Início » Lipase – o que é, tipos, para que serve e contraindicações!

Lipase – o que é, tipos, para que serve e contraindicações!

lipase o que e

A lipase  é uma das enzimas chave no processo digestivo. Seu ensaio em sangue, chamado lipasemia, permite ao médico avaliar a função do pâncreas para acompanhar um tratamento. Essa enzimas são substâncias baseadas em proteínas que ajudam a estimular reações químicas.

A lipase hepática é um enzima sintetizado no fígado e é principalmente envolvidos na hidrólise de triglicérides em resíduos chilomicromi (formas “restos” de fato) e IDL, e não de grandes lipoproteínas de significância biológica mas que representam uma fase de transformação de VLDL em LDL.

Verificou-se que um aumento de lipase hepática é obtido como um resultado da administração de heparina por via intravenosa, uma vez que o último meio da separação do mesmo pelo endotélio, que conduz a um aumento das suas atividades em um círculo.

lipase o que e
lipase o que e

O que são lipases?

As lipases são as enzimas lipolíticas solúveis em água que catalisam a digestão de lípidos dietéticos, dividindo a ligação éster que se liga as do grupos hidroxilo do glicerol com ácidos gordos de cadeia longa.

Contudo, eles são responsáveis ​​pela digestão das gorduras e estão naturalmente presentes no corpo; A função dessas enzimas, especificamente, é transformar os triglicérides em glicerol e ácidos graxos para que os nutrientes essenciais sejam absorvidos corretamente pelo intestino. Assim, esta enzima é um elemento produzido em grande parte pelo pâncreas, em parte, a partir da boca e, em parte, a partir do estômago.

Sua quantidade pode ser medida no sangue. Em condições normais, a concentração sanguínea dessas enzimas é reduzida; no entanto, depois de um dano nas células do pâncreas (tal como acontece, por exemplo, na pancreatite) ou em caso de obstrução do ducto pancreático (por cálculos ou processos neoplásicos), no fluxo sanguíneo é invertida de uma maior quantidade de Lipase, em que um aumento nos valores sanguíneos deste parâmetro é observado.

Tipos de lipases:

Em nosso corpo existem vários tipos:

  • Salivar;
  • Gástrica;
  • Pancreática;
  • Intra-adipócito;
  • Endotélio vascular ou lipase lipoproteica;
  • Hepática.

Para que serve?

Em média, a comida permanece no estômago por cerca de duas ou três horas; neste período de tempo lipases orais e gástricas dividem cerca de um terço das gorduras de origem alimentar. Além disso, certamente, elas atuam como catalisadores no processo digestivo dos lipídios alimentares, transformando os triglicérides em glicerol e ácidos graxos.

Dosagem:

O médico requer avaliação da lipasemia em um paciente com sinais clínicos de insuficiência pancreática (dor abdominal, perda de apetite, náuseas, febre…). Conquanto, na verdade, a dosagem de sangue realizada através de amostragem (jejum), contribui para o diagnóstico de pancreatite ou qualquer doença que perturba o funcionamento normal do pâncreas.

Contudo, o exame também é prescrito durante um tratamento. A lipasemia está geralmente associada a uma amilazemia (medição da taxa de amilase). Esta enzima digestiva certamente permite a digestão de açúcares. Os valores normais de lipasemia variam dependendo do reagente utilizado. Conquanto, a taxa de lipase é considerado patológico quando não é menos do que 160 UI/L (unidades por litro).

enzimas pancreaticas
enzimas pancreáticas

Contraindicações e avisos:

A lipase é um suplemento seguro para a maioria das pessoas. Efeitos colaterais menores podem incluir náuseas, cólicas e diarreia. Aliás, durante a gravidez e lactação, entre em contato com seu médico antes de tomar qualquer suplemento enzimático. Se você tem fibrose cística, altas doses podem piorar alguns dos sintomas.

Ademais, se você estiver tomando medicamentos para ajudar a digestão ou enzimas digestivas, você não deve usar lipase sem primeiro falar com seu médico.

Se você tomar outras enzimas digestivas, como papaína, pepsina, a betaína poderia destruir essas enzimas. Contudo, para evitar isto, é possível escolher enzimas entéricas revestidas, que são protegidas da destruição do ácido do estômago.

Afinal, como sempre, converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento de enzima se você tiver algum problema de saúde ou estiver tomando outros medicamentos ou suplementos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.