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Os 45 Alimentos que Ajudam a Emagrecer com Saúde!

Os Alimentos que Ajudam a Emagrecer com Saúde são ótima opção para incluir na sua dieta e perder peso de forma eficaz. Além disso, perder ou manter o peso pode ser visto como um desafio constante na rotina das pessoas. Mas não é impossível. Com a ajuda dos alimentos certos, a reeducação alimentar fica um pouco mais fácil. Para isso, fizemos uma lista para você conhecer os aliados dessa missão. Então, confira Os 45 Alimentos que Ajudam a Emagrecer com Saúde:

ERVAS
Conhecidas desde a antiguidade, as plantas medicinais têm seus benefícios usados na rotina para combater diversos males. Intestino em dia, ação anti-inflamatória, efeito diurético e perda de peso são apenas alguns exemplos. O uso das ervas medicinais é a forma mais antiga de tratar da saúde e do bem-estar.

alimentos-que-ajuda-a-emagercerCamellia Sinensis: a ação antioxidante do Chá Verde tem capacidade de desintoxicar e limpar o organismo. Ela age acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal, além de favorecer a mobilização de gorduras estocadas.

Cavalinha: o chá dessa erva desintoxica o organismo e elimina o excesso de ácido úrico, pois tem efeito diurético. Ela também contribui para o emagrecimento e age no combate á celulite. Além disso, ajuda a reduzir os inchaços típicos do período menstrual.

Hibisco: sua ação diurética ajuda a eliminar toxinas e sódio do organismo, combatendo a retenção hídrica, responsável pelos inchaços e agravamento da celulite. O chá também acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gorduras.

Hortelã: quando os alimentos não são digeridos de forma correta eles também podem prejudicar o processo de perda de peso. A Hortelã pode contribuir para mudar essa situação. Ela ajuda a combater as dores abdominais, enjoos e sensação de estômago pesado, causando pela Má digestão.

Mate: seu chá consegue acelerar o metabolismo devido ao alto teor de cafeína, funcionando como aliado no emagrecimento. Os antioxidantes de bebidas também ajudam na eliminação de toxinas, combatendo a retenção de líquido no corpo.

FARINHAS
As farinhas feitas de frutas, legumes e sementes, fornecem grandes quantidades de Fibras, ajudando a dar saciedade, além de evitar picos de insulina e quedas bruscas de glicose no sangue. Elas também reduzem a absorção de gorduras, diminuindo as calorias armazenadas. A dose ideal de consumo das farinhas é de duas a três colheres (sopa) por dia. Mas não se esqueça de tomar muita água entre as refeições para não obter o efeito contrário do desejado.

Banana Verde: sua principal propriedade é o amido resistente, que impede a absorção do açúcar contido nos carboidratos. Pesquisas mostram que e ele melhora o funcionamento do intestino, com conseqüente resposta na perda de peso. Esse tipo de amido também atua na redução do Colesterol e no aumento da imunidade.

Berinjela: esse tipo de farinha ajuda no processo de perda de peso, já que promove a saciedade, diminui a vontade de beliscar entre as refeições, bloqueia a absorção de gorduras e estimula o funcionamento intestinal. Além disso, ela é rica em antocianinas, que é o mesmo antioxidante presente no suco de uva e no vinho, combater radicais livres em excesso, protegendo os órgãos de doenças inflamatórias e combatendo o envelhecimento precoce.

Coco: é mais rico em Fibras, contento três vezes mais do que a de Linhaça. Ela ajuda na saciedade, reduz o esvaziamento gástrico, melhora a função intestinal e regula o açúcar no sangue. Ela tem baixo teor de gordura, pois é preparada a partir do bagaço do coco, após a retirada do leite da fruta.

Linhaça: o Ômega-3, óleo presente na semente, interfere na ação da leptina, um hormônio que sinaliza a saciedade. Outro benefício é que o processo de triturar a Linhaça permite que esse Ômega-3 fique biodisponível, tornaram mais fácil sua ação anti-inflamatória. Muitos estudos têm correlacionado a inflamação celular com a dificuldade de perder peso.

Maracujá : é rica em Fibras e pobre em carboidratos e, por isso, é indicada para o controle do peso. Quando feita da casca, é rica em pectina, que tem a capacidade de reter água, formando géis que dão a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento e melhorando o trânsito intestinal.

alimentos-que-ajudam-a-emagrecerFRUTAS: Para a dieta, todas as frutas podem ser consideradas aliadas, pois são fontes de vitaminas, minerais Fibras e fitoquímicos, substâncias indispensáveis para uma alimentação saudável e equilibrada. Porém, guando o objetivo é emagrecer, as frutas com menor índice glicêmico são as mais indicadas.

Abacaxi: sua principal Fibra é a celulose, do tipo insolúvel. Assim, ele ajuda quem sofre de problemas causados pela Prisão de Ventre. O abacaxi ainda é fonte de bromelina, uma enzima que facilita a digestão, sobretudo de proteínas e gorduras. Outra vantagem é o baixo valor calórico: a cada 100g são encontradas 50 calorias.

Ameixa: fonte de alto de teor de vitaminas A, B12 e C – nas formas de betacaroteno, antioxidante e Riboflavina -, a Ameixa também é uma excelente fonte de Fibras e Potássio. Além disso, 1 unidade dessa fruta contém, aproximadamente, 19 calorias. Dessa forma, torna-se uma excelente aliada da dieta.

Maçã: apresenta boa quantidade de Fibra solúvel, a pectina, que colabora para o bom funcionamento do intestino. A fruta contém também ácido málico, que contribui para absorção de Vitamina C no organismo e é estimulante das funções cerebrais. Em cada unidade é possível encontrar cerca de 85 calorias.

Melancia: tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Ela combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias: a glutationa e o licopeno. A Melancia também contém em sua composição Fósforo, Ferro, Cálcio e vitaminas do complexo B. Em cada 100g da fruta existem 30 calorias.

Pera: ela possui Fibras solúveis que reduzem a velocidade de absorção de açúcares pelo corpo. Suas vantagens também incluem o baixo teor calórico(1 unidade contém, aproximadamente,68 calorias) e a presença de Potássio, importante para as contrações musculares e na transmissão dos impulsos nervosos.

GRÃOS E SEMEMENTES
Quando se fala em perda de peso, é impossível não pensar nos grãos e nas sementes. Elas são ricas em Fibras, proporcionando saciedade e colaborando com o bom funcionamento do intestino. Fontes de muitos nutrientes, ainda ajudam e equilibrar o organismo e evitam carências nutricionais que podem dificultar o emagrecimento. Os grãos e as sementes são ótimos complementos para as saladas. Acrescente-os ás preparações e deixe os pratos mais saborosos e saudáveis

Arroz Integral: essa é a versão mais saudável do grão encontrado no mercado. Assim como outros grãos, cereais e leguminosas, ele contém Fibras, que são ótimas para fazer o intestino funcionar regularmente. As solúveis ajudam a reduzir os níveis da glicose e do Colesterol e aumentam a sensação de saciedade, adiando o esvaziamento do estômago e diminuindo a sensação de fome.

Chia: quando ingerida, ela tem a capacidade de aumentar até 12 vezes o seu tamanho. No estômago, o alimento começa a absorver água e formar um gel, que ocupa parte do órgão. São as Fibras solúveis as responsáveis por formar um bolo alimentar que proporciona sensação de saciedade. Ele também reduz a absorção de açucares e gorduras durante a digestão.

Grão-de-Bico: Por ser rico em triptofano é ótimo para auxiliar o copo a produzir o hormônio que dá a sensação de felicidade e bem-estar, combatendo a Depressão. Ele também colabora na redução do Colesterol ruim (LDL) e do Diabetes, ajuda no funcionamento do intestino e é importante aliado da perda de peso.

Lentilha: suas Fibras contribuem para a redução do Colesterol ruim (LDL), enquanto o Magnésio, a Vitamina B6 e o triptofano auxiliam na sensação de bem-estar. A Lentilha é um ótimo protetor cardíaco e contribui para a circulação sanguínea. Além disso, ela também é benéfica para o funcionamento do intestino, facilitando o emagrecimento.

Quinoa: Ela é uma fonte importante de proteína de alto valor biológico e possui baixa concentração de carboidrato e gorduras. Entre as vitaminas, encontrados as do complexo B, C e E. O alimento é ótima opção para quem busca o emagrecimento sem descuidar da saúde.

TERMOGÊNICOS
Os alimentos conhecidos como termogênicos são responsáveis por contribuir para a perda de peso. Eles são capazes de acelerar o metabolismo e estimular a queima calórica, uma vez que aumentam a temperatura interna do corpo. Alguns alimentos não são indicados para quem tem alergia ou restrição alimentar, para gestantes, hipertensos e pessoas com distúrbios do sono. Por isso, a orientação é não exagerar no consumo diário e sempre consultar o nutricionista

Água Gelada: Após o consumo da água gelada, o corpo precisa equilibrar a temperatura e passa a gastar mais energia. Esse é um processo normal sempre que consumimos qualquer bebida em baixa temperatura. Portanto, consumir 1 copo (250ml) de água gelada faz com que o corpo gaste cerca de 10 calorias para regular a temperatura.

Canela: possui alto teor de Cálcio, mineral importante para o emagrecimento. Por também ser fonte de Manganês, a Canela possui substâncias antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares, e alguns tipos de Câncer. Mesmo quando é consumida em pequenas quantidades oferece Fibras ao organismo.

Gengibre: o gingerol é um dos compostos ativos presente no Gengibre que atua no processo de termogênese, provocando a elevação da temperatura corporal. Ele também dá o gosto picante ao Gengibre, além de ser antioxidante e anti-inflamatório e ter um efeito antiemético, isto é capaz de aliviar sintomas de Enjoo e Náuseas.

Pimenta Caiena (Vermelha): é termogênica devido á presença de uma substância capsaicina, que dá o sabor ardido e favorece o aumento da quebra de gordura. “Isso é possível, pois tanto a circulação do sangue quanto a temperatura aumentam ao consumir essa substância. Daí, para o corpo conseguir volta á temperatura ideal de 36 graus, calorias a mais são queimadas.

Vinagre de Maçã: ele contém compostos fenólicos, que são substâncias com ação antioxidante. Além disso, alguns estudos apontam que o ácido acético do Vinagre pode diminuir a resposta glicêmica do organismo, ou seja, o aumento dos níveis de açúcar no sangue após a ingestão de certos alimentos.

DETOX
Apalavra detox vem de “detonar toxinas”, então, seu objetivos é livrar o corpo de substâncias prejudiciais acumuladas e promover um faxina geral, ativando o metabolismo e melhorando o funcionamento do organismo como um todo. Então, descubra alguns alimentos que ajudam o corpo a potencializar esse processo.

Couve: sua cor verde é uma das responsáveis por seu poder detox. A clorofila, responsável pela coloração verde do alimento, é desintoxicante e depurativa do organismo, ajudando o fígado na eliminação das toxinas e facilitando seu funcionamento. Ela também possui glicosinolato, um fitoquímico que elimina substâncias que podem causar doenças e toxinas residuais das células de gordura.

SUCO VERDE

INGREDIENTES:

  • 1 copo (250ml) de água
  • 2 folhas de Couve
  • Folhas de Hortelã
  • 1 pedaço pequeno (cerca de 1 cm) de Gengibre ralado
  • Suco puro de 1 Limão

MODO DE PREPARO

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  • Beba em seguida.

alimentos-que-ajudam-a-emagrecer-1Beterraba: ela possui um laxante natural devido á quantidade de pectina presente. Além disso, a Beterraba tem betacaroteno, um antioxidante poderoso contra tumores. Ela também contêm vitaminas do complexo B e minerais, fornece beleza para pele e ainda aumenta o desempenho do organismo.

Limão: dentre as frutas cítricas, o Limão é a que mais contém ácido cítrico (cerca de 6% do uso). Essa substância é adstringente, facilitando a digestão e a eliminação de gorduras, e tem ação antisséptica, responsável por reduzir a formação de gases e a barriguinha indesejada.

Mamão: essa fruta apresenta uma substância chamada papaína, que atua com a pepsina, enzima do estômago, transformando as proteínas dos alimentos em aminoácidos, o que melhora o funcionamento do órgão.

Melão: assim como a Melancia, ele possui alto teor de água. O líquido ajuda a desintoxicar o organismo, eliminando toxinas, além de hidratar e dar sensação de saciedade, o que diminui o apetite. Isso, combinado com a ação do Potássio e levemente laxante do Magnésio, contribui para o bom funcionamento intestinal.

ANTI-INCHAÇO
Na maioria das vezes, o inchaço é conseqüência do consumo em excesso do sódio, da retenção de líquidos e da Prisão de Ventre. Quando combatido,é possível perceber a eliminação de peso, mesmo que não esteja ligado á perda de gordura.

Aspargo: por conta de seu poder diurético, o Aspargo entra na lista de indicados contra o inchaço. Mesmo que não seja muito popular na mesa dos brasileiros, esse alimento é uma boa opção devido ao seu baixo teor calórico e grande quantidade de Fibras.

Granola: os grãos integrais e as sementes também são ricos em Fibras. A Granola é relacionada ao efeito dessas substâncias, já que aceleram o fluxo intestinal, ajudando o órgão a funcionar melhor e diminuindo o inchaço.

Laranja: além de um poderoso antioxidante, por ser rico em Vitamina C, o bagaço da Laranja é rico em fibra solúvel, ajudando no no combate á Prisão de Ventre. Ela também é diurética, ou seja, ajuda a intensificar o fluxo urinário.

Rúcula: rica betacaroteno e Ômega-3, essa verdura ajuda no bom funcionamento do intestino, além de possuir um baixo valor calórico e conter ácido fólico, Vitamina C e mineiras como Cálcio, Ferro e Potássio.

Uva: Ela combate a Prisão de Ventre e ajuda no equilíbrio da flora intestinal, evitando a sensação de gases que acaba inchando a região abdominal. Segundo o profissional, essa fruta é um conhecido laxante natural.

ANTIGORDURA
As proteínas são fundamentais para o organismo, justamente por participarem de diversos intestinos. Por conta disso, ela não é armazenada sob a forma de gordura, ou seja, com o consumo da quantidade ideal, os músculos crescem e o metabolismo aumenta o que é ótimo para a perda de peso saudável.

Aveia: é um cereal com alto valor protéico, possui vitaminas do complexo B e E, e minerais como Zinco, Selênio, Ferro e Magnésio. A principal fibra da Aveia é a betaglucana, cuja ação é reduzir o Colesterol ruim, diminuir a Pressão Arterial e prevenir o Diabetes, pois evita a sobrecarga de açúcar no sangue.

Carnes Brancas: possui em vitaminas do complexo B, ajudam o sistema nervoso e a circulação dos vasos sanguíneos e auxiliam na saúde do coração. Também apresentam digestão mais fácil que a carne bovina e têm uma quantidade de gorduras saturadas menor no corte do peito.

Carnes Vermelhas: por conter diversos nutrientes, tornam-se importantes para o crescimento e o desenvolvimento do organismo. É uma das opções mais ricas em proteínas, Ferro e vitamina B12, prevenindo Anemia. Também contêm as vitaminas A, D, E, K, além de aminoácidos essenciais.

Castanha-do-Pará: é rica em Ômega-3 e 6, ela ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do bom (HDL). A Castanha apresenta boa concentração de minerais, que colaboram para dar energia ao corpo e melhorar a defesa imunológica. Também contém antioxidantes importantes e Vitamina E, auxiliando no combate ao envelhecimento precoce e ao surgimento de algumas doenças.

Frutos do Mar: Também são ricos em proteínas e possuem grandes quantidades de iodo, essencial para funcionamento correto da tireoide. Elas ainda são aliados da dieta, uma vez que não apresentam alto índice de gorduras, ou seja, são fonte de poucas calorias.

FITOTERAPICOS
São medicamentos á base de planta que podem ser indicados para o tratamento de problemas. Existem alguns que são relacionados ao emagrecimento, mas é interessante buscar a orientação de um médico ou nutricionista quando houver alguma dúvida.

Cápsula de Goji Berry: estimula o metabolismo, melhorando o rendimento durante a prática de Atividades Físicas, o que favorece a perda de peso. Seu teor de antioxidantes também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, protege as células da ação de radicais livres a colabora com a redução de celulites. Ela também pode ser encontrada na forma de pó.

alimentos-que-ajudam-a-emagrecer-2Óleo de Cártamo: composto por ômega-6 e ômega-9, auxilia na queima de gordura através de termogênese, promovendo um gasto energético maior e, consequentemente, a redução da gordura de reserva. Além disso, óleo de cártamo traz outros benefícios, como o aumento da saciedade, que acontece devido á alta produção de leptina, um dos hormônios relacionados a essa ação.

Óleo de Linhaça: por ser fonte natural de Ômega-3 de origem vegetal e ômega-6, aumenta a sensação de saciedade. Esse óleo retarda o esvaziamento gástrico, impedindo que se tenha fome pouco tempo depois das refeições.

Quitosana: ela é uma fibra solúvel encontrada na carapaça de crustáceo que, ainda ingerida, liga-se ás moléculas de gordura presentes nos alimentos e impede que, o organismo faça a absorção total delas. Porém é contraindicada para quem tem alergia a frutos do mar. Também não pode ser utilizada junto com outros suplementos oleosos, pois pode impedir sua absorção.

Espinheira-Santa: uma das plantas medicinais mais utilizadas como remédio natural, essa espécies ajuda a combater a má digestão e atua no tratamento de gastrite e Úlceras. Além disso, seu chá possui ações adstringente, cicatrizante, antisséptica, anti-inflamatória e antioxidante.

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