Vitamina E: O que é, Para que Serve, Alimentos, Benefícios e Deficiência

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

Acho que você provavelmente já viu ferrugem em sua moto ou carro. Um desses processos semelhantes de oxidação e envelhecimento acelerado ocorre em seu corpo quando as células são expostas a moléculas chamadas de radicais livres. Os radicais livres enfraquecem e quebram as células saudáveis. Essas moléculas também podem contribuir para doenças cardíacas e câncer.

Os radicais livres se formam como resultado de processos corporais normais. Eles causam danos que encurtam a vida das suas células. A vitamina E é um poderoso antioxidante que pode ajudar a reduzir os danos dos radicais livres e retardar o processo de envelhecimento de suas células.

vitamina E

O Que é Vitamina E ?

A vitamina E é uma vitamina que se dissolve na gordura. É encontrado em muitos alimentos, incluindo óleos vegetais, cereais, carnes, aves, ovos, frutas, legumes e óleo de gérmen de trigo. Também está disponível como suplemento.

Para que Serve Vitamina E ?

A vitamina E é usada para tratar a deficiência de vitamina E, que é rara, mas pode ocorrer em pessoas com certos distúrbios genéticos e em prematuros de muito baixo peso.

Algumas pessoas usam vitamina E para tratar e prevenir doenças do coração e vasos sanguíneos, incluindo o endurecimento das artérias, ataque cardíaco , dor no peito , dor nas pernas devido a artérias bloqueadas e pressão alta.

A vitamina E também é usada para tratar diabetes e suas complicações. É usado para prevenir o câncer, particularmente pulmão e câncer bucal em fumantes; câncer colorretal e pólipos; e câncer gástrico, próstata e pancreático.

alimentos vitamina E

Alimentos Ricos em Vitamina E:

Alimentos ricos em vitamina EPorçãoQuantidade de vitamina E
Óleo de gérmen de trigo100 g149 mg
Sementes de girassol100 g35 mg
Amêndoas100 g26 mg
Óleo de Avelã100 g47 mg
Sapote100 g2,1 mg
Óleo de girassol100 g41 mg
Óleo de amêndoa100 g39 mg
Avelãs100 g15 mg
Nozes de Pinho100 g9,3 mg

Benefícios da Vitamina E

Doença de Alzheimer:

A vitamina E pode retardar o agravamento da perda de memória em pessoas com doença de Alzheimer moderadamente grave. A vitamina E também pode atrasar a perda da independência e a necessidade de assistência do cuidador em pessoas com doença de Alzheimer leve a moderada. No entanto, a vitamina E não parece impedir a passagem de problemas leves de memória para a doença de Alzheimer.

Anemia:

Algumas pesquisas mostram que tomar vitamina E melhora a resposta à droga eritropoietina, que afeta a produção de glóbulos vermelhos, em adultos e crianças em hemodiálise.

Doença do sangue (beta-talassemia). Tomar vitamina E por via oral parece beneficiar crianças com a doença do sangue chamada beta-thalessemia e deficiência de vitamina E.

Câncer de Bexiga.

Tomar 200 UI de vitamina E por via oral por mais de 10 anos parece ajudar a prevenir a morte por câncer de bexiga.

Demência:

Pesquisas sugerem que homens que consomem vitamina E e vitamina C têm um risco reduzido de desenvolver várias formas de demência. No entanto, não parece reduzir o risco de demência de Alzheimer.

Falta de Vitamina E

Vale a pena mencionar que a deficiência de vitamina E é bastante rara, e que consumir apenas a quantidade mínima neutraliza muitos sintomas associados. As pessoas com maior risco de deficiência de vitamina E incluem: adultos idosos, prematuros e / ou abaixo do peso, pessoas com absorção anormal de gordura, pessoas com dietas com muito pouca gordura e aquelas com qualquer tipo de desnutrição.

Sistema Imunológico:

Como mencionado acima, a vitamina E desempenha um papel fundamental no funcionamento adequado do sistema imunológico. A deficiência de vitamina E impede a resposta do sistema imunológico a agentes nocivos que provocam doenças e enfermidades.

Como tal, uma pessoa com deficiência de vitamina E pode adoecer com mais frequência e ter uma longa duração da doença. Além disso, sintomas relativos de doenças podem ser exacerbados em pessoas com deficiência de vitamina E.

Problemas de Visão:

Em estudos experimentais, a vitamina E tem demonstrado “prevenir, retardar a progressão ou melhorar a degeneração macular”. Embora a justificativa científica para tais propriedades seja inconclusiva, está claro que a vitamina E possui propriedades inerentes que ajudam a proteger nossa visão.

Pode-se verificar, então, que níveis insuficientes de vitamina E podem inibir a capacidade de visão. Este é o resultado de danos sistêmicos às células oculares causados ​​pelos radicais livres.

Perda de Massa Muscular:

Fisiculturista tem cantado os benefícios de saúde da vitamina E por anos. Acontece que cientistas e pesquisadores estão de acordo com nossas contrapartes mais volumosas.

Especificamente, as células musculares têm uma tendência a rasgar, exigindo uma variedade de vitaminas e nutrientes para ajudar no processo de cicatrização. Fisiologicamente, a vitamina E garante que a membrana plasmática um componente essencial da reparação muscular – permaneça intacta.

Fraqueza Muscular:

Não só os níveis deficientes de vitamina E podem resultar em perda de massa muscular, mas também podem fazer com que os músculos fiquem frágeis. Os mecanismos fisiológicos que promovem a fraqueza muscular são semelhantes à perda muscular: a deficiência de vitaminas E permite que os radicais livres ataquem as vísceras de nossas células musculares. Os cientistas também descobriram as ligações entre a vitamina E e a distrofia muscular e fraqueza muscular relacionada ao diabetes.

Excesso de Vitamina E:

Tomar grandes quantidades de vitamina E juntamente com a ciclosporina (Neoral, Sandimmune) pode aumentar a quantidade de ciclosporina (Neoral, Sandimmune) que o corpo absorve. Ao aumentar a quantidade de ciclosporina que o corpo absorve, a vitamina E pode aumentar os efeitos e efeitos colaterais da ciclosporina (Neoral, Sandimmune).

Alguns medicamentos são alterados e degradados pelo fígado. A vitamina E pode aumentar a rapidez com que o fígado quebra alguns medicamentos. Tomar vitamina E, juntamente com alguns medicamentos que são discriminados pelo fígado, pode diminuir a eficácia de alguns medicamentos.

Antes de tomar vitamina E fale com o seu médico se estiver a tomar algum medicamento que seja alterado pelo fígado. Alguns medicamentos alterados pelo fígado incluem lovastatina (Mevacor), cetoconazol (Nizoral), itraconazol (Sporanox), fexofenadina (Allegra ), triazolam (Halcion) e muitos outros.

A vitamina E pode retardar a coagulação do sangue. Tomar vitamina E junto com medicamentos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina, clopidogrel, diclofenaco (Voltaren, Cataflam, outros), ibuprofeno (Advil, Motrin). , outros), naproxeno (Anaprox, Naprosyn, outros), dalteparina (Fragmin), enoxaparina (Lovenox), heparina, varfarina (Coumadin) e outros.

Efeitos Colaterais da Vitamina E

A vitamina E é possivelmente inseguro se tomada por via oral em doses elevadas. Se você tem uma doença, como doença cardíaca ou diabetes, não tome doses de 400 UI / dia ou mais.

Algumas pesquisas sugerem que altas doses podem aumentar a chance de morte e possivelmente causar outros efeitos colaterais graves. Quanto maior a dose, maior o risco de efeitos colaterais graves.

Há uma certa preocupação de que a vitamina E pode aumentar a chance de ter um grave acidente vascular cerebral chamado derrame hemorrágico, que está sangrando no cérebro.

Algumas pesquisas mostram que tomar vitamina E em doses de 300 a 800 UI por dia pode aumentar em 22% a chance desse tipo de derrame. No entanto, em contraste, a vitamina E pode diminuir a chance de ter um derrame menos grave chamado AVC isquêmico.

Gravidez: Quando usado na quantidade diária recomendada, a vitamina E é possivelmente segura para mulheres grávidas. Tem havido alguma preocupação de que tomar suplementos de vitamina E pode ser prejudicial ao feto quando tomado no início da gravidez.

No entanto, é cedo demais para saber se isso é uma preocupação importante. Até que se saiba mais, não tome suplementos de vitamina E durante o início da gravidez sem falar com seu médico.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

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