Vitamina B12 – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiência!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dicas de Saúde

Vitamina B12 – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiência. Alem disso, A Vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, é uma vitamina B solúvel em água que ajuda a transformar gorduras e proteínas de alimentos em energia e trabalha com ácido fólico para produzir glóbulos vermelhos normais. Como todas as proteínas, a Vitamina B12 não pode ser sintetizada pelo nosso corpo e, portanto, é necessário levá-lo através dos alimentos.

beneficios da vitamina b12

Se você é vegetariano ou vegano, preste muita atenção, no entanto, não há plantas ou plantas comestíveis contendo Vitamina B12. É encontrado apenas em alimentos de origem animal, especialmente em produtos de peixe, como polvo, sardinha, truta ou cavala, ou em miudezas.

1. Reduz o Cansaço e Fadiga, Dando-lhe Energia:

Se você costuma se sentir cansado ou desgastado durante o dia, especialmente nas chamadas estações de transição (como a primavera ou o outono), você provavelmente não recebe o suficiente de Vitamina B12.
As propriedades neste sentido desta vitamina particular são tão benéficas que os médicos de todo o mundo até a recomendam a pacientes que sofrem de fadiga crônica.

2. Contribui Para as Funções Cognitivas e Neurológicas Normais:

Muitas vezes, o “cansaço” acima mencionado também leva a dificuldades de concentração e memorização. Horas e horas gastas em livros ou na frente do computador parecem ser improdutivas?
Aqui, novamente, a Vitamina B12 nos ajuda novamente.

3. Ajuda a Combater o Estresse:

Estresse e tensão nervosa podem causar alguns distúrbios irritantes que não permitem que você viva seus dias ao máximo. A vida agitada, trabalho ou compromissos de estudo, horas no limite e dias ocupados certamente não ajudam a reduzi-los.

As vitaminas B e, em particular, a Vitamina B12, de acordo com diferentes estudos, ajudam a combater o stress e a tensão nervosa. Uma pessoa estressada ou nervosa também tende a “consumir” mais proteínas, por isso torna-se ainda mais importante tomá-las nas quantidades certas.

Veja que isso acontece de forma muito rápida e inconsciente graças à bainha de mielina que consegue levar essa informação agressiva externa tão rapidamente para o nosso cérebro que você nem consegue se dar conta de como e quando isso aconteceu realmente. Uma hipovitaminose de Vitamina B12 causa uma desmielinização, ou seja, desgaste da bainha de mielina, tanto na substância branca do cérebro quanto nos nervos periféricos.

fontes de vitamina b12

O que é Vitamina B12:

A Vitamina B12 (ou cobalamina) é parte das chamadas vitaminas essenciais, que é o nosso corpo incapaz de produzir; é uma molécula solúvel em água que é comumente encontrada em muitos alimentos de origem animal, como

  • peixes,
  • mariscos,
  • carne,
  • produtos lácteos.

É um nutriente de fundamental importância para o funcionamento dos nervos e células sanguíneas, também envolvido no manejo do DNA (material genético presente nas células).

Vitamina B12: Para que Serve?

Ao olhar para os sintomas da deficiência de vitamina B, é fácil entender para que serve. Quando não tomamos tempo suficiente, podemos notar alguns sinais desagradáveis: pele seca, acne, fraqueza do cabelo, mas também falta de apetite, insônia e constipação.

Os sintomas mais comuns são perda de apetite, fadiga, irritabilidade , em particular a deficiência de vitamina B6 pode nos fazer sentir uma sensação de dormência nos membros, distúrbios visuais e dificuldade de concentração. O que mais precisam, então, é esta B6, que protege o sistema nervoso central, também Vitamina B12 tem um papel: Quando faltando, podem aparecer anemia perniciosa que cria problemas digestivos e síndromes neurológicas.

Principais Fontes de Vitamina B12:

A Vitamina B12 é encontrada naturalmente em uma ampla gama de alimentos de origem animal, enquanto não é possível consumi-la através do consumo de alimentos vegetais, que são completamente desprovidos deles (a menos que tenha sido adicionado industrialmente).

Você pode ingerir uma quantidade suficiente de vitamina através de uma dieta saudável, variada e balanceada , mas entre os alimentos mais ricos que lembramos, por exemplo:

Alimentos que Contêm Vitamina B12Quantidade de Vitamina B12 em 100 gEnergia em 100 g
Bife de Fígado Cozido112 mcg169 Calorias
Mariscos no Vapor99 mcg50 Calorias
Ostras Cozidas27 mcg75 Calorias
Fígado de Frango Cozido19 mcg136 Calorias
Coração Cozido14 mcg132 Calorias
Arenque Cozido10 mcg228 Calorias
Caranguejo Cozido9 mcg81 Calorias
Salmão Cozido2,8 mcg271 Calorias
Truta Grelhada 2,2 mcg118 Calorias

Deficiência Sintomas de Vitamina B12:

Os sintomas de deficiência de Vitamina B12 incluem a falta de sensibilidade nas mãos e pés, juntamente com uma perda de memória, falta de coordenação ao caminhar, insônia, sonolência, prisão de ventre e dor de cabeça. Além de todas essas indicações, a deficiência dessa vitamina é caracterizada por depressão, problemas de visão, inchaço da língua, além de distúrbios neurológicos e dor na boca. Além disso, uma pessoa que sofre de uma deficiência desta vitamina normalmente experimenta perda de peso, náusea e fadiga.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francisco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

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