Os 19 Alimentos Ricos em Carboidratos

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dicas de Saúde

Os 19 Alimentos Ricos em Carboidratos
4.8 (95.85%) 159 votos

A lista dos Alimentos Ricos em Carboidratos são uma forma de te ajudar se você quiser tanto se restringir, quanto se alimentar de mais Carboidratos. Além disso, se você está fazendo uma dieta que restringe significativamente o consumo de carboidratos, então, pare imediatamente! Tenha em mente que esse composto é essencial para a nossa sobrevivência.

O carboidrato é o combustível para o nosso corpo e cérebro especialmente quando praticamos qualquer tipo de atividade física. O corpo também precisa de Alimentos Ricos em Carboidratos para regular o humor e manter nossos intestinos funcionando corretamente.

Alimentos Ricos em Carboidratos

Além disso, nem todos os carboidratos são iguais. Muitos carboidratos contêm fibras dietéticas que ajudam a baixar o colesterol, prevenir ataques cardíacos e são fundamentais para o sucesso de uma dieta.

A função principal dos Alimentos Ricos em Carboidratos, também chamados de glicídios ou hidratos de carbono, é fornecer energia ao corpo. O nosso organismo converte este nutriente em glicose, desta forma, o açúcar é utilizado pelo organismo.

Os carboidratos, juntamente com as gorduras e as proteínas, formam os três principais nutrientes essenciais para uma dieta saudável. Existem dois tipos diferentes de carboidratos, os simples e os complexos.

Alimentos Ricos em Carboidratos: Veja Agora a Lista Dos Principais Alimentos!

1. Feijão:

Qualquer tipo de feijão proporciona uma dose saudável de fibra e pouco açúcar. Um grama de feijão preto, por exemplo, contém 7 gramas de carboidratos totais, dos quais 2 são de fibra. O feijão tem o benefício adicional de fornecer proteína para o corpo.

2. Aveia:

O tipo específico de fibra presente na aveia tem sido associado à melhoria da saúde cardíaca e controle de peso, bem como redução do colesterol.

3. Pipoca:

Por conter uma grande quantidade de fibras três vezes mais fibras em comparação com as sementes de girassol a pipoca sacia a fome por mais tempo, e também equilibra os níveis de açúcar no sangue. Isso com apenas 31 calorias (uma xícara)!

4. Manga:

Se você está tentando consumir Alimentos Ricos em Carboidratos, uma manga pode ser a melhor escolha. Mas se seguir uma dieta bem equilibrada e cheia de vitaminas é o seu objetivo, pode comer esta fruta tropical. Apenas metade de uma manga contém a dose diária recomendada de vitamina C, um nutriente que afasta os picos de cortisol que armazenam gordura.

5. Quinoa:

A quinoa é uma proteína completa. Isso significa que ela contém todos os nove aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo e, portanto, devem ser provenientes de alimentos.

6. Sanduíches Wraps:

Se você costuma comer wraps por achar que eles são mais saudáveis do que pão, você está enganado. Pães para wraps costumam ser ricos em calorias e carboidratos. O motivo é que para que a tortilla fique flexível, é necessário adicionar gordura, muitas vezes sob a forma de óleo de soja e óleos hidrogenados.

7. Batata doce:

Qualquer batata (com a pele) é uma excelente fonte de Alimentos Ricos em Carboidratos rico em fibras. A batata doce também está repleta de vitamina C, proteínas e potássio.

8. Bananas:

A barra de energia da natureza, a banana rivaliza com bebidas esportivas quando se trata de fornecer energia aos atletas, graças aos açúcares naturais presentes no alimento. Portanto, uma banana média contém 3 gramas de fibra e uma dose saudável de vitamina B6, cruciais para mais de 100 funções diferentes no corpo.

9. Refrigerante:

Você já sabia refrigerante é rico em produtos químicos e açúcar, mas você sabia que a bebida embala mais hidratos de carbono do que uma bacia inteira de massa? É verdade! Uma lata de Sprite tem 38 gramas de carboidratos, enquanto o refrigerante clássico de cola tem cerca de 39 gramas.

10. Abóbora:

Contém muita fibra que ajuda no equilíbrio do intestino e também colabora na perda de peso. Uma xícara de abóbora possui três gramas de fibras.

11. Batata Frita:

Enquanto a maioria das pessoas sabe que as batatas são ricas em amido, a batata frita também é um dos Alimentos Ricos em Carboidratos, contendo o dobro de carboidratos de uma tigela de macarrão em uma porção de estilo familiar padrão. Além disso, alimentos vegetais fritos em óleo, como batatas fritas. Portanto, contêm altos níveis de compostos inflamatórios, comuns em alimentos aquecidos em altas temperaturas.

12. Pão de Trigo Integral:

Dê preferência ao pão e outros cereais integrais que ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumentam a saciedade, e contêm mais fibras e nutrientes do que o pão branco refinado.

13. Bagel:

Rico em carboidratos e calorias e pobre em fibras, o bagel é um alimento que dispara a taxa de glicose no sangue. Além do mais, sua pobreza de fibras também faz com que você acabe consumindo mais carboidratos ao longo do dia. Portanto, isto acontece devido ao fato do consumo de Alimentos Ricos em Carboidratos e pobres em fibras se transformarem em puro açúcar, algo viciante ao organismo.

14. Tâmaras:

Comumente usadas em receitas na época natalina, as tâmaras são Alimentos Ricos em Carboidratos. Duas unidades de tâmara contêm cerca de 140 calorias e 37 gramas de carboidratos.

15. Feijão Azuki:

A maioria das pessoas considera os grãos apenas uma fonte proteica alternativa, sem tomar muito aviso prévio de seu conteúdo rico em carboidratos. Portanto, estes grãos são ricos em fibra, um nutriente que melhora a saúde digestiva e regula os níveis de açúcar no sangue.

16. Maçã:

As maçãs são um dos alimentos favoritos por quem procura opções que ajudam a saciar o apetite. Entretanto, elas são uma poderosa fonte de carboidratos. Portanto, o mesmo vale para as compotas de maçãs, com a diferença de que estas possuem mais açúcar.

17. Smoothies:

Os smoothies podem ser grandes aliados na perda de peso. Eles ajudam a reduzir o stress e são uma maneira prática de se consumir uma refeição saudável, com nutrientes e proteínas. Mas desde que eles são feitos com frutas saborosas, que geralmente carregam uma boa dose de carboidratos, eles não são sempre a melhor opção para pessoas que tentam reduzir a ingestão de carboidratos.

18. Tortas:

Você sabia que uma fatia de torta de frutas vermelhas pode conter mais açúcar e carboidratos do que uma tigela de macarrão?

19. Muffins:

Apenas um muffin de amora comercialmente preparado tem quantidades de carboidratos equiparadas com o valor de cinco fatias de pão! Portanto, comer metade da guloseima e guardar o resto para mais tarde é algo quase impossível. Alimentos Ricos em Carboidratos, gorduras e açúcar são absolutamente viciantes.

0/5 (0 Reviews)
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Byanca Sttefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clínicas, e também atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *