Benefícios dos nutrientes

Carboidratos – o que é, benefícios, alimentos e deficiência!

carboidratos

Os carboidratos têm vários papéis em organismos vivos, incluindo o transporte de energia. Eles também são componentes estruturais de plantas e insetos. Derivados de carboidratos estão envolvidos na reprodução, no sistema imunológico, no desenvolvimento de doenças e na coagulação sanguínea.

carboidratos
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O que são carboidratos?

Carboidratos, também conhecidos como sacarídeos ele são açúcares ou amidos. Eles são uma importante fonte de alimento e uma forma fundamental de energia para a maioria dos organismos. Eles consistem em átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Dois compostos básicos compõem carboidratos:

  • Aldeídos: são átomos de carbono e oxigênio de dupla ligação, além de um átomo de hidrogênio.
  • Cetonas: Estes são átomos de carbono e oxigênio com ligação dupla, além de dois átomos de carbono adicionais.

Além disso, eles podem se combinar para formar polímeros ou cadeias. Estes polímeros podem funcionar como:

  • Moléculas de armazenamento de alimentos a longo prazo;
  • Membranas de proteção para organismos e células;
  • O principal suporte estrutural para plantas;

Carboidratos simples e complexos:

Os monossacarídeos e os dissacarídeos são carboidratos simples e os polissacarídeos são complexos. Além disso, os  simples são açúcares. Eles consistem em apenas uma ou duas moléculas. Eles fornecem uma fonte rápida de energia, mas o consumidor logo sente fome novamente. Exemplos incluem pão, açúcares e doces.

Os carboidratos complexos consistem em longas cadeias de moléculas de açúcar. Grãos integrais e alimentos que ainda têm sua fibra são complexos. Eles tendem a enchê-lo por mais tempo, e eles são considerados mais saudáveis, pois contêm mais vitaminas, minerais e fibras. Exemplos incluem frutas, legumes, leguminosas e massas integrais.

Benefícios dos carboidratos para saúde:

Os benefícios para a saúde dos carboidratos incluem regular o humor, apoiar a perda de peso, apoiar a saúde do coração, melhorar o desempenho cerebral, reduzir o risco de câncer, melhorar o padrão de sono e apoiar a digestão. Outros benefícios incluem apoiar o metabolismo, melhorar o desempenho atlético, aumentar o nível de energia, melhorar a massa muscular, melhorar o tempo de vida e promover a saciedade.

1.  Importante regulador do humor:

Você já percebeu como o seu humor pode ir de perfeito a sujo no espaço de algumas horas? Isso é especialmente perceptível quando você está com fome. O motivo? carboidratos além dos níveis baixos de açúcar no sangue, que fazem você se sentir irritado e letárgico, a baixa ingestão de carboidratos está associada a uma maior incidência de doenças depressivas e outros transtornos mentais.

Isso ocorre porque eles são acreditados para ter um efeito estimulante sobre a produção de serotonina, um dos principais reguladores de um bom humor no cérebro. Os níveis baixos de serotonina no cérebro são comumente encontrados em pessoas com depressão e em estados mentais inferiores aos ideais.

2. Pode ajudar a evitar ganho de peso:

Carboidratos englobam uma ampla gama de alimentos, neste caso, fibra. A fibra é um carboidrato que é extremamente lenta digestão e tem inúmeros benefícios à saúde.

Pessoas que consomem uma dieta rica em fibra são muito mais propensas a manter um peso corporal ideal e até perder peso. fibra aumenta o índice de saciedade de sua refeição, para que você se sinta preenchido comendo menos e por um longo período de tempo.

Muitos tipos de fibra absorvem água no estômago e intestinos, com o volume resultante informando ao seu cérebro que você ainda está cheio. Lembre-se, é claro, que não estamos nos referindo a grãos integrais processados , pois eles perdem muito de seus benefícios nutritivos.

3. Promove a saúde do coração:

Sim, como os dois lados da mesma moeda, os carboidratos podem melhorar ou piorar a saúde do seu coração. Claro, isso depende do carboidrato que você come. Se a sua fonte preferida é uma lata de refrigerante, não espere ver nenhum benefício.

No entanto, se você optar por aveia de corte de aço, você pode esperar melhores valores de lipídios no sangue, em especial a redução dos aspectos ruins de LDL e triglicérides do seu perfil lipídico. Altos níveis circulantes desses lipídios aumentam o risco de doença aterosclerótica, causando danos ao coração.

4. Melhora o desempenho do cérebro:

Esta é uma das principais vantagens que os carboidratos oferecem ao corpo, com sua capacidade inigualável de aguçar a função mental. As pessoas que seguem dietas de baixo carboidrato ou cetogênicas sabem disso em primeira mão, pois as tarefas que requerem coordenação mental profunda ou desempenho são tipicamente inibidas.

Se o seu trabalho requer alto desempenho mental, as dietas com pouco carboidrato podem não ser sua melhor escolha. Casais com o fato de que os carboidratos são a fonte de energia preferida do cérebro, leve isso embora e você sofrerá.

5. Redução do risco de câncer:

Este é um catch-22 e depende muito de quais carboidratos você optar. Enquanto a maioria das pessoas pensa em coisas como batatas ao considerar opções de alimentos, existem, na realidade, muito mais opções que podem nunca ter passado pela sua cabeça.

Por exemplo, cebola, tomate, pimentão centenas de vegetais podem ser considerados em seu núcleo, embora o que eles trazem para a mesa sejam muito diferentes. E estes são os carboidratos que você deve estar mirando. Estes são carregados com anti-oxidantes e ajudam a combater o crescimento celular anormal. A alta natureza da fibra desses alimentos também ajuda a promover a remoção de resíduos e colesterol.

Esses saudáveis ​​alimentos também combatem o câncer em estágio inicial, já que as células precisam de glicose como fonte primária de combustível.

O consumo de alimentos que se convertem muito lentamente em glicose pode reduzir o suprimento de nutrientes para eles, e a morte celular ou a apoptose podem ocorrer.

benefícios dos carboidratos
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Alimentos ricos em carboidratos:

  • Amendoim: Possui valor 21 de índice glicêmico e 16 gramas de carboidratos a cada 100 gramas;
  • Maçã: Possui índice glicêmico no valor de 52 e 19 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;
  • Aspargos: O seu índice glicêmico é de 20 e possui 3,9 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;
  • Pão Integral: Possui escala 48 de índice glicêmico e 12,3 gramas de carboidratos para cada fatia média do alimento;
  • Repolho: Com índice glicêmico no valor de 20, o repolho possui 6 gramas de carboidratos para cada 100 gramas;
  • Grão de Bico: Possui escala 42 de índice glicêmico e 30 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;
  • Cenoura: Possui escala 16 de índice glicêmico e 5,84 gramas de carboidratos em um vegetal de tamanho médio;
  • Iogurte Desnatado: Possui escala 33 de índice glicêmico e 7,8 gramas de carboidratos para cada 160 gramas do produto;
  • Brócolis: Possui escala 20 de índice glicêmico e 7 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;
  • Feijão Preto: Possui escala 30 de índice glicêmico e 63 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;
  • Batata-Doce: Possui escala 44 de índice glicêmico e 20 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;
  • Aveia: Possui índice glicêmico no valor de 55 e 56,5 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;

Deficiência de carboidratos:

Um dos principais sintomas da deficiência de carboidratos é o cansaço. Baixa energia e fadiga assombrando você pode ser o resultado de quantidades insuficientes em sua dieta: como é a principal fonte de energia, quando falta, você começa a sentir-se enevoado e cansado.

Esse sentimento persiste, mas quando o corpo se torna gordo para obter a energia necessária, você pode começar a se sentir melhor. Portanto, se você não consumir alimentos suficientes ricos em carboidratos, a hipoglicemia pode ocorrer em resposta à sua evitação de alimentos ricos em amido. Baixos níveis de glicose no sangue causam confusão, cansaço e tontura.

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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

7 comentários

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  • […] o feijão preto contém amido resistente, um tipo de amido que não é decomposto como outros carboidratos e, portanto, não aumenta o açúcar no sangue“, diz […]

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