Os 11 Principais Malefícios do Açúcar Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Os 11 Principais Malefícios do Açúcar Para Saúde!
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Os Principais Malefícios do Açúcar Para Saúde que todos precisam conhecer imediatamente! Além disso, de molho marinara a manteiga de amendoim, o açúcar adicionado pode ser encontrado até mesmo nos produtos mais inesperados.

Muitas pessoas confiam em alimentos processados rápidos para refeições e lanches. Uma vez que estes produtos contêm frequentemente açúcar adicionado, constitui uma grande proporção da sua ingestão diária de calorias.

Acucar faz mal
Açúcar faz mal

Nos EUA, os açúcares adicionados respondem por até 17% da ingestão calórica total de adultos e até 14% para crianças. As diretrizes dietéticas sugerem limitar as calorias do açúcar adicionado a menos de 10% ao dia.

Especialistas acreditam que o consumo de açúcar é uma das principais causas da obesidade e de muitas doenças crônicas, como o diabetes. Portanto, conheça a seguir Os 11 Principais Malefícios do Açúcar Para Saúde:

1. Pode Causar Gordura no Fígado:

Um dos Malefícios do Açúcar tem sido consistentemente associada a um aumento do risco de fígado gordo. Aliás, ao contrário da glicose e outros tipos de açúcar, que são absorvidos por muitas células do corpo, a frutose é quase exclusivamente destruída pelo fígado.

No fígado, a frutose é convertida em energia ou armazenada como glicogênio. portanto, o fígado só pode armazenar tanto glicogênio antes que quantidades em excesso sejam transformadas em gordura.

Grandes quantidades de açúcar adicionado na forma de frutose sobrecarregam o fígado, levando à doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado.

Sobretudo, um estudo em mais de 5.900 adultos mostrou que as pessoas que bebiam bebidas açucaradas diariamente tinham um risco 56% maior de desenvolver DHGNA, em comparação com pessoas que não o faziam.

2. Aumenta o Risco de Depressão:

Enquanto uma dieta saudável pode ajudar a melhorar seu humor, os Malefícios do Açúcar aumentam suas chances de desenvolver depressão. Consumir muitos alimentos processados, incluindo produtos com alto teor de açúcar, como bolos e bebidas açucaradas, tem sido associado a um maior risco de depressão.

Os pesquisadores acreditam que as oscilações do açúcar no sangue, a desregulação do neurotransmissor e a inflamação podem ser todas razões para o impacto prejudicial do açúcar na saúde mental.

Um estudo que acompanhou 8.000 pessoas durante 22 anos mostrou que homens que consumiam 67 gramas ou mais de açúcar por dia tinham 23% mais probabilidade de desenvolver depressão do que os homens que comiam menos de 40 gramas por dia.

Outro estudo em mais de 69.000 mulheres demonstrou que aquelas com o consumo mais alto de açúcar adicionado tinham um risco significativamente maior de depressão, comparadas àquelas com o consumo mais baixo.

3. Acelera o Processo de Envelhecimento:

Certamente as rugas são um sinal natural do envelhecimento. Elas aparecem eventualmente, independentemente da sua saúde. Contudo, más escolhas alimentares podem piorar as rugas e acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Produtos finais de glicação avançada (AGEs) são compostos formados por reações entre açúcar e proteína em seu corpo. Eles são suspeitos de desempenhar um papel fundamental no envelhecimento da pele.

Consumir uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcar leva à produção de AGEs, o que pode fazer com que sua pele envelheça prematuramente. Os AGEs danificam o colágeno e a elastina, que são proteínas que ajudam a pele a se esticar e manter sua aparência jovem.

Assim, quando o colágeno e a elastina ficam danificados, a pele perde sua firmeza e começa a ceder. Em um estudo, mulheres que consumiram mais carboidratos, incluindo açúcares adicionados, tinham uma aparência mais enrugada do que as mulheres em uma dieta rica em proteínas e baixo teor de carboidratos.

Enfim, os pesquisadores concluíram que uma menor ingestão de carboidratos foi associada a uma melhor aparência de envelhecimento da pele.

4. Prejudica a Saúde em Geral:

Além dos listados acima, os Malefícios do Açúcar Para Saúde são muitos. Pesquisas mostram surpreendentemente que os Malefícios do Açúcar também são:

Acelerar o declínio cognitivo: Dietas ricas em açúcar podem levar a problemas de memória e têm sido associadas a um aumento do risco de demência. Enfim, pesquisas sobre o impacto do açúcar adicionado na saúde estão em andamento e novas descobertas estão sendo feitas constantemente.

Aumentar o risco de desenvolver gota: A gota é uma condição inflamatória caracterizada por dor nas articulações. Os açúcares adicionados aumentam os níveis de ácido úrico no sangue, aumentando o risco de desenvolver ou piorar a gota.

Aumente o disco da doença renal: ter níveis consistentemente altos de açúcar no sangue pode causar danos aos delicados vasos sanguíneos dos rins. Assim, isso pode levar a um aumento do risco de doença renal.

Impacto negativo na saúde bucal: comer muito açúcar pode causar cáries . Bactérias em sua boca se alimentam de açúcar e liberam subprodutos ácidos, que causam a desmineralização do dente.

5. Aumenta o Risco de Desenvolver Acne:

Uma dieta rica em carboidratos refinados, incluindo alimentos açucarados e bebidas, tem sido associada a um maior risco de desenvolver acne. Alimentos com alto índice glicêmico, como doces processados, aumentam o açúcar no sangue mais rapidamente do que alimentos com menor índice glicêmico.

Alimentos açucarados aumentam surpreendentemente os níveis de açúcar no sangue e insulina, causando aumento da secreção androgênica, produção de óleo e inflamação, os quais desempenham um papel no desenvolvimento da acne.

Estudos mostraram que dietas de baixo índice glicêmico estão associadas a um risco reduzido de acne, enquanto dietas de alto índice glicêmico estão associadas a um risco maior. Por exemplo, um estudo demonstrou que aqueles que frequentemente consumiam açúcar tinham um risco 30% maior de desenvolver acne.

Aliás, muitos estudos populacionais mostraram que as comunidades rurais que consomem alimentos tradicionais não processados apresentam índices quase inexistentes de acne, em comparação com áreas mais urbanas e de alta renda.

Esses achados todavia, coincidem com a teoria de que dietas ricas em alimentos processados e carregados de açúcar contribuem para o desenvolvimento da acne.

6. Acelera o Envelhecimento Celular:

Os telômeros são estruturas encontradas no final dos cromossomos, moléculas que contêm parte ou toda a sua informação genética. Os telômeros atuam como capas protetoras, evitando que os cromossomos se deteriorem ou se fundam.

Conforme você envelhece, os telômeros encurtam naturalmente, o que faz com que as células envelheçam e funcionem mal. Embora o encurtamento dos telômeros seja uma parte do envelhecimento, escolhas de estilo de vida podem acelerar o processo.

Contudo, o consumo de grandes quantidades de açúcar tem mostrado acelerar o encurtamento dos telômeros, o que aumenta o envelhecimento celular. Um estudo realizado mostrou que o consumo regular de bebidas adoçadas com açúcar estava associado a menor comprimento dos telômeros e envelhecimento celular prematuro. Inegavelmente, cada dose diária de 591 ml de soda adoçada com açúcar equivale a 4,6 anos adicionais de envelhecimento.

Açúcar malefícios
Açúcar malefícios

7. Proporciona uma “Energia” Passageira:

Alimentos ricos em açúcar adicionado aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e insulina, levando ao aumento da energia. No entanto, este aumento nos níveis de energia é passageiro.

Os produtos repletos de açúcar, que não contêm proteínas, fibras ou gorduras, levam a um breve aumento de energia que é rapidamente seguido por uma queda acentuada no nível de açúcar no sangue, muitas vezes referida como um colapso.

A constante oscilação do nível de açúcar no sangue pode levar a grandes flutuações nos níveis de energia. Portanto, escolha fontes de carboidratos com baixo teor de açúcar e ricos em fibras.

Combinar carboidratos com proteína ou gordura é outra ótima maneira de manter os níveis de açúcar e energia no sangue estáveis. Por exemplo, comer uma maçã junto com um punhado de amêndoas é um excelente lanche para níveis de energia prolongados e consistentes.

8. Aumenta o Risco de Doença Cardíaca:

Dietas ricas em açúcar têm sido associadas a um aumento do risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, a causa número um de morte no mundo. Dentre os Malefícios do Açúcar está a obesidade, inflamação e altos níveis de triglicérides, açúcar no sangue e pressão arterial – todos fatores de risco para doenças cardíacas.

Ademais, consumir muito açúcar, especialmente a partir de bebidas adoçadas, tem sido associado à aterosclerose, uma doença caracterizada por depósitos gordurosos que entopem as artérias.

Um estudo em mais de 30.000 pessoas descobriu que aqueles que consumiam 17-21% de calorias de açúcar adicionado tinham um risco 38% maior de morrer de doença cardíaca, em comparação com aqueles que consomem apenas 8% das calorias de açúcar adicionado.

Apenas uma lata de refrigerante de 47 onças (473 ml) contém 52 gramas de açúcar, o que equivale a mais de 10% do seu consumo diário de calorias, com base em uma dieta de 2.000 calorias. Isso significa que uma bebida açucarada por dia já pode colocá-lo acima do limite diário recomendado para o açúcar adicionado.

9. Aumenta o Risco de Diabetes:

A prevalência mundial de diabetes mais do que dobrou nos últimos 30 anos. Embora existam muitas razões para isso, risco de diabetes está ligado aos Malefícios do Açúcar.

A obesidade, que muitas vezes é causada pelo consumo excessivo de açúcar, é considerada o fator de risco mais forte para o diabetes. Além disso, o consumo prolongado de açúcar elevado impulsiona a resistência à insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que regula os níveis de açúcar no sangue.

A resistência à insulina faz com que os níveis de açúcar no sangue subam e aumenta fortemente o risco de diabetes. Um estudo populacional envolvendo mais de 175 países constatou que o risco de desenvolver diabetes cresceu 1,1% para cada 150 calorias de açúcar, ou cerca de uma lata de refrigerante, consumida por dia.

Ademais, outros estudos também mostraram que pessoas que bebem bebidas adoçadas com açúcar, incluindo suco de frutas, têm maior probabilidade de desenvolver diabetes.

10. Pode Estimular o Ganho de Peso:

As obesidade está aumentando em todo o mundo e o açúcar é considerado um dos principais culpados. Bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos e chás doces são carregados com frutose, um tipo de açúcar simples.

O consumo de frutose aumenta sua fome e desejo por comida mais do que a glicose. Ademais, o consumo excessivo de frutose pode causar resistência à leptina, um hormônio importante que regula a fome.

Aliás, bebidas açucaradas não limitam sua fome, tornando fácil consumir rapidamente um alto número de calorias líquidas. Isso pode levar ao ganho de peso. A pesquisa mostrou que as pessoas que bebem bebidas açucaradas, pesam mais do que as que não bebem.

Além disso, beber um monte de bebidas adoçadas com açúcar está ligado a um aumento da quantidade de gordura visceral, um tipo de gordura profunda da barriga associada a condições como diabetes e doenças cardíacas.

11. Aumenta o Risco de Câncer:

Comer quantidades excessivas de açúcar pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Primeiramente, uma dieta rica em alimentos e bebidas açucaradas pode levar à obesidade, o que aumenta significativamente o risco de câncer.

Ademais, excesso de açúcar aumenta a inflamação e podem causar resistência à insulina, aumentando o risco de câncer. Um estudo em mais de 430.000 pessoas descobriu que o consumo adicional de açúcar estava positivamente associado a um risco aumentado de câncer de esôfago, câncer pleural e câncer de intestino delgado.

Outro estudo mostrou que mulheres que consumiam pães doces e biscoitos mais de três vezes por semana tinham 1,42 vezes mais chances de desenvolver câncer endometrial do que mulheres que consumiam esses alimentos menos de 0,5 vezes por semana. Contudo, mais estudos são necessários para entender completamente esse relacionamento complexo.

Dicas Para Reduzir a Ingestão de Açúcar:

Os Malefícios do Açúcar Para Saúde são muitos. Embora consumir pequenas quantidades de vez em quando seja perfeitamente saudável, reduza o açúcar sempre que possível.

Concentrar-se em comer alimentos integrais e não processados diminui automaticamente a quantidade de açúcar em sua dieta. Aqui estão algumas dicas sobre como evitar os Malefícios do Açúcar Para Saúde e reduzir sua ingestão:

  • Em vez de gelatina, corte bananas frescas no sanduíche de manteiga de amendoim.
  • Evite bebidas alcoólicas adoçadas com refrigerante, suco, mel, açúcar ou agave.
  • Escolha marinadas, manteigas de nozes, ketchup e molho marinara com zero açúcares adicionados.
  • Substitua os doces por uma mistura caseira de frutas, nozes e alguns pedaços de chocolate escuros.
  • Troque refrigerantes, bebidas energéticas, sucos e chás açucarados por água ou soda sem açúcar.
  • Troque o seu cereal matinal por uma tigela de aveia com manteiga de nozes e frutas frescas, ou uma omelete com verduras.
  • Beba seu café preto ou use Stevia para um adoçante natural de zero caloria.
  • Procure por cereais, granolas e barras de granola com menos de 4 gramas de açúcar por porção.
  • Compre sua mercearia, concentrando-se em ingredientes frescos e integrais.
  • Consuma frutas inteiras em vez de smoothies de frutas açucaradas.
  • Use manteigas de nozes naturais no lugar de pastas doces como Nutella.
  • Adoçar iogurte natural com frutas frescas ou congeladas em vez de comprar iogurte com sabor e açúcar.
  • Use azeite e vinagre no lugar de saladas doces como mostarda de mel.
  • Ademais, manter um diário alimentar é uma excelente maneira de se tornar mais consciente das principais fontes de açúcar em sua dieta.

A melhor maneira de evitar os Malefícios do Açúcar é preparar suas próprias refeições saudáveis em casa e evitar a compra de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar.

Malefícios do açúcar
Malefícios do açúcar

Mais Informações:

Comer muito açúcar adicionado pode trazer muitos Malefícios do Açúcar Para Saúde. Porque, alimentos e bebidas açucarados aumenta o ganho de peso, problemas de açúcar no sangue e um aumento do risco de doenças cardíacas, entre outras condições perigosas.

Por estas razões, o açúcar adicionado deve ser mantido ao mínimo sempre que possível, o que é fácil quando você segue uma dieta saudável baseada em alimentos integrais. Aliás, se você precisar reduzir o consumo de açúcar da sua dieta, experimente algumas das pequenas alterações listadas acima. Antes que você perceba, esse hábito será uma coisa do passado.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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