Dieta e Nutrição

Magnésio: O que é, Para que Serve, Alimentos, Benefícios e Deficiência!

Magnésio: O que é, Para que Serve, Alimentos, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Biomédico pela UFRGS

Especialista do Dicas de Saúde

Magnésio: O que é, Para que Serve, Alimentos, Benefícios e Deficiência!
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O Magnésio é um mineral bastante desconhecido. Isso porque a maioria das pessoas estão mais preocupadas com vitaminas do que com minerais; mas os minerais também são muito importantes para a saúde geral do corpo.

Para quem não sabe, o Magnésio contribui para todos os tipos de processos corporais, como os nervos que determinam o que você pensa e os nervos que determinam quais músculos são usados ​​e quais não. É por isso que o Magnésio tem benefícios para o corpo e para a sua saúde mental.

Magnésio

Magnésio

O que é o Magnésio?

O Magnésio é um mineral vital que é muito eficaz na redução do risco de diabetes, osteoporose e depressão. Também é eficaz na criação de enzimas, DNA e RNA, bem como crucial para a função nervosa e muscular. O Magnésio ainda gerencia o funcionamento do cálcio e da vitamina D no corpo e é importante para a pressão sanguínea e para o controle de açúcar no sangue.

Uma das principais funcionalidades do mineral é auxiliar a função do fígado, do sistema imunológico, do sistema hormonal e do trato digestivo, e é considerado útil na neutralização do câncer. Além disso, o Magnésio também é considerado relaxante muscular e é usado para pernas inquietas, constipação e problemas de sono.

Lembrando também que o mineral é importante para a construção de enzimas e sua conversão de nutrientes em energia. O Magnésio é responsável por 300 reações enzimáticas no corpo, a mais importante delas é que as células têm energia para fazer o que precisam fazer. É um ingrediente muito importante no processo de fornecimento de energia do seu corpo.

As reações para as quais o Magnésio é importante são, por exemplo, a quebra da glicose e da gordura corporal. Se você quer perder peso, é importante ter o mineral suficiente em seu corpo para queimar açúcares e gorduras.

Para que Serve o Magnésio:

  • Ajuda na produção de células e tecidos;
  • Melhora a transmissão de impulsos nervosos;
  • Relaxa os músculos, formação muscular e o bom funcionamento dos músculos;
  • Mantém dentes e ossos saudáveis;
  • Eficaz para a saúde cardiovascular;
  • Combate o estresse;
  • Um bom estado de concentração e memória;
  • Reduz a fadiga e a letargia.

Alimentos Ricos em Magnésio:

Algas Marinhas:

Algas marinhas aumentaram em popularidade nos últimos anos e isso não é para nada. A maioria dos tipos de algas contém quantidades consideráveis ​​do mineral. A alga contém quase nenhuma caloria, mas fornece muitos tipos diferentes de substâncias para o seu corpo, como potássio, fósforo, iodo, ferro e cálcio. Isso faz com que as algas marinhas sejam uma boa fonte de antioxidantes que nos protegem de todos os tipos de problemas de saúde.

Peixe:

O peixe é, naturalmente, uma grande fonte de gorduras e proteínas, mas você sabia que também há muito Magnésio? Entre outros, o carvão, o salmão selvagem e a cavala são destaques reais nesta categoria. Ensopar ou grelhar os peixes para manter o máximo de nutrientes possível. Para um pouco de sabor extra, você pode polvilhar suco de limão sobre ele – então você tem um extra de Magnésio no interior!

Brócolis:

Este vegetal tradicional holandês contém cerca de 20 mg de Magnésio para cada 100 gramas do vegetal, bem como inúmeros outros minerais e, claro, quantidades consideráveis ​​de vitaminas. Preste a atenção para não ferver o brócolis por muito tempo, pois os nutrientes são perdidos.

Espinafre:

100 gramas de espinafre, cru ou cozido, contém nada menos que 79 mg de Magnésio!

Benefícios do Magnésio

Benefícios do Magnésio

Abacate:

O abacate é conhecido há muito tempo como “superalimento”, entre outras coisas, pelas gorduras saudáveis e pelas inúmeras vitaminas que esta fruta contém. Agora você pode adicionar Magnésio a essa lista! Se você faz guacemole ou joga um abacate através de um smoothie verde ; você obtém cerca de 50 mg de Magnésio.

Outras boas fontes de Magnésio são:

  • Cacau;
  • Amendoim;
  • Cereais;
  • Chocolate;
  • Nozes;
  • Pão de centeio;
  • Arroz integral.

Benefícios do Magnésio Para Saúde:

Reduz o Risco de Diabetes Tipo 2:

Vários estudos mostraram que pessoas com um baixo teor do mineral têm maior probabilidade de ter diabetes tipo 2 do que pessoas com alto teor de Magnésio. Além disso, as pessoas que tomam uma dose alta do mineral veriam melhorias em seu nível de açúcar no sangue.

Diminui a Chance de Depressão:

Vários estudos mostram que a deficiência de Magnésio pode levar a um funcionamento reduzido do cérebro. Isso faz você pensar com menos clareza e resolver problemas se torna mais difícil. O pensamento do juízo final aumenta e os pensamentos negativos podem levar vantagem. Isso muitas vezes pode levar à depressão.

Ajuda o Corpo a Converter Comida em Energia:

O mineral é um importante fornecedor de energia; ajuda a liberar energia dos alimentos, o que aumenta a energia física. Uma deficiência nesse mineral também pode causar grande fadiga e problemas no gerenciamento de energia. Isso pode levar a mais estresse e problemas de sono novamente.

Previne Preção Alta:

O Magnésio é bom para a sua pressão sanguínea e para o seu coração. Costuma-se dizer aos pacientes cardíacos que eles devem ingerir mais Magnésio. Além disso, os vasos sangüíneos podem relaxar melhor, fazendo com que mais sangue flua para o coração e evite a pressão alta.

Ajuda no Relaxamento do Corpo:

O mineral proporciona relaxamento mental e físico. Contribui para o relaxamento dos músculos, de modo que o corpo também relaxa e fica menos rígido. Além disso, a falta de Magnésio torna as pessoas mais sensíveis ao estresse.

Alimentos Ricos em Magnésio

Alimentos Ricos em Magnésio

Quanto de Magnésio Posso Usar Por Dia?

A exigência de Magnésio é diferente para cada sexo. Por exemplo, a quantidade diária recomendada de Magnésio para as mulheres é entre 250 e 320 miligramas por dia. Para os homens, a dose diária recomendada é entre 300 e 420 miligramas do mineral por dia.

Como o Magnésio é Absorvido?

Provavelmente, o corpo recebe um terço do Magnésio da comida. Isso depende, entre outras coisas, de quantas proteínas e fibras dietéticas estão presentes no corpo. O corpo então transporta o Magnésio através do sangue para os tecidos. O excesso do mineral é excretado pelos rins.

O Magnésio é Útil Durante a Gravidez?

Vários estudos foram realizados sobre o uso do mineral em mulheres grávidas. Parece que uma deficiência de Magnésio freqüentemente ocorre. Isso, por sua vez, tem um efeito negativo sobre o estado de saúde do feto. Outro estudo mostra que o uso de Magnésio na gravidez reduz a chance de a criança nascer prematuramente.

Deficiência De Magnésio:

A lista a seguir é apenas uma fração das doenças e distúrbios causados pela deficiência do mineral.
Se o suprimento de Magnésio do organismo é melhorado, vários desses sintomas geralmente
desaparecem.

Ansiedade e Etaques de Pânico: o Magnésio afeta os níveis sanguíneos de hormônios do estresse
e nossas funções cerebrais;
Depressão: há cientistas que atribuem o aumento acentuado dos transtornos depressivos em
humanos a freqüentes déficits do mineral;
Insônia: o Magnésio afeta a produção de melatonina, um hormônio que regula nosso ciclo de sonovigília;
Distúrbios Nervosos: como o Magnésio está envolvido na transmissão de impulsos nervosos, uma
deficiência do mineral pode causar enxaqueca;
Doença Cardíaca: uma deficiência do mineral é uma das causas mais comuns de doença
cardiovascular;
Diabetes: para transportar o açúcar do sangue para as células, é necessário o Magnésio, além da
insulina. Portanto, uma deficiência do mineral é semelhante à resistência à insulina, a causa do
diabetes tipo 2;
Osteoporose: se houver falta do mineral, o cálcio também não ajuda contra a osteoporose.

Doenças Causas Pela Falta de Magnésio:

Alguns problemas ou doenças causadas pela falta do mineral são: cãimbras, tremores, dores de cabeça, espasmos coronários, problemas musculares, osteoartrite, dormência, entre outros problemas.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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