Brócolis – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Brócolis – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!
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Brócolis – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais, tudo isso é o que você vai conhecer a partir de agora, logo porque o Brócolis é uma fruta repleta de nutrientes e com muitas formas de uso.

O Brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Esse vegetal é um alimento rico em cálcio, que é importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes, fonte de vitamina A e C. Além do que, ele é rico em ácido fólico, selênio e potássio. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama.

Uma porção de 90 gramas de Brócolis contém, aproximadamente, 50 mg de cálcio, que faz com que o alimento seja uma rica fonte alternativa do mineral, ótima para quem sofre com intolerância à lactose e não pode consumir leite e seus derivados. O vegetal também é rico em fibras alimentares, potássio, zinco, sódio, ferro e vitaminas A, C, K e do complexo B.

Brócolis
Brócolis

Outro benefício do Brócolis é a presença abundante de vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico. Além de contribuir para a saúde cardiovascular, a substância ajuda a controlar anemias, reduzir os riscos de mal de Alzheimer e garantir uma gravidez tranquila e saudável.

Alguns estudos também apontam esse vegetal como fonte de antioxidantes, que previnem o aparecimento de células cancerígenas e desaceleram o processo de envelhecimento do organismo. Uma pesquisa realizada na Universidade East Anglia, no leste na Inglaterra, também testou a ação do Brócolis na prevenção e combate à artrose.

Os testes, feitos com 20 pacientes, comprovaram que a verdura tem, sim, capacidade de reduzir o comprometimento das articulações, atingidas pela doença. Segundo os pesquisadores, para sentir os resultados, é preciso consumir cerca de 100 gramas do alimento diariamente.

Valor Nutricional do Brócolis

  • Calorias – 37 Kcal
  • Gordura – 0,20 g
  • Carboidratos – 5,50 g
  • Proteínas – 3,30 g
  • Cálcio – 400 g
  • Fósforo – 70 g
  • Ferro – 15 g
  • Sódio – 41,7 mg
  • Potássio – 255,2 mg
  • Vitamina C – 44 mg

Confira agora Os Benefícios do Brócolis Para Saúde:

  • Protege a saúde dos olhos
  • Deixa a pele mais bonita
  • Promove a saúde dos ossos
  • É um anti-inflamatório
  • Ajuda a gastrite
  • Perda de peso
  • Ajuda a manter a saúde do pulmão
  • Ele pode oferecer ação desintoxicante ao organismo
  • Regula a pressão arterial

Confira agora mais detalhadamente seus benefícios:

Benefícios do Brócolis Para Saúde

Benefícios do Brócolis Para Saúde dos Olhos: A zeaxantina, betacaroteno, vitamina A, fósforo e outras vitaminas do complexo B, C e E são presente Brócolis são muito benéficas para a saúde dos olhos. Estas substâncias os protegem contra a degeneração macular e a catarata, além de reparar danos causados pela radiação solar.

Benefícios do Brócolis Saúde da Pele: A vitamina A, presente no Brócolis, protege a pele do sol e combate o envelhecimento cutâneo;

Benefícios do Brócolis Para Saúde dos Ossos: Sendo rico em cálcio e vitamina K, o Brócolis promove a saúde dos ossos e ajuda a prevenir a osteoporose. Além disso, uma dieta rica em vitamina K tem sido associada a um menor risco de fraturas. Além disso, o Brócolis é rico em fibras e pobre em calorias e podem ajudá-lo a gerenciar seu peso, que é importante para a saúde óssea. Então, coma Brócolis regularmente para evitar a deficiência de cálcio e seus efeitos.

É um Anti-inflamatório: O Brócolis pode ser considerado um bom anti-inflamatório e pode retardar os danos às articulações associados com a osteoartrose. Um estudo da Universidade de East Anglia descobriu que o sulforafano presente no Brócolis pode ajudar pessoas que sofrem de artrite porque ele age bloqueando as enzimas que causam a destruição da articulação, interrompendo o efeito de uma molécula chave conhecida por causar inflamação. Os ácidos graxos ômega 3 presentes no Brócolis também podem ajudar a conter processos inflamatórios.

Brócolis Para Combater Problema Gástricos: Os Brócolis ainda se resumem aliados para funcionamento adequado estomacal e de intestino. Segundo estudo com publicação em revista Cancer Prevention Research, sulforafano diminui taxa da infecção por bactéria Helicobacter pylori, que faz infecção de mucosa estomacal e pode gerar úlcera, câncer de estômago e gastrite.

Em relação ao benefício ao intestino é recomendado pela pesquisa de Universidade de Liverpool, no Reino Unido. Os autores fazem sugestão que fibras solúveis deste alimento podem ter fixação em paredes do intestino, auxiliando para que o progresso da Doença de Crohn seja evitado, determinada pelas inflamações locais que geram vômito, emagrecimento e diarreia.

Brócolis
Brócolis

Benefícios do Brócolis Para o Corpo

Benefícios do Brócolis Para a Perda de Peso: Incluindo Brócolis na sua dieta, você pode perder peso mais rapidamente. É um vegetal de baixo teor de gordura e de baixas calorias que ajuda a preenchê-lo rapidamente. Além disso, sua alta fibra e teor de água adicionam volume a sua refeição sem adicionar calorias.

Além disso, ele contém proteína junto com minerais como potássio, magnésio e manganês, que são necessários para um sistema imunológico saudável e corpo saudável. Uma xícara de Brócolis cozidos é considerado um lanche saudável em qualquer plano de dieta de perda de peso.

Benefícios do Brócolis Para Saúde do Pulmão: Um ponto marcado por sulforafano, de eliminação das bactérias que atingem os pulmões. Trata-se de função dos mesmos a limpeza de pequenas partículas do pó, bactérias estranhas e resíduos que têm entrada por meio do ar.

Porém os indivíduos que fumam ou tenham enfermidade pulmonar obstrutiva crônica não são capazes de executar tal tarefa tão bem, já que a capacidade pulmonar se encontra em prejuízo. Um estudo com publicação em revista americana Science Translational realizou análise em relação às células do sistema imunológico de quantidade superior a 300 pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.

É um Desintoxicante: A presença de vitamina C, enxofre e certos aminoácidos fazem dele um excelente desintoxicante. Ingerir Brócolis ajuda a remover os radicais livres e toxinas como o ácido úrico do corpo, purificando o sangue e mantendo afastados os problemas relacionados com toxinas, como furúnculos, coceiras, erupções cutâneas, gota, artrite, reumatismo, cálculos renais e diversas doenças da pele como eczema e edemas.

Benefícios do Brócolis Para Regular a Pressão Arterial: Pesquisadores descobriram que o Brócolis ajuda a regular a pressão arterial. Um enxofre orgânico composto nele, o sulforafano, desempenha um papel fundamental na melhoria ligação ou substituição de DNA, que é crucial para a função celular normal e expressão gênica adequada.

Além disso, o magnésio, cálcio e potássio nele também ajudam a regular a pressão arterial. O Brócolis junto com outros vegetais crucíferos como couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, rabanete e rúcula devem ser incluídos em sua dieta para normalizar os níveis de pressão arterial.

Confira agora um vídeo para compreender melhor sobre Os Benefícios do Brócolis Para Saúde:

Principais Usos do Brócolis

O Brócolis pode ser consumido cru e cozido, frito, cozido no vapor, com caules e folhas, porque esse vegetal é rico em substâncias medicinais.

Efeitos Colaterais do Brócolis

O Brócolis, assim como a couve-flor, o repolho ou a couve, do grupo das crucíferas, apresenta substâncias que são responsáveis tanto por seu aroma quanto por seu sabor. Esses compostos têm a capacidade de bloquear a utilização e a absorção do iodo, e acabam assim retendo a atividade da glândula tireoide.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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