Dieta e Nutrição

Dieta da Tireoide – Funciona? Cardápio? Benefícios e Dicas!

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dicas de Saúde

Dieta da Tireoide funciona? quais os benefícios e Para que Serve? Será uma das dúvidas que esclareceremos aqui, por isso continue lendo este post. Além disso, a dieta da Tireoide consiste em buscar soluções para melhorar seus hormônios para que não haja problemas. Uma deficiência de iodo pode levar a problemas de tireoide difíceis de controlar.

Dieta da Tireoide

Consumir mais alimentos com esta substância é uma grande ajuda para manter a sua função estável, uma vez que estimula a produção de tiroxina.

Dieta da Tireoide:

O hipotireoidismo envolve a redução da atividade da glândula tireóide . Tem uma incidência maior em mulheres, porque elas estão expostas a mais variações hormonais ao longo da vida. É mais comum após os 40 anos, embora ocorra freqüentemente durante a gravidez.

Além do tratamento com levotiroxina prescrito pelo seu sistema endócrino, essa dieta da Tireoide para perder peso com hipotireoidismo será de grande ajuda. A base da dieta da Tireoide para perder peso com hipotireoidismo é reduzir o consumo de alimentos que reduzem a atividade da tireoide e aumentar o consumo de alimentos hipertiroideos ricos em iodo , como:

  • Algas marinhas: especialmente Fucus vesiculosus, frutos do mar e sal iodado.
  • Legumes : alho, tomate, espinafre, feijão, ervilhas.
  • Cereais e leguminosas : milho, girassol, lentilha, ervilha, feijão, aveia.
  • Frutas e nozes: manga, maçã, tâmaras, coco, morangos, damasco, castanha do Brasil, abacaxi, avelã, pistache, castanha de caju.
  • Ervas e especiarias: hissopo, erva-doce, hera terrestre, canela, ginseng, manjericão.
    Inclui alimentos que fornecem o aminoácido tirosina em sua dieta da Tireoide para o hipotireoidismo. A tirosina é obtida a partir de outro aminoácido, a fenilalanina presente em peixes, carnes, amêndoas, sementes de abóbora e gergelim.

Alimentos que fornecem vitaminas A, B 2 , B 3 , B 6 : ovo, banana, amêndoas, agrião, pepino, ervilhas, ervas (canela, ginseng, manjericão, erva-doce).

Alimentos Proibidos em Sua Dieta da Tireoide:

Reduza o consumo dos seguintes alimentos:

  • Vegetais: couve – flor, brócolis, repolho, couve de Bruxelas e especialmente o rabanete . Devido ao seu conteúdo de ácidos cafeicos e clorogênicos, eles reduzem a atividade da tireóide .
  • Nozes: castanhas e nozes. Eles também contêm ácidos cafeico e clorogênico.
  • Legumes: soja, grão de bico e amendoim, se os amendoins são leguminosas! Eles também contêm ácidos cafeico e clorogênico.
  • Cereais: painço, trigo.
  • Sementes: linho, pinhão.
  • Ácido cafeico: aipo, laranja, limão, cenoura, abacate, ameixa, berinjela, pêssego.
  • Ácido elágico: romã e uva.
  • Lítio: cebola, espargos, chicória, melão, salsa, batata.

Cardápio Completa da Dieta da Tireoide:

Aqui está um plano de refeição de uma semana para alguém com hipotireoidismo. Esta dieta da Tireoide fornece uma quantidade saudável de proteína , tem uma quantidade baixa a moderada de carboidratos e deve ajudá-lo a manter um peso saudável. Certifique-se de tomar o medicamento para a tireóide pelo menos uma a duas horas antes da primeira refeição ou conforme recomendado pelo seu médico. Nutrientes como fibras, cálcio e ferro podem impedir que seu corpo absorva adequadamente a medicação da tireóide .

Segunda-Feira:

Café da manhã:

Lanche da Manhã:

Almoço:

  • Salada de Frango com 2-3 nozes brasileiras.

Lanche da Tarde:

  • ½ Abacate Picado com Chia ou;
  • 1 pote de iogurte desnatado com quinoa e 1 castanha-do-pará

Jantar:

  • Frango frito e legumes, servido com arroz.

Dieta da TireoideTerça:

Café da manhã:

Aveia com 1/4 xícara (31 gramas) de frutas vermelhas.

Almoço:

Jantar:

  • Peixe assado com limão, tomilho e pimenta preta servido com um lado de legumes no vapor.

Quarta-feira

Café da manhã:

Almoço:

  • Sobras do jantar.

Jantar:

  • Espetos de camarão servidos com salada de quinoa.

Quinta-feira

Café da manhã:

  • Pudim noturno de sementes de chia – 2 colheres de sopa (28 gramas) de sementes de chia, 1 xícara (240 ml) de iogurte grego e 1/2 colher de chá de extrato de baunilha com frutas fatiadas de sua escolha.
  • Deixe descansar em uma tigela ou um pote de conserva durante a noite.

Almoço:

  • Sobras do jantar.

Jantar:

  • Cordeiro assado servido com legumes no vapor.

Sexta-feira

Café da Manhã:

  • Smoothie de banana-berry.

Almoço:

Jantar:

  • Fatias de porco fatias de carne de porco magra, pimentão e salsa servido em tortilhas de milho.

Sábado:

Café da Manhã:

  • Ovo, cogumelo e fritada de abobrinha.

Almoço:

  • Salada de atum e ovo cozido.

Jantar:

  • Pizza mediterrânea caseira sem glúten coberta com pasta de tomate, azeitonas e queijo feta.

Domingo:

Café da Manhã:

  • Omelete com vários vegetais.

Almoço:

  • Salada de quinoa com verduras e nozes.

Jantar:

  • Bife grelhado com salada ao lado.

Dieta da tireoideDicas Da Dieta da Tireoide:

É muito fácil ganhar peso com hipotireoidismo devido a um metabolismo lento. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a manter um peso saudável e ajudar na dieta da Tireoide:

Descanse Bastante:

Apontar de 7 a 8 horas de sono todas as noites. Dormir menos do que isso está relacionado ao ganho de gordura, especialmente em torno da área da barriga.

Pratique a Alimentação Consciente:

Prestar atenção ao que você está comendo, por que você está comendo e quão rápido você está comendo pode ajudá-lo a desenvolver um melhor relacionamento com a comida. Estudos também mostram que dieta da Tireoide pode ajudá-lo a perder peso.

Experimente Ioga ou Meditação:

Yoga e meditação podem ajudá-lo a desestressar e melhorar sua saúde geral. Pesquisas também mostram que elas são eficazes para ajudar você a manter um peso saudável.

Tente Uma Dieta Baixa e Moderada de Carboidratos:

Comer uma quantidade baixa a moderada de carboidratos é muito eficaz para manter um peso saudável. No entanto, evite tentar uma dieta cetogênica, pois comer poucos carboidratos pode reduzir os níveis de hormônio da tireóide .

Quais alimentos Ajudam na Dieta da Tireoide?

O iodo é um mineral essencial e vital para o bom funcionamento da tireóide . A glândula tireóide é responsável por gerenciar o crescimento e metabolismo corporal. Uma deficiência de iodo pode causar sintomas como fadiga, colesterol alto, letargia, depressão e inchaço da glândula tireóide .Pode-se prevenir esses problemas advindos de sua escassez consumindo alimentos ricos em iodo todos os dias.Confira os alimentos ricos em iodo abaixo e que fazem bem para a saúde.

Salmão:

Algumas descobertas sugerem que muitas pessoas com a doença de Hashimoto (o tipo mais comum de hipotireoidismo) têm níveis mais baixos de vitamina D em comparação com a população em geral. Isso é uma má notícia, já que o baixo D está ligado a níveis mais altos de anticorpos da tireóide . “Os anticorpos ativam o sistema imunológico para atacar o tecido da tireoide, o que cria inflamação e torna mais difícil para a tireóide fazer o seu trabalho.

Castanha-do-Pará:

Castanha do pará é suficiente para obter sua dose diária recomendada de selênio, um mineral que é altamente concentrado na glândula tireóide e desempenha um papel essencial na produção de hormônios da tireóide , por isso acrescente na sua dieta da Tireoide.

Feijão Branco:

Uma xícara de feijão branco cozido serve 8mg de ferro – um mineral que muitas pessoas, especialmente mulheres na pré-menopausa, têm dificuldade em obter o suficiente. Mas conseguir seu preenchimento é importante. Se você não fizer isso, pode prejudicar a atividade de enzimas que produzem hormônios da tireóide , (Mulheres entre 19 e 50 anos precisam de 18mg de ferro diariamente, enquanto homens e mulheres com 51 e mais anos precisam de 8mg.)

Batatas Rústicas:

A fim de obter os nutrientes necessários, as batatas rústicas assadas podem ser opções mais interessantes do que o purê de batatas . A maioria dos grupos dietéticos importantes, tais como fibras, vitaminas e potássio estão contidos na pele. Batatas cozidas também são uma ótima fonte de iodo ; uma batata média fornece cerca de 40% da quantidade diária recomendada de iodo.

Sal Fortificado:

O iodo é muitas vezes confundido com sal, mas os dois são realmente bem diferentes. Em termos de química, o sal é classificado como um cristal, e é composto por dois elementos: cloreto e o sódio. iodo , por outro lado, já é um mineral. Muitas marcas de sal são enriquecidos com o mineral iodo. Se você se preocupa em não ter iodo suficiente no organismo, verifique se o sal que você está usando é enriquecido com iodo e então adicione-o com moderação na sua dieta da Tireoide em diferentes receitas.

Dieta da Tireoide

Camarão:

Frutos do mar são normalmente alimentos ricos em iodo . O camarão é um exemplo, mas vários frutos do mar são indicados para pessoas com deficiência em iodo . Uma porção de 85 gramas de camarão fornece 35 microgramas de iodo ou 23% da quantidade recomendada a cada dia. Camarão também fornece a seu corpo outros minerais essenciais, principalmente proteína e cálcio. O camarão pode ser utilizado em diferentes receitas, sendo integrado em saladas, molho de massas, risotos ou salteado com legumes. Coloque-o na sua dieta da Tireoide para obter os ganhos para a saúde.

Peixes:

Peixes, de uma maneira geral podem ser alimentos ricos iodo . Devido ao seu alto teor calórico, porém, você deve consumir com moderação. Duas fatias de peixes podem fornecer ao seu corpo com 35 microgramas de iodo ou cerca de 23% do valor diário recomendado. Pode ser consumido como refeição principal assado com limão e sal, empanado ou com molhos.

Ovos Cozidos:

Ovos cozidos são alimentos versáteis e saudáveis que fornecem vitamina A, vitamina D, zinco, cálcio, antioxidantes e outros benefícios ao corpo. Os ovos também são consumidos por serem alimentos ricos em iodo . Um ovo cozido fornece pouco menos de 10% do iodo necessário para o dia. Para uma refeição leve e saudável, fatiar um ovo cozido sobre uma salada pode ser uma excelente opção de consumo. Também pode ser integrado a sanduíches naturais. O ovo também tem efeito saciante e, por isso, pode ser consumido por quem busca emagrecer.

Dieta da Tireoide é Eficaz?

A dieta da Tireoide permite uma grande variedade de alimentos e está mais interessada na qualidade dos nutrientes do que na quantidade. As gorduras não são proibidas. Novamente, é a qualidade que importa. A proposta da dieta da Tireoide não é perder peso drasticamente, mas uma vez tendo abandonado os velhos hábitos, Adieta da Tireoide abre o caminho para uma alimentação saudável e saborosa que permite estabilizar o seu peso permanentemente.

A dieta da Tireoide está próxima da alimentação ancestral seguida pelo homem há centenas de milhares de anos, por isso é o que é mais adequado para os nossos genes e nossa fisiologia. A dieta da Tireoide de baixo índice glicêmico não causar picos de glicose no sangue. Ele estimula o corpo a usar a gordura como fonte de energia. A dieta da tireoide dentre seus diversos benefícios destacamos as seguintes:

Dá Saciedade:

O Plano não mexe com o apetite, não provoca ânsias. Pelo contrário, ele prolonga a saciedade.

Não é frustrante:

A dieta da Tireoide não causa frustração. Em outros regimes, frustrações surgem do fato de que não podemos consumir carboidratos (dietas de baixo carboidrato) ou gordura (dietas de baixa gordura), mesmo que o homem (e especialmente as mulheres!) tenham um desejo natural por esses alimentos. Agora, a dieta da Tireoide não exclui alimentos com base em seus carboidratos e gordura: cereais por exemplo, não são proibidos, é a qualidade que é importante.

Dá mais energia:

Com a dieta da Tireoide IG, você perde peso e o nível de energia aumenta. As reservas de gordura diminuem enquanto a massa muscular é preservada, sem hipoglicemia, pelo contrário, você se sente cheio de energia

Em que Consiste a Dieta da Tireoide:

Basicamente, é substituir os alimentos de alto índice glicêmico (IG) por alimentos com baixo IG para controlar o açúcar no sangue e encorajar o organismo a usar a gordura como fonte de energia. A dieta da Tireoide promove o consumo de hidratos de carbono a partir de frutas, verduras, legumes, tubérculos (exceto batatas que devem ser consumidos com moderação) e sementes oleaginosas. Você pode continuar a comer pão, massas, grãos com moderação, desde que esses alimentos tenham um baixo índice glicêmico.

Dieta da TireoideSinais Comuns De Deficiência De Iodo

Elas incluem:

  • Problemas na produção de saliva e na digestão adequada de alimentos;
  • Glândulas salivares inchadas e boca seca;
  • Problemas de pele, incluindo pele seca;
  • Pobre concentração e dificuldade em manter informações;
  • Dores musculares e fraqueza;
  • Aumento do risco de doença da tireoide;
  • Maior risco de fibrose e fibromialgia;
  • Um maior risco de problemas de desenvolvimento em bebês e crianças;

A deficiência de iodo está associada a um risco crescente de doenças na tireoide, especialmente com a ingestão de suplementos que contêm iodo na forma de iodeto. Por isso, opte por inserir em sua alimentação de verdade, os alimentos ricos em iodo;

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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