Dieta e Nutrição

Aveia emagrece ou engorda? como consumir, benefícios!

aveia emagrece ou engorda

Aveia é muito consumida no Brasil e há a dúvida se Aveia Emagrece ou Engorda? Veja essa análise completa e descubra!  Ela é conhecida na gastronomia como o alimento versátil que se torna interessante em diferentes receitas, mas infelizmente são poucas pessoas que realmente a usam – e isso porque a maioria prefere a sua versão em flocos.

aveia
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Ela é um alimento que possui uma grande quantidade de fibras solúveis em suas propriedades, que permite inclusive retardar a digestão para que a sensação de saciedade se prolongue. Assim, as pessoas acabam reduzindo suas refeições e podem evitar as compulsões alimentares, que prejudicam sua dieta.

As pessoas acham que comer Aveia Emagrece ou Engorda por conta do alto índice de carboidratos e por conter gordura, porém os carboidratos são de baixo índice glicêmico, ou seja, dos mais saudáveis e as gorduras são mono e poli que são super saudáveis e fazem muito bem para o organismo.

Valor nutricional da aveia:

Ela possui 380 calorias, 13g de proteína, 67g de carboidratos, 10g de fibra dietética e um baixo teor de açúcar. Existem muitos minerais e vitaminas encontrados nela. Alguns destes incluem ferro, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco, riboflavina, tiamina, niacina, folato, vitamina B6, vitamina K e vitamina E.

Ela está entre os melhores alimentos para se acrescentar na alimentação por promover diversos benefícios à saúde devido ao seu alto teor de fibras solúveis, sendo, inclusive, considerado um alimento funcional. Veja a seguir os benefícios da Aveia e descubra se a Aveia Emagrece ou Engorda:

Benefícios da aveia:

1. Auxilia na digestão: 

Seus flocos ajuda na digestão saudável através das fibras insolúveis. Estas fibras funcionam movendo o alimento através do intestino para ajudar a tratar a constipação. Além disso, as pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico (DRGE) pode se beneficiar muito dela.

2. Sacia a fome:

Ela é rica em fibra dietética e contém quase nada de calorias, o que a torna ideal para um consumo regular. Ela também possui fibras saciadoras que combatem o consumo de comida em excesso.

3. Reduz o colesterol: 

Entre a ampla variedade de grãos de cereais, ela transporta uma maior quantidade de fibra solúvel. A estrutura semelhante à um gel desta fibra transita no trato intestinal. Desta forma, ele retém as substâncias que causam um aumento nos níveis de Colesterol no sangue.

aveia emagrece ou engorda
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4. Trata a constipação:

Ela é uma excelente fonte de fibra dietética como citamos à cima. A presença de fibra dietética a torna ideal para superar a constipação estimulando o processo digestivo e movendo alimentos através dos músculos do trato intestinal.

5. Ajuda na perda de peso:

Ela é muito recomendada para pessoas que desejam perder gordura sem entrar em dietas extravagantes. Além disso, ela contém grandes quantidades de fibra o que faz gerar a dúvida se a Aveia Emagrece ou Engorda, mas os nutrientes que são encontrados nela são de grande auxilio na perda de peso.

O que comer com aveia para emagrecer?

A grande dúvida a saber se Aveia Emagrece ou Engorda? Aveia é um alimento saudável que sempre pode usar um aumento de sabor a partir de suplementos, como frutas, nozes e iogurte. Quando você adiciona ingredientes saborosos e saudáveis ​​à farinha de aveia, não precisa misturar ingredientes não saudáveis, como açúcar de mesa, para obter um sabor melhor. Muitas das coberturas que você pode adicionar à farinha de aveia são as mesmas que você pode adicionar aos cereais frios. Adições saudáveis ​​ajudam a transformar uma tigela de aveia em uma refeição nutricionalmente equilibrada.

Bananas, morangos, mirtilos, framboesas, amoras, mangas, melões, maçãs, pêssegos e peras são frutas saborosas e saudáveis, que você pode misturar com aveia para dar mais doçura. A maioria das frutas é rica em vitamina C, fibras e outros nutrientes essenciais. Se você não tiver frutas frescas na mão, substitua-as por congeladas.

Aveia emagrece ou engorda:

Quanto a questão se a Aveia Emagrece ou Engorda, respondemos que ela não engorda de forma alguma e é considerada um dos melhores cereais para investir em um café da manhã bastante saudável.

Contudo, é importante entender que ela emagrece contanto que seja na sua versão pura, sem confundir com as versões de Aveias com açúcar, instantâneas ou com sabores e sem mencionar também as bolachas de Aveias industrializadas cheias de açúcar e manteiga.

O alto valor nutritivo encontrado na Aveia pode dar a impressão que engorda, por isso, muitas pessoas evitam a inclusão diária nas refeições devido a dúvida se a Aveia Emagrece ou Engorda, mas, o fato é que além de não engordar pode ajudar e muito nas dietas, e para alcançar os benefícios precisa haver certa regularidade no consumo.

Qual a quantidade certa de aveia por dia?

A aveia é rica em um tipo específico de fibra chamado beta-glucana. Esse tipo específico de fibra é conhecido por ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim. Um copo (81 gramas) de aveia seca contém 7,5 gramas de fibra, a ingestão diária recomendada de fibra é de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens.

Lembre-se de que o que você adiciona à aveia altera os fatos nutricionais. Por exemplo, existem mais calorias em uma tigela de aveia com leite do que em uma com água. Embora a aveia em si seja saudável, o que você acrescenta pode não ser.

O número de calorias que você ingere por dia depende dos seus objetivos de metabolismo e perda de peso. Para perder peso, você precisa queimar mais calorias do que consumir e vice-versa. Em outras palavras, não há recomendação única para o consumo de aveia. Você pode facilmente fazer com que as calorias da aveia se ajustem à sua ingestão total de energia para o dia

Porque Mingau de Aveia Emagrece?

Se seguida adequadamente, a dieta de aveia pode ajudá-lo em seu plano geral de perda de peso. Os planos de refeições são de baixa caloria e baixo teor de gordura e incluem escolhas alimentares saudáveis. A aveia em si pode ajudá-lo a perder peso, porque ajudará você a se sentir cheio por mais tempo do que outros alimentos. O conteúdo de fibra de aveia também pode ajudar o sistema digestivo.

Como em qualquer estilo de vida saudável ou plano de dieta, é recomendável incorporar alguma forma de exercício diariamente. Isso aumentará o número de calorias que você queima todos os dias, além de manter seu corpo em forma e reduzir o potencial de perda de massa muscular.

Quem está de dieta pode comer aveia?

A aveia é um alimento de café da manhã popular em todo o mundo. Eles são fáceis de cozinhar e também incrivelmente versáteis. Você pode usá-los em smoothies, batidos, mingaus e até em sobremesas como bolos, cupcakes, bolos e biscoitos. A aveia vem com vários benefícios à saúde, perda de peso incluída.

Você sabia que pode comer aveia nas três refeições do dia para perder peso? Isso ocorre porque a aveia é rica em fibras saciantes, o que evita a fome e elimina a necessidade de fazer um lanche entre as refeições. Embora não seja aconselhável restringir sua ingestão de alimentos a apenas um tipo ou grupo de alimentos, mas se você deseja perder peso rapidamente, a dieta de aveia pode ser perfeita para você.

No entanto, é importante lembrar que a aveia não é um alimento milagroso que você pode comer para perder peso, mas pode trazer resultados quando consumido como parte da dieta restritiva de calorias, juntamente com outros alimentos nutritivos

Receita de mingau de aveia para emagrecer:

INGREDIENTES:

  • 1 copo de leite desnatado;
  • Adoçante Stévia;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de aveia;
  • 1 colher (café) de essência de baunilha;
  • Canela a gosto.

MODO DE PREPARO

  • Coloque o leite desnatado em uma panela e leve ao fogo alto.
  • Em seguida adicione a aveia junto, a colher de essência de baunilha e mexa sem parar até a mistura engrossar.
  • Adoce a gosto com Stevia e sirva o mingau em um prato fundo, salpicado com Canela em pó,
    um poderoso alimento termogênico.

Especialistas alertam que o seu consumo diário não deve ultrapassar 3 colheres, exceto quando houver a indicação de um especialista. Sendo assim, torna-se fundamental que você consulte um nutricionista e discuta com ele a melhor forma de introduzi-la em sua dieta alimentar.

Para aquelas pessoas que estão buscando alimentos que ajudem na luta contra a balança, ela pode sim te ajudar, mas a redução da gordura corporal só irá acontecer se houver uma prática regular de exercício físico unido a uma reeducação alimentar.

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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] são uma boa fonte de várias vitaminas B, incluindo Vitamina B4. Inclua grãos integrais como aveia, trigo, cevada, arroz, milho e centeio em sua dieta que lhe fornecerão carboidratos, que o corpo […]

  • […] 100 gr de farinha de aveia; […]

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