Ferro

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Ferro
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Ferro – O que é e suas Funções:

O ferro é um mineral essencial no organismo. O ferro é necessário para o transporte de oxigênio dos pulmões para as células do corpo e para o armazenamento de oxigênio nos músculos. E, embora o ferro é um dos elementos mais abundantes na terra, também é uma das deficiências mais frequentemente observadas no mundo.

As Melhores Fontes de Ferro:

Há duas formas de ferro na dieta: heme e não-heme. Em alimentos de origem animal, como carnes, aves e peixes, cerca de metade do ferro é de ferro heme e não heme é o resto. Ferro de alimentos lácteos, Ovos e alimentos de origem vegetal é totalmente não-heme. O ferro é melhor absorvido pelo organismo a partir de fontes de heme. A vitamina C também melhora a absorção de ambas as formas de ferro, quando consumida na mesma refeição. Produtos fortificados, como pães, cereais e barras de pequeno-almoço, pode contribuir quantidades significativas de ferro não-heme da dieta. Por exemplo, alguns cereais enriquecidos podem conter até 24 mg de ferro por 1 xícara de servir. Leia mais sobre Os Alimentos Ricos em Ferro!alimentos ricos em ferro

Deficiência de Ferro:

A deficiência nutricional mais comum no mundo por falta de ferro e a amenia. Os sintomas incluem fadiga, a função cognitiva reduzida, o risco aumentado de infecção e desenvolvimento retardado em lactentes. Anemia por deficiência de ferro também pode ser o resultado da absorção de ferro danificada ou perda de ferro devido à perda de sangue de menstruação, lesão e sangramento gastrointestinal. A deficiência de ferro é mais comum entre bebês, crianças, adolescentes, mulheres em idade fértil e vegetarianos. Requisitos ingestão de ferro são 1,8 vezes maiores para os vegetarianos porque o ferro não heme não é absorvida, bem como ferro heme.

Excesso de Ferro:

Não é provável que você vai ter muito ferro a partir de fontes dietéticas. No entanto, altas doses de suplementos pode provocar efeitos nocivos, que vão desde efeitos gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia, a cardiovascular, sistema nervoso, rins e efeitos hepáticos. As crianças nunca devem ser dados suplementos de ferro a não ser sob a orientação de um médico ou profissional de saúde qualificado. Toxicidade de ferro (de altas doses de suplementos) em crianças pode resultar rapidamente em efeitos graves ou morte a longo prazo.

Pessoas com as seguintes condições podem estar em risco de efeitos nocivos devido à alta ingestão de ferro e, portanto, não devem consumir quantidades excessivas de ferro: hemocromatose hereditária (uma doença que provoca o corpo a absorver e armazenar o excesso de ferro), alcoolismo crônico, doença hepática , anormalidades ferro de carregamento e de certas doenças genéticas. Além disso, recomenda-se que os homens adultos e mulheres pós-menopáusicas evitar suplementos de ferro e alimentos altamente fortificadas, por causa de sua maior risco de sobrecarga de ferro, uma condição que leva ao acúmulo de ferro no organismo.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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