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Dieta e Nutrição

Repolho Emagrece ou Engorda? Como Consumir, Benefícios!

Repolho Emagrece ou Engorda? Quais os benefícios do Repolho e como usar o Repolho para Emagrecer? Além disso, o Repolho e muito consumido no Brasil e há sempre essa duvida se Repolho Emagrece ou Engorda? Veja essa analise completa.

O Repolho, subespécie da Brassica oleracea, é uma variedade peculiar de couve, constituindo um dos vegetais mais utilizados na cozinha, em diversas aplicações (sopas, conservas, acompanhamentos, massas, etc). Além disso, devido a sua baixa quantidade de calorias, gerou-se algumas dúvidas se o Repolho Emagrece ou Engorda. Do ponto de vista nutricional, o repolho é uma adição excelente à sua dieta. Suas baixas calorias e baixo teor de carboidratos podem ajudar no emagrecimento.

Benefícios Nutricionais do Repolho:

O Repolho é um dos alimentos mais nutritivos que você pode comer. Pois, Ele é rico em Cálcio, Magnésio, potássio, Vitamina C, Vitamina K, Vitamina A, Betacaroteno e Luteína, o que é benéfica para a saúde dos olhos. Além disso, Ele também é rico em fitoquímicos antioxidantes.

Especialmente, o Repolho é uma fonte concentrada de compostos antioxidantes denominados “antocianinas”; Estes são os mesmos compostos que tornam os Mirtilos, Amoras, Groselha tão saudáveis. Além disso, Essas antocianinas reduzem significativamente a inflamação e o estresse oxidativo, que são fatores importantes na doença cardíaca. e sim, Repolho Emagrece ou Engorda? Calma, vamos chegá lá já.

Benefícios do Repolho Para Saúde:

Benefícios do Repolho Para o Sistema Imunológico: Por ser rico em antioxidantes, entre eles a Vitamina C, o consumo do Repolho ajuda a reforçar a imunidade. Com isso você passa a se sentir muito mais disposta(o) para suas atividades diárias.

Beneficio do Repolho devido sua Propriedades anti-inflamatória: O Repolho é rico em aminoácidos que ajudam no combate às inflamações, o que é benéfico para a perda de peso, já que a obesidade é um processo inflamatório das células de gordura.

Beneficio do Repolho Para Digestão: A fibra dietética é essencial para uma boa digestão de alimentos. Quando você come este vegetal vegetariano, você consome bastante deste nutriente e desenvolve o funcionamento dentro de seu aparelho digestivo. Acelera eventualmente sua digestão removendo os materiais desnecessários de nosso corpo.

Benefícios do Repolho na Proteção do Estômago: O Repolho previne doenças de estômago que afligem uma grande quantidade de pessoas pelo mundo. devido ao glucosinolatos presentes no repolho que são convertidos a isotiocianatos. Além disso, Estudos realizados mostraram que tais compostos auxiliam no controle da população bacteriana de Helicobcater pylori. Estes micro-organismos ajudam a eliminar o muco protetor que reveste as paredes estomacais, o que deixa o órgão em contato com seus ácidos, provocando gastrites e até mesmo úlceras.

Benefícios do Repolho Para a Pele: A grande quantidade de agentes antioxidantes presente no Repolho (como as antocianinas, Vitamina C, Vitamina A, manganês) ajuda a minimizar os sinais de envelhecimento. Os radicais livres também estão associados ao surgimento de rugas e manchas senis. Além dos benefícios acima, assista o vídeo abaixo e confira outros benefícios do Repolho Para saúde!

Outros Benefícios do Repolho Para Saúde:

  • O Repolho branco ou verde contém mais Vitamina A, importante para proteger a visão; e Potássio, mineral importante para o fortalecimento muscular;
  • Ao ser consumido, o Repolho funciona junto com os ácidos biliares, no processo digestivo, para remover o colesterol do sangue;
  • O Repolho possui sinigrina, uma substância que pode auxiliar no tratamento de casos de câncer de próstata, de cólon e de bexiga. Para beneficiar-se melhor desta propriedade do repolho, a indicação para consumo é a de cozinhá-lo apenas levemente ou comê-lo cru;
  • O Repolho também é indicado para casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, rouquidão e reumatismo.
  • Possui propriedade cicatrizante;
  • Ajuda na proteção contra o envelhecimento precoce;

Agora que conhecemos todos os Benefícios deste legume, Afinal Repolho Emagrece ou Engorda?

Repolho Engorda ou Não?

O Repolho engorda se ingerido em excesso, mas isso é praticamente impossível de acontecer. Não há pessoa que consiga comer grandes quantidades desse legume, mesmo porque seu teor de fibra aumenta a sensação de saciedade brecando a fome.

Uma porção de Repolho no prato combinado com outros alimentos igualmente nutritivos resultará em uma sensação de saciedade duradoura que, por sua vez, fará com que a pessoa se alimente com porções menores e siga a regra fundamental para quem quer perder peso de se alimentar a cada 3 horas.

Afinal, Repolho Engorda?

Não, Como vimos no paragrafo anterior que é errado acreditar que o Repolho engorda. Mas isso não tem nada a ver com o fato que ele queima gordura. Em sua tabela nutricional não há nada que justifique essa informação. O que faz o Repolho ser peça importante na dieta de quem corre atrás da forma física é sua capacidade de manter os níveis de glicemia (glicose no sangue) estáveis.

Essa característica se deve principalmente à quantidade de fibra alimentar em sua composição. Como já mencionado, as fibras proporcionam uma sensação de saciedade duradoura. Essa sensação não permite que haja baixas de glicose no sangue, que fazem a pessoa querer se alimentar novamente. E, também, impossibilita picos da substância no sangue, que faz com que o organismo estoque gordura.

Portanto, não há motivos para que o Repolho não faça parte da sua dieta.

Então, o Repolho Emagrece?

Para o emagrecimento, o Repolho é pouco calórico ou seja, Repolho emagrece “SIM”. Isso faz com que seja excelente para o funcionamento do intestino, funcionando como um poderoso desintoxicante. Além disso, possui muita Vitamina A e Vitamina C, contribui para diminuir o colesterol e previne diversas tipos de câncer. Por exigir bastante mastigação, o vegetal também é excelente para garantir a sensação de saciedade e evitar exageros.

Na dieta, o Repolho deve ser consumido como principal ingrediente de pelo menos duas refeições do seu dia. Prepare pelo menos uma xícara por refeição e coma antes dos demais acompanhamentos do seu almoço ou jantar. Isso vai fazer com que você sinta um menor impulso pelos alimentos que estão por vir e emagreça naturalmente.

O almoço e o jantar são as refeições ideias para se consumir verduras e legumes. No almoço, se pode combinar uma porção de carboidratos complexos (arroz integral, Batata Doce, Inhame, entre outros. Porém, siga a dica de ouro: coloque apenas uma porção de carboidrato) e uma proteína magra (por exemplo, um bife grelhado sem gordura de patinho) e uma salada de folhas é o ideal.

Já no jantar, ele pode ser combinado com outra proteína magra (por exemplo, atum ao natural, filé de frango grelhado, etc). É importante que o jantar seja ingerido de 2 a 3 horas antes do horário de dormir. Esse período é o ideal para que o processo digestivo seja concluído e os nutrientes absorvidos pelo organismo.

Dormir com o estômago cheio, além de perturbar o sono (que, para quem quer perder peso é um elemento de extrema importância), ainda prejudica a digestão e aumenta a propensão ao armazenamento de gordura. além disso, As melhores maneiras de consumir o Repolho são cru, em salada, e cozido, com pouco sal e apenas um fio de azeite.

Não só é um equívoco dizer que o repolho engorda como também podemos afirmar que ele é um ótimo aliado à perda de peso. Ou seja, se consumido de maneira moderada o Repolho Emagrece ou Engorda? O Repolho emagrece SIM. Apenas tome cuidado com os molhos que irá preparar. Fora isso, coma sem medo!

Receitas Usando o Repolho:

Por ser um vegetal versátil, é possível preparar muitos pratos com o Repolho. A seguir você pode conferir uma seleção de receitas das mais variadas que se aproveitam dos benefícios deste vegetal e ainda transforma suas refeições em opções mais saudáveis.

Receita de Repolho Assado com Orégano

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO:

  • Lave o Repolho com cuidado para retirar todas as impurezas.
  • Em seguida, corte-o em duas ou quatro fatias.
  • Posicione-as em uma assadeira e regue-as com azeite e orégano.
  • Se achar melhor, pode incluir outros temperos, como salsinha, tomate, cebola etc.
  • Depois de temperar o vegetal, coloque a assadeira em forno preaquecido.
  • Aguarde durante 40 ou 45 minutos.
  • O ponto ideal para consumo é quando o Repolho estiver bem dourado, mas cuidado para não queimar. Assim que estiver pronto, sirva ainda morno.

Receita de Repolho Crocante:

INGREDIENTES:

  • 4 xícaras de Repolho ralado cru;
  • 2 xícaras de uvas verdes sem caroço;
  • Tomates picadas sem sementes;
  • 1 xícara de Salsa picada;
  • Meia xícara de nozes torradas (amendoim ou castanha de caju podem ser substitutos).

MODO DE PREPARO:

  • Esta é uma versão de salada muito crocante, saudável e nutritiva. Para prepará-la, basta unir todos os ingredientes em uma tigela.
  • Se preferir, pode acrescentar vinagre de maçã, azeite e sal, antes de servir.
  • Vale ressaltar que por ser uma salada fresca, é ideal ser preparada próxima à hora do consumo.
  • Contudo, se você não colocar o vinagre, o azeite ou o sal, a salada pode ter um tempo de duração maior.
  • Portanto, basta deixar para temperá-la bem próximo do momento de fazer a refeição.

Receita de Salada de Repolho:

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO:

  • Lave todos os ingredientes e coloque o grão de bico para cozinhar.
  • Enquanto o processo de cozimento estiver em andamento, corte os vegetais e o queijo em pedaços pequenos para compor a salada.
  • Despeje todos os ingredientes picados em uma tigela de vidro e assim que o grão de bico estiver cozinhado, acrescente-o na salada.
  • Quando estiver pronta, sirva acrescentando azeite ou limão para incrementar o sabor deste prato.

Diferenças entre o Repolho Branco e o Repolho Roxo?

Apesar da cor decretar a maior diferença entre o Repolho branco e o Repolho Roxo , existem outras caraterísticas que podem aumentar as divergências entre esses vegetais “irmãos”. Enquanto o branco tem mais Vitamina A, o Repolho Roxo possui mais quantidades de Vitamina C.

Além disso, potássio é o mineral de maior incidência no Repolho branco, fazendo com que os músculos fiquem mais fortes. Já no caso do Repolho mais escurinho, o nutriente em mais evidência é o selênio, sendo ele responsável por manter a pele ainda mais bonita e saudável. ou seja, podem usar os dois tipos de Repolho para emagrecer.

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