Vitamina K2 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Vitamina K2 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências que muitos ignoram . Além disso, a Vitamina-K2 (menaquinona) é uma vitamina lipossolúvel que ajuda no metabolismo do cálcio, na saúde dos ossos e dos dentes, na saúde do coração e no equilíbrio hormonal.

Vitamina K2

A vitamina K1 é encontrada principalmente em vegetais verdes, enquanto a Vitamina K2 é encontrada principalmente em produtos de origem animal ou alimentos fermentados. Benefícios de consumir Vitamina K2 a partir de sua dieta incluem reduzir o risco de calcificação das artérias, aterosclerose, cáries, cárie dentária, pedras nos rins e desequilíbrios hormonais.

A Vitamina K2 parece ser muito mais benéfica quando conseguida naturalmente de alimentos ricos em vitamina K do que com suplementos. Eu recomendo consumir queijo cru fermentado e outros laticínios integrais para conseguir a Vitamina K2.

Ovos, fígado e carnes escuras são outros bons alimentos com Vitamina K2. Então, confira tudo sobre a Vitamina K2 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências:

O que é Vitamina K2:

A Vitamina K2 (menaquinona) é um composto lipossolúvel das vitaminas K necessário para manter a síntese proteica normal e o metabolismo completo dos nutrientes no organismo. Este elemento foi identificado pela primeira vez pelos cientistas americanos Binkley e Doisy em 1939, a partir de farinha de peixe em decomposição.

Bioquímicos descobriram que a substância tem um efeito anti-hemorrágico, diferente das propriedades funcionais da vitamina K1 , obtidas anteriormente da alfafa. A nova substância recebe o nome Vitamina K2.

A Vitamina K2 desempenha um papel importante nos processos de suporte à vida humana, pois potencializa a formação de novas células do tecido ósseo, promove a absorção de cálcio e participa de reações de coagulação sanguínea.

E algumas estruturas proteicas do corpo, em particular, elementos que estão nos tecidos do coração e pulmões, são sintetizadas apenas na presença de Vitamina K2. Em vista disso, a substância é um assistente indispensável na osteoporose em idosos.

Diferença Entre a Vitamina K2 e Vitamina K1:

Um crescente pesquisa demonstra agora que as vitaminas K1 e Vitamina-K2 não são apenas formas diferentes da mesma vitamina, mas basicamente operam de formas diferentes devido à forma como são usadas no corpo. A vitamina K1 é mais abundante nos alimentos, mas menos bioativa que a Vitamina K2.

Quando comemos alimentos com K1, a vitamina K1 chega ao fígado e depois a corrente sanguínea uma vez convertida. A Vitamina K2, por outro lado, é distribuído aos ossos e outros tecidos mais facilmente. A vitamina K1 é muito importante para apoiar a coagulação do sangue, mas não tão boa para proteger os ossos e dentes como o Vitamina K2.

Há algumas evidências de que as pessoas tendem a conseguir cerca de 10 vezes mais vitamina K1 de suas dietas do que a Vitamina K2. A vitamina K1 é encontrada principalmente em vegetais verdes, enquanto a Vitamina K2 é encontrado principalmente em produtos de origem animal ou alimentos fermentados.

Quando se trata de como o corpo humano usa a vitamina K, a vitamina K e a vitamina A têm certas coisas em comum. Assim como a forma ativa da vitamina A (retinol) tem benefícios únicos e é considerada superior à forma inativa da vitamina A (betacaroteno), a vitamina K é a mesma.

A Vitamina K2 dos alimentos de origem animal é mais ativa nos seres humanos do que a forma da planta, a vitamina K1. Isso não significa que os alimentos que fornecem K1 não sejam saudáveis, como brócolis ou espinafre, apenas não são os melhores alimentos ricos em vitamina K.

Fontes de Vitamina K2:

Os melhores alimentos de Vitamina K2 incluem:

  • Queijos fermentados (queijos moles e duros que envelheceram, como queijo cheddar cru, queijo azul, queijo de cabra, etc.);
  • Fígado (como ganso, galinha ou fígado bovino);
  • Aves de carne escura e peito de frango;
  • Ovos caipiras;
  • Manteiga alimentada com capim;
  • Iogurte, kefir ou amasi fermentados e integrais;
  • Soro de leite coalhado;
  • Carne alimentada com capim;
  • Natto (feito de soja fermentada);
  • Chucrute.

A Vitamina K2 é uma vitamina lipossolúvel encontrada naturalmente em alimentos de origem animal que também contêm gordura, especificamente a gordura saturada e colesterol. Por exemplo, gordura de manteiga, queijo, carnes de órgãos, ovos e carne de animais que consomem gramíneas verdes são boas fontes de Vitamina K2.

Os animais podem produzir Vitamina K2 dentro de seus corpos, convertendo a vitamina K1, que é encontrada em alimentos vegetais verdes. Quanto mais vitamina K1 um animal consome em sua dieta, maior o nível de Vitamina-K2 que será armazenado nos tecidos.

Este é o motivo pela qual os produtos animais “alimentados com capim” e “criados em pastagens” são superiores aos produtos que vêm de animais criados em fazendas. Voltando ao fato de que a Vitamina K2 vem em várias formas (MK7, MK4, MK8 e MK9, por exemplo), a MK4 é encontrada na maior concentração em alimentos de origem animal, enquanto os outros tipos são encontrados principalmente em alimentos fermentados.

Benefícios da Vitamina K2 Para Saúde:

1. Ajuda a Regular o Uso de Cálcio:

Um dos trabalhos mais importantes que a Vitamina-K2 tem é controlar onde o cálcio se acumula no corpo. A Vitamina K2 beneficia o esqueleto, coração, dentes e sistema nervoso, ajudando na regulagem do uso de cálcio, especialmente nos ossos, artérias e dentes.

Por exemplo, a Vitamina K2 facilita o uso de cálcio nos ossos e impede que seja construído em locais perigosos, como as artérias. A Vitamina K2 também é essencial para o funcionamento de várias proteínas, e é por isso que ajuda no crescimento e desenvolvimento.

Vitamina K2 está envolvido na manutenção de estruturas das paredes arteriais, do sistema osteoarticular, dos dentes e da regulação do crescimento celular.

2. Protege o Sistema Cardiovascular:

A Vitamina K2 é uma das melhores vitaminas para homens porque oferece proteção contra problemas relacionados ao coração, incluindo a aterosclerose (enrijecimento das artérias), que são a principal causa de morte em muitos países desenvolvidos.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, todos os anos mais da metade das mortes por doenças cardíacas ocorrem em homens. Um relatório de 2015 explica que “a Vitamina-K2 está associada à inibição da calcificação arterial e enrijecimento arterial.

Um consumo adequado de Vitamina K2 tem mostrado diminuir o risco de dano vascular porque ativa a proteína GLA da matriz (MGP), que inibe os depósitos de cálcio nas paredes”. O estudo de Roterdão, um estudo muito grande feito na Holanda, que acompanhou mais de 4.800 homens adultos, descobriu que um maior consumo de Vitamina K2 foi associada com as menores chances de sofrer de calcificação da aorta.

Os homens que consumiram mais Vitamina K2 apresentaram um risco 52% menor de calcificação aórtica grave e 41% menor risco de doença coronariana. A Vitamina K2 parece ter capacidade de salvar vidas: os homens do estudo de Roterdã com o maior consumo de Vitamina-K2 se beneficiaram de um risco 51% menor de morrer de doenças cardíacas e um risco 26% menor de morrer por qualquer causa (mortalidade total).

3. Melhora a Saúde Óssea e Dental:

Uma série de estudos investigou se a Vitamina K2 pode ou não ser útil para prevenir ou tratar fraturas, osteoporose e perda óssea. Certos estudos clínicos descobriram que o K2 diminui a taxa de perda óssea em adultos e até ajuda no aumento da massa óssea.

A Vitamina K2 pode aumentar o acúmulo de osteocalcina na matriz extracelular dos osteoblastos no interior dos ossos, o que significa que promove a mineralização óssea. Embora haja fortes evidências de que a Vitamina-K2 tenha benefícios para a saúde óssea, em geral pesquisas tem sido um pouco conflitante, como se ela pode ou não realmente prevenir ou reverter a osteoporose.

Neste momento, as autoridades de saúde ainda dizem que não há evidências suficientes para usar a Vitamina-K2 no tratamento da osteoporose, embora os estudos sugiram que consumir uma boa quantidade é uma medida preventiva inteligente.

A Vitamina K2 também ajuda no mantimento da estrutura dos dentes e mandíbulas. Muitas culturas tradicionais incluíam alimentos com Vitamina-K2 em suas dietas porque acreditavam que isso poderia prevenir cáries, cáries e formação de placas.

4. Ajuda na Assimilação de Nutrientes:

A Vitamina K2 pode ajudar a melhorar o uso de outras vitaminas lipossolúveis, incluindo vitamina Avitamina D. É por isso que você pode ouvir a Vitamina-K2 ser chamada de ativadora. Ela também dá às proteínas a capacidade de se ligar ao cálcio e ajuda uso de minerais, como fósforo.

5. Estimula os Fatores de Crescimento:

As vitaminas lipossolúveis, incluindo vitamina Avitamina D, são importantes para o crescimento e desenvolvimento porque estimulam os fatores de crescimento e promovem a absorção de minerais essenciais. A Vitamina-K2 também desempenha um papel no desenvolvimento, porque impede a calcificação dos ossos e dentes até que atinjam seu pico.

Isso significa que os ossos, os dentes e a estrutura dental podem continuar crescendo e ter a chance de amadurecer completamente antes de endurecer, como observado numa pesquisa.

6. Melhora o Equilíbrio Hormonal:

Dentro dos nossos ossos, a Vitamina-K2 pode ser usada para produzir o hormônio osteocalcina, que tem efeitos metabólicos e hormonais positivos. As vitaminas lipossolúveis são importantes para a produção de hormônios sexuais / reprodutivos, incluindo estrogênio e testosterona.

Por causa de seus efeitos de equilíbrio hormonal, mulheres com síndrome do ovário policístico podem se beneficiar com o consumo de mais Vitamina K2 em suas dietas. A Vitamina K2 também ajuda no equilíbrio de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina, o que pode reduzir o risco de problemas metabólicos, como diabetes e obesidade.

Algumas pesquisas sugerem que a Vitamina-K2 ajuda na regulagem do metabolismo da glicose modulando a osteocalcina e/ou vias pró-inflamatórias.

7. Ajuda a Prevenir Pedras nos Rins:

A Vitamina K2 pode beneficiar os rins, ajudando na prevenção da formação de acúmulo de cálcio nos lugares errados, a causa subjacente de pedras nos rins. Pode também fazer o mesmo com outros órgãos, incluindo a vesícula biliar.

Dosagem de Vitamina K2:

Quanto de vitamina K2 deve ser tomado em um dia? A exigência diária de Vitamina-K2 para adultos é entre 90 a 120 microgramas por dia. Eu recomendo que consuma cerca de 150 a 400 microgramas por dia a partir de alimentos rico em Vitamina K2.

As pessoas com um risco mais elevado de doença cardíaca ou perda óssea podem beneficiar consumindo uma dose maior do que o recomendado (200 microgramas ou mais), enquanto aquelas pessoas que procuram preservar a saúde podem ficar um pouco menos.

É benéfico tomar suplementos de vitamina K? Caso tome um suplemento que contenha vitamina K, é bem provável que seja vitamina K1, mas não Vitamina K2. Enquanto alguns suplementos mais recentes já incluem a Vitamina K2, algumas pesquisas sugerem que, na forma de suplemento, o Vitamina-K2 não oferece tantos benefícios.

Caso tome um suplemento de Vitamina-K2, consuma com alguma gordura dietética (como ovos ou óleo de coco). Algumas pessoas afirmam que tomar o K2 pela manhã é melhor porque permite que absorva a vitamina melhor durante o dia.

Lembre-se que a vitamina K funciona com outras vitaminas lipossolúveis, como as vitamina A e vitamina D, então a melhor maneira de conseguir esses nutrientes é consumir alimentos que fornecem muitas vitaminas diferentes – como ovos e laticínios crus e integrais.

Deficiência de Vitamina K2:

Os sintomas da deficiência de Vitamina K2 podem incluir:

  • Problemas relacionados ao coração, como calcificação arterial e hipertensão arterial
  • Pedras nos rins
  • Cavidades e outros problemas dentários ligados à cárie dentária
  • Os sintomas da doença inflamatória do intestino, como fezes com sangue, indigestão e diarreia
  • Fraco equilíbrio de açúcar no sangue e maior risco de problemas de açúcar no sangue e diabetes
  • Problemas metabólicos
  • Maior chance de ter enjoo matinal em mulheres grávidas
  • Veias da aranha / veias varicosas.

Entre os adultos que vivem em países industrializados, a deficiência de Vitamina-K2 é considerada rara. No entanto, recém-nascidos e bebês são muito mais suscetíveis à deficiência de Vitamina-K2, devido à falta de capacidade de produção de Vitamina K2 pelos sistemas digestivos.

Os adultos correm um risco maior de desenvolver deficiência de Vitamina K2 caso sofra de alguma destas condições de saúde:

  • Doenças que afetam o trato digestivo, incluindo tipos de doença inflamatória intestinal, como doença de Crohn, colite ulcerativa ou doença celíaca;
  • Desnutrição, devido à restrição calórica ou pobreza;
  • Consumo excessivo de álcool / alcoolismo;
  • Uso de remédios que bloqueiam a absorção de Vitamina K2, cujo pode incluir antiácidos, anticoagulantes, antibióticos, aspirina, medicamentos para tratamento do câncer, medicamentos para alto colesterol – estatinas que reduzem o colesterol e certos medicamentos para osteoporose inibem a conversão da Vitamina K2, o que pode causar níveis mais baixos;
  • Vômito prolongado e / ou diarreia.

Vitamina K2 Beneficios

Efeitos Colaterais da Vitamina-K2:

Uma grande quantidade de vitamina k2 pode ser tóxico? Embora seja raro sentir efeitos colaterais ao consumir grandes quantidades de Vitamina K2 somente com alimentos, você pode desenvolver sintomas caso tome altas doses de suplementos de vitamina K.

No entanto, para a maioria das pessoas, até mesmo altas doses de Vitamina-K2, como 15 miligramas, três vezes o valor diário recomendado, mostraram ser geralmente seguras. Caso seja alguém que toma o medicamento Coumadin, um possível efeito colateral associado ao consumo excessivo de vitamina K é o aumento do risco de problemas relacionados ao coração.

Uma grande quantidade de vitamina K também pode contribuir para complicações em pessoas com distúrbios de coagulação do sangue. Enquanto a comida é a melhor maneira de aumentar seu consumo de Vitamina-K2, procure um suplemento que lista especificamente a Vitamina-K2 (menaquinona) caso planeje tomar suplemento.

Como os suplementos de vitamina K podem interagir com muitos medicamentos, converse com seu médico caso pretenda tomar um suplemento de vitamina K e esteja tomando qualquer medicação diária.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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