Vitamina B6: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dicas de Saúde

Vitamina B6: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar. Alem disso, A vitamina B6, também conhecida como piridoxina , é uma vitamina solúvel em água que deve ser tomado com o fornecimento de energia, porque o corpo é incapaz de produzir. A vitamina B6 não se degrada com o calor, mas em vez disso é sensível aos processos de luz e oxidação. É essencial para a síntese da serotonina e intervém em muitos processos químicos do nosso corpo. Da proteção do sistema imunológico ao controle do sistema nervoso, do controle hormonal à regulação do metabolismo. Suas propriedades e benefícios para a saúde humana, como veremos mais adiante, são numerosos.

vitamina b6

Sintomas Deficiência de vitamina B6:

Como mencionado acima, é muito pouco provável que tenha uma deficiência de Vitamina B6 nas sociedades industrializadas, mas estes são os sintomas associados a uma possível escassez. Cansaço, perda de cabelo, lábios secos, insônia e até dificuldade em coordenar os movimentos, principalmente na deambulação.

Vitamina B6 Propriedades e Benefícios:

Sistema imunológico:

é de fundamental importância manter o sistema imunológico em forma. Sua atividade, portanto, ajuda o corpo a repelir os ataques de patógenos com maior força.

Metabolismo:

uma das propriedades da vitamina B6 é a sua capacidade de metabolizar uma série de nutrientes, como gorduras, carboidratos e aminoácidos, para extrair energia.

Benefícios Para a Pele:

uma das propriedades mais importantes da Vitamina B6 são os benefícios para a pele. É útil no tratamento de várias doenças, como eczema, psoríase, acne, pele seca, perda de cabelo e caspa.

Protege o Coração:

ajuda a controlar os níveis de gordura que são depositados ao redor do coração, por isso é útil para a prevenção de algumas doenças cardíacas. Juntamente com outras vitaminas B, a piridoxina controla os níveis de homocisteína no sangue, o que pode ser a chave para reduzir o risco de doenças cardíacas, como o derrame.

Depressão:

investigações sobre as propriedades da Vitamina B6 em relação aos seus efeitos sobre a depressão estão sendo estudadas atualmente. Parece que a piridoxina é capaz de aumentar os níveis de GABA e serotonina no sangue, com consequências positivas hipotéticas para os indivíduos deprimidos.

Síndrome pré-menstrual:

mesmo que não haja resultados oficiais que comprovem suas propriedades, a primeira pesquisa é um bom presságio. Parece que a ingestão oral de vitamina B6 tem efeitos benéficos na TPM, especialmente na dor mamária, ansiedade e depressão.

alimentos ricos em vitamina b6

Funções cerebrais:

uma de suas propriedades mais conhecidas é a de proteger as funções cerebrais . É, portanto, indicado para a prevenção de doenças neuro-degenerativas do sistema nervoso, como Parkinson e Alzheimer .

Outras Propriedades:

ajuda a prevenir a formação de cálculos renais , é útil no tratamento da síndrome do túnel do carpo , anemia, alergias, artrite e também tem efeitos benéficos sobre as náuseas. Também desempenha um papel importante na produção de glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.

Alimentos que contêm vitamina B6:

Alimentos Ricos em Vitamina B6PesoQuantidade de Vitamina B6Energia
Bife de Fígado100 g1,43 mg169 calorias
Banana118 g0,7 mg112 calorias
Salmão Cozido100 g0,65 mg273 calorias
Frango cozido100 g0,63 mg170 calorias
Batata Assada no Forno100 g0,46 mg152 calorias
Suco de Ameixa192 g0,42 mg151 calorias
Avelã68 g0,41 mg430 calorias
Camarão Cozido100 g0,4 mg82 calorias
Castanhas72 g0,36 mg191 calorias
Suco de Tomate242 g0,34 mg27 calorias
Melancia152 g0,22 mg36 calorias
Espinafre Cru100 g0,17 mg22 calorias
Gérmen de Trigo14 g0,14 mg51 calorias

Deficiência de vitamina B6: Sintomas:

A maioria das pessoas obtém quantidades suficientes de vitamina B6 dos alimentos que ingerem. No entanto, alguns grupos de pessoas são mais propensos do que outros para ter deficiências dessa vitamina, tais como pessoas com problemas renais ou doenças doenças auto-imunes, incluindo a doença celíaca, artrite reumatoide, doença de Crohn, colite ulcerativa ou doença intestino inflamatório.

A deficiência de vitamina B6 é, portanto, rara, mas quando as deficiências ocorrem, os primeiros sintomas são anemia, erupções cutâneas com comichão, pele escamosa nos lábios, rachaduras nos cantos da boca e língua inchada. Outros sintomas de níveis muito baixos de vitamina B6 incluem depressão, confusão mental e um fraco sistema imunológico. As crianças que não recebem o suficiente vitamina B6 pode tornar-se irritado ou sofrem de convulsões.

beneficios da vitamina b6

Contra-indicações Vitamina B6:

Quando a ingestão de vitamina B6 é perigosa? Nas recorrências de AVC e no autismo. Outros casos em que é necessária precaução na administração de vitamina B6 são:

  • acne
  • alergias
  • cistite
  • artrite
  • colesterol
  • diabetes
  • psicose
  • cólicas
  • infertilidade

Em qualquer caso, cada sujeito é um mundo em si mesmo e no momento em que você tem que tomar essa vitamina para qualquer problema pedir conselhos do médico, fazendo uma descrição precisa da sua história clínica.

Esta vitamina é solúvel em água. No caso de deficiência de vitamina B6, é necessário restaurar os níveis corretos diariamente, através de alimentos em primeiro lugar, se for necessário também usar suplementos, sempre seguindo um especialista.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francisco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

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