Dieta e Nutrição

11 principais malefícios do açúcar para saúde!

principais maleficios do açucar para saude

Os principais malefícios do açúcar para saúde que todos precisam conhecer imediatamente pois muitas pessoas confiam em alimentos processados rápidos para refeições e lanches. Uma vez que estes produtos contêm frequentemente açúcar adicionado, constitui uma grande proporção da sua ingestão diária de calorias.

Nos EUA, os açúcares adicionados respondem por até 17% da ingestão calórica total de adultos e até 14% para crianças. As diretrizes dietéticas sugerem limitar as calorias do açúcar adicionado a menos de 10% ao dia. Além disso, os especialistas acreditam que o consumo de açúcar é uma das principais causas da obesidade e de muitas doenças crônicas, como o diabetes.

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principais malefícios do açúcar para saúde

Principais malefícios do açúcar para saúde:

1. Pode causar gordura no fígado:

Um dos principais malefícios do açúcar para saúde tem sido consistentemente associada a um aumento do risco de fígado gordo. Aliás, ao contrário da glicose e outros tipos de açúcar, que são absorvidos por muitas células do corpo, a frutose é quase exclusivamente destruída pelo fígado.

No fígado, a frutose é convertida em energia ou armazenada como glicogênio. portanto, o fígado só pode armazenar tanto glicogênio antes que quantidades em excesso sejam transformadas em gordura.

Grandes quantidades de açúcar adicionado na forma de frutose sobrecarregam o fígado, levando à doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado.

2. Aumenta o risco de depressão:

Enquanto uma dieta saudável pode ajudar a melhorar seu humor, os malefícios do açúcar aumentam suas chances de desenvolver depressão. Consumir muitos alimentos processados, incluindo produtos com alto teor de açúcar, como bolos e bebidas açucaradas, tem sido associado a um maior risco de depressão.

3. Acelera o processo de envelhecimento:

Certamente as rugas são um sinal natural do envelhecimento. Elas aparecem eventualmente, independentemente da sua saúde. Contudo, más escolhas alimentares podem piorar as rugas e acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Produtos finais de glicação avançada (AGEs) são compostos formados por reações entre açúcar e proteína em seu corpo. Eles são suspeitos de desempenhar um papel fundamental no envelhecimento da pele.

Consumir uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcar leva à produção de AGEs, o que pode fazer com que sua pele envelheça prematuramente. Os AGEs danificam o colágeno e a elastina, que são proteínas que ajudam a pele a se esticar e manter sua aparência jovem.

Assim, quando o colágeno e a elastina ficam danificados, a pele perde sua firmeza e começa a ceder. Em um estudo, mulheres que consumiram mais carboidratos, incluindo açúcares adicionados, tinham uma aparência mais enrugada do que as mulheres em uma dieta rica em proteínas e baixo teor de carboidratos.

4. Prejudica a saúde em geral:

Além dos listados acima, os principais malefícios do açúcar para saúde são muitos. Pesquisas mostram também são:

  • Acelerar o declínio cognitivo: Dietas ricas em açúcar podem levar a problemas de memória e têm sido associadas a um aumento do risco de demência. Enfim, pesquisas sobre o impacto do açúcar adicionado na saúde estão em andamento e novas descobertas estão sendo feitas constantemente.
  • Aumentar o risco de desenvolver gota: A gota é uma condição inflamatória caracterizada por dor nas articulações. Os açúcares adicionados aumentam os níveis de ácido úrico no sangue, aumentando o risco de desenvolver ou piorar a gota.
  • Aumente o disco da doença renal: ter níveis consistentemente altos de açúcar no sangue pode causar danos aos delicados vasos sanguíneos dos rins. Assim, isso pode levar a um aumento do risco de doença renal.
  • Impacto negativo na saúde bucal: comer muito açúcar pode causar cáries . Bactérias em sua boca se alimentam de açúcar e liberam subprodutos ácidos, que causam a desmineralização do dente.

5. Aumenta o risco de desenvolver acne:

Uma dieta rica em carboidratos refinados, incluindo alimentos açucarados e bebidas, tem sido associada a um maior risco de desenvolver acne. Alimentos com alto índice glicêmico, como doces processados, aumentam o açúcar no sangue mais rapidamente do que alimentos com menor índice glicêmico.

Alimentos açucarados aumentam surpreendentemente os níveis de açúcar no sangue e insulina, causando aumento da secreção androgênica, produção de óleo e inflamação, os quais desempenham um papel no desenvolvimento da acne.

6. Acelera o envelhecimento celular:

Os telômeros são estruturas encontradas no final dos cromossomos, moléculas que contêm parte ou toda a sua informação genética. Os telômeros atuam como capas protetoras, evitando que os cromossomos se deteriorem ou se fundam.

Conforme você envelhece, os telômeros encurtam naturalmente, o que faz com que as células envelheçam e funcionem mal. Embora o encurtamento dos telômeros seja uma parte do envelhecimento, escolhas de estilo de vida podem acelerar o processo.

Contudo, o consumo de grandes quantidades de açúcar tem mostrado acelerar o encurtamento dos telômeros, o que aumenta o envelhecimento celular. Um estudo realizado mostrou que o consumo regular de bebidas adoçadas com açúcar estava associado a menor comprimento dos telômeros e envelhecimento celular prematuro.

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7. Proporciona uma “Energia” passageira:

Alimentos ricos em açúcar adicionado aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e insulina, levando ao aumento da energia. No entanto, este aumento nos níveis de energia é passageiro.

Os produtos repletos de açúcar, que não contêm proteínas, fibras ou gorduras, levam a um breve aumento de energia que é rapidamente seguido por uma queda acentuada no nível de açúcar no sangue, muitas vezes referida como um colapso.

A constante oscilação do nível de açúcar no sangue pode levar a grandes flutuações nos níveis de energia. Portanto, escolha fontes de carboidratos com baixo teor de açúcar e ricos em fibras.

Combinar carboidratos com proteína ou gordura é outra ótima maneira de manter os níveis de açúcar e energia no sangue estáveis. Por exemplo, comer uma maçã junto com um punhado de amêndoas é um excelente lanche para níveis de energia prolongados e consistentes.

8. Aumenta o Risco de Doença Cardíaca:

Dietas ricas em açúcar têm sido associadas a um aumento do risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, a causa número um de morte no mundo. Dentre os principais malefícios do açúcar para saúde está a obesidade, inflamação e altos níveis de triglicérides, açúcar no sangue e pressão arterial – todos fatores de risco para doenças cardíacas.

Ademais, consumir muito açúcar, especialmente a partir de bebidas adoçadas, tem sido associado à aterosclerose, uma doença caracterizada por depósitos gordurosos que entopem as artérias.

9. Aumenta o risco de diabetes:

A prevalência mundial de diabetes mais do que dobrou nos últimos 30 anos. Embora existam muitas razões para isso, risco de diabetes está ligado aos maleficios.

Além disso, a obesidade, que muitas vezes é causada pelo consumo excessivo de açúcar, é considerada o fator de risco mais forte para o diabetes. Além disso, o consumo prolongado de açúcar elevado impulsiona a resistência à insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que regula os níveis de açúcar no sangue.

A resistência à insulina faz com que os níveis de açúcar no sangue subam e aumenta fortemente o risco de diabetes. Um estudo populacional envolvendo mais de 175 países constatou que o risco de desenvolver diabetes cresceu 1,1% para cada 150 calorias de açúcar, ou cerca de uma lata de refrigerante, consumida por dia.

Ademais, outros estudos também mostraram que pessoas que bebem bebidas adoçadas com açúcar, incluindo suco de frutas, têm maior probabilidade de desenvolver diabetes.

10. Pode estimular o ganho de peso:

As obesidade está aumentando em todo o mundo e o açúcar é considerado um dos principais culpados. Bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos e chás doces são carregados com frutose, um tipo de açúcar simples.

O consumo de frutose aumenta sua fome e desejo por comida mais do que a glicose. Ademais, o consumo excessivo de frutose pode causar resistência à leptina, um hormônio importante que regula a fome.

Aliás, bebidas açucaradas não limitam sua fome, tornando fácil consumir rapidamente um alto número de calorias líquidas. Isso pode levar ao ganho de peso. A pesquisa mostrou que as pessoas que bebem bebidas açucaradas, pesam mais do que as que não bebem.

Além disso, beber um monte de bebidas adoçadas com açúcar está ligado a um aumento da quantidade de gordura visceral, um tipo de gordura profunda da barriga associada a condições como diabetes e doenças cardíacas.

11. Aumenta o risco de câncer:

Comer quantidades excessivas de açúcar pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Primeiramente, uma dieta rica em alimentos e bebidas açucaradas pode levar à obesidade, o que aumenta significativamente o risco de câncer.

Ademais, excesso de açúcar aumenta a inflamação e podem causar resistência à insulina, aumentando o risco de câncer. Um estudo em mais de 430.000 pessoas descobriu que o consumo adicional de açúcar estava positivamente associado a um risco aumentado de câncer de esôfago, câncer pleural e câncer de intestino delgado.

 

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] e macias mais cedo do que você gostaria? Isso ocorre porque as plantas armazenam carboidratos como açúcar complexo chamado amido e, quando armazenados em temperatura baixa, esses amidos complexos são […]

  • […] O sul da América, por exemplo, é conhecido por seu chá gelado adoçado. Os britânicos tomam chá e doces quentes no meio da tarde. Na Turquia, o chá preto é servido quente em pequenos copos com a opção de adoçar com cubos de açúcar. […]

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