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Ferro – o que é, fontes e benefícios!

alimentos ricos em ferro

O ferro é um mineral essencial no organismo. O ferro é necessário para o transporte de oxigênio dos pulmões para as células do corpo e para o armazenamento de oxigênio nos músculos. E, embora o ferro é um dos elementos mais abundantes na terra, também é uma das deficiências mais frequentemente observadas no mundo. Confira abaixo as principais fontes de ferro.

Fontes de ferro:

Há duas formas de ferro na dieta: heme e não-heme. Em alimentos de origem animal, como carnes, aves e peixes, cerca de metade do ferro é de ferro heme e não heme é o resto. Ferro de alimentos lácteos, Ovos e alimentos de origem vegetal é totalmente não-heme. Ele é melhor absorvido pelo organismo a partir de fontes de heme.

A vitamina C também melhora a absorção de ambas as formas de ferro, quando consumida na mesma refeição. Produtos fortificados, como pães, cereais e barras de pequeno-almoço, pode contribuir quantidades significativas de ferro não-heme da dieta. Por exemplo, alguns cereais enriquecidos podem conter até 24 mg de ferro por 1 xícara de servir.

alimentos ricos em ferro
alimentos ricos em ferro

Deficiência:

A deficiência nutricional mais comum no mundo por falta de ferro e a amenia. Os sintomas incluem fadiga, a função cognitiva reduzida, o risco aumentado de infecção e desenvolvimento retardado em lactentes.

Anemia por deficiência de ferro também pode ser o resultado da absorção de ferro danificada ou perda de ferro devido à perda de sangue de menstruação, lesão e sangramento gastrointestinal.

A deficiência de ferro é mais comum entre bebês, crianças, adolescentes, mulheres em idade fértil e vegetarianos. Requisitos ingestão de ferro são 1,8 vezes maiores para os vegetarianos porque o ferro não heme não é absorvida, bem como ferro heme.

Excesso:

Não é provável que você vai ter muito ferro a partir de fontes dietéticas. No entanto, altas doses de suplementos pode provocar efeitos nocivos, que vão desde efeitos gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia, a cardiovascular, sistema nervoso, rins e efeitos hepáticos.

As crianças nunca devem ser dados suplementos de ferro a não ser sob a orientação de um médico ou profissional de saúde qualificado. Toxicidade de ferro (de altas doses de suplementos) em crianças pode resultar rapidamente em efeitos graves ou morte a longo prazo.

Pessoas com as seguintes condições podem estar em risco de efeitos nocivos devido à alta ingestão de ferro e, portanto, não devem consumir quantidades excessivas de ferro: hemocromatose hereditária (uma doença que provoca o corpo a absorver e armazenar o excesso de ferro), alcoolismo crônico, doença hepática, anormalidades ferro de carregamento e de certas doenças genéticas.

Além disso, recomenda-se que os homens adultos e mulheres pós-menopáusicas evitar suplementos de ferro e alimentos altamente fortificadas, por causa de sua maior risco de sobrecarga de ferro, uma condição que leva ao acúmulo de ferro no organismo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

112 comentários

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