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Tocoferol: O que é, Fontes, Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

Tocoferol: O que é, Fontes, Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dicas de Saúde

Tocoferol: O que é, Fontes, Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!
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Tocoferol: O que é, Fontes, Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais. Além disso, os benefícios do Tocoferol são muitos, e é uma vitamina que se dissolve na gordura. É encontrado em muitos alimentos, incluindo óleos vegetais, cereais, carnes, aves, ovos, frutas, legumes e óleo de gérmen de trigo. Também está disponível como suplemento.

É usado para tratar a deficiência dessa vitamina, que é rara, mas pode ocorrer em pessoas com certos distúrbios genéticos e em prematuros de baixo peso. Algumas pessoas usam tocoferol para tratar e prevenir doenças do coração e vasos sanguíneos, incluindo o endurecimento das artérias, ataque cardíaco, dor no peito, dor nas pernas devido a artérias bloqueadas e pressão alta.

fontes de tocoferol-1

O que é Tocoferol?

É uma forma específica de vitamina E que é frequentemente encontrada em produtos de cuidados da pele e suplementos dietéticos. É também conhecido como acetato de tocoferilo, acetato de tocoferol ou acetato de vitamina E.

Tocoferol é muito conhecido por suas propriedades antioxidantes. Antioxidantes ajudam a proteger seu corpo de compostos nocivos chamados radicais livres. Normalmente, os radicais livres se formam quando seu corpo converte comida em energia. No entanto, os radicais livres também podem vir da luz UV, fumaça de cigarro e poluição do ar.

Na natureza, a vitamina E vem na forma de tocoferil ou tocotrienol. Tanto o tocoferil como o tocotrienol têm quatro formas, conhecidas como alfa, beta, gama e delta. O alfa-tocoferil (AT) é a forma mais ativa de vitamina E em humanos.

Onde se Encontra Tocoferol?

Cosméticos e suplementos: Você encontrará o tocoferol em uma variedade de produtos para cuidados com a pele. As propriedades antioxidantes da vitamina E podem ajudar a prevenir danos à pele causados ​​pelos radicais livres da exposição aos raios UV. A vitamina E também pode ter um efeito anti-inflamatório na pele.

Devido à sua maior estabilidade, também é usado em suplementos dietéticos de vitamina E. Quando tomado oralmente, o tocoferol é convertido dentro do intestino. A vitamina E é encontrada na maioria das vitaminas, por isso não deixe de conferir quanto está na sua multivitamina se você tomar uma, antes de adicionar um suplemento.

alimentos ricos em tocoferol

Usos do Tocoferol?

Tocoferol funciona melhor quando deixado na pele, por isso procure por hidratantes dia e noite. Também funciona bem quando combinado com outros antioxidantes, como a vitamina C, para um aumento na luta pelos radicais livres.

A vitamina E, no entanto, não é para todos. O tocoferol pode ser irritante e algumas pessoas são alérgicas a ele (embora um estudo de 20 anos tenha considerado extremamente raro). Se você tem pele sensível ou uma doença de pele como a rosácea, provavelmente também é melhor deixar de tocoferol. As pessoas com acne devem pular a vitamina E, uma vez que é conhecida por fazer acne flare.

No entanto, um pequeno estudo de 2016 descobriu que a adição de tocoferol a uma rotina de cuidados com a pele que combate a acne na verdade ajudou a reduzir os surtos de raiva, então há muito espaço para debate aqui. Mas se você está preocupado em fazer a sua pele reagir, tente usar um antioxidante diferente (como um soro de vitamina C ) em vez dos mesmos benefícios que protegem a pele.

Fontes de Tocoferol:

Além de suplementos dietéticos e produtos cosméticos, você pode encontrar vitamina E nos seguintes alimentos:

Alimentos Ricos em TocoferolPorçãoQuantidade de TocoferolCalorias
Óleo de gérmen de trigo13,6 g26 mcg100 kcal
Semente de Girassol33 g17 mcg84 kcal
Avelã68 g16 mcg88 kcal
Óleo de Girassol13,6 g7 mcg8,3 kcal
Amendoim72 g5 mcg80 kcal
Óleo de Amêndoa13,6 g5 mcg100 kcal
Amêndoa78 g4,3 mcg300 kcal
Pistache64 g3,3 mcg250 kcal
Fígado de Peru Cozido100 g3 mcg176 kcal
Óleo de Fígado de Bacalhau100 g3 mcg100 kcal

O tocoferol também é adicionado a alimentos fortificados, como cereais, sucos de frutas e muitos outros alimentos. Você pode verificar os rótulos dos alimentos para ver se a vitamina E foi adicionada. Se você quiser aumentar sua ingestão de vitamina E, você deve começar por aumentar sua ingestão desses alimentos.

Como é Produzido o Tocoferol:

A produção de tocoferol geralmente começa secando as sementes oleaginosas para remover parte do conteúdo de água. Depois de remover as cascas ou conchas, as sementes são geralmente moídas, misturadas com água quente e fervidas para permitir que parte do óleo flutue.

A semente moída é então transformada em uma pasta e amassada ou pressionada para separar o óleo. Nesse ponto, o óleo pode ser refinado para remover o sabor ou o odor. A atividade da vitamina E é derivada de pelo menos oito tocoferóis de ocorrência natural, sendo o mais potente suplemento.

Essa é uma forma de vitamina E, embora seja predominantemente na comida. Essa é a forma mais comum da vitamina usada em produtos de proteção solar e cuidados com a pele. É uma forma sintética, mas é tão potente quanto a versão natural.

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Riscos Potenciais do Tocoferol:

A maioria das pessoas não experimenta efeitos colaterais ao tomar a dose diária recomendada de tocoferol, que é de 15 miligramas (mg). Demasiada dose dessa vitamina pode causar problemas. A dose máxima tolerável para adultos é de 1.000 mg. Doses elevadas acima de 1.000 mg de tocoferol foram associadas aos seguintes efeitos secundários:

Se você tomar altas doses desse suplemento por mais de um ano, o risco de sangramento pode aumentar. Fale com o seu médico antes de tomar esses compostos, se você tomar medicação anticoagulante.

É improvável que você obtenha muito de tocoferol dos alimentos, mas isso pode acontecer se você também estiver tomando suplementos. Um estudo também mostrou que os homens que tomam altas doses desse suplemento tinham um risco maior de desenvolver câncer de próstata.

É importante lembrar que o FDA não monitora suplementos de pureza ou qualidade, portanto, é essencial escolher uma marca respeitável. Usar produtos de cuidados da pele contendo tocoferol também pode levar a uma reação alérgica, vermelhidão da pele ou erupção cutânea.

alimentos ricos em tocoferol

Benefícios do Tocoferol Para Saúde:

Melhoria da saúde do coração: Ajuda a reduzir ou reverter a inflamação e os danos dos radicais livres que prejudicam a saúde do coração. Esse composto também pode reduzir o poder de outros fatores de risco para a saúde cardiovascular, incluindo o impacto do colesterol elevado na saúde do coração.

Risco reduzido de câncer: O tocoferol pode reduzir o risco de câncer combatendo os danos dos radicais livres. Alguns estudos também sugerem que esta forma de vitamina E pode retardar o crescimento das células cancerígenas.

Prevenção da osteoporose: O tocoferol pode ajudar a prevenir e reduzir a perda óssea relacionada à osteoporose de várias maneiras. O uso de nicotina pode causar osteoporose, mas pesquisas descobriram que o tocoferol reduz o risco. Estudos em ratos descobriram que o composto pode retardar o curso da perda óssea relacionada aos radicais livres.

Melhoria da saúde gastrointestinal: Isso pode reduzir a acidez e prevenir o desenvolvimento de lesões dolorosas. Foi especialmente eficaz na luta contra os efeitos do estresse no sistema gastrointestinal.

Saúde do cabelo e da pele: Alguns cosméticos e fabricantes de produtos de cuidados com a pele incluem tocoferol em seus produtos de vitamina E. Como é um antioxidante, pode ajudar a reverter ou retardar os danos da pele causados ​​pelos radicais livres.

fontes de tocoferol

Efeitos colaterais do Tocoferol:

Recomenda-se falar com um profissional de saúde antes de usar suplementos de tocoferol. Os estudos não revelaram quaisquer efeitos colaterais graves e consistentes associados ao uso desse composto.

Tal como acontece com muitos outros suplementos, o principal risco é ficar muito. As pessoas devem conversar com um médico sobre a dose correta e não exceder a dose diária recomendada listada no pacote de suplementos do tocoferol.

Pessoas com histórico de alergias, especialmente alergias alimentares. Podem querer começar com um suplemento de baixa dose e aumentar a dose lentamente se não apresentarem nenhum efeito colateral.

No entanto, vale a pena notar que esses suplementos não são monitorados. Por isso é importante escolher marcas que sejam confiáveis ​​quanto à pureza e qualidade. Você deve falar com um médico antes de usar quaisquer suplementos de tocoferol, para garantir que eles são seguros para você usar.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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