Flavonoides – O que é, Benefícios, Alimentos e Contraindicações

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Flavonoides – O que é, Benefícios, Alimentos e Contraindicações são informações importantes que todos devem saber. Ademais, os Flavonoides podem ser consumidos através de uma grande variedade de alimentos e suplementos alimentares.

Se você ainda não conhece os benefícios dos Flavonoides, então vamos tirar suas dúvidas sobre o que esta substância é e quais são seus benefícios, quais alimentos podemos encontrá-los e quais são os possíveis efeitos colaterais. Portanto, veja mais sobre os Flavonoides: O que é, Benefícios, Alimentos e Contraindicações:

flavonoides alimentos
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O que são Flavonoides?

Os Flavonoides são um tipo de pigmento alimentar, também chamado de quercetina, abundante em alimentos como o chá verde, maçã, cebola, uvas e até mesmo no vinho tinto. Em geral, alimentos com coloração muito forte são ricos em Flavonoides.

Esta substância é usada na medicina. Afinal, ela tem o poder de ajudar em várias áreas do nosso corpo, como na prevenção e tratamento da inflamação, a ajuda no sistema respiratório, a melhoria dos sintomas de alergias e também tem uma ação importante contra as células cancerígenas.

Para que Serve os Flavonoides:

Eles atuam como um anti-histamínico e um anti-inflamatório, e pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas e câncer. Os Flavonoides também pode ajudar a estabilizar as células que liberam a histamina no corpo. Portanto, eles têm um efeito anti-inflamatório.

Os Flavonoides também podem ser usados para:

  • Reduzir a cistite intersticial (uma condição dolorosa que afeta a bexiga);
  • Prevenir o câncer;
  • Baixar a hipertensão;
  • Para passar a dor de cabeça;
  • Fortalecer nosso sistema imunológico (evite até mesmo a replicação do HIV);
  • Fazer a náusea desaparecer;
  • Lidar com asma.

Benefícios do Flavonoides:

Funciona Como Antioxidante:

Eles protegem as células contra danos causados por radicais livres, que são desenvolvidos especialmente devido à exposição do organismo ao fumo do cigarro, o álcool, o estresse, poluentes, a radiação ionizante, a radiação UV, aditivos químicos e infecções;

Controla a Hipertensão:

Os Flavonoides têm a capacidade de reduzir a pressão arterial e eliminar as complicações associadas a essa doença. Então, como um vasodilatador, ele ajuda na saúde do coração a partir de um número de ângulos diferentes.

Possui Efeitos Cardiovasculares:

São úteis no tratamento de hipertensão e na prevenção do acidente vascular cerebral e enfarte do miocárdio, reduzindo a oxidação de lipoproteínas e outros efeitos antiaterogênicos diluentes, anti-trombóticos e sangue;

Funciona Como Neuroprotetores:

Previnem e retardam o envelhecimento do cérebro e doenças neurodegenerativas;

Controla a Asma:

Os Flavonoides funcionam como um broncodilatador e reduz a quantidade de produtos químicos inflamatórios ou alérgicos da reação no corpo. Portanto, os Flavonoides podem reduzir a gravidade dos ataques de asma que reagem a esses produtos químicos e também reduz várias formas de congestionamento que não estão relacionados à asma.

Contém Imunoprotetores:

Ajuda o sistema imunológico a defender o organismo de infecções virais e bacterianas, especialmente durante períodos de estresse intenso;

Possui Efeitos Antitumorais:

Repara danos no DNA prevenindo câncer, especialmente câncer de próstata;

alimentos com flavonoides
alimentos com flavonoides

Combate o Câncer:

Os Flavonoides foram ligados a uma redução no Câncer do pâncreas, da Próstata, colorretal e da pele. Estudos estão em andamento, mas os Flavonoides parecem como um dos mais importantes lutadores naturais do câncer encontrados em alimentos comuns.

Possui Efeito Antienvelhecimento Sobre o Tecido da Pele:

Graças à sua poderosa ação antioxidante, eles combatem os radicais livres e retardam o aparecimento de rugas, pele seca e outras imperfeições da pele associadas ao envelhecimento;

Funciona Como Anti-inflamatórios:

Inibem a cascata do ácido araquidônico, causando sintomas menos dolorosos da inflamação crônica.

Controla o Diabetes:

A quercetina foi mostrada ter qualidades diferentes de um inibidor da aldose-redutase. Alguns dos problemas que ocorrem em doentes Diabéticos são devidos à via do sorbitol, em que altas concentrações de glicose são alteradas em frutose e sorbitol.

Flavonoides Ajuda a Emagrecer?

Sendo uma substância muito benéfica para a nossa saúde, algumas pessoas podem pensar que o consumo de quercetina é sutil. Aliás, os alimentos que contêm essa substância são muito saudáveis ​​e, podem ajudar na perda de peso.

Um dos seus efeitos é controlar o colesterol ruim e isso pode ser uma grande ajuda para perder peso. Conquanto, não há relação direta entre o consumo de quercetina e a perda de peso.

Qual é a Dose Recomendada?

A dose recomendada desta substância por dia pode variar de acordo com cada organismo e condições de saúde e, portanto, não há recomendação geral. Assim, estima-se que uma pessoa com uma dieta normal consuma cerca de 40 miligramas de substância por dia.

Este número pode aumentar muito se você tomar uma dieta mais rica em frutas e vegetais e algumas pessoas consumirem até 500 miligramas desta substância por dia. Quem ingere esses suplementos geralmente toma altas doses por dia, mas isso deve ser discutido com seu médico para ajustar a dose recomendada.

Alimentos Ricos em Flavonoides:

Alimentos que têm uma forte cor vermelha, roxa e verde são os mais abundantes em Flavonoides. Não é de admirar que sempre tenhamos ouvido que o vinho tinto pode ser benéfico para a nossa saúde, uma vez que este benefício tem muito a ver com a presença dos Flavonoides na sua composição.

A quantidade exata de Flavonoides  pode ser difícil de identificar, pois dependerá do solo onde o alimente foi cultivado, como a comida é preparada, etc. Mas, calculamos em média a quantidade de Flavonoides encontrado em alguns alimentos:

Alimentos Ricos em FlavonoidesPorçãoQuantidade de Flavonoides
Pólen de abelha100 g20, 95 mg
Cebolinha100 g14,24 mg
Estragão fresco100 g10 mg
Repolho cru100 g7,71 mg
Maçã com casca100 g4,42 mg
Agrião100 g4 mg
Uvas100 g3,54 mg
Damasco100 g2,55 mg
Alface100 g2,47 mg
Limão100 g2,29 mg

Efeitos Colaterais dos Flavonoides:

Os Flavonoides estão presente na natureza e seus suplementos têm uma quantidade muito baixa de efeitos colaterais. Mas apesar disso, é importante lembrar que não está isento de poder determinar a aparência das interações medicamentosas.

Seu uso não é recomendado para mulheres grávidas ou que amamentam, porque no momento não temos informações sobre quaisquer efeitos no feto e na criança. Também não deve ser tomado por pessoas com doença renal, ou por pessoas que estejam tomando medicamentos anticoagulantes e que estejam realizando um ciclo de quimioterapia, porque em ambos os casos os efeitos da droga podem ser aumentados o risco de pôr em risco a vida.

Contraindicações dos Flavonoides:

Mulheres grávidas, ou mães que amamentam (os riscos que eles tomariam sobre os supracitados ainda não são totalmente conhecidos). Assim, pessoas com doença renal (especialmente se a dosagem exceder um grama por dia). Indivíduos que estão tomando anticoagulantes, ou que estão passando por ciclos de quimioterapia (em ambos os casos, poderia aumentar os efeitos do medicamento, colocando em risco a vida dos pacientes).

Conclusões:

Os estudos dos Flavonoides têm sido realizados principalmente em animais ou in vitro. Aliás, alguns efeitos benéficos ainda precisam ser estudados antes de se poder afirmar com que este suplemento é eficaz.

flavonoides
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Atualmente, os Flavonoides é são promissores para a prevenção de doenças cardiovasculares, enquanto que para outras condições (por exemplo, para a próstata ou alergias), ela não parece ser particularmente eficaz no momento.

Os resultados obtidos em relação ao desempenho atlético são praticamente nulos, então, no estado atual, podemos dizer que os Flavonoides são muito provavelmente inútil para os atletas. Como um antioxidante, é preferível utilizar outros suplementos mais fiáveis, tais como vitamina E.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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