Os 12 Benefícios do Gengibre para Saúde do Corpo e do Cérebro!

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Os Benefícios do Gengibre para Saúde do Corpo e do Cérebro e das demais funções do corpo! Além disso, o Gengibre é rico em muitas vitaminas e minerais essenciais para a saúde do corpo.

Como um dos condimentos dietéticos mais usados no mundo hoje, não é de admirar que os Benefícios do Gengibre sejam impressionantes.

Com o seu sabor picante e apimentado e também sua extensa lista de benefícios para saúde, a raiz de gengibre é igualmente deliciosa e nutritiva. É versátil, fácil de ser usada e tem sido associada a tudo, desde enjoos até a melhora da função cerebral.

Os Benefícios do Gengibre para saúde são em grande parte devido aos seus antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e conteúdo de compostos terapêuticos como gingerol, shogaol, paradol e zingerone.

Então,  quais sãos os Benefícios do Gengibre e como incorporá-lo em sua dieta? Disponível fresco, seco, moído, cápsula e suco, a raiz de Gengibre é fácil de ser adicionada em sua dieta e pode ter um impacto duradouro sobre praticamente todos os aspectos da saúde.

Pronto para dar uma chance? Veja o que você precisa conhecer sobre esse ingrediente superstar e como aproveitar seus benefícios exclusivos.

Gengibre

Gengibre o Que é?

O Gengibre, também conhecido como Zingiber officinale, é uma planta que está intimamente relacionada com açafrão e cardamomo. O caule subterrâneo, ou rizoma, da planta do Gengibre é comumente conhecido como a raiz de Gengibre e é bem conhecido por suas propriedades medicinais.

Os Benefícios do Gengibre para saúde são bem documentados e o Gengibre tem sido usado em todo o mundo como um remédio natural por milhares de anos, devido às suas propriedades medicinais. De fato, textos antigos chineses, romanos, gregos, árabes e sânscritos documentaram o uso da raiz de gengibre para melhorar a saúde e o bem-estar.

Ele pode ser encontrado em forma fresca, moída ou em cápsula – ou até mesmo como óleo essencial de gengibre – e está associado a uma extensa lista de benefícios para saúde. Uma pesquisa está somente começando a abordar a multiplicidade de benefícios associados à raiz de Gengibre.

Os Benefícios do Gengibre vão muito além combater infecções a diminuir o colesterol e aumentar a perda de peso, fica claro que a adição de raiz de Gengibre à sua dieta pode ter um efeito poderoso na saúde.

Valor Nutricional do Gengibre:      

Gengibre contém uma gama diversificada de muitas vitaminas e minerais importantes. Ele também contém gingerol, um composto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias potentes, que tem sido associado a muitos benefícios exclusivos para a saúde.

100 gramas de Gengibre cru contêm aproximadamente:

Além dos nutrientes listados acima, o Gengibre também contém uma pequena quantidade de cálcio, zinco, ácido pantotênico, riboflavina e tiamina.

No entanto, tenha em mente que a maioria das pessoas consome uma porção muito pequena de gengibre, por isso deve ser combinada com uma variedade de outros alimentos ricos em nutrientes para atender às suas necessidades de micronutrientes.

Os Benefícios do Gengibre Para Saúde: 

Gengibre é rico em muitas vitaminas e minerais essenciais para a saúde, por isso confira os principais benefícios dessa especiarias para saúde.

Benefícios do Gengibre para Ajudar a tratar a Náusea:

Usado historicamente como um remédio natural para a doença do mar e enjoos matinais, o Gengibre é talvez mais conhecido por sua capacidade de tratar náuseas e vômitos.

Uma revisão analisou os resultados de 12 estudos compostos por 1.278 mulheres grávidas e descobriu que o Gengibre foi eficaz na diminuição dos sintomas de náusea com risco mínimo de efeitos colaterais. Além disso, outro estudo mostrou que o Gengibre ajudou na diminuição da gravidade da náusea em pacientes que receberam quimioterapia.

Benefícios do Gengibre para Combater Infecções Fúngicas:

Infecções fúngicas causam uma grande variedade de problemas, desde infecções fúngicas até comichão e pé de atleta. Felizmente, o Gengibre ajuda na eliminação dos fungos causadores de doenças devido às suas poderosas propriedades antifúngicas.

Em um estudo de 2016 no Irã, o extrato de Gengibre foi constatado como eficaz contra dois tipos de leveduras que comumente causam infecções por fungos na boca. Outro estudo mediu os efeitos antifúngicos de 29 espécies de plantas e descobriu que o Gengibre era o mais eficaz em matar fungos.

Benefícios do Gengibre para Proteger contra Úlceras do Estômago: 

Úlceras estomacais são feridas dolorosas que se formam no revestimento do estômago e causam sintomas como indigestão, fadiga, azia e desconforto abdominal.

Vários estudos descobriram que o Gengibre pode prevenir a formação de úlceras estomacais. De fato, um estudo em animal em 2011 mostrou que, o pó de Gengibre protege contra as úlceras estomacais induzidas pela aspirina, diminuindo os níveis de proteínas inflamatórias e bloqueando a atividade de enzimas relacionadas ao desenvolvimento da úlcera.

Benefícios do Gengibre Contra as Dores Menstruais: 

Infelizmente, os efeitos colaterais adversos, como dor, cólicas menstruais (dismenorréia) e dores de cabeça são comumente associados à menstruação para muitas mulheres. Enquanto algumas se voltam para medicamentos que fornece alívio dos sintomas, os remédios naturais, como o Gengibre, podem ser úteis para aliviar a dor menstrual.

Um estudo mostrou que o Gengibre reduz a dor menstrual de forma tão eficaz quanto medicamentos como o ibuprofeno e o ácido mefanâmico. Outro estudo em 2009 teve achados semelhantes, relatando que o Gengibre reduz a intensidade e a duração da dor.

Benefícios do Gengibre para Inibir o Crescimento do Câncer:

Um dos benefícios mais impressionantes do Gengibre é suas propriedades anticâncer, graças à presença de um composto poderoso chamado 6-gingerol.

Estudos mostram que o Gengibre e seus componentes podem ser eficazes no bloqueio do crescimento e desenvolvimento de células cancerígenas para o câncer de ovário, pâncreas e próstata. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar como as propriedades do Gengibre inibem o câncer e como pode se traduzir em humanos.

Benefícios do Gengibre para Regular o Açúcar no Sangue:  

Açúcar elevado no sangue pode causar muitos sintomas negativos, desde micção frequente a dores de cabeça (incluindo enxaquecas) e aumento da sede. Quando não controlada, pode até causar problemas mais graves, como danos nos nervos e comprometimento da cicatrização.

Uma pesquisa mostrou que o Gengibre ajuda na regulação do açúcar no sangue para evitar esses efeitos colaterais graves. Em um estudo de 2015, a suplementação de Gengibre na verdade reduziu o açúcar sanguíneo em jejum em 12% e melhorou o controle de açúcar no sangue a longo prazo em 10%.

Benefícios do Gengibre

Benefícios do Gengibre para Aliviar a Dor Articular e Muscular: 

Devido à sua capacidade de reduzir a inflamação, adicionar Gengibre à sua dieta pode ajudar no tratamento da dor muscular e a dor articular relacionada à artrite.

Um estudo mostrou que o consumo diário de Gengibre resultou em reduções na dor muscular causada por lesão muscular induzida pelo exercício. Outro estudo descobriu que o extrato de Gengibre ajudou na diminuição da dor no joelho e da necessidade de medicação para dor em indivíduos com osteoartrite.

Benefícios do Gengibre para Diminuir os Níveis de Colesterol: 

Desde a produção de bílis até a produção de hormônios, o colesterol é essencial para a saúde do corpo. No entanto, níveis elevados de colesterol podem acumular-se no sangue, causando bloqueios e aumentando o risco de doença cardíaca.

Um dos maiores Benefícios do Gengibre é a capacidade de reduzir naturalmente os níveis de colesterol e triglicerídeos para diminuir o risco de problemas cardíacos. Um estudo descobriu que o Gengibre foi capaz de reduzir significativamente o mau colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL em comparação com um placebo.

Um estudo em animais também mostrou que o Gengibre era quase tão eficaz na redução do colesterol (melhorando os marcadores de colesterol) quanto a atorvastatina, um medicamento comumente prescrito para o colesterol elevado no sangue.

Benefícios do Gengibre para Melhorar a Função Cerebral: 

Problemas neurodegenerativos como a doença de Alzheimer e Parkinson têm sido associadas ao estresse oxidativo e à inflamação crônica no cérebro. Com sua riqueza de antioxidantes e potentes propriedades anti-inflamatórias, acredita-se que o Gengibre desempenha um papel importante na saúde do cérebro.

Vários estudos em animais descobriram que o extrato de Gengibre pode proteger contra o envelhecimento cerebral e o declínio cognitivo. Não somente isso, mas um estudo de 2012 também descobriu que o extrato de gengibre ajudou na melhora da função cognitiva e da atenção em mulheres de meia-idade.

Benefícios do Gengibre Contra Infecções Bacterianas:

Além de suas propriedades antifúngicas, o Gengibre possui a capacidade de combater infecções bacterianas também. Bactérias patogênicas são as causadoras por trás de doenças como infecções do trato urinário, pneumonia e bronquite.

De acordo com um estudo, os compostos encontrados no Gengibre podem inibir o crescimento de certas bactérias que causam doenças nas gengivas. Outro estudo mostrou que o extrato de Gengibre também foi eficaz contra várias bactérias resistentes a drogas.

Benefícios do Gengibre Contra a Inflamação:

Embora a inflamação possa ser uma resposta imunológica normal e saudável a lesões e infecções, acredita-se que a inflamação crônica seja um dos principais contribuintes para doenças cardíacas, obesidade, diabetes e câncer.

Uma revisão observou que o extrato de Gengibre pode inibir a síntese de certos marcadores da inflamação. Além do gingerol, também contém outros compostos anti-inflamatórios como shogaol, paradol e zingerone.

Existe também a possibilidade de que os Benefícios do Gengibre incluam a prevenção de coágulos sanguíneos (reduzindo assim o risco de ataque cardíaco) devido aos seus ácidos naturais que diluem o sangue. Mas os estudos até agora são inconclusivos.

Benefícios do Gengibre para Promover a Digestão Adequada: 

Um dos benefícios mais poderosos do Gengibre é a sua capacidade de apoiar a saúde digestiva e prevenir problemas como dispepsia, um problema comum de digestão caracterizada por sintomas como dor, azia, saciedade e desconforto.

De acordo com um estudo, o Gengibre ajuda acelerar o esvaziamento do estômago em 25%, comparado a um placebo em pessoas com indigestão. Outro estudo descobriu que tomar cápsulas de Gengibre quando consumida junto com uma refeição na verdade dobrou a velocidade de esvaziamento do estômago.

Como usar Gengibre: 

Você provavelmente está se perguntando como usar o Gengibre para aproveitar seus muitos benefícios para saúde. Felizmente, o Gengibre está disponível em uma variedade de formas e pode ser facilmente adicionado em sua rotina diária.

O Gengibre fresco deve ter uma pele fina e brilhante que pode ser facilmente raspada com a unha. Ele também deve ter um aroma forte, apimentado e pungente. O Gengibre que ficou ruim, por outro lado, terá pontos fracos e uma textura úmida, enquanto o Gengibre cortado começará a escurecer em torno das bordas quando já estiver passado da maturidade.

Raiz de Gengibre pode ser consumida fresca ou moída, espremida ou infundida em suas bebidas favoritas. Pílulas de raiz de Gengibre também estão disponíveis em forma de comprimido ou cápsula para lhe fornecer uma dose rápida e concentrada de antioxidantes.

Além disso, o óleo essencial de Gengibre também está disponível e pode ser aplicado topicamente ou tomado internamente para um impulso de gingerol.

Você também pode usar Gengibre para fazer um xarope para tosse caseiro. Adicione algumas colheres em um banho quente relaxante ou misture em um molho calmante para os pés.

Como Comer Raiz de Gengibre: 

Raiz de Gengibre tem um sabor único, apimentado e o e aroma distinto que faz um excelente complemento para muitos pratos diferentes. Na verdade, há uma infinidade de receitas de raiz de Gengibre disponíveis para tudo, desde pratos principais para sobremesas, etc.

O Gengibre pode ser cortado em fatias finas e adicionado aos smoothies ou sucos vegetais para um pouco mais de sabor. Também pode ser ralado e adicionado a sopas, saladas ou doces para aumentar o sabor e os benefícios para a saúde.

O Gengibre moído também pode ser usado na culinária, misturando-o em assados, sobremesas e doces. Eles são uma adição saborosa para molhos, ensopados e marinadas.

Chá de Gengibre X Água de Gengibre: 

Uma boa xícara de chá de raiz de Gengibre ou água de Gengibre é o remédio perfeito para um estômago enjoado ou após um dia longo e estressante. O melhor de tudo, é fácil preparar essas duas bebidas diretamente no conforto de sua própria cozinha usando Gengibre fresco.

Basta lavar 2 polegadas de Gengibre fresco e cortá-lo em fatias muito finas. Adicione as fatias de Gengibre em água quente e deixe fervendo por 10-30 minutos, dependendo de quão forte queira.

Retire do fogo, coe e descarte os pedaços de gengibre e adicione mel cru ou suco de limão para melhorar o sabor. Você pode desfrutar da sua bebida quente ou fria com base em sua preferência pessoal.

Os benefícios da água de gengibre e seu chá incluem relaxar o corpo, acalmar o estômago e aliviar a náusea. Beba de uma a três xícaras diariamente para maximizar os benefícios para a saúde.

Suco de Gengibre: 

Outra maneira fácil de conseguir sua dose diária de Gengibre é espremendo-o. Você pode fazer isso facilmente usando um espremedor ou descascando e ralando o Gengibre, em seguida, usando uma peneira para espremer o suco.

Você pode consumir esse sumo de Gengibre ou misturá-lo com outros sucos vegetais para mais nutrientes extras. O Gengibre dentro do suco de cenoura e laranja, por exemplo, são ótimos para impulsionar a dieta com as vitaminas e minerais necessários para o corpo funcionar e prosperar.

O suco de gengibre também é um ingrediente básico em muitos tipos de culinária asiática e pode ser adicionado em pratos clássicos. Tente experimentar suas marinadas favoritas adicionando um pouco de suco de Gengibre para aumentar ainda mais o sabor.

Como Armazenar Gengibre: 

Para conseguir o melhor uso do seu Gengibre, guarde com casca em um saco plástico em um compartimento mais frio da geladeira. O Gengibre refrigerado pode durar cerca de 3 a 4 semanas, ou até mais com o armazenamento adequado.

Você também pode congelar seu Gengibre para estender ainda mais seu prazo de validade. Isso funciona perfeitamente caso esteja pretendendo ralar seu Gengibre. Basta enrolar o Gengibre em um saco plástico e guardá-lo no freezer.

Caso for usar para fazer suco de Gengibre, pode ralar e extrair o suco sem descongelá-lo primeiro. Alternativamente, tente cortar ou picar o Gengibre antes de congelá-lo para facilitar a preparação.

Precauções ao Usar Gengibre: 

Com moderação, o Gengibre geralmente é seguro e é improvável que cause efeitos colaterais adversos na maioria das pessoas. Os sintomas comuns relatados incluem desconforto no estômago, azia e diarreia.

Embora raras, algumas pessoas também podem ter alergia ao Gengibre. Caso sinta algum sintoma de alergia alimentar, como urticária, inchaço ou dificuldade em respirar, pare de utilizar imediatamente e fale com o seu médico.

Quando aplicado na pele, o óleo essencial de Gengibre pode causar irritação da pele em algumas pessoas. É melhor fazer um teste de contato aplicando uma pequena quantidade de óleo num lugar especifico para garantir que sua pele não seja sensível.

Além disso, caso tome cápsulas de Gengibre, comece sempre com uma dose baixa e aumente a quantidade para avaliar a sua tolerância. Atenha-se à dose recomendada e diminua conforme necessário.

Raiz de gengibre

Considerações Finais Sobre o Gengibre: 

O Gengibre é um dos condimentos dietéticos mais comumente usados no mundo, mas o que o Gengibre faz por você?

Estudos mostram que pode ser eficaz para diminuir a doença matinal e aliviar as dores menstruais. Outros Benefícios do Gengibre para homens e mulheres incluem combater infecções fúngicas e bacterianas, tratar úlceras estomacais, melhorar a função cerebral e reduzir a inflamação.

Há uma abundância de Benefícios do Gengibre e os efeitos colaterais são geralmente mínimos. Problemas comuns incluem desconforto no estômago, azia, diarreia e irritação da pele.

Tente cozinhar com raiz de gengibre, tomar um suplemento de Gengibre, preparar uma xícara de chá de gengibre ou usar óleo essencial de Gengibre para aproveitar este tempero superstar.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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