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12 benefícios das sementes de girassol para saúde!

benefícios das sementes de girassol

Os benefícios das sementes de girassol que devemos conhecer pois elas podem ser minúsculas, mas são muito nutritivas. Eles são uma grande fonte de muitas vitaminas e nutrientes, incluindo mais de 100% da ingestão diária recomendada de cobre, manganês e selênio.

Além disso, as sementes de girassol são os corpos frutíferos da planta de girassol, que tem o nome científico Helianthus Annuus. Existem três tipos comumente utilizadas, mas, aqui o que interessa são os potenciais benefícios das sementes de girassol para a saúde.

sementes de girassol
sementes de girassol

Além disso, elas são consumidas como lanches em muitas partes do mundo e podem ser consumidas tanto na forma de “semente”, como também descascada, em que apenas o grão é comido.

Tanto a casca quanto a semente interna têm um perfil de nutrientes diferente. Em alguns países, elas também são usadas em preparações culinárias de outras receitas. Pois são bem saborosas e rico em nutrientes, particularmente quando salgado.

Benefícios das sementes de girassol para saúde:

1. Saúde da pele:

Um dos melhores componentes das sementes de girassol é o alto teor de vitamina E. Além disso, um copo possui cerca de 80% dos requisitos diários, portanto seu corpo receberá um grande aumento de antioxidantes. A vitamina E pode atuar como um antioxidante e é conhecido por rejuvenescer a pele, aumentando a circulação sanguínea e reduzindo a aparência das rugas.

2. Auxilia na perda de peso:

Os benefícios das sementes de girassol são conhecidas por conter uma alta quantidade de calorias, mas também possuem uma boa quantidade de fibra dietética. Isso pode acelerar o processo digestivo e reduzir os níveis de colesterol. Além disso, a fibra faz com que corpo se sinta saciado, impedindo a ocorrência de excesso de comida.

3. Saúde do cabelo:

 Caso consuma regularmente as sementes de girassol, pode proporcionar ao seu cabelo uma excelente textura e tom. A vitamina E não é boa apenas para a pele, mas também para o cabelo. Além dos minerais e antioxidantes, contêm ferro, o que pode estimular a circulação e impulsionar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo.

4. Reduz o colesterol: 

Os fitosteróis são encontrados em altas concentrações nas sementes de girassol e pistache. Por isso, elas são um ótimo composto que controlar o colesterol. Além disso, um punhado dessas sementes diariamente pode proteger o coração, reduzindo o colesterol e a deposição de placa nas artérias e vasos sanguíneos.

5. Produção de hormônios: 

Uma pesquisa constatou que os benefícios das sementes de girassol proporcionam um melhor funcionamento da glândula tireóidea. Esta glândula controla muitas das atividades hormonais no corpo.

6. Melhora a digestão: 

A fibra dietética presente nas sementes podem otimizar a digestão ao aumentar as fezes e promover o movimento peristáltico. Também pode melhorar o equilíbrio bacteriano em seu intestino e tornar a absorção de nutrientes mais eficiente.

7. Contra o câncer: 

Alguns estudos relacionaram o selênio na prevenção da propagação e ocorrência de câncer. Além disso, elas funcionam como um poderoso antioxidante no corpo. Os benefícios das sementes de girassol podem retardar o estresse oxidativo e neutralizar os radicais livres antes que possam causar muito dano.

8. Melhora o humor: 

O magnésio tem sido associado a uma melhora no humor e temperamento. Este é um dos minerais presentes em uma concentração moderada nas sementes. Caso sofra de ansiedade ou depressão regularmente, elas  podem ser o lanche perfeito para você.

9. Contra insônia: 

Em termos de melhoramento do sono, o magnésio pode apoiar o organismo na conversão do triptofano em serotonina. É um hormônio do “sentir-se bem”, que pode relaxar o corpo e prepará-lo para o sono.

10. Desenvolvimento do corpo:

Embora a quantidade de proteína presente nessas sementes seja pouca, ela ainda pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do corpo. Além disso, as proteínas contêm aminoácidos, que são os blocos de construção do corpo.

benefícios das sementes de girassol
benefícios das sementes de girassol

11. Tratar hipertensão:

O magnésio desempenha um papel fundamental nos canais de cálcio do corpo, o que pode ter um grande impacto no equilíbrio eletrolítico e na pressão arterial. Além disso,  quase 30% do requisito diário de magnésio é cumprido com um 1/4. Portanto, os benefícios das sementes de girassol podem ser um excelente remédio para tratar os sintomas da hipertensão.

12. Propriedades anti-inflamatórias: 

Algumas pessoas consomem estas sementes é devido ao teor de vitamina E. Esta vitamina antioxidante tem sido diretamente conectada à redução dos sintomas da artrite e outros problemas inflamatórias em todo o corpo.

Efeitos colaterais das sementes de girassol:

Alguns dos potenciais efeitos colaterais do consumo exagerados das sementes de girassol incluem ganho de peso, erupções cutâneas, problemas nos rins e uma pressão arterial elevada. Felizmente, a maioria desses efeitos colaterais pode ser evitada com o consumo de uma quantidade moderada.

  • Problemas de rim: Devido ao alto teor de fósforo, evite o consumo excessivo deste composto. Uma grande quantidade deste mineral no corpo pode ser bastante grave e pode proporcionar problemas renais. Além disso, uma quantidade moderada de sementes de girassol é necessária para colher a maioria dos benefícios potenciais para a saúde.
  • Erupções cutâneas: Também possuem uma grande quantidade de mineral e selênio. Caso consuma muitas sementes de girassol, você pode desenvolver uma inflamação da pele, uma fadiga crônica ou alterações de humor.
  • Pressão sanguínea: Um número excessivo das sementes de girassol, apesar dos benefícios para a saúde, pode proporcionar níveis elevados de sódio. Pode ser perigoso para a pressão arterial e para a saúde do coração.
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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3 comentários

  • […] sementes de girassol são uma rica fonte de polifenóis, que removem os oxidantes destrutivos do fígado e do pâncreas. […]

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  • […] salada não precisa de abacate, queijo, salmão, azeite, sementes de girassol e amêndoas. Escolha uma ou duas fontes de gordura por refeição. Como as gorduras são muito […]

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