Os 7 Alimentos Ricos em Vitamina C!

Os 7 Alimentos Ricos em Vitamina C que precisamos conhecer. Além disso, os alimentos ricos em vitamina C incluem brócolis, toranja,pimentão verde, morangos, tomates, couve-flor, laranja e suco de laranja.

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que é encontrada em muitos alimentos, principalmente frutas e legumes.

Alimentos Ricos em Vitamina C
Alimentos Ricos em Vitamina C

É conhecido por ser um potente antioxidante, além de ter efeitos positivos na saúde da pele e na função imunológica.Também é vital para a síntese de colágeno, tecido conjuntivo, ossos, dentes e seus pequenos vasos sanguíneos.

O corpo humano não pode produzir ou armazenar vitamina C. Portanto, é essencial consumi-lo regularmente em quantidades suficientes.

O valor diário atual (DV) da vitamina C é 90 mg.Os sintomas de deficiência incluem sangramento nas gengivas, hematomas e infecções frequentes, má cicatrização de feridas, anemia e escorbuto.

Quais os Alimentos Ricos em Vitamina C:

Toranja:

Toranjas estão relacionadas às laranjas,por isso não é surpresa que elas também tenham alto teor de vitamina C. Metade de uma toranja possui 45 miligramas de vitamina C, mais fibra, potássio e muita vitamina A.

Pimentão Verde:

Um pimentão verde de tamanho médio tem 95 miligramas de vitamina C,o que é suficiente para um dia inteiro. Também fornece oito por cento do valor diário das vitaminas A e K e 15 por cento da vitamina B6. Um pimentão verde inteiro contém apenas 24 calorias.

O pimentão verde pode ser fatiado ou picado e adicionado a uma salada ou usado como ingrediente em uma variedade de pratos. Escolha pimentas que são verdes brilhantes com a pele sem manchas.

Morangos:

Os morangos são doces, suculentos e carregados com vitamina C. Uma xícara de fatias de morango tinha 98 miligramas. Os morangos são um dos Alimentos Ricos em Vitamina C e também são uma fonte muito boa de fibra e folato e uma boa fonte de potássio 10 e magnésio.

Um punhado de morangos é um excelente lanche. Você também pode adicionar fatias de morango à aveia, cereal frio ou iogurte para um café da manhã saudável.

Brócolis:

Um copo de brócolis picado cru tem 81 mg de vitamina C. Isso não é tanto quanto o suco de laranja, mas uma grande porção de brócolis cru fornece a maior parte da vitamina C necessária para um dia.

Dependendo do método de cozimento, a quantidade de vitamina C reduzida varia. Uma xícara de brócolis cozido picado tem cerca de 50 miligramas de vitamina C, uma quantidade que ainda é impressionante.

Uma xícara de brócolis (crua ou cozida) tem cerca de 30 calorias. O brócolis também é uma excelente fonte de cálcio, potássio, fibra, vitaminas A e K e muitos antioxidantes.

Suco de Tomate:

Um tomate cru não é uma má fonte de vitamina C – na verdade, possui cerca de 20 miligramas. Mas você obterá muito mais vitamina C quando o tomate estiver concentrado no suco.

Um copo de 30 ml de suco de tomate tem mais de 120 miligramas de vitamina C. Também é rico em vitamina A e licopeno, um antioxidante que é bom para o coração.

Couve-flor:

A couve-flor é um dos Alimentos Ricos em Vitamina C é crocante, deliciosa e uma excelente fonte de vitamina C. Uma xícara de couve-flor picada crua tem 50 miligramas de vitamina C.

A couve-flor também é rica em fibras, cálcio, potássio, folato e vitamina K, mais uma ótima fonte de antioxidantes. Sirva a couve-flor crua com uma salada ou um leve molho vegetariano.

Laranjas e Suco de Laranja:

Um copo de 30 ml de suco de laranja contém 124 miligramas de vitamina C, e leva apenas uma porção para obter um dia de vitamina C.

Laranjas e suco de laranja também são boas fontes de potássio, folato, luteína e vitamina A. Laranjas inteiras também são uma boa fonte de fibra , mas a maior parte da fibra é perdida quando você bebe o suco.

Por que você precisa de vitamina C?

A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege as células de serem danificadas pelos radicais livres produzidos pela fumaça do cigarro, poluição do ar, luz solar excessiva e metabolismo normal.

Pensa-se que os radicais livres desempenhem um papel no envelhecimento rápido e em doenças como câncer e doenças cardíacas.

A vitamina C aumenta a absorção de ferro não-heme encontrado em vegetais, frutas e nozes. A vitamina C é essencial para a síntese de colágeno, necessária para apoiar o crescimento de novos tecidos.

Promove uma pele saudável, bem como a cicatrização de cortes e feridas. O colágeno também é encontrado nos tecidos conjuntivos de gengivas, ossos, músculos, cartilagens e vasos sanguíneos saudáveis.

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valéria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

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