Carboidratos – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiência!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

Também conhecidos como “carboidratos“, os carboidratos têm vários papéis em organismos vivos, incluindo o transporte de energia. Eles também são componentes estruturais de plantas e insetos.

Derivados de carboidratos estão envolvidos na reprodução, no sistema imunológico, no desenvolvimento de doenças e na coagulação sanguínea.

Carboidratos

O que São Carboidratos?

Carboidratos, também conhecidos como sacarídeos ou carboidratos, são açúcares ou amidos. Eles são uma importante fonte de alimento e uma forma fundamental de energia para a maioria dos organismos.

Eles consistem em átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Dois Compostos Básicos Compõem Carboidratos:

Aldeídos: são átomos de carbono e oxigênio de dupla ligação, além de um átomo de hidrogênio.

Cetonas: Estes são átomos de carbono e oxigênio com ligação dupla, além de dois átomos de carbono adicionais.

Os carboidratos podem se combinar para formar polímeros ou cadeias.

Estes polímeros podem funcionar como:

  • Moléculas de armazenamento de alimentos a longo prazo;
  • Membranas de proteção para organismos e células;
  • O principal suporte estrutural para plantas;

A maior parte da matéria orgânica da Terra é composta de carboidratos. Eles estão envolvidos em muitos aspectos da vida.

Existem vários tipos de carboidratos. Eles incluem monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos:

Esta é a menor unidade de açúcar possível. Exemplos incluem glucose, galactose ou frutose. A glicose é uma importante fonte de energia para uma célula. “Açúcar no sangue” significa “glicose no sangue”.

Na nutrição humana , estes incluem:

galactose, mais prontamente disponível em   e produtos lácteos

frutose, principalmente em vegetais e frutas

Dissacarídeos:

Os dissacarídeos são duas moléculas monossacarídios ligadas entre si, por exemplo, lactose, maltose e sacarose.

A ligação de uma molécula de glicose com uma molécula de galactose produz lactose. A lactose é comumente encontrada no leite.

A ligação de uma molécula de glicose a uma molécula de frutose produz uma molécula de sacarose.

A sacarose é encontrada no açúcar de mesa. Muitas vezes resulta da fotossíntese, quando a luz solar absorvida pela clorofila reage com outros compostos nas plantas.

Polissacarídeos:

Diferentes polissacarídeos atuam como lojas de alimentos em plantas e animais. Eles também desempenham um papel estrutural na parede celular da planta e no esqueleto externo resistente dos insetos.

Os polissacarídeos são uma cadeia de dois ou mais monossacarídeos.

A Cadeia Pode Ser:

Ramificado, de modo que a molécula se parece com uma árvore com ramos e galhos

Não Ramificado, onde a molécula é uma linha reta.

As cadeias de moléculas polissacarídicas podem consistir em centenas ou milhares de monossacarídeos.

O glicogênio é um polissacarídeo que humanos e animais armazenam no fígado e nos músculos.

Amidos são polímeros de glicose que são compostos de amilose e amilopectina. Fontes ricas incluem batatas, arroz e trigo. Os amidos não são solúveis em água. Humanos e animais digerem-nas usando enzimas amilase.

A celulose é um dos principais constituintes estruturais das plantas. Madeira, papel e algodão são feitos principalmente de celulose.

Carboidratos Simples e Complexos:

Você pode ter ouvido sobre carboidratos simples e complexos.

Os monossacarídeos e os dissacarídeos são carboidratos simples e os polissacarídeos são complexos.

Carboidratos simples são açúcares. Eles consistem em apenas uma ou duas moléculas. Eles fornecem uma fonte rápida de energia, mas o consumidor logo sente fome novamente. Exemplos incluem pão, açúcares e doces.

Os carboidratos complexos consistem em longas cadeias de moléculas de açúcar. Grãos integrais e alimentos que ainda têm sua fibra são complexos carboidratos.

Eles tendem a enchê-lo por mais tempo, e eles são considerados mais saudáveis, pois contêm mais vitaminas , minerais e fibras. Exemplos incluem frutas, legumes, leguminosas e massas integrais.

Benefícios dos Carboidratos:

Os benefícios para a saúde dos carboidratos incluem regular o humor, apoiar a perda de peso, apoiar a saúde do coração, melhorar o desempenho cerebral, reduzir o risco de câncer, melhorar o padrão de sono e apoiar a digestão.

Outros benefícios incluem apoiar o metabolismo, melhorar o desempenho atlético, aumentar o nível de energia, melhorar a massa muscular, melhorar o tempo de vida e promover a saciedade.

Um Importante Regulador do Humor:

Você já percebeu como o seu humor pode ir de perfeito a sujo no espaço de algumas horas? Isso é especialmente perceptível quando você está com fome. O motivo?

Carboidratos além dos níveis baixos de açúcar no sangue, que fazem você se sentir irritado e letárgico, a baixa ingestão de carboidratos está associada a uma maior incidência de doenças depressivas e outros transtornos mentais.

Isso ocorre porque os carboidratos são acreditados para ter um efeito estimulante sobre a produção de serotonina, um dos principais reguladores de um bom humor no cérebro. Os níveis baixos de serotonina no cérebro são comumente encontrados em pessoas com depressão e em estados mentais inferiores aos ideais.

Pode Ajudar a Evitar Ganho de Peso:

Carboidratos englobam uma ampla gama de alimentos, neste caso, fibra. A fibra é um carboidrato que é extremamente lenta digestão e tem inúmeros benefícios à saúde.

Pessoas que consomem uma dieta rica em fibra são muito mais propensas a manter um peso corporal ideal e até perder peso. fibra aumenta o índice de saciedade de sua refeição, para que você se sinta preenchido comendo menos e por um longo período de tempo.

Muitos tipos de fibra absorvem água no estômago e intestinos, com o volume resultante informando ao seu cérebro que você ainda está cheio. Lembre-se, é claro, que não estamos nos referindo a grãos integrais processados , pois eles perdem muito de seus benefícios nutritivos.

Pode Promover a Saúde do Coração:

Sim, como os dois lados da mesma moeda, os carboidratos podem melhorar ou piorar a saúde do seu coração. Claro, isso depende do carboidrato que você come. Se a sua fonte preferida de carboidratos é uma lata de refrigerante, não espere ver nenhum benefício.

No entanto, se você optar por aveia de corte de aço, você pode esperar melhores valores de lipídios no sangue, em especial a redução dos aspectos ruins de LDL e triglicérides do seu perfil lipídico. Altos níveis circulantes desses lipídios aumentam o risco de doença aterosclerótica, causando danos ao coração.

Melhora o Desempenho do Cérebro:

Esta é uma das principais vantagens que os carboidratos oferecem ao corpo, com sua capacidade inigualável de aguçar a função mental. As pessoas que seguem dietas de baixo carboidrato ou cetogênicas sabem disso em primeira mão, pois as tarefas que requerem coordenação mental profunda ou desempenho são tipicamente inibidas.

Se o seu trabalho requer alto desempenho mental, as dietas com pouco carboidrato podem não ser sua melhor escolha. Casais com o fato de que os carboidratos são a fonte de energia preferida do cérebro, leve isso embora e você sofrerá.

Redução do Risco de Câncer:

Este é um catch-22 e depende muito de quais carboidratos você optar. Enquanto a maioria das pessoas pensa em coisas como batatas ao considerar opções de alimentos, existem, na realidade, muito mais opções que podem nunca ter passado pela sua cabeça.

Por exemplo, cebola, tomate, pimentão centenas de vegetais podem ser considerados carboidratos em seu núcleo, embora o que eles trazem para a mesa sejam muito diferentes.

E estes são os carboidratos que você deve estar mirando. Estes são carregados com anti-oxidantes e ajudam a combater o crescimento celular anormal. A alta natureza da fibra desses alimentos também ajuda a promover a remoção de resíduos e colesterol.

Esses saudáveis ​​alimentos com carboidratos também combatem o câncer em estágio inicial, já que as células precisam de glicose como fonte primária de combustível.

O consumo de alimentos que se convertem muito lentamente em glicose pode reduzir o suprimento de nutrientes para eles, e a morte celular ou a apoptose podem ocorrer.

Alimentos Ricos em Carboidratos:

Amendoim: Possui valor 21 de índice glicêmico e 16 gramas de carboidratos a cada 100 gramas;

Maçã: Possui índice glicêmico no valor de 52 e 19 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;

Aspargos: O seu índice glicêmico é de 20 e possui 3,9 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;

Pão Integral: Possui escala 48 de índice glicêmico e 12,3 gramas de carboidratos para cada fatia média do alimento;

Repolho: Com índice glicêmico no valor de 20, o repolho possui 6 gramas de carboidratos para cada 100 gramas;

Grão de Bico: Possui escala 42 de índice glicêmico e 30 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;

Cenoura: Possui escala 16 de índice glicêmico e 5,84 gramas de carboidratos em um vegetal de tamanho médio;

Iogurte Desnatado: Possui escala 33 de índice glicêmico e 7,8 gramas de carboidratos para cada 160 gramas do produto;

Brócolis: Possui escala 20 de índice glicêmico e 7 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;

Feijão Preto: Possui escala 30 de índice glicêmico e 63 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;

Batata-Doce: Possui escala 44 de índice glicêmico e 20 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;

Aveia: Possui índice glicêmico no valor de 55 e 56,5 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento;

Deficiência de Carboidratos:

Agora que examinamos por que nosso corpo precisa de carboidratos, será mais fácil entender por que os sintomas associados à deficiência de carboidratos se desenvolvem.

Um dos principais sintomas da deficiência de carboidratos é o cansaço. Baixa energia e fadiga assombrando você pode ser o resultado de quantidades insuficientes de carboidratos em sua dieta: como é a principal fonte de energia, quando falta, você começa a sentir-se enevoado e cansado.

Esse sentimento persiste, mas quando o corpo se torna gordo para obter a energia necessária, você pode começar a se sentir melhor.

Se você não consumir alimentos suficientes ricos em carboidratos, a hipoglicemia pode ocorrer em resposta à sua evitação de alimentos ricos em amido. Baixos níveis de glicose no sangue causam confusão, cansaço e tontura.

Você também pode sentir mais fome do que o normal, então cortar os carboidratos não é a melhor maneira de perder peso.

Se você não comer 130 g de carboidratos por dia, a cetose pode seguir. O termo denota ter muitas cetonas, ou gorduras que são quebradas apenas parcialmente, no sangue.

Como não há carboidratos suficientes, o corpo recorre ao processamento de gorduras, o que resulta em um grande número de cetonas.

Embora essa dieta possa ser benéfica para aqueles que sofrem de epilepsia, a cetose também causa náuseas, mau hálito, dores de cabeça e fadiga. Se a cetose é grave, pode levar a complicações ainda mais graves, como problemas renais e inchaço das articulações.

Não ter fibras suficientes em sua dieta pode levar a problemas gastrointestinais, incluindo constipação.

A deficiência de carboidratos pode resultar em doenças que afetam o processamento de glicoproteínas ou a biossíntese , portanto, se você tiver algum dos sintomas listados acima ou suspeitar que eles são causados ​​pela falta de carboidratos, reavaliar seus padrões alimentares e manter uma dieta mais saudável.

Comer vegetais, frutas e cereais integrais faz parte de praticamente qualquer dieta saudável. Se você quiser eliminar carboidratos, elimine o refrigerante, os doces, os grãos refinados e os doces:

Essa abordagem é benéfica tanto para o corpo quanto para a alma, já que consumir alimentos doces e não saudáveis ​​com carboidratos de açúcar rápido para liberar não faz nenhum bem.

0/5 (0 Reviews)
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Dulcolax: Para que Serve, Composição e Como Tomar

Dulcolax: Para que Serve, Composição e Como Tomar?

alimentos ricos em biotina-1

Biotina: Fontes, Dosagem, Deficiências e Efeitos Colaterais!