Biotina: Fontes, Dosagem, Deficiências e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dicas de Saúde

Biotina: Fontes, Dosagem, Deficiências e Efeitos Colaterais!
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Biotina: Fontes, Dosagem, Deficiências e Efeitos Colaterais. Além disso, os benefícios da biotina são muitos, e essa vitamina é uma forma de vitamina B, presente em muitos alimentos e disponível como suplemento. As fontes de biotina são muitas e é vendida sob muitos nomes, incluindo Appearex, vitamina B7, vitamina H, biotina e coenzima R.

Muitas multivitamínicas e suplementos vitamínicos B também contêm biotina. Essa vitamina trabalha decompondo os alimentos em açúcar que seu corpo pode usar como energia. É importante para a pele e unhas saudáveis, e também mantém os olhos, o fígado e o sistema nervoso funcionando corretamente.

alimentos ricos em biotina

O que é Biotina?

Também conhecida como vitamina H, a biotina é uma das vitaminas do complexo B que ajuda o corpo a converter alimentos em energia. A palavra biotina vem da antiga palavra grega biotos, que significa vida ou sustento. As vitaminas B e especificamente ajudam a manter a pele, o cabelo, os olhos, o fígado e o sistema nervoso saudáveis. É também um nutriente crucial durante a gravidez, pois é importante para o crescimento embrionário.

A maioria das pessoas adquire a quantidade dessa vitamina de que necessitam ao fazer uma dieta saudável, mas tem havido muitas alegações de que obter mais dessa vitamina pode regular o açúcar no sangue, promover cabelos, pele e unhas saudáveis, além de ajudar as mamães grávidas a ter bebês mais saudáveis. Quanto dessa vitamina é suficiente, onde você pode obtê-la e o que ela realmente pode fazer por você?+

Para que Serve a Biotina:

A biotina tem demonstrado ser importante para muitos fatores de saúde, incluindo o suporte de funções neurológicas, estabilização dos níveis de açúcar no sangue, estabilidade do DNA e saúde do cabelo, pele e unhas.

O corpo não pode sintetizar biotina, por isso precisa ser obtido regularmente a partir da dieta e bactérias intestinais. A biotina pode ser encontrada em uma grande variedade de alimentos, incluindo fígado animal, gemas de ovos, leite de vaca e algumas frutas e vegetais.

biotina

Embora a deficiência seja rara, ela pode ser perigosa se não for tratada. Níveis sub-ótimos ou deficiências marginais, que são muito mais comuns, têm sido associados a uma variedade de efeitos negativos à saúde. Incluindo retardo de crescimento, disfunção neurológica, perda de cabelo, erupção cutânea, dor muscular e anemia.

Por que a Biotina é Necessária?

A biotina tem funções metabólicas vitais. Sem a vitamina como co-fator, muitas enzimas não funcionam adequadamente, e complicações sérias podem ocorrer, incluindo doenças variadas da pele, do trato intestinal e do sistema nervoso. Pode ajudar a tratar os níveis elevados de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 e pode ser útil na manutenção de cabelos e unhas saudáveis.

Diminuindo a resistência à insulina e melhorando a tolerância à glicose e, possivelmente, prevenindo defeitos congênitos. Ela desempenha um papel no metabolismo energético e tem sido usada para tratar alopecia, câncer, doença de Crohn, perda de cabelo, doença de Parkinson, neuropatia periférica, síndrome de Rett, dermatite seborreica e candidíase vaginal.

Fontes de Biotina:

A biotina também pode ser encontrada em vários alimentos, incluindo:

Alimentos Ricos em BiotinaPorçãoQuantidade de BiotinaCalorias
Amendoim72 g73 mcg160 kcal
Avelã68 g51 mcg88 kcal
Amêndoa10 g50 mcg576 kcal
Isolado de Proteína de Soja28,4 g8,5 mcg37 kcal
Ovo Cozido50 g8,1 mcg80 kcal
Castanha de Caju65 g8,9 mcg350 kcal
Iogurte245 ml7,4 mcg164 kcal
Batata Doce128 g5,5 mcg60 kcal
Acelga Cozida88 g5,3 mcg19 kcal
Salmão Cozido100 g5 mcg276 kcal

fontes de biotina-1

Benefícios da Biotina Para Saúde:

A biotina é vital para muitas funções do corpo. É usada pelo organismo para metabolizar carboidratos, gorduras e aminoácidos. Também é vital para o crescimento normal dos fetos. Muitas pessoas tomam suplementos para aumentar a saúde de sua pele, cabelos e unhas. Embora mais pesquisas sejam necessárias, parece que essa vitamina pode ser útil nessas áreas.

Um estudo descobriu que tomar biotina cria um crescimento significativo de pelos em mulheres com queda de cabelo temporária. Também se observa que pode ser útil no tratamento de erupções cutâneas em bebês conhecidas como dermatite seborreica ou crosta láctea.

É importante para cabelos, pele e unhas. Baixos níveis podem levar a unhas quebradiças e queda de cabelo. Há algumas evidências de que os suplementos podem ajudar a prevenir o enfraquecimento do cabelo, especialmente se você é deficiente. Tomar um suplemento dessa vitamina não é prejudicial e pode melhorar a qualidade do cabelo.

Biotina também pode ser útil no tratamento do diabetes. Um estudo descobriu que um tratamento que combina picolinato de cromo e essa vitamina melhora o metabolismo da glicose em pacientes com diabetes tipo 2. Altas doses também foram consideradas úteis no tratamento da neuropatia periférica, um sintoma do diabetes.

fontes de biotina

Causas da Deficiência de Biotina:

A deficiência de biotina é bastante rara. Os médicos normalmente olham para uma das seis possíveis causas para explicar por que seus níveis podem ser tão baixos. Essas causas são:

Medicamentos: Certos medicamentos podem impedir que o organismo absorva as vitaminas corretamente. Estes medicamentos incluem antibióticos e medicamentos anti-convulsivos. Além disso, os antibióticos destroem as bactérias boas no seu intestino que podem naturalmente produzi-la.

Alimentação Intravenosa: Se você receber sua nutrição de um tubo intravenoso ou tubo, você pode desenvolver uma deficiência de Biotina. Suplementos podem ser necessários até que você consiga comer alimentos sólidos novamente.

Problemas Intestinais: Algumas condições intestinais crônicas podem impedir que seu corpo absorva nutrientes dos alimentos. Além disso, estas condições incluem a doença de Crohn e colite.

Dieta a Longo Prazo: A alimentação estrita pode impedir que você consiga uma ampla variedade de vitaminas e minerais dos alimentos que ingere. Comer uma dieta bem balanceada é vital para sua saúde, e você ainda pode manter ou perder peso se esse for seu objetivo.

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Dosagem da Biotina:

A fim de receber os benefícios da biotina, o valor diário recomendado é:

  • 5 microgramas por dia para bebês;
  • 6 a 8 microgramas por dia para crianças de 7 meses a 3 anos de idade;
  • 12 a 20 microgramas por dia para crianças de 4 a 13 anos de idade;
  • 25 microgramas para adolescentes;
  • 30 microgramas para adultos do sexo masculino e feminino com mais de 19 anos;
  • 30 miligramas para mulheres grávidas e 35 miligramas para mulheres que estão a amamentar.

Vitaminas ou suplementos de biotina estão disponíveis sem receita médica em forma de comprimidos ou cápsulas. E você também pode encontra-la líquida on-line ou em sua loja local de vitaminas. A dosagem comum dessa vitamina varia de 1.000 microgramas a 10.000 microgramas, valores muito mais elevados do que o valor recomendado diariamente.

Algumas pessoas optam por tomar a vitamina para o crescimento do cabelo e para uma pele com aparência mais jovem. Além disso, e há algumas evidências que sugerem que esses usos são benéficos. Se você quiser experimentar suplementos de biotina, comece com doses menores e trabalhe o seu caminho se você estiver percebendo mudanças positivas.

alimentos ricos em biotina-1

Efeitos Colaterais da Biotina:

Embora esteja disponível como suplemento, a biotina é algo que você só deve tomar se aconselhado pelo seu médico. A maioria das pessoas obtém o suficiente dessa vitamina através de sua dieta regular. Converse com seu médico sobre outros medicamentos que você está tomando. Bem como quaisquer condições médicas que você tenha antes de tomar essa vitamina. Vitaminas e suplementos podem ter um efeito negativo em alguns medicamentos e condições médicas.

Atualmente, não há efeitos colaterais adversos conhecidos da biotina quando administrados. Conforme prescrito por um médico ou através de uma ingestão dietética normal. Há alguns casos em que certos hábitos alimentares ou outros causaram uma deficiência dessa vitamina. Além disso, estudos descobriram que as mulheres que fumam podem aumentar o metabolismo da vitamina em seus corpos e causar uma deficiência.

Outro caso mostrou que comer ovos crus particularmente o branco dos ovos regularmente também pode criar uma deficiência dessa vitamina. Neste caso, a deficiência provocou uma condição chamada fraqueza do membro responsiva da vitamina. Além disso, essa condição simula a quadriplegia. Portanto, o consumo regular de claras de ovos crus foi usado em outro estudo que mostrou que isso causou uma deficiência de biotina também.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Sttefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clínicas, e também atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

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