Dieta e Nutrição

Vitamina B2: O que é, Funções, Benefícios, Alimentos e Deficiência!

Vitamina B2: O que é, Funções, Benefícios, Alimentos e Deficiência!

Revisado por

Biomédico pela UFRGS

Especialista do Dicas de Saúde

Vitamina B2: O que é, Funções, Benefícios, Alimentos e Deficiência!
4.8 (95.56%) 9 votos

A Vitamina B2 é a vitamina amarela que permite que outras vitaminas funcionem e é necessária para a queima de gordura, carboidratos e proteínas. A vitamina também é essencial para a produção de energia das células.

Ela ainda está envolvida no crescimento e reparação dos tecidos do corpo e membranas mucosas e é necessária para uma pele saudável, cabelo e unhas.

O que é Vitamina B2:

Vitamina B2 também chamada de riboflavina, é um antioxidante forte e importante que contribui para a produção de anticorpos. Ativa e suporta vários outros nutrientes, incluindo vitamina B3, vitamina B6, vitamina B9 e vitamina K. A Vitamina B2 promove a degradação de toxinas no fígado.

Ela também participa na produção de ácidos graxos poliinsaturados e vários hormônios importantes. A conversão de B2 é inibida por função da tireóide prejudicada, bem como pela função perturbada das glândulas supra-renais. B2 é usado como um corante e é então chamado E 101.

Funções da Vitamina B2:

Riboflavina é necessária para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas como vimos na introdução do artigo. Em formas ligadas, como coenzimas, o nutriente participa de reações de oxidação e redução em várias cadeias de reações metabólicas e na produção de energia das células via respiração celular. B12 ajuda a combinar íons de hidrogênio com oxigênio para formar água no corpo.

Também é importante para o sistema nervoso e apoia a construção de células nervosas. Além disso, protege as células do corpo contra influências externas como um antioxidante e contribui para a formação de glóbulos vermelhos.

Benefícios da Vitamina B2:

O papel fundamental da Vitamina B2 é ajudar as células do corpo a criar energia através do processo de metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Por isso, ela intervém de maneira fundamental para garantir o crescimento do indivíduo, o desenvolvimento dos tecidos e o reparo celular, acelerando também a cicatrização das feridas.

Também é capaz de trabalhar sinergicamente com o ferro e revela-se um excelente nutriente para a produção de glóbulos vermelhos, que são usados ​​pelo corpo para transportar oxigênio por todo o corpo.

A Vitamina B2 intervém no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando os anticorpos, que protegem sobretudo contra infecções. Além de proteger o sistema nervoso, ajuda a manter a saúde da pele e é freqüentemente usado para prevenir e tratar certas doenças que afetam a pele, como dermatite, acne e eczema. Seu papel também é importante para manter uma visão saudável e proteger a córnea.

Requerimento Diário de Vitamina B2:

A necessidade diária de Vitamina B2 é calculada com base nas calorias introduzidas, de acordo com uma proporção que deseja 0,6 mg do nutriente a cada 1.000 Kcal.

Vitamina B2 é Sensível à Luz?

Sim, a Vitamina B2, ou riboflavina, é sensível à luz solar. Por essa razão, seria melhor que o leite e seus derivados fossem sempre comercializados em invólucros capazes de proteger o conteúdo da luz. Mesmo a cozedura prolongada, com uso excessivo de água, envolve uma dispersão do nutriente, especialmente a contida nos alimentos de origem vegetal.

Alimentos Ricos em Vitamina B2:

Alimentos Ricos em Vitamina B 12PorçãoQuantidade de Vitamina b12
Fígado100g0,900 mg
Ovo de galinha100g0,183 mg
Leite100g0,183 mg
Queijo100g0,300 mg
Carnes Vermelhas100g0,200 mg
Frango100g0,110 mg
Ostras100g0,230 mg
Bife100g0,400 mg
Truta Grelhada70g0,220 mg
Sardinha100g0,210 mg

Deficiência de Vitamina B2:

Desde que o corpo não pode produzir a vitamina B, é importante obter quantidades suficientes através da comida. A vitamina B é encontrada em alimentos de origem animal, como carne, peixe, marisco, ovos e laticínios. Alguns tipos de vitamina B também são encontrados em frutas, verduras, legumes e cereais.

A falta de vitamina B pode causar uma variedade de problemas de saúde e causar sintomas como fadiga, tontura, depressão, dormência, infertilidade e letargia. Se você pertence aos grupos de risco para deficiência de vitamina B ou suspeita que você não recebe vitamina B suficiente em sua dieta, consulte o seu médico. Um simples exame de sangue pode determinar se você está sofrendo de deficiência de vitamina B.

Excesso de vitamina B2:

Como as quantidades excessivas de Vitamina B2 no corpo humano são rapidamente eliminadas pela urina, não há problemas devido ao consumo excessivo dessa vitamina.

0/5 (0 Reviews)
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.