Tiamina – O que é, Para que Serve, Alimentos e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Tiamina – O que é, Para que Serve, Alimentos e Efeitos Colaterais são pequenas informações que todos precisam saber. Ademais, a Tiamina  (vitamina B1) é um dos nutrientes essenciais para o bem-estar do corpo, porque ela contribui para as funções metabólicas, mas também ajuda psicologicamente. Uma ingestão correta de Tiamina é, portanto, completamente recomendada para se manter em forma e aproveitar a boa saúde, especialmente no outono e inverno, quando as defesas naturais precisam de reforço.

A Tiamina, também chamada de vitamina B1, é uma das oito vitaminas do grupo B. O nome vitamina B1 é devido ao fato de que ele foi o primeiro a ser descoberto. Ela é uma vitamina solúvel em água, o que significa que não pode ser armazenada pelo corpo, portanto deve ser tomada através de alimentos.

alimentos ricos em tiamina
alimentos ricos em tiamina

O que é Tiamina?

A Tiamina, pertence ao grupo das vitaminas hidrossolúveis. Dada essa característica, o micronutriente não pode ser acumulado no corpo, mas deve ser continuamente absorvido pela alimentação. Descoberto em 1926, juntamente com os outros representantes do grupo B, este composto químico também leva o nome de aneurina.

Esta famosa vitamina desempenha um papel importante para garantir o funcionamento normal do sistema nervoso. Ela usa hidratos de carbono e proteínas a partir dos alimentos que comemos e converte-os em energia. A Tiamina foi reconhecida principalmente como uma vitamina capaz de ajudar na aprendizagem.

Para que Serve a Tiamina:

A Tiamina desempenha muitas funções para a manutenção dos processos corretos do corpo, em primeiro lugar fornecendo energia. Ela é certamente essencial para a transformação da glicose, tornando este açúcar imediatamente disponível para órgãos, músculos, sistema nervoso e muito mais. Também contribui para o bem-estar do sistema cardiovascular, a formação de glóbulos vermelhos e é frequentemente chamada de “vitamina da moralidade”.

Como estimula o equilíbrio mental. Aparentemente, uma ingestão adequada do nutriente seria capaz de incentivar a atitude psicológica do indivíduo, preparando-se positivamente para a ação: este efeito é sempre relacionado com a contribuição da energia, a deficiência não surpreendentemente gera rápido esgotamento físico e mental.

Para corredores e esportistas, a Tiamina é excelente para melhorar o tônus ​​muscular. Os músculos do estômago e do intestino são os primeiros a se beneficiar dessa vitamina. O tônus ​​muscular do estômago pode ser fortalecido com o uso diário de Tiamina.

Dosagem Recomendada:

A dosagem recomendada de Tiamina depende de vários fatores variáveis, incluindo idade e sexo. Desde o nascimento, os recém-nascidos devem consumir cerca de 0,2 miligramas (mg) todos os dias até aos 6 meses de idade. De 7 a 12 meses, as crianças devem ter cerca de 0,3 mg de Tiamina por dia.

As recomendações diárias de dosagem continuam a aumentar com a idade na infância. Para crianças de 1 a 3 anos, devem tomar 0,5 mg por dia. Dos 4 aos 8 anos, a dose diária é aumentada para 0,6 mg por dia. Para as idades de 9 a 13 anos, a recomendação é de 0,9 miligramas de Tiamina por dia.

Para homens com mais de 14 anos, a dose diária recomendada permanece em 1,2 mg de vitamina B1 por dia. Para as mulheres, no entanto, as recomendações são ligeiramente diferentes. Para mulheres de 14 a 18 anos, a recomendação é de 1 mg de Tiamina por dia. A partir dos 19 anos de idade, a recomendação aumenta para cerca de 1,1 mg todos os dias.

Contudo, além dessas doses diárias recomendadas, existem algumas situações em que um indivíduo pode consumir mais ou menos a dose recomendada. Por exemplo, mulheres grávidas e lactantes são aconselhadas a tomar uma dose diária mais alta de Tiamina do que outras fêmeas adultas. Enfim, a melhor maneira de determinar a dose certa recomendada é conversar com um médico que conheça o histórico médico um do outro e que possa avaliar os riscos para a saúde.

Alimentos Ricos em Tiamina:

A Tiamina é inegavelmente encontrada em maior quantidade em vegetais do que em alimentos de origem animal. Veja a seguir os que possuem maior quantidade:

Alimentos Ricos em TiaminaPorçãoQuantidade de Tiamina
Avelãs100 g0,65 mg
Pistaches100 g0,87 mg
Ervilhas100 g0,36 mg
Feijões100 g0,24 mg
Sementes de Girassol100 g1,48 mg
Gérmen de Trigo100 g2,1 mg
Amendoim100 g0,86 mg
Levedo de Cerveja em pó100 g14,5 mg
Castanha de caju100 g1 mg
Aspargo100 g0,16 mg

Benefícios da Tiamina:

Promove o Ganho de Massa Muscular:

Ótimas notícias para quem quer ganhar massa muscular! Essa vitamina decerto garante que os músculos recebam o oxigênio necessário para se desenvolver. Assim, além de melhorar a comunicação do sistema nervoso, garante que os movimentos de contração muscular sejam melhor executados durante o treino.

Aumenta a Produção de Glóbulos Vermelhos:

A Tiamina desempenha um papel primordialmente importante na produção de células vermelhas do sangue, que por sua vez mantém as pessoas saudáveis, ativas e energizadas.

É Antioxidante:

Essa vitamina tem a função de proteger o corpo dos radicais livres, que são substâncias nocivas e as grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Previne Doenças Cardíacas:

A Tiamina ajuda no desenvolvimento adequado das bainhas de mielina em torno de nervos. Uma deficiência dessa vitamina pode resultar inesperadamente na degeneração destes revestimentos, o que pode resultar na morte do nervo e danos.

Beneficia a Mente:

Ela também oferece benefícios para a saúde nervosa. Isso porque em quantidades corretas, essa vitamina tem a função de estimular uma boa Memória, concentração e raciocínio. Segundo pesquisas, aliás, essa vitamina também é capaz de prevenir o Mal de Alzheimer.

Melhora a Digestão:

Essa vitamina também ajuda na secreção de ácido clorídrico, que é essencial para a digestão completa de alimentos.

Previne a Doença de Alzheimer:

Ela pode ser usada todavia para retardar a progressão da doença de Alzheimer. As pessoas que sofrem desta doença têm beneficiado quando tratados com suplementos de Tiamina com 100 mg por dia. Há estudos experimentais controlados por placebo que estão em curso para determinar mais sobre o mecanismo pelo qual isso ocorre.

alimentos com tiamina
alimentos com tiamina

Previne o Envelhecimento Precoce:

A Tiamina surpreendentemente funciona como um poderoso antioxidante, que ajuda a proteger seu corpo contra os sinais de envelhecimento como rugas, manchas da idade e outras condições relacionadas à idade que afetam regularmente os sistemas de órgãos.

Aumenta o Apetite:

A Tiamina inegavelmente também pode melhorar significativamente o apetite e agilidade mental.

Beneficia os Olhos:

Segundo pesquisas, a Tiamina é capaz de retardar o desenvolvimento da catarata. Estudos em pacientes mostraram que há menor ocorrência da doença em pessoas que possuem quantidades adequadas dessa vitamina no organismo.

Deficiência de Tiamina:

Em nosso tempo, é raro desenvolver uma deficiência de Tiamina se você não tiver problemas de saúde específicos. Portanto, alcoolistas, indivíduos com problemas de anorexia, doença de Crohn e aqueles em diálise podem estar com deficiência.

A deficiência de Tiamina causa principalmente:

  • Náusea;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de apetite, fadiga cansaço e enfraquecimento dos músculos;
  • Falta de memória, irritabilidade, estresse e ansiedade;
  • Vômitos;
  • Problemas com o sistema digestivo;
  • Problemas cardíacos.

Efeitos Colaterais:

Certamente, a maioria das pessoas não tem efeitos colaterais negativos relacionados ao consumo de quantidades regulares de Tiamina. Aliás, em alguns casos raros, algumas pessoas desenvolveram irritações na pele e outras reações alérgicas leves.

Pessoas que não têm Tiamina suficiente em suas dietas podem ter fraqueza e fadiga. Assim, a longo prazo, uma pessoa com deficiência de Tiamina corre o risco de ter sérios problemas de saúde.

Por exemplo, a síndrome de Wernicke-Korsakoff (WKS) é uma desordem cerebral que se desenvolve a partir de uma deficiência de Tiamina. Pessoas com WKS geralmente recebem grandes doses de Tiamina para ajudar a combater os sintomas desse distúrbio, que pode incluir perda de memória, visão dupla e perda de coordenação muscular.

Os alcoólatras são particularmente propensos ao desenvolvimento de WKS. Assim, por esta razão, doses controladas de Tiamina são altamente recomendadas para aqueles que são vítimas deste vício e aqueles que estão tentando parar.

tamina
tamina

Receita Rica em Tiamina

Risoto de avelã

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO

  • Frite o arroz em duas colheres de sopa de óleo de oliva, avelãs tostadas, desprovidos de pele e picado, adicione o alho-porro ou cebola em fatias finas.
  • Então, misture-a com meio copo de vinho branco e cozinhar a fogo médio, adicionando o caldo quente.
  • Quando restarem alguns minutos para cozinhar, adicione uma noz de manteiga, parmesão ralado e Pimenta.
  • Decore como desejar com algumas avelãs e um toque de maçãs de acácia.

Precauções e Contra-Indicações:

Portanto, para evitar efeitos colaterais ou interações com outros medicamentos, é aconselhável consultar um médico se você planeja tomar suplementos. Então, você deve  ter cuidado, porque se você tomar apenas uma vitamina por um longo tempo, isso pode causar um desequilíbrio com outras vitaminas.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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