentão verde

Um pimentão verde de tamanho médio tem 95 miligramas de vitamina C, o que é suficiente para um dia inteiro.

Além disso, é um dos alimentos mais ricos em vitamina C

O pimentão verde também fornece oito por cento do valor diário das vitaminas A e K e 15 por cento da vitamina B6.

Um pimentão verde inteiro contém apenas 24 calorias.

O pimentão verde pode ser fatiado ou picado e adicionado a uma salada ou usado como ingrediente em uma variedade de pratos.

Escolha pimentas que são verdes brilhantes com a pele sem manchas.

11. Couve de bruxelas

Alimentos Ricos em Vitamina C
Couve de Bruxelas

A couve de Bruxelas é rica em vitamina C. Mesmo depois de cozida, uma xícara produz mais do que sua necessidade diária de C.

Além disso, eles também são ricos na maioria das vitaminas e minerais, fibras e antioxidantes.

As couves de Bruxelas são geralmente cozidas e servidas como acompanhamento, mas você também pode cortar ou desfiar as couves de Bruxelas cruas e usá-las nas receitas de salada e salada de repolho.

12. Repolho cozido

Alimentos Ricos em Vitamina C
Repolho

O repolho cru pode adicionar um pouco de vitamina C à sua ingestão diária, mas o repolho cozido tem ainda mais.

Embora o cozimento reduza a quantidade de vitamina C em qualquer Alimentos Ricos em Vitamina C, ele também reduz o volume, para que você obtenha mais vitamina C por xícara de repolho cozido.

Uma xícara de repolho cru tem cerca de 30 miligramas de vitamina C, enquanto uma xícara de repolho cozido tem mais de 60 miligramas.

O repolho também contém antioxidantes, minerais, vitamina K e fibras.

13. Suco de tomate

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Suco de tomate

Um tomate cru não é uma má fonte de vitamina C na verdade, possui cerca de 20 miligramas é um dos alimentos mais ricos em vitamina C.

Além disso, mas você obterá muito mais vitamina C quando o tomate estiver concentrado no suco. Um copo de 30 ml de suco de tomate tem mais de 120 miligramas de vitamina C.

Também é rico em vitamina A e licopeno, um antioxidante que é bom para o coração.

Você também terá muita vitamina C ao usar suco de tomate e outros produtos concentrados de tomate em suas receitas.

14. Couve flor

Alimentos Ricos em Vitamina C
Couve-flor

A couve-flor é crocante, deliciosa e uma excelente fonte de vitamina C.

Uma xícara de couve-flor picada crua tem 50 miligramas de vitamina C. Além disso, a couve-flor também é rica em fibras, cálcio, potássio, folato e vitamina K, mais uma ótima fonte de antioxidantes.

Sirva a couve-flor crua com uma salada ou um leve molho vegetariano. É um dos alimentos mais ricos em vitamina C.

Outros Alimentos Ricos em Vitamina C

  • A cada 100g de Manga contém cerca de 35mg de vitamina C.
  • A cada 100g de Melão contém cerca de 33mg de Vitamina C.
  • A cada 100g de Mamão contém cerca de 54mg de Vitamina C.

Por que você precisa de vitamina C?

A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege as células de serem danificadas pelos radicais livres produzidos pela fumaça do cigarro, poluição do ar, luz solar excessiva e metabolismo normal.

Pensa-se que os radicais livres desempenhem um papel no envelhecimento rápido e em doenças como câncer e doenças cardíacas.

A vitamina C aumenta a absorção de ferro não-heme encontrado em vegetais, frutas e nozes.

A vitamina C é essencial para a síntese de colágeno, necessária para apoiar o crescimento de novos tecidos.

Promove uma pele saudável, bem como a cicatrização de cortes e feridas.

O colágeno também é encontrado nos tecidos conjuntivos de gengivas, ossos, músculos, cartilagens e vasos sanguíneos saudáveis.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.