Os 6 Motivos Para Comer Ovos Todos os Dias

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Os 6 Motivos Para Comer Ovos Todos os Dias
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Os 6 Motivos Para Comer Ovos Todos os Dias que você precisa conhecer. Além disso, indiscutivelmente os ovos são tão nutritivos que muitas vezes são chamados de “multivitamínicos da natureza”.

Eles também contêm antioxidantes únicos e poderosos nutrientes cerebrais em que muitas pessoas são deficientes. Portanto,  confira a seguir Os 6 Motivos Para Comer Ovos Todos os Dias:

beneficio do ovo
beneficio do ovo

1. Ajuda a Perder Gordura Corporal:

Os ovos contêm apenas vestígios de carboidratos, mas muita proteína e gordura. Eles pontuam muito alto em uma escala chamada índice de saciedade, que é uma medida de quanto os alimentos contribuem para a saciedade.

Um dos Motivos Para Comer Ovos Todos os Dias, não é de hoje que comer ovos no café da manhã pode levar à perda de gordura. Em um estudo, 30 mulheres com sobrepeso ou obesas consumiram um café da manhã com ovos. Ambos os cafés da manhã tinham a mesma quantidade de calorias.

As mulheres do grupo de ovos se sentiram mais cheias e ingeriram menos calorias pelo resto do dia e pelas próximas 36 horas. Em outro estudo que durou oito semanas, comer ovos no café da manhã levou a perda de peso significativa. O grupo dos ovos:

  • Perdeu 65% mais peso corporal.
  • Perdeu 16% a mais de gordura corporal.
  • Houve uma redução de 61% no IMC.
  • Houve uma redução de 34% na circunferência da cintura (um bom marcador para a gordura da barriga perigosa).

É principalmente importante ter em mente que nem todos os ovos são criados iguais. As galinhas são frequentemente criadas em fábricas, enjauladas e alimentadas com ração à base de grãos que altera a composição final dos nutrientes de seus ovos.

É melhor comprar ovos enriquecidos com ômega-3 ou pastosos , que são mais nutritivos e saudáveis. No entanto, ovos de supermercado convencionais ainda são uma boa escolha se você não puder pagar ou acessar os outros.

2. Beneficia a Saúde do Cérebro:

A colina é menos conhecida mas, muitas vezes é agrupada com as vitaminas do complexo B. A colina é um nutriente essencial para a saúde humana e é necessária para vários processos no corpo. É necessário sintetizar o neurotransmissor acetilcolina e também é um componente das membranas celulares. Um baixo consumo de colina tem sido implicado em doenças do fígado, doenças cardíacas e distúrbios neurológicos.

Ademais, este nutriente pode ser especialmente importante para mulheres grávidas. Estudos mostram que uma baixa ingestão de colina pode aumentar o risco de defeitos do tubo neural e levar à diminuição da função cognitiva no bebê.

Muitas pessoas não recebem quantidade suficiente de colina. Por exemplo, um estudo em mulheres grávidas e canadenses descobriu que apenas 23% atingiram a ingestão adequada de colina. As melhores fontes de colina na dieta são as gemas e o fígado bovino por isso, que essa é um dos Motivos Para Comer Ovos Todos os Dias. Um ovo grande contém 113 mg de colina.

3. É o Segundo Alimento mais Nutritivo da Terra:

Um ovo inteiro certamente contém uma incrível variedade de nutrientes. Decerto, os nutrientes de lá são suficientes para transformar uma única célula fertilizada em um filhote de frango inteiro. Portanto, ovos são carregados com vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras boas e vários outros nutrientes menos conhecidos.

Um ovo grande contém:

  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): 7% do RDA;
  • Vitamina B2 (riboflavina): 15% da RDA;
  • Selênio: 22% da RDA;
  • Vitamina B12 (cobalamina): 9% do RDA;
  • Vitamina A: 6% da RDA.

Os ovos também contêm pequenas quantidades de quase todas as vitaminas e minerais exigidos pelo corpo humano, incluindo cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, ácido fólico e muito mais.

Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidratos. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema, o branco contém apenas proteína.

ovo
ovo

4. Reduz o Risco de Doenças Cardíacas:

A principal razão pela qual as pessoas foram avisadas sobre ovos é que elas estão carregadas de colesterol. Um ovo grande contém 212 mg de colesterol, o que é muito comparado com a maioria dos outros alimentos. No entanto, fontes dietéticas de colesterol têm um efeito mínimo sobre os níveis de colesterol no sangue.

Seu fígado realmente produz colesterol, todos os dias. A quantidade produzida depende de quanto você come. Se você recebe muito colesterol da comida, seu fígado produz menos. Se você não consome colesterol, seu fígado produz mais.

Muitos estudos mostram que os ovos realmente melhoram seu perfil de colesterol. Eles elevam o HDL (o colesterol “bom”) e tendem a mudar o colesterol LDL (o “ruim”) para um subtipo grande que não está tão fortemente associado a um risco aumentado de doença cardíaca.

Vários estudos examinaram como comer ovos afeta o risco de doença cardíaca e não encontraram associação entre os dois. Pelo contrário, os ovos têm sido associados a benefícios para a saúde. Um estudo descobriu que comer três ovos inteiros por dia reduziu a resistência à insulina, aumentou o HDL e aumentou o tamanho das partículas de LDL em pessoas com síndrome metabólica.

No entanto, alguns estudos mostram um risco aumentado de doença cardíaca em pessoas com diabetes. Isso ainda precisa de mais pesquisas e provavelmente não se aplica a uma dieta baixa em carboidratos, que pode, em muitos casos, reverter o diabetes tipo 2.

5. Fonte de Luteína e Zeaxantina:

Existem dois antioxidantes nos ovos que podem ter efeitos protetores poderosos nos olhos . Eles são chamados de luteína e zeaxantina, ambos encontrados na gema. A luteína e a zeaxantina tendem a se acumular na retina, a parte sensorial do olho, onde protegem os olhos da luz nociva do sol.

Esses antioxidantes reduzem significativamente o risco de degeneração macular e catarata, que estão entre as principais causas de deficiência visual e cegueira nos idosos. Ademais um estudo, comer 1,3 gemas de ovo por 4,5  semanas aumentou os níveis sanguíneos de zeaxantina em 114-142% e a luteína em 28-50%.

6. Funciona como Fonte de Aminoácido

As proteínas são os principais blocos de construção do corpo e servem para fins estruturais e funcionais. Eles consistem de aminoácidos que são ligados juntos, como pontas em uma corda e, em seguida, dobrados em formas complexas.

Existem cerca de 21 aminoácidos que seu corpo usa para construir suas proteínas. Contudo, nove destes não podem ser produzidos pelo corpo e devem ser obtidos a partir da dieta. Eles são conhecidos como aminoácidos essenciais.

ovos
ovos

Afinal, qualidade de uma fonte de proteína é determinada pelas suas quantidades relativas destes aminoácidos essenciais. Uma fonte de proteína que contém todos eles nas proporções certas é uma fonte de proteína de alta qualidade .

Contudo, vos estão entre as melhores fontes de proteína na dieta. De fato, o valor biológico (uma medida da qualidade da proteína) é frequentemente avaliado pela comparação com os ovos, que recebem a pontuação perfeita de 100.

Mais Informações:

Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos que você pode encontrar, fornecendo praticamente todas as vitaminas e minerais que você precisa. Para terminar, os ovos são baratos, têm um sabor incrível e combinam com quase qualquer alimento. Eles realmente são um superalimento excepcional.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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