Selênio – O que é, Para que Serve Fontes e Benefícios!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Selênio – o que é e Funções:

O Selênio é um mineral que é necessário em pequenas quantidades pelo corpo para ajudar a regular os hormônios da tireoide e apoiar um sistema imunológico saudável. Um dos papéis mais importantes do selênio é como um antioxidante ajudando a prevenir o dano celular devido aos radicais livres.

As Melhores Fontes de Selênio:

O conteúdo de selênio dos alimentos pode variar amplamente, dependendo de quanto está no solo, onde o animal é levantado ou uma planta cultivada. As mais ricas fontes de selênio incluem frutos do mar, carnes, cereais e grãos.

Os animais que são cultivadas para a alimentação, tais como vacas, porcos e galinhas, são normalmente alimentados com dietas suplementadas com selênio e, assim, os valores em carnes, leite e ovos tendem a ser relativamente consistente.

Enquanto o corpo absorve mais facilmente o selênio em fontes vegetais do que em fontes animais, frutas e legumes variam muito em seu conteúdo. No entanto, os grandes sistemas de distribuição de alimentos na América do Norte tendem a nivelar estas diferenças para fora, evitando assim baixa ingestão em indivíduos que vivem em áreas de selênio-pobres.Selenio

Deficiência de Selênio:

A deficiência de selênio é rara. A deficiência de selênio em si não é pensado para causar a doença, mas em vez predispõe as crianças e adolescentes a duas condições específicas, doença Keshan e doença Kashin-Beck. Estas doenças podem afetar o coração, ossos e articulações.

Excesso de Selênio:

Toxicidade deste nutriente é rara. Dito isso, altas doses de selênio pode ser os níveis sanguíneos muito tóxicas e elevadas pode resultar em uma condição denominada selenosis. Os sintomas mais freqüentemente relatados de selenosis incluem cabelos quebradiços e unhas, desconforto gastrointestinal e Perda de Cabelo. Outros sintomas incluem odor de Mal-hálito, erupções cutâneas, fadiga, irritabilidade e danos nos nervos suave.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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