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Ferro – o que é, fontes e benefícios!

alimentos ricos em ferro

O ferro é um mineral essencial no organismo. O ferro é necessário para o transporte de oxigênio dos pulmões para as células do corpo e para o armazenamento de oxigênio nos músculos. E, embora o ferro é um dos elementos mais abundantes na terra, também é uma das deficiências mais frequentemente observadas no mundo. Confira abaixo as principais fontes de ferro.

Fontes de ferro:

Há duas formas de ferro na dieta: heme e não-heme. Em alimentos de origem animal, como carnes, aves e peixes, cerca de metade do ferro é de ferro heme e não heme é o resto. Ferro de alimentos lácteos, Ovos e alimentos de origem vegetal é totalmente não-heme. Ele é melhor absorvido pelo organismo a partir de fontes de heme.

A vitamina C também melhora a absorção de ambas as formas de ferro, quando consumida na mesma refeição. Produtos fortificados, como pães, cereais e barras de pequeno-almoço, pode contribuir quantidades significativas de ferro não-heme da dieta. Por exemplo, alguns cereais enriquecidos podem conter até 24 mg de ferro por 1 xícara de servir.

alimentos ricos em ferro
alimentos ricos em ferro

Deficiência:

A deficiência nutricional mais comum no mundo por falta de ferro e a amenia. Os sintomas incluem fadiga, a função cognitiva reduzida, o risco aumentado de infecção e desenvolvimento retardado em lactentes.

Anemia por deficiência de ferro também pode ser o resultado da absorção de ferro danificada ou perda de ferro devido à perda de sangue de menstruação, lesão e sangramento gastrointestinal.

A deficiência de ferro é mais comum entre bebês, crianças, adolescentes, mulheres em idade fértil e vegetarianos. Requisitos ingestão de ferro são 1,8 vezes maiores para os vegetarianos porque o ferro não heme não é absorvida, bem como ferro heme.

Excesso:

Não é provável que você vai ter muito ferro a partir de fontes dietéticas. No entanto, altas doses de suplementos pode provocar efeitos nocivos, que vão desde efeitos gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia, a cardiovascular, sistema nervoso, rins e efeitos hepáticos.

As crianças nunca devem ser dados suplementos de ferro a não ser sob a orientação de um médico ou profissional de saúde qualificado. Toxicidade de ferro (de altas doses de suplementos) em crianças pode resultar rapidamente em efeitos graves ou morte a longo prazo.

Pessoas com as seguintes condições podem estar em risco de efeitos nocivos devido à alta ingestão de ferro e, portanto, não devem consumir quantidades excessivas de ferro: hemocromatose hereditária (uma doença que provoca o corpo a absorver e armazenar o excesso de ferro), alcoolismo crônico, doença hepática, anormalidades ferro de carregamento e de certas doenças genéticas.

Além disso, recomenda-se que os homens adultos e mulheres pós-menopáusicas evitar suplementos de ferro e alimentos altamente fortificadas, por causa de sua maior risco de sobrecarga de ferro, uma condição que leva ao acúmulo de ferro no organismo.

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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

112 comentários

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