Início » Alimentos » Noz preta: O que e? quais os benefícios e efeitos colaterais

Noz preta: O que e? quais os benefícios e efeitos colaterais

noz preta

A noz preta é rica em nutrientes que beneficiam à saúde, sabemos que leguminosas, nozes e sementes podem ser alguns dos superalimentos mais saudáveis. Quando consumidos com moderação, e uma das melhores nozes para a saúde é a nogueira.

As nozes tem sido mostradas para combater a depressão, melhorar a saúde do cérebro, melhorar a saúde do coração e muito mais. Mas você sabia que há um tipo de noz em particular, que proporciona alguns benefícios notáveis?

O que a noz preta?

As nozes pretas verdadeiras, também conhecidas como nogueira-preta (Juglans nigra), são o fruto da árvore de nogueira-preta, nativa da América do Norte, especialmente das regiões leste e centro-leste dos Estados Unidos e partes do Canadá. Essas árvores são apreciadas por sua madeira de alta qualidade e também produzem nozes comestíveis, embora elas não sejam tão amplamente consumidas quanto as pecãs.

A noz preta verdadeira tem uma casca dura e rugosa que contém a semente comestível. A semente é mais amarga do que outras nozes comuns, como a noz-pecã, e é geralmente consumida após ser removida da casca e processada adequadamente.

As nozes pretas verdadeiras têm sido historicamente usadas na culinária e na medicina tradicional, mas seu consumo é relativamente limitado devido à dificuldade em remover a casca dura e ao sabor amargo da semente. No entanto, elas ainda são apreciadas por seu valor nutricional e por suas propriedades únicas.

Valor nutricional da noz preta:

noz preta
noz preta

Folhas de noz preta, casca e frutas contêm um constituinte chamado juglone, também conhecido como 5-hidroxi-1,4-naftalenodiona, um constituinte ativo conhecido por ser eficaz contra vermes, vírus do mosaico do tabaco e H-pylori.

  • 173 calorias;
  • 2,8 gramas de carboidratos;
  • 6,7 gramas de proteína;
  • 16,5 gramas de gordura;
  • 1,9 gramas de fibra;
  • 1,1 miligramas de manganês (55% do VD);
  • Cobre de 0,4 miligramas (19% do VD);
  • 56,3 miligramas de magnésio (14% do VD);
  • 144 miligramas de potássio (14% do VD);
  • 0,2 miligramas de vitamina B6 (8% do VD);
  • 4,8 microgramas de selênio (7% do VD);
  • 0,9 miligramas de zinco (6% do VD);
  • 0,9 miligramas de ferro (5% do VD).

Benefícios da noz preta para saúde:

beneficios da noz preta
beneficios da noz preta

Então, confira os principais benefícios da noz preta para saúde.

1. Expulsar parasitas:

Um dos principais componentes ativos da casca de noz preta é o juglona. Além disso, a juglona exerce seu efeito inibindo certas enzimas necessárias para a função metabólica.

É altamente tóxica para muitos herbívoros de insetos – é frequentemente usada por jardineiros orgânicos como um pesticida natural – e pesquisadores observaram que a nogueira preta pode expulsar vermes parasitas do corpo.

É eficaz contra vermes, alfinetes ou outros parasitas do intestino. Além disso, é por isso que ela é uma ótima adição à deita para combater parasita.

2. Promover a saúde da pele:

Os taninos presentes têm um efeito adstringente, que é usado para tonificar a epiderme, membranas mucosas e aliviar a irritação. Além disso, as aplicações dermatológicas associadas à noz preta incluem verrugas virais, eczema, acne, psoríase, xerose, tinea pedis e hera venenosa.

3. Melhorar a saúde cardiovascular:

As Nozes Pretas são uma excelente fonte de ácido alfa-linolênico (ALA), em 100 gramas ela contém 3,3 gramas de ALA. As nozes são excelentes como alimento básico da dieta mediterrânea, uma dieta considerada saudável na redução das taxas de mortalidade por doença arterial coronariana, que é baixa em populações mediterrâneas.

Estudos epidemiológicos recentes sugerem que o consumo frequente de nozes pode ter efeitos protetores contra a doença cardíaca coronária, devido aos efeitos promissores sobre os perfis lipídicos no sangue.

Em estudos clínicos, dietas suplementadas com nozes diminuíram a concentração sérica de lipoproteína de baixa densidade e colesterol. Outros constituintes protetores potenciais incluem altas quantidades de magnésio, vitamina E, proteína, fibra dietética, potássio e ácido alfa-linolênico.

4. Atividade antifúngica e antimicrobiana:

O suco de cascas de noz preta verdes tem sido usado na medicina popular há muitos anos como um tratamento para infecções fúngicas dermatofíticas localizadas, como micose. Estas infecções fúngicas geralmente envolvem os tecidos queratinizados, como cabelos, pele e unhas. Tais infecções podem ser crônicas e resistentes ao tratamento, mas raramente afetam a saúde do paciente.

Tem sido sugerido que a atividade biológica da casca de noz preta é devido à naftoquinona, juglona (5-hidroxi-1,4 naftoquinona). A atividade antifúngica da juglona também foi comparada a outros agentes antifúngicos conhecidos, como griseofulvina, clotrimazol, tolnaftato, triacetina, undecilenato de zinco, sulfeto de selênio, liriodenina e metionina liriodenina.

Em um estudo, determinou-se que a juglona exibiu atividade antifúngica moderada, semelhante ao undecilenato de zinco e sulfeto de selênio, que são agentes antifúngicos comercialmente disponíveis. Internamente, também é usada para constipação crônica, toxemia intestinal, congestão portal, hemorroidas e giárdia.

Os derivados de 1,4-naftoquinonas têm sido de grande interesse clínico, uma vez que estes compostos possuem forte atividade como agentes antibacterianos e antifúngicos.

5. Prevenir o câncer:

As quinonas têm sido associadas à atividade anticancerígena. Juglona é uma quinona encontrada nas folhas, raízes e casca das Nozes Pretas. O exocarpo das frutas imaturas, casca e galhos tem sido usado na China para tratar câncer de fígado, pulmão e estômago.

A juglona bloqueia os canais de potássio, promove a geração de peróxido de hidrogênio e inibe a transcrição nas células cancerígenas. Além disso, Em um estudo recente, foi constatada para promover a morte celular em células colorretais humanas, e devido o teor de juglone das nozes pretas, poderia fazer da noz um alimento potencial de combate ao câncer.

6. Diminui o açúcar no sangue

As nozes são especialmente ricas em antioxidantes vegetais chamados polifenóis , que ajudam a reduzir o açúcar no sangue. Chocolate amargo, chá verde, café e azeite extra virgem também têm esse efeito.

7. Prevenção da obesidade

Embora as nozes sejam ricas em calorias, estudos de longo prazo mostraram que as pessoas que comem nozes com moderação apresentam taxas mais baixas de ganho de peso e obesidade. Os cientistas acham que a razão para isso é que as nozes são ricas em fibras e ajudam a saciar a fome.

8. Alívio de sintomas menstruais

Algumas pesquisas sugerem que o consumo de nozes pretas pode ajudar a reduzir os sintomas associados à síndrome pré-menstrual (TPM), como cólicas e alterações de humor, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e hormonais.

9. Melhora a saúde digestiva

As nozes pretas são uma boa fonte de fibras alimentares, que promovem a saúde digestiva, prevenindo a constipação e apoiando o crescimento de bactérias benéficas no intestino.

10. Propriedades anti-inflamatórias

Os compostos bioativos presentes nas nozes pretas têm demonstrado ter propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a reduzir a inflamação crônica associada a várias condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e artrite.

Possíveis efeitos secundários da noz preta:

Quando se trata da aplicação tópica em casos de problemas de pele, os efeitos colaterais da noz preta são poucos. Devido à ação adstringente dos taninos, a nogueira preta faz com que a camada superior da pele fique desidratada e forme uma camada espessa de tecido denso semelhante a um calo.

Pode ter efeitos aditivos com antimicrobianos e laxantes. Aconselha-se também precaução quando se toma ervas, medicamentos ou suplementos utilizados para náuseas, problemas gastrointestinais, inflamação, câncer, etc.

A noz preta não é recomendada para mulheres grávidas ou em amamentação ou por longos períodos de tempo.

A casca verde fresca pode causar irritação e bolhas quando aplicada à pele em quantidades excessivas. Além disso, tomada internamente em grandes doses, o chá da casca dessa noz é um sedativo para o sistema circulatório e para o coração.

Como usar a noz preta:

A grande maioria das nozes compradas nas lojas são nozes inglesas, que são mais fáceis de serem quebradas e maiores que. Em alguns lugares, podem ser compradas em lojas ou em uma loja on-line certificada.

A carne encapsulada é muito menor e mais difícil de ser retirada do que a outra noz. Além disso, por esse motivo, precisam ser picadas. Um dos motivos pelos quais as pessoas deixariam de comer noz preta é que ela é literalmente um “osso duro de roer”.

Usar um descascador, as pessoas encontram outras maneiras de quebrar a casca, como um martelo ou uma pedra. Além disso, uma vez que as nozes são descascadas, elas precisam secar por algumas semanas antes de quebrar. Além disso, uma regra é deixá-las até que possa ouvir as nozes tremendo quando você sacudi-la.

Caso more em um dos estados onde as Nozes Negras crescem, elas podem ser compradas no mercado local de fazendeiros. Além disso, essas nozes podem ser armazenadas por um ano quando refrigeradas e até dois anos no freezer.

Considerações finais:

Foram introduzidas na Europa em meados de 1600 e agora são cultivadas em toda a América do Norte em plantações de árvores devido sua madeira premiada de cor escura. Além disso, eles também são uma iguaria popular na América do Norte e na Europa e podem ser encontradas em tudo, de caçarolas a massas e saladas.

Mostrou-se que  destrói certas células cancerígenas e trata cólicas, regula a digestão e melhora a imunidade, a flatulência e os problemas respiratórios.

Especificamente, esta erva foi comprovada para combater a malária, melhorar a saúde cardiovascular. Além disso, eliminar parasitas, conter propriedades antimicrobiano e antifúngicas e tratar doenças da pele.

A noz preta está comercialmente disponível em lojas de saúde e on-line como um extrato líquido e em forma de cápsula. Além disso, só deve ser tomada sob a supervisão de um profissional de saúde. Além disso, devendo ser tomada em pequenas doses conforme indicado e não por um período prolongado de tempo.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6761373/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.