Probióticos: O que é, Para que Serve, Alimentos e Deficiências!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Probióticos: O que é, Para que Serve, Alimentos e Deficiências! são informações de suma importância a todos. Ademais, há cada vez mais benefícios atribuíveis a bactérias “boas” específicas que conseguem viver no intestino, melhorando consideravelmente a saúde e o bem-estar de todo o organismo. E diminuindo significativamente as possíveis alterações da flora intestinal.

Estamos falando de Probióticos e prebióticos. Elementos essenciais para a manutenção da flora bacteriana intestinal que são, portanto, significativamente diferentes uma da outra. Os Probióticos, na verdade, são bactérias reais. Os prebióticos, por outro lado, são fibras alimentares solúveis.

probioticos beneficios
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Contudo, os Probióticos são bactérias capazes de viver até o intestino e exercitar e restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal. Este último faz parte (localizado no intestino) da microbiota humana, ou aquele conjunto de bactérias vivas que ajudam o corpo a permanecer saudável.

A microbiota intestinal, de maneira específica, representa a colônia de bactérias mais numerosas do nosso organismo. O que é comumente chamado de flora intestinal. Entre os prebióticos, os lactobacilos e as bifidobactérias são muito bem conhecidos, presentes em alguns iogurtes, tipos de leite fermentado e queijos. Portanto, veja a seguir mais sobre os Probióticos: O que é, Para que Serve, Alimentos e Deficiências!

Probióticos e Prebióticos:

O termo probiótico (do grego “em favor da vida”) refere-se àqueles microrganismos vivos e ativos capazes, uma vez ingeridos em quantidades adequadas, de exercer funções benéficas para o organismo.

Quais são as diferenças entre Probióticos e prebióticos? As primeiras observações sobre os efeitos positivos dos Probióticos na data da saúde humana que remonta ao início do século XX, quando o Prêmio Nobel Eli Metchnikoff observou que as bactérias tomadas com alimentos são capazes de alterar a flora intestinal, substituindo microorganismos nocivos ao corpo com outros lucros. Desde então, o conhecimento sobre Probióticos foi enriquecido por estudos científicos e clínicos em grande número e com grande frequência.

Os prebióticos, por outro lado, são fibras alimentares ou “substâncias não digeríveis que trazem benefícios ao organismo hospedeiro e estimulam o crescimento e a atividade de algumas cepas bacterianas da flora intestinal”.

O que são Probióticos?

Embora semelhantes em nome e muitas vezes destinadas a melhorar os aspectos da sobreposição de saúde e bem-estar, Probióticos e prebióticos são, na verdade, produtos extremamente diferentes.

Em particular, de acordo com a definição conjunta oficial da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e da OMS (Organização Mundial da Saúde), um probiótico é uma “preparação contendo microrganismos vivos que, se tomados diariamente em quantidade e por um tempo adequados, são capazes de induzir efeitos benéficos específicos sobre a saúde do hospedeiro “.

Em relação favorável para a ação a ser obtida com a sua ingestão, o produto probiótico é desenvolvido a partir de um grupo muito específico de microrganismos, caracterizado por uma capacidade de melhorar a funcionalidade dos órgãos ou tecidos em que estão localizados ou eles são capazes de agir indiretamente. Por exemplo, quando o objetivo é otimizar a funcionalidade intestinal, o prebiótico é composto quase sempre de lactobacilos (mais conhecido como fermentos lácticos), bifidobactérias e outras bactérias das estirpes selecionadas (por exemplo, Saccharomyces boulardii) e para obter benefícios adequados, deve ser tomado por via oral. Também no caso dos Probióticos destinados a combater as infecções urinárias e a candidíase vaginal, os microrganismos úteis são frequentemente lactobacilos, mas de um tipo diferente, e os produtos que os contêm fornecem principalmente o uso local.

Para que Servem os Probióticos:

Os Probióticos promovem a boa saúde intestinal, aumentando boas concentrações das bactérias. São bactérias que compõem a flora intestinal e nos protegem contra infecções, além de nos ajudar na digestão. Eles são ideais para aqueles que procuram melhorar a digestão e proporcionar alívio para os sintomas de distúrbios intestinais ou desconfortos que podem ser um problema para muitos.

Atualmente, os Probióticos e prebióticos são tópicos muito importantes no campo da nutrição, cujos benefícios foram estudados em profundidade. No entanto, mesmo que pareçam semelhantes, desempenham papéis diferentes na sua saúde. Os Probióticos são bactérias benéficas, enquanto os prebióticos são alimentos para essas bactérias.

Probióticos podem ser encontrados naturalmente em alguns produtos lácteos fermentados, no entanto, a quantidade de bactérias benéficas nesses alimentos é muitas vezes questionada e, por esse motivo, as pessoas podem decidir complementar com Probióticos específicos.

probioticos
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Fontes de Probióticos:

Entre os Probióticos mais conhecidos, encontramos lactobacilos e bifido-bactérias. Eles podem ser tomados por via oral, sob a forma de alimentos facilmente digeríveis, tais como iogurte, leite, kefir, sumos de fruta fortificadas (muitas vezes adicionados outros elementos úteis, tais como cálciovitamina D, vitaminas do complexo B, minerais, proteínas específicas ou compostos, antioxidantes, em relação aos esforços globais para ser jogado), ou como reais suplementos alimentares (cápsulas, soluções, prontas para beber ou para ser diluído, etc.).

Mais recentemente, as preparações probióticas e prebióticos podem ser utilizados para via “tópica”, isto é, foram desenvolvidos geles, cremes ou outras para ser aplicada diretamente no ponto onde eles têm que realizar seu reequilíbrio e ação protetora, que frequentemente permitem obter melhores resultados do que quando são tomados com a dieta.

Benefícios dos Probióticos:

Os Probióticos desempenham funções importantes para o corpo humano:

  • Fortalecem as defesas imunológicas, restaurando e contribuindo para o equilíbrio da flora intestinal e impedindo a proliferação de bactérias.
  • Eles facilitam a digestão, provando ser de grande ajuda para a intolerância à lactose.
  • Eles facilitam o trânsito intestinal.
  • Eles previnem e tratam alergias e doenças inflamatórias do intestino.
  • Eles apoiam as crianças na fase de crescimento.
  • Eles ajudam contra a síndrome do intestino irritável, linfomas intestinais e obesidade, muitas vezes causada por uma alteração da flora bacteriana.
  • Eles reduzem os níveis de colesterol no sangue, impedindo a reabsorção da bile e a consequente passagem do colesterol do intestino para o sangue na corrente sanguínea.
  • Eles reduzem a pressão arterial graças aos inibidores enzimáticos presentes nos alimentos fermentados.
  • Infecções da pele e do trato urinário.
  • Eles ajudam contra a constipaçãodiarreias relacionada a antibióticos.

Outros Benefícios dos Probióticos:

Os Probióticos contribuem para o bem-estar intestinal e também:

  • Estimulam a digestão;
  • São úteis em caso de inflamação do intestino;
  • Melhora a saúde da cavidade oral e do trato digestivo superior;
  • Equilibra o intestino, especialmente após tratamento com antibiótico;
  • Reduz o tempo de trânsito intestinal;
  • Garante maior regularidade.

Doses Recomendadas:

Para garantir a efetividade da integração com os Probióticos, é necessário, antes de mais nada, escolher corretamente a dosagem, que prevê um consumo diário de aproximadamente um bilhão de unidades.

Outro fator determinante é o período de tratamento. Aliás, não faz sentido seguir uma terapia probiótica por um período de tempo inferior a 20 a 30 dias. Também é necessário assegurar que a barreira ácida do estômago (defesa natural do organismo contra patógenos) não mate microrganismos.

Como o estômago segrega a maior parte dos sucos gástricos nas refeições, é necessário tomar Probióticos com o estômago vazio. Evitar este inconveniente aumenta as chances de que as bactérias atinjam o intestino grosso, reforçando a flora bacteriana fisiológica.

Deficiência de Probióticos:

Na ausência de Probióticos, a mucosa gastrointestinal pode se tornar anormalmente permeável, permitindo a passagem de substâncias não digeridas e alimentos com o aparecimento de “dysbiosis” (alteração da flora bacteriana intestinal) que, a longo prazo conduz a sintomas e perturbações, tanto a nível intestinal que extraintestinal, incluindo a alteração da resposta imune e migração de bactérias patogênicas em outros distritos (por exemplo, infecções urinárias e/ou vaginais).

Os distúrbios mais comumente relacionados à disbiose intestinal são: infecções recorrentes, enxaquecas, neuralgia, dermatite, dermatose, cistite, constipação, nervosismo e irritabilidade, doenças autoimunes e alergias.

Contraindicações:

Não há contraindicações. Aliás, os Probióticos também podem ser tomados durante a gravidez e lactação.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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