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Os 5 Benefícios da L-Carnitina Para Saúde!

Os 5 Benefícios da L-Carnitina Para Saúde!

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Graduado em Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

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Os 5 Benefícios da L-Carnitina Para Saúde!
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Os 5 Benefícios da L-Carnitina Para Saúde geral do corpo. Além disso, a L-Carnitina é um derivado de aminoácido que ocorre naturalmente e é frequentemente considerado como um suplemento para perda de peso. Ela desempenha um papel crucial na produção de energia, transportando ácidos graxos para as mitocôndrias das células.

L-Carnitina

As mitocôndrias atuam como motores dentro de suas células, queimando essas gorduras para criar energia utilizável. Seu corpo pode realmente produzir L-Carnitina a partir dos aminoácidos lisina e metionina. Para o seu corpo produzir em quantidade suficiente, você também precisa de muita vitamina C.

Além da L-Carnitina produzida em seu corpo, você também pode obter pequenas quantidades da dieta comendo produtos de origem animal, como carne ou peixe. Veganos ou pessoas com certos problemas genéticos podem ser incapazes de produzir ou obter o suficiente.

Isto significa que é um nutriente “condicionalmente essencial”. Então, confira agora Os 5 Benefícios da L-Carnitina Para Saúde:

Benefícios da L-Carnitina Para Saúde:

O papel principal da L-Carnitina no corpo tem a ver com a função mitocondrial e a produção de energia. Nas células, ajuda a transportar os ácidos graxos para as mitocôndrias, onde eles podem ser queimados como energia. Cerca de 98% dos estoques de L-Carnitina do corpo são encontrados em seus músculos, juntamente com vestígios no fígado e no sangue.

Para a saúde geral, beneficia a sua função mitocondrial e pode ajudar a aumentar o crescimento mitocondrial e a saúde, que desempenha um papel fundamental na doença e no envelhecimento saudável. Pesquisas mais recentes mostraram os benefícios potenciais de diferentes formas de carnitina, que podem ser usadas para condições que incluem doenças cardíacas e cerebrais.

L-Carnitina e Perda de Peso:

Em teoria, o uso de L-Carnitina como suplemento para perda de peso faz sentido. Como a L-Carnitina ajuda a movimentar mais ácidos graxos em suas células para serem queimadas como energia, você pode pensar que isso aumentaria sua capacidade de queimar gordura e perder peso.

No entanto, o corpo humano é extremamente complexo e os resultados dos estudos em humanos e animais são mistos. Em um estudo, 38 mulheres foram divididas em dois grupos. Um grupo tomou um suplemento de L-Carnitina, enquanto o outro não. Ambos realizaram quatro sessões de exercícios por semana durante oito semanas.

Os pesquisadores não encontraram diferença na perda de peso entre os dois grupos, embora cinco participantes que tomaram L-Carnitina tenham tido náusea ou diarreia. Outro estudo em humanos monitorou o efeito da L-Carnitina sobre a quantidade de gordura que os participantes queimaram durante um exercício de bicicleta estacionária de 90 minutos.

Os pesquisadores descobriram que quatro semanas de uso de suplementos não aumentaram a quantidade de gordura queimada pelos participantes. No entanto, uma análise de nove estudos descobriu que os participantes perderam uma média de 1,3 kg mais peso quando estavam tomando L-Carnitina.

A maioria desses estudos foi em indivíduos obesos ou idosos. Mais pesquisas são necessárias para confirmar os benefícios da L-Carnitina em uma população mais jovem e mais ativa. Pode ajudar na perda de peso para indivíduos obesos ou idosos, embora uma dieta sólida e um regime de exercícios devam ser colocados primeiro.

Efeitos na Função Cerebral:

A L-Carnitina pode ter benefícios para a função cerebral. Alguns estudos em animais sugerem que a forma acetilada, acetil-L-carnitina (ALCAR), pode ajudar a prevenir o declínio mental relacionado à idade e melhorar os marcadores de aprendizagem.

Em estudos em humanos, o uso diário de acetil-L-carnitina ajudou a reverter o declínio da função cerebral associada à doença de Alzheimer e outras doenças cerebrais. Também foi encontrado para ter benefícios semelhantes para a função cerebral geral em indivíduos idosos que não têm a doença de Alzheimer ou outras condições cerebrais.

Em casos específicos, pode até ajudar a proteger seu cérebro de danos celulares. Em um estudo, os alcoólatras levaram 2 gramas de acetil-L-carnitina por dia durante 90 dias. Depois, eles mostraram melhorias significativas em todas as medidas da função cerebral.

Mais pesquisas ainda são necessárias para investigar os benefícios a longo prazo em indivíduos saudáveis, livres de doenças ou problemas de função cerebral.

Saúde do Coração:

Alguns estudos demonstraram um potencial benefício na redução da pressão arterial e do processo inflamatório associado à cardiopatia. Em um estudo, os participantes tomaram 2 gramas de acetil-L carnitina por dia. Reduziu em quase 10 pontos sua pressão arterial sistólica, um importante indicador de risco para saúde e doença do coração.

A L-Carnitina também demonstrou causar melhorias em pacientes com problemas cardíacos graves, como doença coronariana e insuficiência cardíaca crônica. Um estudo de 12 meses encontrou uma redução na insuficiência cardíaca e mortes entre os participantes que tomaram suplementos de L carnitina.

Desempenho do Exercício:

A evidência é mista quando se trata de efeitos da L-Carnitina sobre o desempenho esportivo. No entanto, vários estudos mostraram alguns benefícios leves quando os participantes tomaram suplementos de L carnitina em doses maiores, ou por períodos mais longos.

Os benefícios da L carnitina podem ser indiretos e levar semanas ou meses para aparecer. Isso difere de suplementos como cafeína ou creatina , que podem melhorar diretamente o desempenho esportivo.

A L-Carnitina pode beneficiar:

  • Recuperação: Pode melhorar a recuperação do exercício.
  • Suprimento de oxigênio muscular: pode aumentar o suprimento de oxigênio para os músculos.
  • Vigor: Pode aumentar o fluxo sanguíneo e a produção de óxido nítrico, ajudando a retardar a “queimadura” e reduzir a fadiga.
  • Dor muscular: pode reduzir a dor muscular após o exercício.
  • Produção de glóbulos vermelhos: Pode aumentar a produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio por todo o corpo e músculos.

Diabetes Tipo 2 e Sensibilidade à Insulina:

A L-Carnitina também demonstrou reduzir os sintomas do diabetes tipo 2 e seus fatores de risco associados. Em um estudo em humanos de pacientes com diabetes tipo 2, a L carnitina melhorou a resposta de açúcar no sangue a uma refeição rica em carboidratos.

Esta resposta de açúcar no sangue é um indicador importante do risco de diabetes e saúde em geral. Também pode combater o diabetes, aumentando uma enzima chave chamada AMPK, que melhora a capacidade do corpo de usar carboidratos.

Quando Devo Tomar L-Carnitina:

Um dos melhores momentos para tomar L carnitina é pós-treino, mas você pode tomá-lo com qualquer outra refeição rica em proteínas e carboidratos durante todo o dia. Se você quiser empilhar L-Carnitina com outros ingredientes que queimam gordura entre as refeições, considere usar a forma acetil-L carnitina.

Uma estratégia que achei funcionar bem tanto para a perda de gordura como para o desempenho é tomar 2-3 doses de acetil-L-Carnitina com outros ingredientes que queimam gordura sem comida entre as refeições, e tomar 1 dose de L-Carnitina ou L-Carnitina. L-tartarato com uma refeição pós-treino.

Devo Ciclar L-Carnitina:

Neste momento, parece que não há necessidade de ciclo L carnitina. Tomado regularmente, deve continuar a ser eficaz a longo prazo.

Benefícios da L-Carnitina

Efeitos Colaterais da L-Carnitina:

Existem poucos efeitos colaterais negativos da suplementação de L carnitina em doses razoáveis. Pode causar náuseas, cólicas abdominais, vômitos e diarreia quando tomado em altas doses. Efeitos colaterais raros podem incluir fraqueza muscular em pacientes com uremia e convulsões em pessoas com distúrbios convulsivos.

Saúde do coração:

Um estudo com apenas 10 indivíduos postulou que a suplementação de L carnitina pode aumentar o risco de aterosclerose. No entanto, o desenho do estudo foi recebido com muitas críticas da comunidade científica – inclusive eu.

Especialistas médicos também apontaram para os numerosos estudos, de muito mais do que apenas 10 indivíduos, que realmente mostram uma redução no risco de doença cardiovascular com suplementação de L-Carnitina.

Saúde sexual:

Há um efeito colateral positivo inesperado que você pode experimentar com a suplementação de L carnitina, mas não é um que você notaria na academia. Um estudo de pesquisadores italianos relatou que a L-Carnitina era realmente mais eficaz do que a terapia com testosterona para o tratamento da disfunção erétil masculina.

Isso pode ser porque ele aumenta os níveis de NO, ajudando você a obter mais fluxo de sangue lá embaixo. Há também pesquisas sugerindo que a suplementação com L carnitina aumenta a fertilidade masculina, aumentando a mobilidade dos espermatozoides.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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