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Aminoácidos – O que é, Fontes e Benefícios

Aminoácidos – O que é, Fontes e Benefícios

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

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Aminoácidos – O que é, Fontes e Benefícios
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Aminoácidos – O que é, Fontes e Benefícios dos aminoácidos que você deve conhece hoje. Alem disso, se a proteína é o bloco de construção do corpo humano, os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Você pode não ser um atleta treinando para as próximas Olimpíadas. Nenhum dos dois poderia competir com o seu campeonato nacional de fisiculturismo entre suas prioridades.

Mas você ainda precisa de aminoácidos. Eles melhoram seu humor, concentração, saúde física, sono e vários outros fenômenos fisiológicos. Que é o que vamos discutir neste post. Continue lendo.

Aminoácidos

O Que São Aminoácidos? O que Eles Fazem?

Simplificando, estes são compostos orgânicos que se combinam para formar proteínas. Quando a proteína que você toma é quebrada pelo corpo, os aminoácidos são deixados para trás. O corpo então usa esses aminoácidos para produzir proteínas e ajudar o corpo a reparar tecidos, crescer e realizar várias outras funções corporais.

Seu corpo também usa os aminoácidos para produzir energia.Existem vários aminoácidos, classificados em diferentes grupos. Conhecê-los ajudará você a entender melhor seus benefícios.

Quais São os Diferentes Aminoácidos?

Os aminoácidos podem ser categorizados em três grupos:

1. Aminoácidos Essenciais:

Estes não podem ser sintetizados pelo corpo e devem vir da comida. Eles têm uma meia-vida mais longa que os não essenciais. Além disso, mesmo que um aminoácido essencial (ou um aminoácido não essencial) esteja ausente, o restante deles não pode ser usado.

  • Histidina;
  • Isoleucina;
  • Leucina;
  • Lisina;
  • Metionina;
  • Fenilalanina;
  • Treonina;
  • Triptofano;
  • Valine;

2. Aminoácidos Não Essenciais:

Estes podem ser sintetizados pelo corpo e não precisamos deles através da comida.

  • Alanina;
  • Asparagina;
  • Ácido aspártico;
  • Ácido glutâmico;

3. Aminoácidos Condicionais:

Estes não são essenciais, exceto durante doenças e estresse extremo.

  • Arginina;
  • Cisteína;
  • Glutamina;
  • Tirosina;
  • Glicina;
  • Ornitina;
  • Prolina;
  • Serina;

Existem várias fontes alimentares que oferecem aminoácidos. Mas nós vamos chegar a isso mais tarde. Primeiro, vamos dar uma olhada nos benefícios que os aminoácidos têm a oferecer.

Quais são os Benefícios dos Aminoácidos?

1. Aminoácidos Combatem a Inflamação:

Estudos mostraram que os aminoácidos administrados por via oral apresentam atividade anti-inflamatória. E há outro estudo que fala sobre como os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que incluem valina, leucina e isoleucina, também podem ajudar a combater a inflamação.

2. Impulsionar o Crescimento Muscular:

A arginina é um aminoácido que, segundo estudos, estimula a massa e a força do corpo magro. BCAAs são os principais blocos de construção dos músculos – eles ajudam no crescimento e reparação do tecido muscular. A arginina melhora o fluxo sanguíneo para os músculos. A glutamina aumenta a retenção de água nos músculos e sinaliza o crescimento celular.

Benefícios dos Aminoácidos

3. Reduzir Fadiga:

Um estudo sueco mostra que a ingestão de BCAAs pode reduzir o esforço físico e a fadiga mental e até melhorar o desempenho cognitivo pós-exercício.

Os aminoácidos também ajudam a melhorar o sono, e isso pode ajudar a reduzir a fadiga na manhã seguinte. Outro estudo mostra como o aminoácido triptofano pode ajudar a aliviar a fadiga causada por diferentes níveis de estresse.

Então, se você quiser reduzir a fadiga e melhorar seus níveis de resistência, os aminoácidos podem ser uma aposta segura.

4. Promover a Perda de Peso:

Pesquisas mostram que os aminoácidos podem aumentar a perda de gordura. Eles podem melhorar a síntese muscular e levar à perda de gordura saudável como conseqüência.

Benefícios do Aminoácido

Os BCAAs também demonstraram suprimir o apetite, e isso também pode contribuir para a perda de peso. Isso também pode significar um risco reduzido de obesidade.

5. Aumentar os Níveis de Imunidade:

A suplementação dietética de aminoácidos tem demonstrado melhorar o estado de imunidade e prevenir doenças infecciosas.

Entre esses aminoácidos, a glutamina parece ter a vantagem. É reconhecido como um potente nutriente imunológico, pois pode melhorar a função imunológica em grande medida. Existem vários estudos que apoiam a importância deste aminoácido na nutrição clínica.

De acordo com outro relatório da imprensa da Universidade de Cambridge, o metabolismo de aminoácidos é uma grande promessa no aumento da função imunológica. Mais importante, esses aminoácidos também podem elevar seus níveis de energia e acelerar a cicatrização de feridas.

6. Aminoácidos Melhoram a Saúde Cognitiva:

O aminoácido tirosina foi encontrado para ter efeitos benéficos sobre o desempenho cognitivo – mais ainda durante a exposição a altos níveis de estresse. E o triptofano foi encontrado para melhorar a função cerebral.

A pesquisa também nos diz que os suplementos contendo aminoácidos podem reduzir os sintomas de depressão e ansiedade à medida que são convertidos em neurotransmissores que estimulam o humor.

7. Pode Retardar o Envelhecimento:

A suplementação de aminoácidos pode desempenhar um papel na prevenção (e tratamento) da sarcopenia, que é a perda de tecido muscular devido ao envelhecimento.

A arginina e a carnitina ajudam a reparar o DNA danificado e promovem a firmeza da pele.

Benefício do Aminoácido

8. Promover o Crescimento do Cabelo:

Seu cabelo é feito de aminoácidos, e é por isso que faz sentido acreditar que os aminoácidos podem promover o crescimento do cabelo. Embora eles não sejam uma poção de milagre, eles certamente encorajam o crescimento do cabelo mais forte e mais grosso.

Os aminoácidos particularmente benéficos para o crescimento capilar incluem arginina, lisina, cisteína e metionina. Estes aminoácidos funcionam produzindo queratina, a proteína mais importante para o cabelo. Eles também criam células vermelhas do sangue, que fornecem mais oxigênio para os folículos pilosos e promovem o crescimento do cabelo.

Essas são as várias maneiras pelas quais os aminoácidos podem mantê-lo mais saudável. Como você se certifica de obter o suficiente deles?

Quais São as Fontes Alimentares de Aminoácidos?

A seguir estão os principais grupos de alimentos que contêm mais aminoácidos:

Proteínas Animais:

Estas também são chamadas de proteínas completas. Eles incluem carne bovina, carne de porco, frango, peru e ovos. Até mesmo produtos lácteos como leite, queijo e iogurte contêm aminoácidos. Mas certifique-se de escolher carnes magras (com pouca gordura ou sem gordura).

Frutos do Mar:

Estes incluem peixes como salmão, alabote e atum. Eles também contêm ácidos graxos ômega-3 que têm grandes benefícios.

Nozes, Legumes e Sementes:

Estas são proteínas incompletas, pois nenhum alimento específico contém todos os aminoácidos essenciais (ao contrário das proteínas animais). Mas consumir uma combinação de nozes, legumes e sementes pode ajudar. Alguns destes alimentos incluem soja, lentilhas, grão de bico, feijão, feijão preto, amêndoas e nozes.

Grãos Integrais:

Quinoa é um alimento neste grupo que contém todos os aminoácidos essenciais e é, portanto, uma proteína completa. Outros alimentos incluem pão de trigo integral, macarrão integral e arroz de grão longo.

Benefício dos Aminoácidos

Inclua esses alimentos em sua dieta regular e você está pronto para ir. Você também pode incluir proteína de soro de leite (caso faça exercícios físicos) depois de consultar seu médico, nutricionista ou instrutor.

Então, isso significa que alguém pode tomar aminoácidos? Não!

Quais São os Efeitos Colaterais dos Aminoácidos?

Excesso de ingestão de aminoácidos (tanto BCAAs quanto de outra forma) pode levar a certos efeitos colaterais como:

Problemas Durante a Gravidez e Amamentação:

Não há informações suficientes sobre isso. Portanto, fique seguro e evite o uso.

Falha Pulmonar:

O uso de BCAAs em pacientes com ELA (esclerose lateral amiotrófica) tem sido associado à insuficiência pulmonar. Mantenha os pacientes longe deles.

Dano Hepático em Alcoólatras Crônicos:

O uso de BCAAs em alcoólatras pode levar a doenças do fígado e danos cerebrais subsequentes.

Problemas Abdominais:

Certas pessoas experimentam inchaço, diarreia e até dor abdominal com suplementos de arginina. A arginina também reduz a pressão arterial, e isso pode ser um problema se você já estiver tomando medicação para pressão sanguínea – sua pressão arterial pode estar muito baixa.

Controle de Açúcar no Sangue Prejudicado (Durante a Cirurgia):

Os aminoácidos (incluindo os BCAAs) podem interferir nos níveis de açúcar no sangue. Isso pode interferir no controle do açúcar no sangue durante e após a cirurgia. Pare de tomar aminoácidos pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.

Conclusão:

Os aminoácidos constituem o nosso corpo, e é por isso que eles devem ser parte integrante de nossa dieta. Comece a tomá-los hoje e veja sua saúde mudando para melhor.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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