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Vitamina A – o que é e suas funções!

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Vitamina A – o que é e suas funções:

A vitamina A, uma vitamina lipossolúvel, desempenha um papel importante no crescimento ósseo, reprodução, função imune, síntese de hormônios e regulação, e visão. Seus olhos precisam desta vitamina para ajudá-los a converter a luz em sinais cerebrais que permitem perceber as imagens.

Ela atua na proteção contra a infecção por ajudar a criar glóbulos brancos saudáveis e promovendo uma pele saudável. Ela ajuda as células se dividem e se desenvolvem em células especializadas, como células do sangue, células do pulmão, células do cérebro e outros tecidos distintos.

Melhores fontes:

Pré vitamina A (retinol aka) é encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, ovos, leite, cereais fortificados e peixes. Vegetais de folhas verdes e legumes laranja e frutas fornecem esta vitamina na forma de carotenoides.

alimentos ricos em vitamina A
alimentos ricos em vitamina A

Deficiência:

Um dos primeiros sinais detectáveis de deficiência desta vitamina causa cegueira noturna ou a incapacidade de ver na penumbra. Comum em países em desenvolvimento, a cegueira noturna é uma condição que responde rapidamente reversível ao tratamento.

No entanto, se a deficiência torna-se mais grave, que se desenvolve em um xeroftalmia denominado estado irreversível, o que é uma secagem das partes do olho que vai eventualmente resultar em cegueira. Outros efeitos da deficiência incluem função imunológica diminuída, pele seca e escamosa; problemas com reprodução; ea interrupção do crescimento ósseo.

Desde que a vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura, pode ser armazenada no corpo. Assim, um adulto saudável, que parou de comer bons alimentos fontes de vitamina não pode ver sintomas de deficiência até que estas lojas foram depredadas, possivelmente por vários meses.

deficiência de vitamina a
deficiência de vitamina a

Excessos:

Altas ingestões de beta-caroteno a partir de alimentos não demonstraram ser tóxicas em humanos, mas pode causar um efeito colateral indesejado: amarela (ou laranja) de pele. Felizmente, o tom beta-caroteno é inofensivo e apenas temporária.

Altas doses pré-formada a partir de alimentos de origem animal ou suplementos pode causar tanto aguda (curto prazo) ou toxicidade crônica. Sinais de vitamina toxicidade a curto prazo incluem náusea, vômito, dor de cabeça, tonturas e visão turva.

A toxicidade crônica (devido à ingestão de grandes doses durante meses ou anos) é frequentemente caracterizada por pele seca prurido, perda de apetite, dor de cabeça, defeitos congênitos, anormalidades hepáticas, distúrbios do sistema nervoso central, e dores ósseas e articulares. Primeiros demasiado pré vitamina A pode também resultar na densidade mineral óssea reduzida, o que pode levar à osteoporose.

Quanto você precisa?

Primeiro, você precisa entender que você pode obter esta vitamina a partir de fontes animais ou vegetais e que estas fontes são tratados de forma diferente pelo organismo. A partir de alimentos de origem animal, suplementos e alimentos fortificados é chamado de “pré vitamina A“, ou retinol.

Pré vitamina A está em uma forma que é altamente disponível para o seu corpo. A partir de fontes vegetais vem sob a forma de carotenoides, principalmente beta-caroteno. Para levar em conta a absorção de diferentes formas desta vitamina, os cientistas criada uma unidade de chamada de atividade equivalentes de retinol (RAE).

Por exemplo, 12 microgramas (mcg) de beta-caroteno é igual a 1 mcg de retinol. Para complicar, os rótulos nutricionais e suplementos não use Raes, em vez disso eles usam Unidades Internacionais (UI).

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.