Selênio – O que é, Alimentos, Benefícios e Deficiência

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

Então se você quer um sistema imunológico bem mais forte, uma mente bem afiada e uma aparência bem mais jovem, comece a consumir alimentos enriquecidos com selênio. Não há dúvida de que é essencial para o seu bem-estar.

Ele contém antioxidantes que não apenas tratam a inflamação, mas também combatem os radicais livres perigosos. Ajuda o sistema reprodutivo, desintoxica o corpo, ajuda na saúde cardiovascular, contribui para uma boa saúde da tiroide e aumenta a imunidade do corpo.

Selênio

O que é Selênio?

É um mineral que está naturalmente presente em vários itens alimentares. Você pode encontrar suplementos feitos com selênio também. Tem dois tipos; orgânico e inorgânico.

No entanto, ambos são eficazes e necessários para manter um corpo saudável. Uma vez que é principalmente obtido a partir de uma fonte natural, os riscos de reações adversas são menores.

Alimentos Ricos em Selênio:

Alimentos ricos em selênioPorçãoQuantidade de selênio
Camarão100 g40 mg
Atum100 g92 mg
Carne100 g33 mg
Requeijão100 g20 mg
Frango100 g22 mg
Ovo cozido100 g15 mg
Arroz Integral100 g19 mg
Pão de trigo integral100 g13 mg
Iogurte natural100 g8 mg

Benefícios do Selênio:

Sistema Reprodutivo:

Vários estudos concluíram que o consumo regular de selênio pode aumentar a fertilidade em machos e fêmeas. Estes estudos também confirmaram que a ingestão regular promove a locomoção dos espermatozoides.

É considerado como um dos minerais essenciais para o seu bem-estar e sua deficiência pode causar infertilidade masculina. Alguns estudos até sugerem que a falta de selênio afeta negativamente o crescimento fetal e a fertilidade feminina.

Desintoxicante:

Você pode encontrar uma série de maneiras de desintoxicar seu corpo, o que é bom, pois seu corpo acumula toxinas da dieta que as pessoas normalmente consomem, que consiste principalmente de alimentos processados.

É essencial desintoxicar seu corpo para manter o fígado e outros órgãos saudáveis. Você precisa consumir alimentos que combatem poluentes, como metais pesados.

Seu corpo também sofre muitos danos ambientais, e é por isso que é ainda mais importante incorporar suplementos de selênio ou uma dieta rica em minerais para desintoxicar seu fígado.

Saúde Cardiovascular:

Existem inúmeras razões que afetam negativamente a sua saúde cardiovascular e a melhor coisa que você pode além de ser ativo e comer saudável é incluir alimentos que contêm selênio.

Está naturalmente presente no frango, peru e atum, que são todos os alimentos que são bons para o coração também, se consumidos com moderação. Segundo os cardiologistas, as pessoas com deficiência de selênio geralmente são vítimas de doenças cardíacas e hipertensão.

Vários estudos também concluíram que, quando combinado com outros nutrientes, como o beta-caroteno e a vitamina E , o selênio normaliza os níveis mais altos de colesterol, o que é bom para as artérias.

Combate Radicais Livres:

É evidente que as células dos radicais livres são a causa das doenças angustiantes, como o câncer. Você é obrigado a combater esses radicais livres, pois podem causar mais problemas de saúde.

Mais do que isso, essas células cancerosas eliminam as células saudáveis ​​e criam um ambiente ácido dentro de seu corpo, onde as células ruins se desenvolvem e continuam se multiplicando e metastatizando.

Isso leva a inúmeras condições de saúde, como um sistema imunológico fraco e envelhecimento prematuro. Sendo um poderoso antioxidante, o selênio combate eficazmente as células dos radicais livres.

alimentos ricos em Selênio

Saúde da Tireoide:

A saúde da tireoide é um assunto pouco discutido. Um pequeno problema em sua tireoide pode levar você a desenvolver uma enorme quantidade de complicações de saúde, interrompendo totalmente seus hormônios.

Esses hormônios contribuem para processos metabólicos e de crescimento. Sua glândula tireoide precisa de selênio para produzir adequadamente todos os hormônios necessários em seu corpo.

Deficiência de Selênio:

Embora o selênio seja necessário para a saúde, obter muito pode ser perigoso. De fato, consumir altas doses de selênio pode ser tóxico e até fatal.

Embora a toxicidade do selênio seja rara, é importante manter-se próximo à dose recomendada de 55 mcg por dia e nunca exceder o limite superior tolerável de 400 mcg por dia.

Castanha do Brasil contém uma quantidade muito alta de selênio. Consumir muitos pode levar à toxicidade do selênio.

No entanto, a toxicidade é mais provável de tomar suplementos do que de comer alimentos que contêm selênio.

Sinais de Toxicidade Por Selênio Incluem:

  • Perda de Cabelo;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Lavagem Facial;
  • Tremores;
  • Dor Muscular;

Em casos graves, a toxicidade aguda do selênio pode levar a sintomas intestinais e neurológicos graves, ataque cardíaco, insuficiência renal e morte.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

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