Dieta e Nutrição

Magnésio – o que é, para que serve, benefícios e deficiência!

magnésio

O magnésio é um mineral bastante desconhecido. Isso porque a maioria das pessoas estão mais preocupadas com vitaminas do que com minerais; mas os minerais também são muito importantes para a saúde geral do corpo.

Para quem não sabe, o magnésio contribui para todos os tipos de processos corporais, como os nervos que determinam o que você pensa e os nervos que determinam quais músculos são usados ​​e quais não. É por isso que o magnésio tem benefícios para o corpo e para a sua saúde mental.

Magnésio
magnésio

O que é o magnésio?

O magnésio é um mineral vital que é muito eficaz na redução do risco de diabetes, osteoporose e depressão. Também é eficaz na criação de enzimas, DNA e RNA, bem como crucial para a função nervosa e muscular. O magnésio ainda gerencia o funcionamento do cálcio e da vitamina D no corpo e é importante para a pressão sanguínea e para o controle de açúcar no sangue.

Uma das principais funcionalidades do mineral é auxiliar a função do fígado, do sistema imunológico, do sistema hormonal e do trato digestivo, e é considerado útil na neutralização do câncer. Além disso, o magnésio também é considerado relaxante muscular e é usado para pernas inquietas, constipação e problemas de sono.

Lembrando também que o mineral é importante para a construção de enzimas e sua conversão de nutrientes em energia. O magnésio é responsável por 300 reações enzimáticas no corpo, a mais importante delas é que as células têm energia para fazer o que precisam fazer. É um ingrediente muito importante no processo de fornecimento de energia do seu corpo.

As reações para as quais o magnésio é importante são, por exemplo, a quebra da glicose e da gordura corporal. Se você quer perder peso, é importante ter o mineral suficiente em seu corpo para queimar açúcares e gorduras.

Para que serve o magnésio:

  • Ajuda na produção de células e tecidos;
  • Melhora a transmissão de impulsos nervosos;
  • Relaxa os músculos, formação muscular e o bom funcionamento dos músculos;
  • Mantém dentes e ossos saudáveis;
  • Eficaz para a saúde cardiovascular;
  • Combate o estresse;
  • Um bom estado de concentração e memória;
  • Reduz a fadiga e a letargia.

Alimentos ricos em magnésio:

1. Algas marinhas:

Algas marinhas aumentaram em popularidade nos últimos anos e isso não é para nada. A maioria dos tipos de algas contém quantidades consideráveis ​​do mineral.

A alga contém quase nenhuma caloria, mas fornece muitos tipos diferentes de substâncias para o seu corpo, como potássio, fósforo, iodo, ferro e cálcio. Isso faz com que as algas marinhas sejam uma boa fonte de antioxidantes que nos protegem de todos os tipos de problemas de saúde.

2. Peixe:

O peixe é, naturalmente, uma grande fonte de gorduras e proteínas, mas você sabia que também há muito magnésio? Entre outros, o carvão, o salmão selvagem e a cavala são destaques reais nesta categoria. Ensopar ou grelhar os peixes para manter o máximo de nutrientes possível. Para um pouco de sabor extra, você pode polvilhar suco de limão sobre ele – então você tem um extra de magnésio no interior!

3. Brócolis:

Este vegetal tradicional holandês contém cerca de 20 mg de magnésio para cada 100 gramas do vegetal, bem como inúmeros outros minerais e, claro, quantidades consideráveis ​​de vitaminas. Preste a atenção para não ferver o brócolis por muito tempo, pois os nutrientes são perdidos.

4. Espinafre:

100 gramas de espinafre, cru ou cozido, contém nada menos que 79 mg de magnésio!

Benefícios do Magnésio
Benefícios do Magnésio

5. Abacate:

O abacate é conhecido há muito tempo como “superalimento”, entre outras coisas, pelas gorduras saudáveis e pelas inúmeras vitaminas que esta fruta contém. Agora você pode adicionar magnésio a essa lista! Se você faz guacemole ou joga um abacate através de um smoothie verde ; você obtém cerca de 50 mg.

Outras boas fontes de magnésio são:

Benefícios do magnésio para saúde:

1. Reduz o risco de diabetes tipo 2:

Vários estudos mostraram que pessoas com um baixo teor do mineral têm maior probabilidade de ter diabetes tipo 2 do que pessoas com alto teor de magnésio. Além disso, as pessoas que tomam uma dose alta do mineral veriam melhorias em seu nível de açúcar no sangue.

2. Diminui a chance de depressão:

Vários estudos mostram que a deficiência de magnésio pode levar a um funcionamento reduzido do cérebro. Isso faz você pensar com menos clareza e resolver problemas se torna mais difícil. O pensamento do juízo final aumenta e os pensamentos negativos podem levar vantagem. Isso muitas vezes pode levar à depressão.

3. Ajuda o corpo a converter comida em energia:

O mineral é um importante fornecedor de energia; ajuda a liberar energia dos alimentos, o que aumenta a energia física. Uma deficiência nesse mineral também pode causar grande fadiga e problemas no gerenciamento de energia. Isso pode levar a mais estresse e problemas de sono novamente.

4. Previne pressão alta:

O magnésio é bom para a sua pressão sanguínea e para o seu coração. Costuma-se dizer aos pacientes cardíacos que eles devem ingerir mais. Além disso, os vasos sanguíneos podem relaxar melhor, fazendo com que mais sangue flua para o coração e evite a pressão alta.

5. Ajuda no relaxamento do corpo:

O mineral proporciona relaxamento mental e físico. Contribui para o relaxamento dos músculos, de modo que o corpo também relaxa e fica menos rígido. Além disso, a falta de magnésio torna as pessoas mais sensíveis ao estresse.

alimentos ricos em magnesio
alimentos ricos em magnésio

Quanto de magnésio posso usar por dia?

A exigência de magnésio é diferente para cada sexo. Por exemplo, a quantidade diária recomendada para as mulheres é entre 250 e 320 miligramas por dia. Para os homens, a dose diária recomendada é entre 300 e 420 miligramas do mineral por dia.

Como o magnésio é absorvido?

Provavelmente, o corpo recebe um terço do magnésio da comida. Isso depende, entre outras coisas, de quantas proteínas e fibras dietéticas estão presentes no corpo. O corpo então transporta através do sangue para os tecidos. O excesso do mineral é excretado pelos rins.

O magnésio é útil durante a gravidez?

Vários estudos foram realizados sobre o uso do mineral em mulheres grávidas. Parece que uma deficiência de magnésio freqüentemente ocorre. Isso, por sua vez, tem um efeito negativo sobre o estado de saúde do feto. Outro estudo mostra que o uso na gravidez reduz a chance de a criança nascer prematuramente.

Deficiência de magnésio:

A lista a seguir é apenas uma fração das doenças e distúrbios causados pela deficiência do mineral. Portanto, Se o suprimento de magnésio do organismo é melhorado, vários desses sintomas geralmente desaparecem.

  • Ansiedade e ataques de pânico:  afeta os níveis sanguíneos de hormônios do estresse
    e nossas funções cerebrais;
  • Depressão: há cientistas que atribuem o aumento acentuado dos transtornos depressivos em
    humanos a freqüentes déficits do mineral;
  • Insônia: o magnésio afeta a produção de melatonina, um hormônio que regula nosso ciclo de sonovigília;
  • Distúrbios nervosos: como o magnésio está envolvido na transmissão de impulsos nervosos, uma
    deficiência do mineral pode causar enxaqueca;
  • Doença cardíaca: uma deficiência do mineral é uma das causas mais comuns de doença
    cardiovascular;
  • Diabetes: para transportar o açúcar do sangue para as células, é necessário o magnésio, além da
    insulina. Portanto, uma deficiência do mineral é semelhante à resistência à insulina, a causa do
    diabetes tipo 2;
  • Osteoporose: se houver falta do mineral, o cálcio também não ajuda contra a osteoporose.

Doenças causas pela falta de magnésio:

Alguns problemas ou doenças causadas pela falta do mineral são: cãimbras, tremores, dores de cabeça, espasmos coronários, problemas musculares, osteoartrite, dormência, entre outros problemas.

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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

9 comentários

  • […] Magnésio; […]

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  • […] dessas sementes também é benéfico para a função cardíaca e hipertensão. Além disso, o magnésio e a arginina nas sementes de melancia contribuem muito para a saúde do coração. Garante o bom […]

  • […] que fornece 3 gramas de proteína por meia xícara de milheto também é conhecido por seu teor de magnésio, que ajuda na saúde óssea e na função […]

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