
A Beterraba é repleta de nutrientes importantes, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. veja hoje no artigo sobre tipos, benefícios, nutricional, receitas e efeitos colaterais da beterraba.
Os motivos para começar a comer a beterraba com os seus pratos preferidos, é rica em vitaminas e minerais, sendo um excelente alimento para a sua dieta.
A Beterraba ajudam seu corpo reduzindo a inflamação, ajudando seu coração, protegendo seu sistema digestivo, seu cérebro e seus olhos, entre outras coisas.
A beterraba é um vegetal, existem muitas variedades de beterraba, costuma ser consumida cozida, mas também pode ser consumida crua, aproveitando ao máximo a sua composição nutricional.
Índice:
Historia da beterraba

Como muitos vegetais modernos, a beterraba foi inicialmente cultivada pelos romanos. No século 19 manteve um alto valor comercial quando foi descoberto que a beterraba poderia ser transformada em açúcar.
Hoje, os principais produtores comerciais incluem Estados Unidos, Brasil, Rússia, França, Polônia e Alemanha. Muitas receitas clássicas de beterraba estão associadas à Europa Central e Oriental, incluindo a famosa sopa de beterraba conhecida como borscht.
O encanto natural da beterraba resultou em sua onipresença em menus e receitas da moda. Seu sabor delicioso, porém distinto, e em sua riqueza nutricional.
Pertencendo à mesma família do espinafre e da acelga, tanto as folhas quanto as raízes podem ser comidas – as folhas têm um sabor amargo, enquanto as raízes redondas são doces.
Normalmente de cor roxa, a beterraba também pode ser branca ou dourada. Devido ao seu alto teor de açúcar, a beterraba é deliciosa quando comida crua, mas é mais tipicamente cozida ou em conserva.
Uma história de saúde
A beterraba tem sido usada há muitos anos para fins medicinais, principalmente para doenças do fígado, pois estimula os processos de desintoxicação do fígado.
O pigmento da planta que lhe dá sua rica cor roxa é a betacianina; um agente poderoso, que supostamente suprime o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
A beterraba é rica em fibras, exercendo efeitos favoráveis na evacuação, o que pode auxiliar na prevenção da constipação e na redução dos níveis de colesterol.
Tipos de Beterraba:
Há no mundo inteiro 17 tipos de beterraba. porém, as mais consumidas no brasil são 6 tipos:
- Beterraba vermelha
- Beterraba chioggia | Beterraba listrada
- Beterraba forrageira
- Beterraba amarela ou dourada
- Beterraba branca
- Beterraba açucareira
Propriedades

A beterraba caracteriza-se por ser rica em água, componente que a integra principalmente, seguida dos açúcares e da fibra alimentar.
Ele também fornece gorduras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina B6.
Da mesma forma, fornece ao corpo vitamina C, vitamina E e vitamina K; que se liga ao cálcio, ferro, magnésio e fósforo. A beterraba também é fonte de potássio, cobre, sódio, zinco e compostos orgânicos como carotenóides, luteína, zeaxantina, glicina e betaína.
Benefícios da Beterraba
Saúde do Coração
A fibra contida na Beterraba ajuda a reduzir o colesterol e os triglicerídeos, aumentando o nível de colesterol HDL (colesterol “bom”). Ter um alto nível de triglicerídeos aumenta o risco de problemas relacionados ao coração, pelo que o aumento da HDL é uma boa linha de defesa contra isso.
Mulheres Grávidas
A Beterraba é boa para mulheres grávidas, uma vez que são uma fonte de folato de vitamina B que ajuda no desenvolvimento da coluna vertebral da criança. A deficiência de folato pode levar a uma variedade de condições chamadas defeitos do tubo neural.
Prevenção de Câncer
A Beterraba é boas na prevenção de câncer de pele, pulmão e colo, uma vez que contêm o pigmento betacyaninis, que neutraliza o crescimento de células cancerosas.
Os nitratos utilizados em carnes como conservantes podem estimular a produção de compostos de nitrosamina no organismo, o que também pode resultar em câncer. Estudos mostram agora que o suco de Beterraba inibe as mutações celulares causadas por esses compostos.
Saúde do Fígado

A Betaines contidas no suco da Beterraba estimulam as funções do fígado. Além disso, a Beterraba tem propriedades que ajudam aliviar problemas no fígado.
Problemas Respiratórios
A Beterraba é uma fonte de vitamina C que ajuda a prevenir sintomas de asma. O beta-caroteno encontrado na Beterraba também ajuda a prevenir o câncer de pulmão.
A vitamina C também é um poderoso antioxidante que aumenta o sistema imunológico de várias maneiras. Além de atuar como um antioxidante em si e defender os efeitos dos radicais livres no corpo, a vitamina C estimula a atividade dos glóbulos brancos.
Catarata
A presença de beta-caroteno encontrado na Beterraba é uma forma de vitamina A, que ajuda a prevenir a cegueira relacionada à idade chamada catarata, bem como uma redução na degeneração macular que comumente ocorre à medida que envelhecemos.
Fragilidade Capilar
Os flavonóides e a vitamina C nas beterrabas ajudam apoiar a estrutura das fragilidades capilares.
Aumento de Hormônios

A Beterraba foi considerada um refratário sexual por milênios. Parte disso decorre do fato de que as Beterraba contêm níveis significativos de boro mineral, que aumenta a produção de hormônios sexuais.
Isso pode levar a um aumento na sua libido, aumento da fertilidade, melhoria da mobilidade espermática e redução da frigidez.
Aumento de Energia
A Beterraba contém uma quantidade significativa de carboidratos que fornecem combustível para atividades esportivas prolongadas.
Quando o corpo possui uma quantidade suficiente de carboidratos, também é capaz de alimentar todas as funções corporais necessárias, incluindo as importantes reações metabólicas que mantêm seus sistemas de órgãos funcionando de forma eficiente.
Aumento de oxigênio
Os pesquisadores perceberam que a absorção de oxigênio é grandemente aumentada por pessoas que bebem suco de Beterraba devido ao alto teor de nitrato.
Os resultados mostram que a absorção de oxigênio aumenta em até 16%, o que é um impulso inédito, e na verdade é mais do que uma pessoa normal pode melhorar, mesmo quando se treina extensivamente.
Degeneração Macular
O beta-caroteno presente na Beterraba ajuda a reduzir e retardar a degeneração macular nos olhos. A degeneração macular é freqüentemente associada a um aumento nos radicais livres, que afetam drasticamente o processo de envelhecimento prematuro de muitas pessoas.
Acidente Vascular Cerebral

Uma deficiência de potássio no corpo aumenta o risco de acidente vascular cerebral. Portanto, a Beterraba rica em potássio e é recomendada para aumentar a saúde do coração por esse motivo também.
O potássio é chamado de vasodilatador, o que significa que relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial em todo o corpo.
Pressão Sanguínea
A Beterraba contém grandes propriedades que ajudam a tratar a pressão sanguínea. Além disso, a pressão sanguínea continua caindo ao longo de 24 horas, como se a Beterraba continuasse atrasar os efeitos para que o corpo possa se ajustar.
Várias Doenças
A Beterraba pode ser usada para curar a febre e a constipação. Na Idade Média, a Beterraba foi usada como remédio para distúrbios digestivos. Além disso, as folhas da Beterraba são boas para acelerar o processo de cicatrização das feridas.
Outros Benefícios da beterraba:
- É benéfica para o sistema imunológico.
- Protege contra doenças cardíacas
- Retarda o envelhecimento
- É indicada para alivia doença cardiovascular
- É indicada no alívio da hipertensão (alta pressão sanguínea)
- É indicada para melhora a proteção de Alzheimer
- É indicada para evitar Osteoporose
- Reduz o Risco de diabetes tipo II
- Reduz a freqüência de enxaqueca
- Ajuda no alívio da síndrome pré-menstrual (TPM)
- É uma excelente fonte de antioxidante
- É indicada na prevenção de crises de epilepsia
- Ajuda na prevenção de alopecia (ponto calvície)
Elas são ricas em nitratos que ajudam a reduzir a pressão arterial e ataque cardíaco. Assim como outros legumes, beterraba são eficazes na redução do risco de câncer, particularmente câncer de cólon.
Como consumir

Recomenda-se que a beterraba seja consumida crua, em forma de sucos e salada ou caso se deseje cozida, que este cozimento seja por pouco tempo, deve-se ter cuidado no manuseio deste vegetal, pois amassados e exposição prolongada ao calor farão com que perca suas propriedades.
Poderá degustar beterraba crua para salada, o que é ideal, pois estaria aproveitando todas as suas virtudes nutricionais, dará um toque de cor e sabor às saladas ou como guarnição, também pode ser consumida em sucos ou em sucos com outros vegetais Existem muitas ideias e receitas para adicionar a beterraba à nossa dieta.
Suco de beterraba com limão
Ingredientes:
- 1 limão
- 1/2 beterraba
- 1 litro de água
- açúcar a gosto
Como fazer:
- Bata os ingredientes no liquidificador.
- Sirva-se.
suco de beterraba com laranja
Ingredientes:
- 10 laranjas
- 1 beterraba pequena
- 1/2 copo de mel
Como fazer:
- Retire o suco das laranjas e reserve.
- Tire a pele da beterraba, corte-a e bata no liquidificador com o suco retirado das laranjas.
- Passe em uma peneira, acrescente o mel e sirva com gelo.
Suco de beterraba com cenoura
Ingredientes:
- 1 cenoura média picada sem cascas,
- 1/2 beterraba sem casca fatiada,
- 1/2 garrafa de água mineral gelada.
Como fazer:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco homogêneo.
- Acrescente cubos de gelo e beba em seguida sem coar.
- Se quiser, adoce com mel.
Como escolher:
Procure beterraba com pele lisa com cores brilhantes. Evite qualquer beterrabas com pontos fracos ou descolorado. Se os verdes que ainda estão presos tente escolher aqueles com cores vibrantes e pouco murcha. As partes verdes também são comestíveis e muito nutritiva.
Como conservar:
Remova todos as verduras do tronco para que evite que elas fiquem puxando a umidade da beterraba. Lave e guarde as beterrabas em um saco plástico na geladeira. Eles irão manter por 5-7 dias.
Informação diversa:
Beterraba são extremamente ricos em açúcar, e muitas vezes são refinados em uma forma saudável de açúcar branco.
Efeitos colaterais

A Beterraba contém oxalatos, que quando consumidos em excesso podem causar fluidos corporais para cristalizar. As pessoas com problemas no rim ou na vesícula biliar devem evitar a Beterraba, pois podem exacerbar cálculos renais e da bexiga.