Nutriente

Vitamina B7: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e como Usar!

Vitamina B7: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e como Usar!

Revisado por

Graduado em Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

Vitamina B7: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e como Usar!
4.8 (96.36%) 22 votos

Vitamina B7: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e como Usar de forma correta. Além disso, a Vitamina B7  (Biotina) é uma vitamina essencial que foi agrupada com as vitaminas do complexo B desde que foi descoberta, em leveduras ao lado de outras vitaminas B. Embora seja tecnicamente conhecido como Vitamina B7, essa designação não é muito comum, pois geralmente é simplesmente referido como biotina.

Vitamina B7

Vitamina B7

Vitamina B7 – O que é?

A Vitamina B7 (Biotina) é uma vitamina essencial, hidrossolúvel, que funciona como uma coenzima no metabolismo das purinas e dos carboidratos. Atua na formação da pele, unhas e cabelo, na utilização dos hidratos de carbono (açúcares e amido) e na síntese de ácidos graxos. Está presente em quase todos os seres vivos sejam fungos, plantas ou animais.

Vitamina B7 Para que Serve:

O consumo adequado deste nutriente é importante para as seguintes funções no organismo:

  • Ajudar na absorção das outras vitaminas do complexo B no intestino;
  • Melhorar o controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2;
  • Manter a produção de energia nas células;
  • Manter a produção adequada de proteínas;
  • Fortalecer as unhas e a raiz dos cabelos;
  • Manter a saúde da pele, da boca e dos olhos;
  • Manter a saúde do sistema nervoso.

Como a Vitamina B7 também é produzida pela flora intestinal, é importante consumir fibras e beber pelo menos 1,5 L de água por dia para manter o intestino saudável e com boa produção desse nutriente.

Alimentos Ricos em Vitamina B7:

A dose diária recomendada de Vitamina B7 para adultos saudáveis é de 30 μg por dia, que se consegue ingerir através dos alimentos ricos em Vitamina B7 mostrados na tabela a seguir.

Alimentos (100 g)Quantidade de Vitamina B7Energia
Amendoim101,4 μg577 calorias
Avelã75 μg633 calorias
Farelo de trigo44,4 μg310 calorias
Amêndoa43,6 μg640 calorias
Farelo de aveia35 μg246 calorias
Noz picada18,3 μg705 calorias
Ovo cozido16,5 μg157,5 calorias
Castanha-de-caju13,7 μg556 calorias
Cogumelos cozidos8,5 μg18 calorias

Além de estar presente na alimentação, essa vitamina também pode ser produzida pelas bactérias da flora intestinal, o que ajuda a manter seus níveis adequados no organismo.

Benefícios da Vitamina B7:

Dentre os seus principais benefícios para a saúde podemos destacar:

Cabelos mais Saudáveis:

Um dos mais conhecidos benefícios da Vitamina B7 é sua ação nos cabelos. Ela é capaz de diminuir quedas, aumentar o brilho, trazer mais volume e até evitar quebras ou pontas duplas. É por isso que pessoas com alimentação desequilibrada ou mesmo com uma dieta precária, costumam sofrer com problemas nos cabelos.

Pele mais Bonita:

Mulheres e homens se importam com a saúde da pele e, por isso, costumam investir em produtos de beleza para garantir que ela fique mais bonita e com aspecto jovem. Muitos desses produtos têm em sua composição a Vitamina B7 – exatamente porque ela é capaz de regenerar os tecidos e diminuir rugas de expressão. A Vitamina B7 é uma excelente aliada da pele e esse é um dos benefícios que mais merecem destaque.

Unhas mais Fortes:

Além da pele e dos cabelos, a Vitamina B7 também age na saúde das unhas. Seu uso constante, seja na alimentação ou na suplementação, faz com que as unhas quebrem menos, fiquem mais lisas e cresçam com mais rapidez.

Além disso, elas crescem com uma espessura maior, que evita as quebras, até mesmo em casos onde são roídas. Se suas unhas estiverem quebradiças, preste atenção no seu nível de vitaminas e faça exames com regularidade.

Prevenção de Doenças:

A Vitamina B7 combate os radicais livres, ou seja, ela causa um chamado efeito detox no corpo. Esses radicais livres são responsáveis por trazer doenças como câncer, por exemplo. Por isso, uma alimentação rica em Vitamina B7 é tão importante: ela é uma das responsáveis por livrar nosso organismo de inúmeros problemas graves de saúde.

Proteção Contra Infecções:

É também papel da Vitamina B7 proteger o organismo de infecções, especialmente aquelas causadas por agentes externos, como fungos, bactérias e vírus. Ela irá evitar problemas respiratórios, gripes e até doenças mais graves que têm voltado nos invernos. Por isso, sempre mantenha sua dieta em dia e faça uso da suplementação se necessário.

Regula os Níveis de Glicose:

Outro benefício bastante comentado da Vitamina B7 é seu papel da regulação da glicose. Os níveis de açúcar podem oscilar em indivíduos com uma alimentação ruim e a Vitamina B7 aparece para diminuir esses sintomas negativos.

Diminui o mal Colesterol:

Estudos comparativos em pacientes com baixos níveis de Vitamina B7 e outros com a quantidade saudável no sangue provaram que a Vitamina B7 é capaz de diminuir o colesterol de forma bastante acentuada. Porém, é preciso sempre levar em consideração, outros hábitos que possam ocasionar o problema.

No geral, sabe-se que a Vitamina B7 pode ajudar bastante a aumentar os níveis de bom colesterol e diminuir o mal colesterol – inclusive, o suplemento é indicado por médicos para pacientes que sofrem com o problema.

Previne Diabetes:

Como explicamos mais acima, a Vitamina B7 ajuda a regular os níveis de açúcar e de glicose. Essa característica torna possível afirmar que ela tem grande impacto na prevenção de doenças como diabetes, por exemplo. Obviamente, hábitos saudáveis devem vir atrelados ao uso da Vitamina B7 regularmente.

Protege na Gravidez:

A Vitamina B7 é uma das vitaminas mais importantes para mulheres grávidas. Sem ela, a gestação assume alto risco e pode causar inúmeros problemas para a mãe e para o bebê. O pré-natal nesses casos é fundamental para descobrir qual o nível de Vitamina B7 no corpo da gestante.

Ajudar a Emagrecer:

A Vitamina B7 emagrece sim! Podemos falar com toda certeza que a Vitamina B7 é uma das vitaminas mais essenciais para ajudar a perder peso. É ela a responsável por ativar o metabolismo e gerar maior perda de calorias. Além disso, a Vitamina B7 traz maior energia e força para atividades físicas.

Vitamina B7

Vitamina B7

Quantidade Recomendada de Vitamina B7:

A quantidade de Vitamina B7 recomendada por dia varia de acordo com a idade, como mostrado a seguir:

IdadeQuantidade recomendada
Bebê de 0 a 6 meses5 mcg
Bebê de 7 a 12 meses6 mcg
Criança de 1 a 3 anos8 mcg
Criança de 4 a 8 anos12 mcg
Jovem de 9 a 13 anos20 mcg
Jovem de 14 a 18 anos25 mcg
Adulto de 19 a 70 anos30 mcg
Gestantes35 mcg
Lactantes35 mcg

Além disso, a Vitamina B7 pode ser comprada em lojas de produtos naturais e de suplementos alimentares na internet.

Deficiência ou Falta de Vitamina D:

A deficiência de Vitamina B7 é extremamente incomum porque este nutriente está muito presente na alimentação. Contudo, quando acontece os sintomas da ausência do nutriente são: fraqueza nas unhas e cabelos, calvície, pele seca e escamosa e vermelhidão em volta do nariz e da boca.

Outras complicações que podem ocorrer são conjuntivite, dermatite exfoliativa, dores musculares e lassidão, acompanhada de aumento da glicemia.

0/5 (0 Reviews)
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.