Cobre: Benefícios, Deficiência e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Cobre: Benefícios, Deficiência e Efeitos Colaterais!
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Cobre: Benefícios, Sintomas de Deficiência e Efeitos Colaterais que você possivelmente desconhece. Além disso, e se eu disser que existe um mineral que pode impulsionar a saúde do seu cérebro e colocar todas as doenças do cérebro à distância? Ou que tal melhorar sua imunidade em grande escala? Eu estou falando de Cobre.

Embora não seja muito discutido, esse mineral melhora a sua vida de várias maneiras. E neste post, vamos dar uma olhada em todos eles – os benefícios do Cobre que você precisa conhecer. Apenas continue lendo…

CobreBem, existem várias maneiras de o mineral beneficiar você. O primeiro deles é que ele fornece energia ao cérebro e melhora o funcionamento do sistema nervoso. Também ajuda na produção de glóbulos vermelhos – ajuda no processo e aumenta a sua imunidade. Consegue isso junto com o ferro.

O mineral também contribui para a saúde dos ossos, nervos e até mesmo promove a absorção de ferro (oferecendo um conjunto totalmente diferente de benefícios) de certa forma.

Benefícios do Cobre Para Saúde:

Melhora sua Saúde Cerebral:

O Cobre é um ingrediente importante das enzimas que ativam os neurotransmissores do cérebro. Novas pesquisas indicam que níveis adequados do mineral são essenciais para a saúde do cérebro. O cérebro absorve 20% do oxigênio que você inala. E como a maioria do mineral no corpo é encontrada no cérebro, o órgão precisa de um mineral adequado.

A neurodegeneração em adultos é frequentemente associada a um desequilíbrio nos níveis do mineral. Além disso, alguns dos sintomas da deficiência de Cobre são a incapacidade de se concentrar e o mau humor.

Aumenta a sua Saúde Articular e Óssea:

O Cobre contribui para a densidade mineral óssea e baixos níveis do mineral podem levar à osteoporose. Ele também desempenha um papel na saúde do colágeno, que é um componente estrutural importante em nossos corpos.

O mineral insuficiente pode levar ao esgotamento do colágeno, e isso acaba resultando em disfunção articular. As propriedades anti-inflamatórias do mineral também podem aliviar a dor da artrite.

E, a propósito, há algumas alegações sobre pulseiras de Cobre e como elas podem tratar dores nas articulações. Os proponentes afirmam que as propriedades anti-inflamatórias do mineral na pulseira podem ser transferidas para o corpo após o contato. Deixe-me dizer que não há pesquisas para apoiar essa afirmação.

Fortalece sua Imunidade:

Como discutimos anteriormente, o mineral, junto com o ferro, ajuda na produção de glóbulos vermelhos. Isso constrói sua imunidade. Deficiência de Cobre pode levar à neutropenia, que é uma quantidade menor de células brancas do sangue.

Pesquisas dizem que esta condição pode causar um adoecer com mais freqüência. Esses efeitos estão mais presentes em bebês, e é por isso que eles precisam ter níveis do mineral suficientes mais do que qualquer outra pessoa.

Promove o Metabolismo:

O Cobre suporta mais de 50 reações enzimáticas que ocorrem em seu corpo diariamente. Isso suporta um metabolismo saudável. O mineral também desempenha um papel na síntese de ATP, ou trifosfato de adenosina – que é a fonte de energia do corpo. É por isso que a deficiência de Cobre pode levar a um metabolismo lento.

Contribui Para o Crescimento e Desenvolvimento:

A deficiência de Cobre, infelizmente, é bastante comum em países do terceiro mundo e é bastante visível em crianças – onde as crianças sofrem de crescimento atrofiado e outras complicações do desenvolvimento. Isso ocorre porque a deficiência de Cobre pode afetar o desenvolvimento da articulação e do osso e até mesmo o desenvolvimento do cérebro.

Além disso, o Cobre também é necessário para a oxigenação dos glóbulos vermelhos e baixos níveis do mineral podem significar que os órgãos não recebem níveis adequados de oxigênio. Isso pode levar a problemas de desenvolvimento. Estudos mostram que a deficiência de Cobre também pode retardar o crescimento em bebês.

Suporta a sua Saúde na Tiroide:

O mineral trabalha com potássio, zinco, cálcio e potássio (nutrientes essenciais para a saúde da tireoide) e promove a saúde da tireoide. Como resultado, pode ajudar a prevenir condições como hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Estudos sugerem que o metabolismo do mineral é essencial para prevenir ou controlar doenças da tireoide.

Atrasa o Envelhecimento:

Estudos mostram que o Cobre é tão importante para o anti-envelhecimento quanto o retinol e os alfa-hidroxiácidos. E depois, há peptídeos de mineral, um complexo de Cobre que pode reduzir a inflamação e manter a pele mais jovem e fresca.

Como o Cobre ajuda a construir o colágeno, e como o colágeno também é importante para manter a elasticidade da pele, deve ser seguro dizer que o mineral pode melhorar a firmeza da pele e reduzir as rugas.

Estudos também afirmam que o mineral estabiliza as proteínas da pele, melhorando a saúde geral da pele. Também ajuda na produção de melanina, que é o pigmento que protege sua pele da radiação UV.

cobre

Melhora a Saúde do seu Cabelo:

Sabe-se também que os péptidos de Cobre aumentam o tamanho dos folículos capilares e subsequentemente impedem o enfraquecimento dos cabelos. E como o mineral ajuda na produção de melanina, pode até prevenir o envelhecimento prematuro do cabelo.

Estes são os benefícios do Cobre. Eles nos dizem o quão importante é o mineral-traço, não é? Níveis inadequados desse mineral podem levar a complicações. Vamos ver o que são:

Sinais de Deficiência de Cobre:

  • Anemia;
  • Problemas de tiroide;
  • Fraturas ósseas;
  • Perda de pigmentação de cabelo e pele;
  • Osteoporose;
  • Menkes doença (atrasos no desenvolvimento neurológico em lactentes);
  • A única maneira de evitar a deficiência de Cobre é garantir que você tome o suficiente;
  • O que nos leva à próxima seção.

Quais são os Alimentos Ricos em Cobre?

A RDA de Cobre é de 900 mcg por dia para adultos e adolescentes. E o limite superior é de 10 mg por dia. Tendo isso em mente, você pode incluir os seguintes alimentos em sua dieta, conforme necessário:

  • Fígado bovino – 3 oz contém 4,49 mg, o que corresponde a 641% da RDA;
  • Cogumelos (shitake) – 1 xícara (cozida) contém 1,29 mg, que atende a 184% da RDA;
  • Cajus – 1 oz contém 0,62 mg, o que corresponde a 88% da RDA;
  • Kale – 2 xícaras (cru) contém 0,48 mg, que atende a 68% do RDA;
  • Cacau em pó – 1 colher de sopa (sem açúcar) contém 0,41 mg, que corresponde a 58% da RDA;
  • Amêndoas – 1 oz contém 0,29 mg, o que corresponde a 41% da RDA;
  • Abacate – ½ fruta contém 0,12 mg, o que corresponde a 17% da RDA.

Tudo bem até agora. Mas você sabe que o excesso de Cobre em seu corpo pode causar problemas?

Efeitos Colaterais do Excesso de Cobre?

Problemas durante a gravidez e amamentação: Tomar Cobre em doses mais altas durante a gravidez e amamentação pode ser inseguro. As mulheres grávidas acima dos 19 anos de idade não devem ingerir mais de 10 mg do mineral por dia.

Doença de Wilson: O excesso de níveis de Cobre no organismo pode levar à toxicidade do Cobre, que pode afetar os principais órgãos do corpo.

Outros Efeitos Colaterais: Dor de cabeça, tontura, fraqueza, cirrose hepática e icterícia.

Interações medicamentosas: O excesso do mineral, especialmente na forma suplementar, pode interagir com pílulas anticoncepcionais, AINEs como aspirina e ibuprofeno, penicilamina, alopurinol e outros suplementos de zinco.

Conclusão Sobre o Cobre:

Pode ser um mineral-traço, mas certamente beneficia você de várias maneiras, não é? Então, por que você não começa incluindo mais alimentos ricos em Cobre?

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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