Legumes e Vegetais

12 tipos de feijão: variedades, características e informações

feijao preto

Descubra quais são os tipos de feijão e legumes mais consumidos no mundo todo, os feijões são fontes importantes de muitos nutrientes, incluindo fibras, vitaminas B como a tiamina, riboflavina, niacina, folato e minerais ferro, magnésio e selênio.

Além disso, por outro lado os legumes também possui muitos benefícios para saúde como por exemplo, baixar a pressão arterial, reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames, prevenir alguns tipos de câncer, diminuir o risco de problemas oculares e digestivos e ter um efeito positivo sobre o açúcar no sangue, o que pode ajudar a manter o apetite.

Valor nutricional do feijão:

Os nutrientes fornecidos pelo feijão incluem carboidratos , amido (energia), proteínas, fibras e uma ampla gama de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas B, tiamina, riboflavina, niacina, folato, ferro, vitamina E, zinco, magnésio e fósforo.

Valor nutricional dos legumes:

Os legumes são fontes importantes de muitos nutrientes, incluindo potássio, fibra alimentar, ácido fólico, vitamina A e vitamina C, cálcio, sódio, açúcar, proteínas, ferro, vitamina B6 e magnésio.

Benefícios do feijão e dos legumes:

benefícios do feijao e dos legumes
benefícios do feijao e dos legumes

Além disso, os tipos de feijão e legumes têm um impacto positivo na saúde do coração e do aparelho digestivo. que incluem:

  • Fibra: os grãos integrais contêm fibras que podem reduzir o risco de doença cardíaca coronária e prisão de ventre quando incluídas em um padrão de alimentação saudável. Além disso, os alimentos ricos em fibras também dão uma sensação de saciedade, o que pode ajudar na manutenção do peso.
  • Minerais: O ferro é usado para transportar oxigênio no sangue. O magnésio é um mineral usado na construção de ossos e na liberação de energia dos músculos. Por outro lado, o selênio é importante para um sistema imunológico saudável.
  • Vitaminas B: as vitaminas B ajudam o corpo a liberar energia das proteínas, gorduras e carboidratos.
  • Fitoquímicos: Esses nutrientes ocorrem naturalmente nas plantas e estão sendo estudados por sua capacidade de proteção contra doenças.

Tipos de feijão e legumes:

Feijão rosa

feijao rosa
feijão rosa

Também conhecido como ‘feijão de pimenta’, o feijão rosa é um feijão marrom-rosado que tem formato arredondado e oval.

Eles são particularmente populares nos países do Caribe por seu sabor rico e carnudo.

Eles são geralmente um ingrediente-chave na maioria das receitas do Velho Oeste, cozinha mexicana-americana e pratos inspirados em churrasco.

Um fato interessante sobre o feijão rosa é que ele também é frequentemente chamado de “pinquitos de Santa Maria” porque é o ingrediente estrela na maioria dos pratos de churrasco no Vale de Santa Maria, na Califórnia.

Feijão preto

feijao preto
feijão preto

São pequenas formas ovais com polpa creme acinzentada e pele negra profunda.

O feijão preto se enquadra na categoria de leguminosas e também é conhecido como ‘feijão-tartaruga’ devido ao seu aspecto super duro e semelhante a uma concha.

Eles são nativos das Américas e popularmente usados ​​na cozinha latino-americana, mas também podem ser encontrados na culinária do sul da Louisiana.

O feijão preto tem textura macia e sabor doce, terroso e suave.

Eles são comumente avaliados por seu alto teor de fibras e proteínas, o que os torna extremamente nutritivos e saudáveis.

Alguns de seus principais benefícios incluem o fortalecimento dos ossos, redução da pressão arterial, prevenção do câncer, perda de peso e controle do diabetes.

Feijão romano

feijao romano
feijão romano

Os grãos romanos têm formato oval com uma textura macia, cor bastante rosada e lindas manchas ou estrias vermelho-escuras.

De sabor adocicado, suave, parecido com a castanha, são perfeitos para saladas, massas, sopas ou simplesmente como lanche noturno.

O feijão romano é originário da Colômbia e logo se tornou extremamente popular na Itália, onde é comumente chamado de “borlotti”.

Curiosamente, quando esses grãos são cozidos, todas as suas manchas e estrias simplesmente desaparecem, resultando em uma cor mais escura e uniforme.

Feijão branco

feijao branco
feijão branco

Estes também são conhecidos como feijão ervilha, feijão perola são principalmente nativos das Américas, onde também foram domesticados pela primeira vez.

Os feijões brancos são normalmente pequenos e secos e costumam apresentar uma cor branca cremosa.

Apresentam forma oval achatada, textura densa e macia e sabor suave.

Eles são consumidos principalmente por seus inúmeros benefícios nutricionais, alguns dos quais diminuem o risco de doenças relacionadas ao coração, níveis de açúcar no sangue estabilizados, melhora da memória e uma rica fonte de ferro e fibras.

Algumas maneiras interessantes de incluir feijão branco em sua dieta são adicioná-lo a saladas, fazer um delicioso sanduíche para barrar, misturá-lo em sopas, etc.

Feijão vermelho

feijao vermelho
feijão vermelho

Pequeno, redondo e de cor vermelha, o  deve ser o mais popular entre todos os tipos de feijão.

Eles também são conhecidos como “Adzuki” e têm um sabor adocicado de nozes.

O feijão vermelho é usado em uma variedade de pratos crioulos e sulistas, principalmente por causa de seu sabor único e dos inúmeros benefícios à saúde.

O feijão vermelho é frequentemente usado em uma série de pratos e culinárias, como curry de feijão vermelho, sopa e ensopado.

Feijão mungo

feijao mungo
feijão mungo

Também conhecido como maash ou grama verde, o feijão mungo é cultivado principalmente no Paquistão, Nepal, Índia, Bangladesh, Sul da Ásia, Sri Lanka e China. Além disso, este tipos de feijão são pequenos e redondos e têm um sabor ligeiramente adocicado, o que os torna ideais tanto para pratos salgados como doces.

Eles são frequentemente vendidos como grãos secos ou brotos frescos.

O feijão-mungo verde é repleto de nutrientes, o que o torna um dos ingredientes alimentares mais saudáveis.

Ele tem uma variedade de benefícios à saúde, incluindo redução do risco de doenças crônicas, prevenção de insolações, controle da pressão arterial e melhor saúde digestiva.

Alguns dos principais nutrientes encontrados no feijão mungo são fibras, proteínas, potássio, zinco, cobre, magnésio e vitamina B2, B3, B5 e B6.

Feijão-mungo partido

feijao mungo partido
feijao mungo partido

Embora o feijão mungo inteiro tenha casca verde, quando essa casca se solta durante o processamento, os grãos acabam se partindo, daí o nome ‘feijão-mungo partido’.

Uma vez separados, eles revelam uma cor amarela que varia de acordo com a variedade.

Tem um sabor bastante semelhante ao das ervilhas suaves e doces e é amplamente consumido como uma fonte rica em proteínas na maioria dos países asiáticos.

Os feijões mungo divididos contêm grandes quantidades de fibras dietéticas, proteínas e outros nutrientes essenciais que os tornam uma escolha bastante saudável para vegetarianos e veganos.

Eles são amplamente cultivados no sudeste da Ásia e na Índia.

Soja

soja
soja

Também chamada de soja ou feijão de soja , acredita-se que a soja seja o mais popular de todos os tipos de feijão e legumes.

Essa importância decorre do fato de que a soja fornece a maior quantidade de proteína vegetal e também é usada como ingrediente básico em uma série de produtos químicos.

A soja foi domesticada pela primeira vez por fazendeiros chineses em 1100 aC, e inicialmente se originou no sudeste da Ásia.

Curiosamente, a China foi o maior fornecedor de soja até a Segunda Guerra Mundial interromper seu fornecimento e, depois disso, o cultivo de soja começou a decolar na América.

Esses grãos não têm um sabor intrínseco próprio, simplesmente por causa de sua incapacidade de absorver o sabor como muitos outros grãos.

Portanto, você pode usá-los para fazer um curry de soja ou hummus de soja.

Feijão fava

feijao fava
feijão fava

Estas são leguminosas verdes largas extremamente populares em uma variedade de cozinhas do Oriente Médio e do Mediterrâneo.

O feijão fava é frequentemente referido como o “feijão mágico” principalmente devido aos seus benefícios nutricionais e para a saúde, incluindo níveis baixos de colesterol no sangue e melhor digestão.

Eles também são uma fonte rica em proteínas, vitaminas, fibras dietéticas e minerais essenciais como manganês, ferro e cobre.

Eles são frequentemente usados ​​em massas e sopas de vegetais; no entanto, acredita-se que eles tenham um gosto amargo na boca.

Grão-de-bico

grao de bico
grão de bico

Comumente cultivado no Oriente Médio e no Mediterrâneo, o grão-de-bico é conhecido por uma variedade de outros nomes, incluindo grão-de-bico, grama, ervilha egípcia, grama de Bengala e garbanzo.

São de cor amarelada e forma arredondada, com textura amanteigada e sabor a noz.

Como vários outros tipos de feijão e legumes, o grão-de-bico também contém uma variedade de minerais e vitaminas essenciais, principalmente proteínas e fibras.

Alguns de seus principais benefícios incluem saúde cardíaca aprimorada, inflamação reduzida e níveis de colesterol, controle de peso, prevenção do câncer e muito mais.

Ervilha partida

ervilha partida
ervilha partida

As ervilhas partidas ocorrem em duas cores principais, verde e amarela, e são normalmente conhecidas como ervilhas do campo, que são cultivadas especificamente para fins de secagem.

Eles são conhecidos por serem fontes naturais das maiores quantidades de fibra alimentar e proteínas-chave. Além disso, as ervilhas partidas vêm da planta Pisum sativum L, que é popularmente cultivada na Rússia, Índia, China, Canadá e Estados Unidos.

Ervilha verde

ervilha verde
ervilha verde

As ervilhas verdes são leguminosas super versáteis que são cultivadas como culturas comerciais atualmente em todas as regiões semitropicais.

Acredita-se que eles se originaram das planícies sub-Himalaias do noroeste da Índia e foram cultivados desde os tempos antigos por suas sementes verdes nutritivas e deliciosas.

Eles também são considerados os mais saudáveis ​​dos vegetais leguminosos, e ricos em antioxidantes, minerais, fito nutrientes e vitaminas.

Alguns dos principais benefícios para a saúde das ervilhas verdes incluem o controle do açúcar no sangue; melhoria da digestão e proteção contra algumas doenças crônicas, como diabetes e câncer.

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