Início » Licopeno – o que é, benefícios, para que serve e como usar!

Licopeno – o que é, benefícios, para que serve e como usar!

licopeno beneficio

O licopeno é um nutriente vegetal com propriedades antioxidantes. É o pigmento que dá frutos vermelhos e rosados, como tomates, melancias e toranja rosa, sua cor característica. O Licopeno tem sido associado a benefícios para a saúde, desde a saúde do coração até a proteção contra queimaduras solares e certos tipos de câncer. Este artigo analisa os benefícios para a saúde e as principais fontes alimentares do licopeno.

licopeno
licopeno

Licopeno o que é?

O Licopeno é um pigmento vegetal da família dos betacarotenos, responsável pela coloração avermelhada de alimentos, que possui potente ação antioxidante, ajudando a combater o envelhecimento celular. Os alimentos ricos em Licopeno são: tomate, goiaba, melancia, mamão e pitanga, porém essa não é a sua única função.

O Licopeno de tomate é muito conhecido e estudado por sua ação na prevenção do câncer de próstata, pois impede o desenvolvimento das células cancerígenas. O ideal é que o tomate seja consumido aquecido, na forma de molho, assado ou refogado com um fio de azeite, pois dessa forma é possível aumentar o aproveitamento pelo nosso organismo.

Como funciona o licopeno:

O Licopeno é um antioxidante mais eficaz entre os carotenoides que possuem betacaroteno. Pesquisas mostram que sua ação antioxidante é capaz de manter a força, a espessura e a fluidez das membranas das células.

Atualmente as pessoas tomam Licopeno para a prevenção de doenças do coração como aterosclerose, para tratar câncer da próstata, mama, pulmão, bexiga, ovários, cólon, e pâncreas. O Licopeno também é usado no tratamento da infecção pelo vírus HPV, que é uma das principais causas de câncer do útero.

Algumas pessoas também utilizam o Licopeno para tratar a catarata e a asma. O Licopeno possui uma associação antioxidante excelente que é o Selênio atua como antioxidante celular que auxilia na manutenção do sistema imunológico e promove o aumento de efetividade da Vitamina E.

Protege a pele contra os raios ultravioleta, auxilia na função de tireoide contribuindo para síntese dos hormônios T3 e T4. É utilizado também para prevenir doenças ligadas a próstata. Fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, dando-lhe forças para combater as células malignas.

Fontes de licopeno:

Todos os alimentos naturais com um rico rosa a vermelho geralmente contêm algum Licopeno. Os tomates são a maior fonte de alimento, e o mais maduro, o mais Licopeno que contém. Mas você pode encontrar esse nutriente em uma série de outros alimentos também. Aqui está uma lista de alimentos que contêm mais Licopeno por 100 gramas:

Atualmente, não há ingestão diária recomendada de Licopeno. No entanto, a partir dos estudos atuais, ingestões entre 8 a 21 mg por dia parecem ser mais benéficas.

Para que serve o licopeno?

Dentre os principais efeitos do Licopeno, pode-se destacar a sua ação antioxidante, que promove diversos efeitos no organismo. Confira seus principais benefícios – Licopeno:

  • Combate os radicais livres, substâncias que causam danos às células, formadas por raios UV, poluição, má alimentação, entre outros, além de estar envolvido com o surgimento e o desenvolvimento de numerosas doenças;
  • Prevenção do envelhecimento celular da pele;
  • Suporte para o sistema imunológico, fortalecendo a defesa do nosso organismo;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares, contribuindo para a saúde do coração.

Além disso, o Licopeno também contribui para o bronzeamento e protege a pele contra os raios UVA e UVB.

Benefícios do licopeno:

O Licopeno também pode oferecer uma série de outros benefícios à saúde – os mais pesquisados ​​incluem:

1. Anti envelhecimento da pele:

Quando ingerido, o Licopeno é convertida em A vitamina A ou retinol pelo corpo. Retinol é uma das melhores maneiras para reduzir os efeitos do envelhecimento uma vez que promove a produção de colagênio e melatonina, ambos os quais regulam a saúde geral da pele.

2. Queda capilar e redução do DHT:

Uma boa ingestão diária de alimentos ricos em Licopeno pode ajudar o corpo a reduzir o excesso de DHT do sistema e retardar o processo de perda de cabelo e padrão masculino de calvície.

3. Crescimento do cabelo:

Estudos têm demonstrado que a ingestão de Licopeno pode aumentar a capacidade do couro cabeludo de suportar o crescimento do cabelo reduzindo a quebra e queda.

4. Osteoporose:

Estudos recentes têm mostrado que a adoção de uma dieta rica em Licopeno impede fragilidade e magreza de ossos – a principal causa por trás de osteoporose.

5. Degeneração macular:

O Licopeno ajuda a manter a saúde geral dos olhos e prevenir a degeneração macular, fornecendo o corpo com uma dose saudável de Retinol ou vitamina A.

licopeno beneficio
licopeno beneficio

Cápsulas de licopeno:

Nos mercados e farmácias naturais são encontrados frascos com a cápsula do Licopeno isolado ou com aditivos como a vitamina E e o zinco. Estas cápsulas prometem evitar o câncer e o envelhecimento precoce, mas também combater a esterilidade masculina, a osteoporose feminina, controlar o colesterol e ainda combater problemas cardiovasculares.

Porém, pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro indicaram que a ingestão do caroteno Licopeno isolado não apresenta resultados, já que sua ação só é benéfica se consumido com outros nutrientes do tomate e seus derivados.

Ou seja, embora o Licopeno aja como um poderoso antioxidante, sua ação só é efetiva quando junto à ingestão de outras substâncias, como o fitoteno, o fitoflueno e o betacaroteno, nutrientes presentes nos frutos vermelhos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.