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Probióticos – o que é, para que serve, alimentos e deficiências!

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Os probióticos e prebióticos são elementos essenciais para a manutenção da flora bacteriana intestinal que são, portanto, significativamente diferentes uma da outra. Os probióticos, na verdade, são bactérias reais. Os prebióticos, por outro lado, são fibras alimentares solúveis.

Ademais, há cada vez mais benefícios atribuíveis a bactérias “boas” específicas que conseguem viver no intestino, melhorando consideravelmente a saúde e o bem-estar de todo o organismo. E diminuindo significativamente as possíveis alterações da flora intestinal.

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Contudo, os probióticos são bactérias capazes de viver até o intestino e exercitar e restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal. Este último faz parte (localizado no intestino) da microbiota humana, ou aquele conjunto de bactérias vivas que ajudam o corpo a permanecer saudável.

A microbiota intestinal, de maneira específica, representa a colônia de bactérias mais numerosas do nosso organismo. O que é comumente chamado de flora intestinal. Entre os prebióticos, os lactobacilos e as bifidobactérias são muito bem conhecidos, presentes em alguns iogurtes, tipos de leite fermentado e queijos.

O que são probióticos?

Probióticos são produtos alimentares que contêm micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde pois eles são bactérias vivas e leveduras que são boas para você, especialmente seu sistema digestivo.

Para que serve probióticos?

Os probióticos promovem a boa saúde intestinal, aumentando boas concentrações das bactérias. São bactérias que compõem a flora intestinal e nos protegem contra infecções, além de nos ajudar na digestão. Eles são ideais para aqueles que procuram melhorar a digestão e proporcionar alívio para os sintomas de distúrbios intestinais ou desconfortos que podem ser um problema para muitos.

Atualmente, os probióticos e prebióticos são tópicos muito importantes no campo da nutrição, cujos benefícios foram estudados em profundidade. No entanto, mesmo que pareçam semelhantes, desempenham papéis diferentes na sua saúde. Os probióticos são bactérias benéficas, enquanto os prebióticos são alimentos para essas bactérias.

Eles podem ser encontrados naturalmente em alguns produtos lácteos fermentados, no entanto, a quantidade de bactérias benéficas nesses alimentos é muitas vezes questionada e, por esse motivo, as pessoas podem decidir complementar com probióticos específicos.

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Fontes de probióticos:

Entre os probióticos mais conhecidos, encontramos lactobacilos e bifido-bactérias. Eles podem ser tomados por via oral, sob a forma de alimentos facilmente digeríveis, tais como iogurte, leite, kefir, sumos de fruta fortificadas (muitas vezes adicionados outros elementos úteis, tais como cálciovitamina D, vitaminas do complexo B, minerais, proteínas específicas ou compostos, antioxidantes, em relação aos esforços globais para ser jogado), ou como reais suplementos alimentares (cápsulas, soluções, prontas para beber ou para ser diluído, etc.).

Mais recentemente, as preparações probióticas e prebióticos podem ser utilizados para via “tópica”, isto é, foram desenvolvidos geles, cremes ou outras para ser aplicada diretamente no ponto onde eles têm que realizar seu reequilíbrio e ação protetora, que frequentemente permitem obter melhores resultados do que quando são tomados com a dieta.

Benefícios dos probióticos para saúde:

Os probióticos desempenham funções importantes para o corpo humano:

  • Fortalecem as defesas imunológicas, restaurando e contribuindo para o equilíbrio da flora intestinal e impedindo a proliferação de bactérias.
  • Melhora a digestão, provando ser de grande ajuda para a intolerância à lactose.
  • Facilita o trânsito intestinal.
  • Previnem e tratam alergias e doenças inflamatórias do intestino.
  • Apoiam as crianças na fase de crescimento.
  • Ajudam contra a síndrome do intestino irritável, linfomas intestinais e obesidade, muitas vezes causada por uma alteração da flora bacteriana.
  • Eles reduzem os níveis de colesterol no sangue, impedindo a reabsorção da bile e a consequente passagem do colesterol do intestino para o sangue na corrente sanguínea.
  • Reduz a pressão arterial graças aos inibidores enzimáticos presentes nos alimentos fermentados.
  • Infecções da pele e do trato urinário.
  • Eles ajudam contra a constipaçãodiarreias relacionada a antibióticos.

Outros Benefícios dos Probióticos:

Os Probióticos contribuem para o bem-estar intestinal e também:

  • Estimulam a digestão;
  • São úteis em caso de inflamação do intestino;
  • Melhora a saúde da cavidade oral e do trato digestivo superior;
  • Equilibra o intestino, especialmente após tratamento com antibiótico;
  • Reduz o tempo de trânsito intestinal;
  • Garante maior regularidade.

Doses Recomendadas:

Para garantir a efetividade da integração com os probióticos, é necessário, antes de mais nada, escolher corretamente a dosagem, que prevê um consumo diário de aproximadamente um bilhão de unidades.

Outro fator determinante é o período de tratamento. Aliás, não faz sentido seguir uma terapia probiótica por um período de tempo inferior a 20 a 30 dias. Também é necessário assegurar que a barreira ácida do estômago (defesa natural do organismo contra patógenos) não mate microrganismos.

Como o estômago segrega a maior parte dos sucos gástricos nas refeições, é necessário tomar probióticos com o estômago vazio. Evitar este inconveniente aumenta as chances de que as bactérias atinjam o intestino grosso, reforçando a flora bacteriana fisiológica.

Deficiência de probióticos:

Na ausência de probióticos, a mucosa gastrointestinal pode se tornar anormalmente permeável, permitindo a passagem de substâncias não digeridas e alimentos com o aparecimento de “dysbiosis” (alteração da flora bacteriana intestinal) que, a longo prazo conduz a sintomas e perturbações, tanto a nível intestinal que extraintestinal, incluindo a alteração da resposta imune e migração de bactérias patogênicas em outros distritos (por exemplo, infecções urinárias e/ou vaginais).

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Os distúrbios mais comumente relacionados à disbiose intestinal são: infecções recorrentes, enxaquecas, neuralgia, dermatite, dermatose, cistite, constipação, nervosismo e irritabilidade, doenças autoimunes e alergias.

Contraindicações:

Não há contraindicações. Aliás, os probióticos também podem ser tomados durante a gravidez e lactação.

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Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

2 comentários

  • […] fonte de várias vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos. “Ele também contém probióticos […]

  • […] podem ser úteis. Existem muitos suplementos para aumentar o sistema imunológico, desde probióticos para o microbioma intestinal até zinco para replicação adequada do […]

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